Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A nossa boa arte de representação

Tudo corre bem em Esmoriz, quando falamos de produção cultural. Começamos por vos apresentar um espectáculo de uma hora do Grupo de Teatro Renascer na Universidade Fernando Pessoa em 13 de Dezembro de 2012.




Os coisos brilham no Portugal inteiro.
Retirado do Youtube e transmitido, em indeferido, pelas Cusquices. :))


Para além do Grupo de Teatro Renascer (que recentemente esteve ainda presente na Praça da Alegria - RTP), também é importante ressalvar o trabalho do Grupo "Uns tipos. Uns trocos" constituído por cinco jovens estudantes esmorizenses, a saber Emanuel Bandeira, Pedro Rodrigues, Pedro Silva, Pedro Soares e Rui Ferreira.



"Uns tipos. Uns trocos" - Iniciativa que tem dado de falar no Facebook e no Youtube.
Vídeo retirado do Youtube (veja-se ainda notícia recente do OvarNews)

Escândalo - Rosário Relva acusa PSD de ter comprado votos

Este é o título duma notícia saída hoje no jornal O Público. Também o site Ovarnews está a acompanhar de perto a situação. Rosário Relva está ainda disposta a impugnar as eleições, alegando inúmeras irregularidades da parte dos sociais democratas que teriam viciado os resultados eleitorais.
Rosário garante ainda que apresentou, dentro do prazo legal, o recurso que o Tribunal Constitucional indeferiu. Contudo, os independentes esperam ainda uma decisão da parte do Tribunal de Ovar que já deveria ter sido tomada. 
Os rosaristas acusam o PSD de inúmeras transgressões, de entre as quais: um comportamento persuasivo junto às salas de voto bem como o transporte de eleitores provenientes do bairro piscatório. Também referiu que os sociais democratas compraram alguns votos (prometendo trabalho e o pagamento de medicamentos) e utilizaram o Facebook para fazer publicitação nos dias inadequados. Rosário Relva defendeu ainda recontagem dos votos, lamentando ainda que não haja hipótese de recurso a partir da decisão tomada pelo Tribunal Constitucional. O PSD desmente totalmente estas acusações, argumentando que Rosário revela mau perder e que já deveria ter assegurado a tomada de posse do novo executivo, situação que tem prejudicado Esmoriz, no entender dos sociais democratas.
Em suma, esta é mais uma novela mexicana, na qual os nossos políticos gostam de ter o seu protagonismo.  Eles adoram intrigas! Está-lhes no sangue! É mais forte que eles! Eu não sei se estas acusações são ou não verdadeiras (mas como defendo a verdade, penso que deve existir uma investigação profunda). Mas deixem-me dizer apenas uma coisa a propósito da propaganda via Facebook - um dia antes das eleições, verifiquei que existiam algumas listas a fazer propaganda (ver dia 12 de Janeiro - minha página do Facebook). Posso prová-lo facilmente. Será que existem inocentes no meio deste enredo?
Triste é que a política em Esmoriz esteja ferida de morte. A continuar assim, só me resta zelar para que isto seja entregue a um Tribunal que fiscalize tudo, sancione os culpados (se existirem) e faça cumprir a lei. Dos nossos políticos, que mancham a imagem da nossa população no exterior, só tenho razões para estar descontente, e por isso, gostaria de lhes fazer um apelo. Por favor,  não se intitulem como esmorizenses! Ser esmorizense não é só ser natural de Esmoriz, é saber também amar e respeitar a Cidade. E por esta perspectiva, fico com a sensação de que temos mais esmorizenses na Câmara Municipal de Ovar do que na Junta de Freguesia de Esmoriz. É triste, não é? 
Quem lê estas notícias em diários nacionais, pensa que o nosso povo é corruptível e desonesto. Nós não somos assim. Temos uma linda cidade, um povo hospitalário e solidário - somos uma cidade de trabalhadores (tanoeiros, pescadores...). Só que infelizmente Esmoriz padece dum grande mal - De Políticos que não sabem promover a nossa terra no exterior, antes pelo contrário. O Povo de Esmoriz deveria, em conjunto, interpor uma acção contra a Junta de Freguesia de Esmoriz por danos causados à sua imagem. É o que eles mereciam! 
Desculpem-me a expressão, mas isto revolta-me! Não metam o povo honesto e humilde ao barulho! Entendam-se, de preferência, bem longe daqui! Dispensamos mais furacões e ciclones! 



