Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Até já...

Avizinha-se uma semana cheia de trabalho para o Cusco de Esmoriz. É verdade, vou estar bastante atarefado com questões pessoais de extrema importância. Por isso, será difícil da minha parte poder dar aqui um saltinho, embora prometa que irei tentar redigir qualquer coisa, durante os próximos dias.
De qualquer das formas, eu voltarei porque o meu blog, se tudo correr bem, irá durar muitos anos, promovendo a nossa terra e apoiando as suas causas (Barrinha de Esmoriz, Defesa contra o avanço do mar, Habitação Social para os Pescadores...). Aliás, ocorrerão novidades nos próximos meses. Prometo entrevistas a pessoas com influência na nossa terra, bem como poderão votar no melhor esmorizense de 2012, na melhor instituição e no melhor órgão de comunicação da nossa terra.
Palavra de Cusco!



Imagem nº 1 - As Festas do Mar em Esmoriz, no ano de 1932.

50º Edição do Malho Tanoeiro...

A partir de hoje, passaremos também a colocar os principais destaques do "Malho Tanoeiro", dirigido por Florindo Pinto. Assim sendo, procuraremos sempre informar os nossos leitores sobre as notícias que saem nos dois jornais da nossa terra ("Voz de Esmoriz" e "Malho Tanoeiro").
Assim sendo, a nova edição do "Malho" de 25 de Agosto contempla as seguintes informações:

  • Culpabilização do PS, PSD e Grupo dos Independentes por Esmoriz pela actual crise política que se vive na Junta de Freguesia. O ponto alto prende-se com a reunião do executivo que decorreu no dia 21 de Agosto. O povo não teve sequer o direito de apresentar os seus problemas ao actual executivo (este direito é determinado por lei), visto que a reunião encerrou de forma inesperada. Como se não bastasse, os socialistas não se entendem! Justino Monteiro, tesoureiro, e Rosário Relva, Presidente da Junta, terão trocado uma discussão acesa! Também as questões inerentes às actas estão longe de merecer o seu devido tratamento.
  • Rumor da mudança de instalações por parte da Rádio Voz de Esmoriz desmentido. O que poderá estar em equação é apenas a mudança da antena para a parte mais alta da cidade. Procedimento que poderá trazer elevados custos pois exigirá outros meios técnicos.
  • A situação precária do Estado Português. A Máfia e a Corrupção parecem atingir proporções cada vez mais elevadas e notórias no nosso país.


Imagem nº 1 - Bandeira de Esmoriz
Fotografia Vicente Oliveira/Victor Sousa (?). Retirado do Facebook.


Todas estas informações foram retiradas de:

Sabiam que a Barrinha de Esmoriz...


  • Tinha um porto medieval, durante o século XIII, que servia de abrigo a pequenas embarcações de pesca! 
  • Concedia inúmeros peixes (enguias, tainhas, linguados, solhas, mugens, lampreias-de-riacho...) aos pescadores que tentavam a sua sorte na Lagoa!
  • Proporcionava junco, ervagens, muinha, rapilho e estrume aos agricultores que aplicavam estes produtos nos seus campos!
  • Era ambicionada por nobres que desejavam a todo custo apropriar-se dela, aplicando impostos sobre os bens que o povo extraía daí!
  • Moveu dezenas de contendas judiciais que durou séculos e que terminaria com sentenças favoráveis ao povo que garantia assim o seu livre acesso à Barrinha, enquanto lugar devasso (isto é, público!)!
  • Atraiu muitos turistas (portugueses de outras regiões e estrangeiros) que ficavam maravilhados pela beleza da lagoa, não hesitando em usufruir dos seus apetecíveis banhos!

De facto, a Barrinha teve isto tudo no passado. Na actualidade, o cenário é desolador, embora a biodiversidade continue a existir, apesar da poluição evidente. Todavia, este texto que realizamos (assente na obra de Aires de Amorim - "Esmoriz e a sua História", p. 226-285), serviu para demonstrar aos nossos leitores que a nossa lagoa já conheceu tempos de alegria e prosperidade, antes de conhecer o estado actual de abandono e degradação. 