Imagem nº 1 - Rosário Relva coloca em causa a transparência das eleições de 13 Janeiro. Recorde-se que a sua lista, o GIPE, perdeu as eleições para o PSD por uma diferença mínima de 4 votos.
Notícia e Foto retiradas de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=186

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O não-caso do militante da GNR que "pontapeou" o porco


Vídeo nº 1 - Militante da GNR tenta travar a corrida do porco recorrendo a um pontapé ligeiro.
Retirado do Youtube


Em primeiro lugar, considero-me um defensor dos animais. Sempre fui contra as touradas e outros actos que desrespeitem a integridade dos restantes seres vivos. Todavia, neste caso, não compreendo o frenesim que se instalou em torno deste incidente.
De facto, um dos porcos que transitava na auto-estrada devido a um acidente, ocorrido entre Alverca e Santa Iria, parecia oferecer demasiada resistência e não queria ser mesmo apanhado, algo que poderia até significar a sua morte por atropelamento. Ao ver que as outras duas pessoas aí presentes não conseguiam apanhar o referido animal, um militante da GNR tentou travar a corrida do porco recorrendo a um pontapé que, pelos vistos, parece ter dado algum efeito já que o animal acabou por se acalmar. Não foi um gesto bonito? Pois não. Mas é caso para fazer um escândalo? O vídeo diz-nos que não. 
Já li algumas notícias sobre esta questão e fico estupefacto que até alguns jornalistas conseguem dar a entender que o elemento da GNR agrediu por maldade a partir do nada, ignorando outros elementos informativos do mencionado acontecimento. Sinceramente, não fiquei com essa percepção.
Agora sim, e abordando outro caso distinto ocorrido há uns meses atrás, era imperioso descobrir a identidade dos indivíduos que quase mataram selvaticamente Sparky, o tal cãozinho que foi amarrado e arrastado por uma carrinha e posteriormente abandonado em Vila Real. Neste caso, concordo que os autores de tal atrocidade deveriam ser severamente punidos.
Já agora quando é que surgirá um governo que aplique medidas mais rígidas na protecção aos animais? Então Sr. Passos Coelho, não quer tomar medidas concretas neste campo? Se o fizer, olhe que a sua popularidade aumenta e, nesta questão, terá todo o meu apoio bem como daqueles que acham que os animais têm direito à sua própria dignidade.



Cão arrastado por carro está a recuperar

Imagem nº 2 - Felizmente, Sparky recuperou bem (graças à generosidade da enfermeira Ana Beatriz), mas os bandidos que o colocaram às portas da morte, esses continuam a monte. Até quando?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

(Mais) uma caminhada triunfante

O Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, aproveitou este dia de sol para efectuar mais uma caminhada que promoverá a nossa ilustre terra nos quatro cantos do Mundo. Começamos pela inevitável Avenida da Praia que recebe saudavelmente muitos cidadãos desejosos de efectuarem as suas caminhadas! Graças a essa actividade física, eu já perdi quase 2 kg. E depois de concluir este texto, vou tomar um lanche reforçado porque abdiquei de muitas calorias nestas duas últimas horas.



Imagem nº 1 - Lá ia eu na minha caminhada!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - Se não tivesse carta de condução, também não me importava de andar a cavalo, mas ficam desde já avisados que eu não apanharia os dejectos do animal.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 3 - O nosso monumento às Companhas/Pescadores é mesmo belo!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 4 - Respeitem as dunas!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Imagem nº 5 - Vá lá que esta parte do passadiço não ficou soterrada.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 6 - O nosso lindo mar!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 7 - A Barrinha ao longe a fazer-me olhinhos!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 8 - As ondas do Mar aproximam-se da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Imagem nº 9 - Cuidado que elas, as ondas, estão bravas!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 10 - As gaivotas são as sentinelas da Barrinha. São elas quem cobram aqui as portagens.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 11 - A ligação da Barrinha de Esmoriz ao Mar.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 12 - Outra perspectiva sobre a Barrinha aberta ao mar.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 13 - Perspectiva a partir das dunas.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 14 - As gaivotas continuam atentas, apesar de terem dado voto de confiança ao Cusco que assim conseguiu visitar, com liberdade, a lagoa.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 15 - As gaivotas junto ao mar, mesmo à frente da Barrinha.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 16 - As gaivotas descolam para mais uma missão - sobreviver na Natureza que o ser humano desrespeita continuamente.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 17 - O choque das ondas chega a ser brutal. É verdade que não estamos na Nazaré, mas não subestimem a força do mar que se aproxima da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 19 - A lagoa continua a acolher muitas aves.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 20 - Alguém se esqueceu duma bota junto às margens da lagoa. 
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 21 - A Barrinha de Esmoriz & Lagoa de Paramos continua a proporcionar-nos momentos interessantes. 
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Entretanto, vi dois ou três cães maiores que o tigre da Malásia e optei por bater discretamente em retirada. Felizmente, não fui atacado, mas não ganhei para o susto. 
Pronto, foi mais um capítulo da vida deste desempregado. Agora vou lanchar qualquer coisa porque o meu estômago já está a injuriar-me... e com toda a razão!

Manuel Oliveira contra a instalação de novos pórticos entre Miramar e Maceda


Imagem nº 1 - Manuel de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, está contra a eventual introdução de pórticos na A29.


"Inaceitável e inadmissível", foram as palavras que o Presidente da Câmara de Ovar utilizou para reagir à eventual introdução de três pórticos entre Miramar e Maceda. Para Manuel de Oliveira, esta medida vem apenas agravar a situação económico-financeira, já debilitada, das famílias e empresas da região e prejudicará o desenvolvimento local e até o turismo. Ovar pagará bem cara a factura.
O autarca socialista refere ainda que não existem alternativas rodoviárias que assegurem a ligação entre o Porto e Aveiro.
Neste caso, a razão está evidentemente do lado da Câmara Municipal de Ovar e de todas as outras edilidades que contestam a instalação de portagens e pórticos nas ex-SCUT devido à ausência de alternativas. A constitucionalidade destas medidas de austeridade tem sido colocada em causa mas o Estado parece estar mais interessado em arrecadar mais uns milhões do que melhorar a qualidade de vida dos portugueses. 
Quanto à questão da fusão de freguesias tão apregoada, sou parcialmente a favor. Existem freguesias a mais no nosso país, algumas delas contam apenas com uma ou duas centenas de habitantes. Não faz sentido a sua manutenção. Se é preciso cortar, que o façam na despesa do Estado e aqui tenho muita pena, mas o poder local terá que sofrer uma inevitável reestruturação. Contudo, a mesma não poderá ser radical, mas sim moderada. 

Correio dos Comunicados Políticos - Após algumas queixas, o Bloco de Esquerda garante a remoção da publicidade e pede desculpa pelo incómodo causado

A Candidatura do Bloco de Esquerda apresenta um esclarecimento, um agradecimento e um pedido de desculpa aos cidadãos Esmorizenses que exerceram nos últimos dias a atitude cívica de exigir a remoção da publicidade de campanha da nossa candidatura

Em primeiro lugar, não há nenhuma desculpa a apresentar para o facto da publicidade de campanha não ter sido ainda removida, mesmo tendo já passado 12 dias desde a realização das eleições. Foi opção da candidatura deixar a publicidade mais algum tempo (duas semanas) nas ruas no sentido de conferir mais visibilidade à candidatura, já que os cartazes haviam sido colocados na rua a menos de uma semana das eleições.

Em segundo lugar, deveríamos ter antecipado que esta opção poderia causar desagrado aos cidadãos Esmorizenses e por isso pedimos as nossas sinceras desculpas pelo ocorrido. Esta candidatura e o Bloco de Esquerda têm todo o interesse em manter uma atitude responsável na política. Por essa razão, removemos hoje mesmo todo o material de campanha que estava nas ruas.

Em terceiro lugar, apesar de não ter sido um compromisso oficial desta candidatura, a remoção da publicidade eleitoral tem que ser um compromisso tácito para qualquer candidatura responsável em democracia. Foi inclusivé um compromisso assumido entre todos os membros desta candidatura. Por essa razão, só temos a agradecer aos cidadãos de Esmoriz a atitude e participação cívica, ao exigir a retificação de uma situação que lhes desagradou. A todos o nosso mais sincero obrigado.

Por fim, pedimos a todos que, na eventualidade de encontrar algum cartaz ou panfleto de menores dimensões (que possa ter passado despercebido), nos comunique a sua localização para que o possamos recolher.

Cordialmente,

A Candidatura do Bloco de Esquerda




Imagem nº 1 - Carlos Jorge Ferreira, autarca eleito pelo Bloco de Esquerda, garante assim a remoção dos cartazes da sua Candidatura.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Poema dedicado a todos os jovens desempregados!

O Jovem Desempregado de 2013
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)


Tinha eu terminado os meus estudos, 
Pensava que conseguiria um bom emprego,
Mas infelizmente não fazia parte da classe dos sortudos,
E fiquei pior que grego!

Alguns dos sortudos não são isentos,
Têm preferências e conhecimentos,
Podem não ser eruditos, 
Mas conhecem sempre benéficos veredictos.

Resta-me continuar a tentar,
Neste Deserto de oportunidades,
Que nos aconselha a emigrar,
Para encontrar novas actividades.

O estrangeiro,
Eis o novo Oásis para a juventude,
De forma a encher o mealheiro,
E adquirir uma melhor atitude.

Eu não sou licenciado em cursos dum ano,
Que azar!
Eu não sou um engenheiro "parisiense" mediano!
Agora só me resta mesmo rezar!

Serei um sem-abrigo?
Terei perspectivas de futuro?
Que País tão inseguro,
Ás tantas ainda vou para clérigo!




Tomada de posse deve ser oficializada até ao final desta semana

Como todos sabem, António Bebiano e a sua equipa, representando as cores do PSD, venceram as eleições de 13 de Janeiro. De acordo com a lei que estipula um prazo máximo de 20 dias para a tomada de posse, é (quase) certo que tal acto decorrerá ainda durante esta semana. A passagem de testemunho cabe à Comissão Administrativa, presidida por Rosário Relva, que assegurou até ao dia das eleições os serviços mínimos juntamente com os outros dois elementos que a acompanhavam. Certo é que depois, enquanto candidata independente, contestou os resultados (perdeu a reeleição pela diferença mínima de 4 votos), embora o Tribunal Constitucional não tivesse analisado tal queixa devido ao não-cumprimento dos prazos legais. Foi aí que começou a existir alguma desconfiança e mal-estar de elementos da lista do PSD que estranham agora tanta demora na oficialização do novo Presidente da Junta.
Na minha opinião, eu creio que Rosário Relva deve saudavelmente reconhecer o novo vencedor e acredito que o fará porque, quer se goste ou não dos resultados verificados, há sempre uma certeza - o povo é soberano e é ele quem toma as decisões mais importantes. 