"Os Homens a estragaram, os Homens a têm de compor, para nosso conforto, para nossa alegria..."
Afirmação célebre de Fernando Campos, actual Pároco de Esmoriz



Imagem nº 1- Visão da Barrinha a partir da sua zona sul.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012



Imagem nº 2 - A Barrinha observada a partir dum local mais central.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012




Imagem nº 3-  As habituais gaivotas fazem da Barrinha a sua casa. Sabiam que cerca de 170 espécies de aves visitam anualmente este espaço? Se querem conhecê-las, visitem a exposição do Movimento Cívico Pró-Barrinha (localizado junto à Praia de Esmoriz, logo ao lado do Café "Anos 60").
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A mini-Barrinha está, de facto, poluída

O Cusco de Esmoriz confirmou hoje os rumores que apontavam para o estado precário das águas da nova pequena lagoa que se encontra mesmo à frente da Barrinha de Esmoriz. Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, e um especialista em questões do ambiente (que não autorizou a revelação da sua identidade) tinham então toda a razão quando referiam, nos últimos dias, que a água seria alegadamente imprópria para banhos.
Apesar da ventania (que até levantava areia), conseguimos, mesmo assim, vislumbrar, da parte da tarde, cerca de 8 pessoas a nadarem na pequena lagoa. As imagens comprovam-no:


Imagem nº 1 - As pessoas divertem-se nas águas pouco límpidas sem terem noção dos riscos que correm. Um indivíduo encontra-se mesmo a fazer surf em paraquedas.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012


As Provas da Poluição


Imagem nº 2 - Observamos várias garrafas e embalagens nas bordas da mini-lagoa e inclusive a boiar. E também andam lá alguns troncos de árvores a flutuar. 
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012



Imagem nº 3 - Novas marcas de poluição.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012



Imagem nº 4 - Embalagens e sacos na pequena lagoa.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012

Observamos ainda a presença de espuma amarela nas bordas, para além dum alegado bidão que estaria também aí concentrado. Ah e não queremos chocar ninguém, mas é verdade que já recebemos testemunhos de pessoas que viram dejectos a flutuar. Também parece ser certo que há contactos entre a mini-lagoa e a Barrinha de Esmoriz, estando ambas poluídas. Falta colocar sinalização a interditar os banhos nesse local... E isso já deveria ter sido feito sob pena das pessoas apanharem doenças de pele e outros problemas de saúde.

Seca atrasa inauguração do Novo Parque do Buçaquinho

Muitos estranhavam a razão pela qual o novo espaço de lazer não tinha sido ainda inaugurado. O principal motivo prende-se com a seca que temos vindo a testemunhar na nossa região, nos últimos tempos. 
Segundo José Américo, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, "a falta de água nas lagoas que compõem o parque do Buçaquinho não permite a instalação de bio-rolos dentro dos prazos previstos e isso vai atrasar os trabalhos"
De qualquer das formas, e apesar desta última contrariedade, o término da empreitada ocorrerá muito em breve, servindo os interesses das comunidades de Esmoriz e Cortegaça. O custo da obra rondou os 1,5 ou 1,6 milhões de euros e proporcionará aos habitantes um contacto saudável com a Natureza.



Imagem nº 1 - O Novo Parque do Buçaquinho poderá afinal ser inaugurado num prazo agora prorrogado para mais 45 dias.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Fonte Consultada:

Mais um relatório para a Barrinha de Esmoriz

De acordo com Luís Ventura, jornalista do Diário de Aveiro, este novo documento poderá constituir um passo fundamental para a despoluição e reabilitação da Barrinha de Esmoriz. O mesmo contempla uma caracterização aprofundada da Biodiversidade existente na Lagoa, de forma a definir um futuro plano de intervenção. 
Segundo o que conseguimos ainda apurar, esta notícia não terá provocado uma enorme expectativa no Movimento Cívico Pró-Barrinha, presidido por Arménio Moreira. De facto, relatórios sobre a Barrinha não têm faltado nestes últimos anos, contudo os avanços têm sido praticamente nulos. Por isso, o referido dirigente só demonstraria espanto, caso ocorresse uma intervenção real no referido espaço ambiental.