Imagem nº 1 - Esmoriz ainda não tem uma equipa com poderes oficiais que possa assim intervir na Cidade. Durante o temporal, esta foi a realidade. Graças aos Bombeiros de Esmoriz e à entreajuda dos moradores, os danos foram minimizados.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz


PS: O prazo dos 20 dias termina em 2 de Fevereiro, neste Sábado. 

domingo, 27 de janeiro de 2013

O Palhaço de Pardilhó (Estarreja)


Vídeo - O "Fantasma" de Pardilhó aterroriza os habitantes
Retirado do Youtube


O Fantasma de Pardilhó que não é mais do que uma pessoa que não joga com o baralho todo, anda a aterrorizar os habitantes desta freguesia de Estarreja. O vídeo deprimente que acabaram de observar, demonstra que o "fantasma" bem como o seu cúmplice não passam afinal de dois criminosos.
De acordo com o Correio da Manhã, houve outros pormenores até então não revelados neste vídeo. A casa que este tipo tentou assombrar tinha dois residentes, uma idosa com 84 anos e a sua filha deficiente com 41 anos. Mas estas senhoras sofreram mais do que um susto. A sua porta foi arrombada e o Fantasma de Pardilhó (um tal Bruno Filipe de 19 anos) esfaqueou mesmo a pessoa portadora de deficiência (embora apenas tenha golpeado a sua mão), antes de fugir sem roubar nada. Certo é que invadiu propriedade alheia e causou ferimentos num dos seus donos. Merece ser punido de acordo com a lei. 
Concluo ainda que o QI do Fantasma de Pardilhó não deve ser muito elevado, visto que, para além de cometer uma grave ilegalidade, decidiu apresentar ao mundo, via Youtube, o seu "feito". A polícia seguiu a pista, deteve o espertinho que agora aguarda julgamento em liberdade por ordem judicial.
Viesses aqui a Esmoriz fazer isso, e o Casagrande corria contigo de caçadeira! 

Pegou moda mas prefiro os neurónios à dita coisa

Cindy virgindade

Imagem nº 1 - Cindy, a mulher do momento


Parece que agora está na moda leiloar a Virgindade pela Internet. Com 24 anos, Cindy é uma jovem belga que decidiu enveredar por esse caminho. Pelo menos, não parece ter problemas de auto-estima visto que exige 100 mil euros para a venda da sua primeira relação. 
Mais, Cindy chegou a afirmar o seguinte: "Depois de esperar toda a minha vida pelo príncipe encantado, decidi vender a coisa mais valiosa”. Um disparate que sai à cor do seu cabelo (por favor, não me atirem pedras - estou a brincar - eh eh eh).
Realmente, eu enquanto jovem com bons gostos, não sei onde está a beleza desta senhora. Tem uma cara que mais parece a Duquesa de Alba (essa ao menos ainda se dá ao respeito) e depois a sua forma de pensar é ridícula. Ó Cindy, então o coração, a alma e o cérebro não são mais importantes que aquela coisa a que se refere? 
Eu namorava mais depressa com a Duquesa de Alba (pese os seus 87 anos) do que com esta Cindy. Apesar de esteticamente não ser nada de especial, a duquesa sempre tem mais neurónios, sabe estar na vida e acima de tudo, é muito rica - eh eh eh.



Imagem nº 2 - A Duquesa de Alba (87 anos) é uma senhora de respeito, apesar de esteticamente não estar nos seus dias. Apesar da idade, tem mais neurónios do que muitas que por aí andam a fazer disparates. Esta pessoa da Nobreza é ainda um exemplo para muita gente!
Retirada de: http://www.tvi24.iol.pt/fotos/1/224268





Comédia do Cusco de Esmoriz
(Imagem de dreamstime.com)

Centro de Assistência Social de Esmoriz abre cantina social

No próximo dia 30 de janeiro o Centro de Assistência Social de Esmoriz vai assinar um protocolo com o Centro Regional da Segurança Social de Aveiro, para a abertura de uma Cantina Social, com vista a responder às necessidades de famílias carenciadas. Para mais informações, os interessados devem contactar os serviços administrativos da Instituição, na Rua Florbela Espanca


Fátima Ramalho e a sua incansável equipa garantem assim o funcionamento duma Cantina Social destinada a apoiar as famílias que passam por sérias dificuldades. Isto depois de já ter sido inaugurada uma loja solidária. Tratam-se de passos importantes para combater a fome na nossa Cidade e nas freguesias vizinhas. 




Imagem nº 1 - O Centro de Assistência Social de Esmoriz garante avanços importantes no apoio aos mais carenciados.
Fotografia retirada da página de Fátima Ramalho no Facebook

sábado, 26 de janeiro de 2013

Vencimentos de jornalistas - Empresa Pública

Não é preciso dizer qual é o nome da empresa em questão. Pelos nomes dos jornalistas, facilmente chegamos lá. Se estes dados são ou não verdadeiros, isso não posso ter a certeza. Os mesmos são da autoria de Carlos Cardoso (via Facebook).




Imagem nº 1 - Os vencimentos desta empresa pública que tão bem conhecemos.
Quadro da autoria de Carlos Cardoso que tem corrido o Facebook
(Carregar em cima para ver melhor)


A serem verdadeiros, estes valores são uma afronta à realidade do país que tem desempregados em número recorde e cujas famílias, passam maioritariamente por sérias dificuldades.
Sim, eu defendo que o mérito/qualidade de cada um deve ser devidamente premiado (e aceito perfeitamente que uns ganhem mais do que outros), contudo penso que deve haver limites de bom senso, claro está. É aqui que o governo deve centrar mais as atenções, quando fala em austeridade. 

Um dia muito triste

Diogo Alves, um jovem de 13 anos, faleceu recentemente, ao que parece vítima dum cancro no pâncreas. O Sporting Clube de Esmoriz já aproveitou para enviar as suas condolências, visto que Diogo representou as cores do clube. A sua partida gerou muita tristeza nos seus familiares, amigos e demais colegas de escola. Hoje, realizou-se o seu funeral, com a presença de várias pessoas que assim se despediram deste rapaz que teve um fim indesejável. 
Ninguém merece partir com esta idade. 
Infelizmente, quando estudava, também conheci um caso idêntico e o choque foi abismal. Não quero sequer imaginar o sofrimento dos pais que perdem o filho que amam. Eu sei que, nestas alturas, muitas pessoas viram as costas a Deus (e eu compreendo o sentimento de revolta), mas a culpa desta situação apenas se deve ao ser humano. É ele quem investe biliões em armas terríveis em vez de apostar na cura para doenças malditas como o Cancro ou a Sida. Mas eu não quero centrar a questão neste aspecto.
Porque sou cristão (respeito as convicções de cada um), acredito que o Diogo já estará livre do sofrimento que o atormentou durante estes últimos tempos e que um dia, nos reencontrará a todos.
Deste episódio, há uma mensagem que importa retirar - a vida é frágil. Hoje podemos estar com alguém a rir e a conviver saudavelmente, mas amanhã essa pessoa já pode não estar ao nosso lado. É preciso dar valor a cada momento e dar graças pela saúde dos nossos familiares. 





As minhas sinceras condolências à família e aos amigos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Art made in Esmoriz

Começo este texto por vos mostrar uma imagem magnífica da nossa terra. É daquelas fotografias em que o autor merece 1000 vénias! Não fui eu quem tive a arte de tirar semelhante fotografia, mas que merece ser contemplada pelos esmorizenses, ai isso é que merece!


Imagem nº 1 - Depois do temporal, tivemos um magnífico arco-íris sobre a nossa praia.
Retirada da Página Oficial do EsmorizPortugal no Facebook

Mas a nossa arte não se cinge só aos melhores fotógrafos da nossa terra. Dentro deste contexto, partilharei com muito gosto, uma actuação do Grupo de Teatro Renascer que se pauta por um talento especial, animando assim as plateias, seja cá da terra ou doutros espaços do País.




Vídeo da actuação do Grupo de Teatro Renascer - "Os Coisos" - Só Perguntas (15/12/2012).
Retirado do Youtube 


Mas a arte esmorizense também pode ser observada no campo da música, com o fantástico Grupo de Bandolins de Esmoriz, cuja coordenação entre todos os seus membros tem alcançado resultados admiráveis.



Vídeo da actuação dos Bandolins de Esmoriz em Sever do Vouga (09/03/2010)
Retirado do Youtube


A nossa arte também pode ser encontrada em sectores como a tanoaria, a pesca (arte Xávega), os palheiros, entre outros.
A nossa terra terá futuro na Cultura e na Arte, isso é uma quase-certeza. Enquanto esmorizenses, devemos dar valor aos grupos que nos dignificam em todo o País. 
A reabilitação do EsmorizTur, até então prometida pelo executivo socialista liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, o Dr. Manuel de Oliveira, merece ser assegurada. Esmoriz tem de garantir um espaço próprio para a sua cultura. Só assim é que a cidade poderá frisar a sua identidade específica, valorizando os seus artistas. Espero que a Câmara Municipal de Ovar e o Dr. Manuel de Oliveira compreendam a urgência desta obra que beneficiará a iniciativa cultural. A Junta de Freguesia de Esmoriz, agora em pleno controlo por parte dos sociais-democratas, encabeçados pelo novo Presidente da Junta de Freguesia, o Dr. António Bebiano, tem de garantir uma maior agilização ou celeridade na referida reabilitação. 
Em suma, temos a nossa própria tradição que desejaremos mostrar a qualquer visitante, num espaço próprio para o efeito.

Município garante a reposição da normalidade

A Câmara Municipal de Ovar tem promovido diversos trabalhos que visam assegurar a reposição da normalidade após o temporal de 19 e 20 de Janeiro que se abateu sobre quase todo o país. Serviços de limpeza, arruamentos, cortes de árvores, desimpedimento de vias estão a ser concretizados em todo o espaço concelhio.
Celeridade é a palavra chave para que os transtornos causados aos munícipes sejam imediatamente minimizados. 
O Presidente Manuel Oliveira já veio ao terreno, agradecer a indispensável actuação dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Esmoriz, da GNR e PSP, e dos demais elementos da Protecção Civil Municipal.