´

Imagem nº1 - Será desta que começará finalmente a despoluição da Barrinha de Esmoriz?

PS: Entretanto, esta nova notícia menciona ainda que existiu um estudo para avaliar a eventual existência de morcegos (quiçá em nº bastante reduzido devido à limitação dos abrigos observados) na zona envolvente à Lagoa. Esta possibilidade parece ter surpreendido muita gente. Como tal, o Cusco de Esmoriz vai averiguar melhor a problemática em questão, nem que tenha que fazer trabalho de campo!!! Já agora irei abrir uma nova sondagem sobre isto!



Imagem nº 2 - Estudo sobre a fauna da Barrinha levanta a possibilidade da existência de morcegos, quiçá em número reduzido devido à quantidade insignificante de abrigos neste espaço ambiental.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Brincadeiras de muito mau gosto...

"Dia 29 de Agosto pouco depois da 1 hora da madrugada alertaram o 112 para dois afogados na praia de Cortegaça. Esta entidade por sua vez alerta os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, VMER “In
em”, ISN, Marinha e GNR num total de 27 homens, 7 viaturas e 1 mota de agua. Tudo isto porque um palhaço se lembrou de brincar com quem trabalha para protecção de outros com isso arriscando ate as suas próprias vidas. A esta hora 90% destes homens já descansavam, alguns até nas suas próprias casas, porque são voluntários e cedo teriam que regressar aos seus postos de trabalho, mas por culpa deste palhaço saíram a correr das suas camas, de perto das suas esposas, sem pensar nas consequências com o objectivo de ajudar alguém em dificuldades no agitado mar daquela noite… mais uma vez tudo isto só porque um PALHAÇO se lembrou de brincar com quem ajuda. Meus amigos a vossa factura um dia chegara e nesse dia serão vocês a necessitar de ajuda… Por isso “ATÉ UM DIA” (Retirado da página oficial do Facebook de Márcio Gomes, elemento dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz)

De facto, partilhamos o espírito de revolta deste jovem bombeiro. É preciso ser muito canalha para se fazer uma artimanha desta natureza! Aliás, essa pessoa que lançou um alerta falso, não tem sequer qualquer consciência, pois naquele preciso momento, podiam estar outras pessoas a necessitar de auxílio imediato e real. Por isso, é altura de começarmos a combater este tipo de práticas que prejudicam, em muito, o trabalho dos bombeiros que merece todo o nosso reconhecimento e não qualquer tipo de gozo. Será que não está na altura das autoridades identificarem a origem das chamadas? (Mesmo que seja anónima, é possível identificar a verdadeira proveniência do telefonema!). É claro que muitos preferem não ir por aí, porque este tipo de casos é, infelizmente, algo frequente... Mas é necessário começar a combater estes elementos cancerígenos da nossa sociedade. Têm que ser denunciados e punidos porque desrespeitam o trabalho dos Bombeiros e o verdadeiro Valor da Vida Humana.


Incêndio em fábrica de espumas em Ovar rapidamente extinto

Imagem nº 1 - Viatura dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Fotografia de Salomão Rodrigues in Jornal de Notícias

O projecto de regeneração urbana já começou...