Imagem nº 1 - Os bombeiros não têm mãos a medir. A Câmara Municipal de Ovar agradece os seus esforços.
Foto e Notícia retiradas de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=162


PS: No passado dia 22 de Janeiro (terça-feira), foi ainda notícia a queda duma grua dos Bombeiros no Parque do Campismo de Esmoriz. Felizmente, não houve vítimas a registar. A causa de tal ocorrência deve-se à utilização excessiva que terá desgastado a grua, no momento em que se procedia ao corte duma árvore que ameaçava a segurança das pessoas que estavam aí instaladas. O vento continuava muito forte e também não ajudou nas operações. Os danos foram puramente materiais. Sobre este acontecimento, consultem então a seguinte notícia do Jornal de Notícias:http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Ovar&Option=Interior&content_id=3009273, Texto da autoria de Salomão Rodrigues).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estou indeciso...

No dia 21 de Fevereiro, a Irmandade das Cusquices comemora um ano de existência, meta que possibilitará aos cinco membros (a saber: Cusco, Casagrande, Senhora da Cafeína, Moralista e Barrinhólogo) ter um jantar especial à altura no nosso convento. Até aqui tudo bem! Mas depois, eis que surge uma crise existencial. Não sei que prato vou escolher. É claro que já estou farto das farinhas de pau, das papas de sarrabulho e até dos bacalhaus à espanhola. Respeito quem gosta destes pratos, mas sendo eu um jovem com gostos próprios, é claro que prefiro uma destas três alternativas:



Imagem nº 1 - Esta francesinha é irrecusável! Eu adoro!



Imagem nº 2 - Esparguete (à Bolonhesa) com atum! Fantástico, embora tenham, neste caso, de encher mais o prato, pois isso mais parece apenas um aperitivo. 



Imagem nº 3 - Também gosto muito de Bacalhau à Brás.


Estou indeciso entre estes três pratos. Infelizmente, não posso digeri-los todos neste dia especial por duas razões. Em primeiro, porque o meu estômago não tem fôlego para tanta comida, e em segundo, porque dizem que é gula, um pecado mortal, e como eu não quero ir para o Inferno, só posso escolher um dos três pratos. Se me puderem ajudar a resolver esta crise existencial (eh eh eh), deixem o vosso conselho - qual destes três pratos é o mais apetecível?!!!
Quanto à bebida, eu escolho sempre Coca-cola! Não há melhor bebida no mundo. A sua mística fala por si!
Para gelado, também já escolhi:


Imagem nº 4 - Um irresistível Sundae de Chocolate.


Desculpem-me se sou um pouco lambareiro (não sei se já repararam!), mas realmente não hesito em trocar bons momentos com uma potencial namorada por uma refeição de cinco estrelas! No meu caso, é o estômago que manda mais que a cabeça e o coração. É mais forte do que eu!

Já está!

O Esmoriz Ginásio Clube, apesar de ter um dos orçamentos mais limitados do Campeonato Nacional de Voleibol, conseguiu um lugar no grupo de elite, o que lhe permitirá enfrentar sucessivamente equipas de topo como o SC de Espinho, SL Benfica, Castelo da Maia e Fonte Bastardo. A época já foi um sucesso, aconteça o que acontecer. Agora o céu é o limite, quanto mais pontos conseguirem, melhor!
A vitória de ontem diante do Académica de Espinho por 3-0 confirmou a entrada dos esmorizenses na Série dos Melhores. Muitos parabéns aos jogadores, técnicos e adeptos. 




Imagem nº 1  Nuno Soares é o treinador sensação deste campeonato, realizando até agora um trabalho notável ao serviço do EGC.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Portugal regressou aos mercados e a procura da dívida soberana superou as expectativas!

À custa de muitos sacrifícios exigidos ao povo, esta terá sido a primeira vitória da dupla Passos Coelho/Vítor Gaspar, depois de muitas derrotas e dissabores nos seus primeiros anos de mandato. É claro que os portugueses não vão encher os bolsos com esta notícia, mas ao menos o Estado Português recupera alguma credibilidade, conseguindo a autonomia política e orçamental necessárias para enfrentar os tempos que se avizinham. Importante, sem dúvida, mas ainda há muito a fazer porque a crise social, centrada num desemprego recorde, está instalada. Se Passos Coelho não conseguir progressos neste sector até às próximas legislativas, então a derrota será inevitável... 
O único caminho para o triunfo passa pela conquista da simpatia do povo!
Todavia, o Primeiro Ministro português ainda vai a tempo de mudar o rumo dos acontecimentos. Aliás, só depende dele e da equipa que o rodeia. 




Imagem nº 1 - Passos Coelho e Vítor Gaspar têm razões para sorrir no dia de hoje, mas o que ocorrerá no dia da amanhã? Será que este importante passo terá continuidade?



Fontes Consultadas:



Correio do Leitor - Victor Sousa pede mais atenção para as questões ambientais que afectam Esmoriz

Com todo o respeito por tudo que vi, eu digo que realmente, este tipo de requalificação do meio ambiente da cidade e de lazer, sim é de mérito e qualidade ambiental. Mas não posso deixar passar em vão, com uma chamada de atenção ao atual responsável pelo Concelho de Ovar, de que, como residente e cidadão de Esmoriz, é tempo de agora em diante preocupar-se mais com a nossa cidade, no mesmo projeto ambiental e de lazer, para os seguintes pontos: a Barrinha de Esmoriz e requalificação do Rio Lambo até à Barrinha. Pois espero que tenha muita consideração e atenção para com esta Freguesia. É que estamos perto das novas eleições Autárquicas, e depois não digam que surpresa tiveram com o eleitorado desta mesma Freguesia.


Victor Sousa




Imagem nº 1 - O Parque Urbano de Ovar foi inaugurado, mas Victor Sousa pede maior atenção para os dossier's da Barrinha de Esmoriz e do Rio Lambo.
Foto retirada da página Ovar Acontece no Facebook

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Circo na Madeira

Já não bastava o Rei das ironias, o tal que alega ter feito muita obra (até é verdade) mas que estourou com as contas todas da Ilha (pelo menos, a dívida disparou para os 6 ou 7 mil milhões de euros), como agora temos um opositor ao seu nível, isto é, mediano (para não dizer medíocre). Ambos podiam ser protagonistas duma comédia, ora não fossem as consequências trágicas para o povo madeirense. Mas, bem vistas as coisas, eu acho que eles estão bem um para o outro. É pena que ocupem cargos de elevada responsabilidade. 


José Manuel Coelho apresentou-se assim vestido na Assembleia Legislativa da Madeira

Imagem nº 1 - José Manuel Coelho, deputado regional do PTP, vestiu-se de Irmão Metralha e conseguiu mais uma vez o protagonismo na Assembleia Legislativa da Madeira, repudiando assim a recente condenação de 18 meses de prisão (pena suspensa) por difamação agravada contra o Presidente e o Vice-Presidente do Governo Regional.
Foto de Teresa Gonçalves e Lília Bernardes (Diário de Notícias)

Correio dos Comunicados Políticos - CDU acusa os socialistas da Câmara e os sociais democratas do Governo de ignorarem a concretização dum Bairro Social na Praia




   Comissão Concelhia de Ovar  


O Mau Tempo Provoca Estragos no Concelho de Ovar


Cortes de energia, telhados levantados e inundações são algumas das consequências mais visíveis do mau tempo no concelho de Ovar, no sábado, 19 de janeiro.

Particularmente sentidos foram os estragos em bairros sociais e na zona dos pescadores, na Praia de Esmoriz, com várias casas a ficaram com os telhados estragados – alguns somente de lona ou contraplacado, no caso da Praia – à mercê da intempérie.

Como o PCP presenciou no próprio dia, durante o qual se deslocou, da parte da manhã e da parte de tarde, a alguns dos locais mais afetados, são habitações humildes, de gente simples que, por isso, é ignorada pelos sucessivos governos PS e PSD/CDS-PP que, com a Câmara Municipal se recusam a construir o Bairro Social na Praia. Uma vez mais ficou evidente a urgência desta obra que, se já existisse, teria evitado os dramas que os moradores foram forçados a viver mais uma vez.

É chocante a insensibilidade do governo do PSD/CDS-PP e do Executivo municipal do PS, a que urge pôr termo.

Incompreensível é também a inundação da Passagem Inferior de Esmoriz, o que obrigou ao seu encerramento por largas horas, atrapalhando ainda mais a circulação do trânsito entre a parte poente e a nascente da cidade de Esmoriz.

Numa obra tão recente – inaugurada em 2010, na Av. da Praia, uma artéria estruturante da cidade – não se compreende esse contratempo.

Seja um erro de construção ou de falha na limpeza das valas escoadoras, é uma situação inadmissível que urge resolver.

Especial atenção merecem, igualmente, os prolongados cortes na energia, que afetaram toda a cidade e as freguesias vizinhas do concelho. É de crer que não se devam apenas ao temporal, mas também à qualidade insuficiente da infraestrutura elétrica e ao desinvestimento da EDP na prevenção e nos piquetes necessários para responder atempadamente às falhas.

O certo é que várias localidades mais a Norte, também atingidas pelo temporal, não ficaram sem energia.

O bem-estar da população, que paga a eletricidade a um preço caríssimo, não pode ser sacrificado aos lucros dos acionistas privados da EDP.

Na situação que se criou, o PCP entende, que as autoridades competentes – Governo e autarquias locais – devem tomar as medidas para atender às situações mais urgentes e providenciar o apoio necessário à recuperação dos estragos sofridos, em primeiro lugar às famílias mais carenciadas.

Finalmente, o PCP a todos apela, em particular aos moradores da Praia de Esmoriz, para que se organizem na exigência da satisfação das suas necessidades. A mera insatisfação de pouco vale; impõe-se a organização, mobilização e denúncia pública da situação de esquecimento a que a população da Praia tem sido votada. Por essa via será mais fácil serem escutados pelas autoridades que, acintosamente, os têm esquecido. 