Durante o dia de hoje, o Cusco de Esmoriz testemunhou a existência de obras de requalificação e pavimentação na Rua da Estrada Nova, mesmo junto à empresa Cordex.
Numa altura em que as eleições se aproximam rapidamente, os políticos parecem ter mais pressa em colocar os seus planos na prática, de forma a conseguir votos nas próximas autárquicas. Claro que isto acontece em todo o país porque se trata duma "jogada" que até costuma dar bons resultados. Não censuro este esquema porque o mais importante é ver obra feita!
Recorde-se que a iniciativa de regeneração urbana (deverá incluir a reabilitação do EsmorizTur), a conclusão da ciclopista (com a construção dos passadiços de madeira), a inauguração do Novo Parque do Buçaquinho (empreendimento que, neste momento, estará a conhecer os seus últimos detalhes) e a construção da Habitação Social (para os pescadores) foram promessas do actual executivo da Câmara de Ovar. Por isso, é provável que estas obras avancem depressa. As eleições autárquicas já estão quase à porta e o povo está atento às promessas...



Imagem nº1 - Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, também jogará os seus importantes trunfos em Esmoriz.


Off Topic: Parabéns aos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que salvaram das chamas uma idosa invisual de 80 anos, residente na Rua Júlio Dinis, em Cortegaça. Ao que parece a senhora, que estaria cega, esqueceu-se que tinha deixado uma panela ao lume, tendo o fogo deflagrado na sua habitação e colocado a sua vida em perigo. Os nossos heróis evitaram, mais uma vez, uma tragédia, retirando, de forma ilesa, a senhora. (in OvarNews e Correio da Manhã).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A minha visão sobre a Rádio Voz de Esmoriz

Como sabem, o Cusco de Esmoriz tem evidenciado, nestas últimas semanas, uma relação de frieza com o Director da Rádio Voz de Esmoriz, o Sr. Carlos Alexandre, todavia a minha avaliação profissional sobre o seu trabalho (e dos seus colaboradores) é bastante favorável. 
Em primeiro lugar, tenho sintonizado a minha rádio em 93.1 fm e, de facto, constatei que os responsáveis por esta estação radiofónica têm inovado nas músicas que disponibilizam aos seus ouvintes. Dentro deste contexto, já ouvi Avicii (com o seu tema adorável - "Levels"), Waterboys ("The Whole of the Moon"), Susanne Vega ("Tom's Dinner"), Trovante ("Xácara das Bruxas Dançando"), Enrique Iglésias (" I'm not in love"), Maroon 5 ("Moves like a Jagger")... Algumas destas canções já me colocaram mesmo a dançar euforicamente!!!
Esta modernização incutida por Carlos Alexandre (Presidente), Orlando Ricardo (Vice-Presidente) e seus incansáveis colaboradores tem que ser elogiada, quer se goste ou não das características pessoais de cada um. Agora até dá mais gosto ouvir a Rádio Voz de Esmoriz e digo isto, com toda a sinceridade!
Por outro lado, a sua presença na Praia de Esmoriz tem contribuído para uma maior animação em prol da nossa comunidade. De facto, não faltou aí música-ambiente e até colaboradores para entreter a malta jovem (corridas de sacos, torneio de contorno dos cones com uma bola de futebol, dança do arco...). Originalidade é sempre bem vinda à nossa terra.
A nobreza é uma virtude pela qual reconhecemos os méritos daqueles que nem sempre nos tratam da forma mais generosa. Mas a seriedade deve imperar e a minha consciência diz-me que a actual direcção da Rádio Voz de Esmoriz deve continuar a servir exemplarmente a nossa comunidade. Isto não é um elogio, é a realidade dos factos!


Imagem nº 1 - O Jogo do contorno dos cones atraiu muitos miúdos (e até raparigas)!
Fotografia da autoria de Victor Sousa



Imagem nº 2 - Não faltou animação na Praia de Esmoriz com as corridas de sacos. Os colaboradores Vicente Oliveira e José Carlos têm prestado grandes serviços aos esmorizenses.
Fotografia da autoria de Victor Sousa




Imagem nº 3 - A tradicional dança do arco.
Fotografia da autoria de Victor Sousa




Imagem nº 4 - As crianças a formarem, de forma divertida, um círculo.
Fotografia da autoria de Victor Sousa




Imagem nº 5 - A Rádio Voz de Esmoriz brilha junto à Praia com todo o seu esplendor.
Fotografia da autoria de Victor Sousa

PS: Abrimos agora uma mini-sondagem (com uma duração limitada de cerca de 15 dias) em que queremos saber se concordam ou não com esta nossa perspectiva, isto é, a RVE tem inovado e crescido nos últimos tempos??? Eu acredito que sim e vocês, caros esmorizenses, o que pensam disto??? Toca a votar!!!