Ovar, 20 de janeiro de 2013
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP







Imagens cedidas, via e-mail, pela CDU.

Bombeiros Voluntários de Esmoriz, Cusco e Povo em grande; Políticos na mó de baixo

Um temporal arrasou parcialmente a Cidade de Esmoriz (e não só!). Os estragos estão por toda a parte. Felizmente, os danos são puramente materiais. Não houve vítimas mortais a registar na nossa terra. Mais uma vez, é de louvar a coragem e a energia dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que tudo fizeram para minimizar as consequências. Também os funcionários da Junta de Freguesia procuram agora assegurar a limpeza, embora sejam poucos para tanta carga de trabalho. Por seu turno, o nosso ilustre povo demonstrou novamente solidariedade e entreajuda o que me orgulhou bastante enquanto esmorizense.
Por seu turno, o Cusco de Esmoriz, para além de varrer o seu passeio e ajudar os vizinhos a assegurar a limpeza da sua rua, também noticiou todos estes acontecimentos. Só no dia de ontem, tivemos 657 visualizações no nosso blog, o que constitui um novo recorde de visitas diárias. Mais uma vez, tenho de agradecer a atenção especial dos nossos leitores. 
Não é de estranhar que os BVE e o Cusco tenham sido os grandes vencedores de 2012. 
Infelizmente, na mó de baixo, continuam os políticos da nossa Junta de Freguesia. As acusações mútuas continuam e as polémicas não param (é mais forte do que eles - está-lhes no sangue - eh eh eh). Desta feita, o GIPE, encabeçado por Rosário Relva, acusou o PSD, liderado por António Bebiano, de diversas irregularidades. A lista independente tentou mesmo impugnar as eleições de 13 de Janeiro, pedido indeferido pelo Tribunal Constitucional que alegou o não-cumprimento do prazo legal previsto para a entrega do recurso. Quanto às acusações veiculadas, desconheço se corresponderão ou não à verdade e, sinceramente, não me quero meter nessa polémica por questões de isenção. Agora é certo que as polémicas e as quezílias continuam a ser o prato forte daquele edifício que se situa nas traseiras do cemitério e que parece ainda ser mais sombrio! Isto não augura nada de bom para os próximos tempos. Mas, como sempre, o Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, gostaria de deixar um repto aos políticos da nossa terra, sem excepção alguma. Como sabem, os bombeiros e os funcionários da Junta não chegam para tanto trabalho e também necessitam dum merecido descanso. Assim sendo, eu gostaria que vocês, meus caros autarcas, deixassem as polémicas de lado e fizessem as vossas típicas arruadas de propaganda, desta feita, sem folhetos, cartas, flyer's, mas com... vassouras e sacos. Vamos ajudar a limpar Esmoriz. Eu sei que podem ganhar calos nas mãos (já me aconteceu isso!) só de pegar na vassoura, mas podem sempre fazer equipas por turnos. Se não for pedir muito, podem já começar pela Avenida da Praia. Grato, desde já, pela vossa compreensão.



Imagem nº 1- O Cusco aconselha todos os políticos de Esmoriz a deixarem de lado o patuá e a ajudarem assim na limpeza das ruas. Até os cartazes propagandísticos das eleições voaram. Por isso, eles têm que se responsabilizar por isso. Vamos lá pegar numa vassoura como eu tenho feito nos últimos 2 dias. Não custa nada! Para evitar calos ou sujidade nas mãos, podem trazer luvas. Quanto à cor dos sacos, é bom que sejam todos pretos e não azuis (porque pode sempre haver males-entendidos e decerto que ninguém quer isso. Desculpem se me alonguei demasiado).
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Tempestade também chegou à Junta de Freguesia


Documento da decisão do Tribunal Constitucional extraído do Facebook

Ao que parece, e pelo que se tem constado, a lista de Rosário Relva tentou impugnar o resultado das últimas eleições, acusando a lista do PSD de diversas irregularidades. O Tribunal Constitucional recusou o pedido de Rosário Relva, porque o prazo legal não fora devidamente cumprido. 
Não interessa quem tem razão ou quem deixa de ter, o que me desilude é ver que a política em Esmoriz não dá sinais de melhoria. A mentalidade continua a ser a mesma. E claro, os outros riem-se de nós e... o pior de tudo, é que até têm razões para isso!

Correio do Leitor - O testemunho da Jornalista Ana Marques e de Joaquim Sá


Texto: Jornalista Ana Marques
Fotos: Joaquim Sá

No rescaldo ao mau tempo que se fez sentir ontem em todo o país, Esmoriz foi um das cidades que esteve quase 24h sem luz. A fúria do vento que se fez sentir na sua predominância entre as 10h e as 15h, levou telhas, trouxe areia e arrancou árvores das zonas habitacionais mais "in" da cidade. Precisamente no denominado "Pinhal D' Aberta", as árvores arrancadas pela raiz, sobrepuseram-se às casas, causando o pânico aos moradores, na sua maioria "filhos da terra" que se encontravam deslocados e que já haviam apelado à Câmara Municipal