O mês apetecível de Agosto está a acabar!!!

A fase mais escaldante do nosso Verão está em vias de terminar. O mês de Setembro, de início das aulas e doutras actividades, aproxima-se rapidamente.  
Nesta Segunda-Feira (isto é, ontem!), estava um excelente dia de praia com a bandeira verde a perdurar em toda a costa esmorizense. O mar encontrava-se completamente calmo, com as crianças a usufruírem de belos banhos. Todavia, estamos a chegar à altura das inevitáveis despedidas. Mais uma vez, Esmoriz revela ser outra cidade, quando estamos em pleno Verão, com a chegada de turistas das mais diversas regiões. 


 

Imagem nº 1 - O entardecer na Praia de Esmoriz
Fotografia da autoria de Victor Sousa

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As festas do Mar estão a terminar...

Chegou a altura de fazermos um pequeno balanço, apesar de ainda restar uma noite que promete ser bastante animada. 
Em primeiro lugar, podemos referir que o resultado foi substancialmente positivo. Temos que dar os parabéns ao trabalho efectuado pela Comissão de Festas bem como aos órgãos autárquicos (CM de Ovar e JF de Esmoriz) que concederam apoios financeiros (embora algo limitados). Esta festa não pode acabar só porque há dificuldades em encontrar um sucessor para António Gomes, responsável pelas Festas do Mar em honra do Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem. Por isso, acreditamos que alguém acabará por tomar o seu lugar, continuando assim a honrar as tradições da nossa cidade.
Exposto isto, é altura de fazermos uma síntese daquilo que aconteceu durante estes 5 dias de festa! De facto, vislumbramos milhares de pessoas a frequentarem as noites em Esmoriz. Uns comiam farturas, outros observavam as "cabanas" de arte africana ou de vestimentas, a juventude andava entusiasmada com os divertimentos e alguns idosos até dançavam ao som dos concertos que tivemos! Nesta festa heterogénea, encontramos pessoas da nossa terra, de outras regiões do país e até estrangeiros!
Por seu turno, a procissão de Domingo manteve o encanto dos anos anteriores, atraindo a devoção de muitos fiéis. Na Avenida da Praia, observamos a presença de várias centenas de pessoas que testemunhavam alegremente a marcha triunfante dos andores. A bênção ao mar foi realizada pelo Pároco Fernando Campos que tem deixado um grande legado à nossa Paróquia. Já agora, ele benzeu ainda a nova Capela Mortuária da Praia, inaugurada também no dia de ontem.
No próximo fim de semana, as festas decorrerão na freguesia vizinha, isto é, em Cortegaça e, pelo que constatamos no cartaz, a fanfarra dos Bombeiros de Esmoriz prometerá animar de novo todos os fiéis que aí se concentrarem.




Imagem nº 1 - A procissão na Avenida da Praia em Esmoriz
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Mais imagens das Festas do Mar (2012)

A E7 Imagens concedeu-nos licença para partilharmos algumas das suas imagens fantásticas:



Imagem nº 1 - A juventude a usufruir dos Divertimentos.



Imagem nº 2 - A velocidade e a adrenalina estavam no máximo



Imagem nº 3 - Andor da Nossa Sra. da Boa Viagem



Imagem nº 4 - Andor de Nosso Senhor Jesus Cristo



Imagem nº 5 - O Pároco segue com a sua linda cruz. Mais atrás, veja-se Rosário Relva, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz que ia acompanhada por Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.



Imagem nº 6 - Som não faltou a estas festividades



Imagem nº 7 - A devoção junto à Capela da Praia, aquando do fim da procissão.


Todas estas imagens foram retiradas da Página do Facebook da E7 Imagens. Vejam então:http://www.facebook.com/media/set/?set=a.191836997614982.48195.174703855994963&type=3

domingo, 26 de agosto de 2012

A nossa bela procissão!!!

O Cusco de Esmoriz acompanhou a célebre procissão das Festas do Mar que culminaria com a inevitável bênção ao mar realizada pelo Pároco Fernando Campos (embora este não acompanhasse a procissão por motivos de idade avançada e de saúde frágil). 
De facto, testemunhamos a presença de várias centenas de pessoas (muitas delas nas varandas de prédios) que acompanharam a marcha dos belos andores desde a Igreja Matriz de Esmoriz até à Capela da Praia. Também personalidades dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, dos Escuteiros, dos Acólitos e do Sector Político estiveram incorporados nesta procissão. Sempre foi assim! A nossa festa é especial. Os esmorizenses sabem-no e os habitantes das localidades vizinhas (e por vezes, até rivais) reconhecem-no! Também observamos a presença de turistas estrangeiros que ficaram admirados com a magnificência das nossas Festas do Mar em honra do Sr. dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem. Passamos agora a exibir as nossas fotografias:



Imagem nº 1 - Na frente da procissão surge a Fanfarra dos Bombeiros de Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - Os acólitos seguem na sua marcha.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 3 - Novos elementos a caminho.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 4 - Começam a chegar os andores.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 5 - Mais um belo andor a ser contemplado pela população esmorizense.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 6 - Os andores marcam tradicionalmente esta célebre procissão.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 7- Novos andores transportados por Escuteiros (destaque para a presença do "Chefe Chico" e do Sr. Quim) e por elementos dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 8 - Andor da Nossa Senhora do Alívio.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Entretanto, a principal novidade destas Festividades prendeu-se com a inauguração da nova Capela Mortuária. O site OvarNews avançou com a notícia de que foi a Autarquia de Ovar a responsável pelo financiamento do projecto, alegadamente avaliado em 15 000 euros. Contudo, o "anónimo rezingão" que cá costuma vir, jura a pés juntos, que o investimento (assente em valores mais elevados) apenas partiu do nosso Pároco. São informações contraditórias e díspares que, por vezes, temos de confrontar. Mas deixamos estas duas hipóteses em aberto. Em seguida, deixo-vos a imagem do novo templo:



Imagem nº 1 - A Capela Mortuária foi hoje inaugurada.
Imagem da autoria do Cusco de Esmoriz


PS: Partilhamos estas imagens com todo o prazer. É importante que a nossa terra seja divulgada. Por isso, podem utilizá-las para demonstrar a grandeza de Esmoriz, ilustre cidade que deve o seu nome a Ermerico, cavaleiro cristão dos tempos da Reconquista (ver Aires de Amorim, "Esmoriz e a sua História", p. 17-18).

Festas do Mar (Sábado - Noite)

O Cusco de Esmoriz estava, na sua casa, cheio de fome e decidiu voltar à Festa, de forma a encher de novo o estômago com farturas e demais doçarias! Sim, eu sou um pouco lambareiro!!! Mas quem não o é??? O negócio da gastronomia é o que faz mais receitas neste tipo de iniciativas. Por isso, eu só consolei o meu paladar, tal como o fizeram centenas de pessoas!!!
Entretanto, fui observando as cabanas recheadas de arte africana, artesanato, gastronomia, vestimentas, até que cheguei ao fim e observei um tal António Costa (que garantiu ser morador em Esmoriz, durante o seu diálogo com o público) a cantar no palco. Uma das suas canções mais apreciadas foi, sem dúvida, o "Vamos a elas" (embora ele tivesse elogiado as mulheres portuguesas, antes de entoar tal canção). Eu tentei colocar, na prática, o seu apelo, mas só levei negas das musas esmorizenses!!! Acontece!!! Da próxima vez, tenho que lhe pedir explicações mais concretas!!!
De forma a animar-me um pouco mais, tentei os divertimentos mais radicais. E, claro, levantei voo!!! Quase que imitava Neil Armstrong ao aproximar-me da Lua! A adrenalina estava no seu ponto mais alto! Adorável!!! Naquele momento, não há lugar para preocupações diárias, mas sim para viver o momento. 
Por fim, tomei um descafeinado no Pé N'Areia que me deixou mais bem disposto e me deu forças para regressar a casa. 
Esta foi "ipsis verbis" a forma como eu vivi as Festas do Mar neste Sábado à noite. Espero que tenham gostado do meu testemunho comprovado pelas seguintes fotografias:



Imagem nº 1 - Entrada em Grande nas Festas do Mar
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - Uma multidão andava já a cheirar os espaços das farturas!!! Eram milhares as pessoas que preferiram viver esta noite maravilhosa!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

sábado, 25 de agosto de 2012

RIP Neil Armstrong (ex-astronauta)

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua, faleceu hoje com 82 anos, semanas após ter sido submetido a uma cirurgia complicada ao coração.
O ponto mais alto do seu currículo ocorreu em 20 de Julho de 1969, quando ao liderar a missão norte-americana Apollo 11, atingiu a Lua, proferindo a seguinte afirmação célebre:

"Um pequeno passo para o Homem, um passo gigantesco para a Humanidade"

Começavam assim as conquistas em pleno Espaço que ainda hoje se resumem apenas a este satélite e a Marte (o Planeta Vermelho acolheu recentemente uma sonda espacial).
Diga-se ainda que Neil Armstrong, numa visita a Lisboa, chegou a demonstrar fascínio pela bravura e coragem que os descobridores portugueses evidenciaram nos séculos XV-XVI.

Morreu Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua

Imagem nº 1 - Neil Armstrong, um dos ícones da História Mundial, partiu, deixando um grande legado à Humanidade.

Primeiras Imagens das Festas do Mar em Esmoriz

Durante esta tarde, o movimento era ainda razoável, mas à medida que o tempo ia avançando, notava-se a chegada de mais gente, oriunda das praias ou de outros espaços. Acreditamos que esta noite vamos ter uma valente enchente. 
De seguida, apresentamos as seguintes imagens que consegui recolher. Espero que gostem.
















Exposição do Movimento Cívico Pró-Barrinha

A promoção que efectuamos em torno do Movimento Cívico Pró-Barrinha teve resultados satisfatórios. Hoje, a exposição contou com a presença de 8 pessoas. Parece pouco, mas no mês passado, apenas constavam, no livro de registos, 4 visitas!!!! Por isso, só hoje a exposição recebeu o dobro da afluência do mês de Julho. Nada mau, portanto! 
Para este aumento do nº de visitantes na Exposição, contribuíram as Festas (que atraem bastante gente à cidade) e a promoção que aqui efectuamos.
Recebemos ainda respostas de esmorizenses, por via mensagem Facebook, que não podiam ir hoje à exposição, mas que o fariam logo que tivessem disponibilidade nos próximos fins de semana. 
Obrigado a todos aqueles que visitaram esta magnífica exposição, orquestrada pelo Presidente do Movimento, o sr. Arménio Moreira e o Prof. Dr. Rubim Silva! O nosso blog tem todo o prazer em promover a Barrinha de Esmoriz, uma das bandeiras da nossa terra!



Imagem nº 1 - O Brilhantismo desta Exposição com magníficos quadros e com um lago muito interessante.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - A importância das Dunas!!!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz


Imagem nº 3 - Vegetação que é cuidadosamente tratada pelos elementos do MCPB
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 4 - Lago do Movimento Cívico Pró-Barrinha que já contou com a presença de peixes, de entre os quais, uma enguia que chegou a atingir um tamanho admirável.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz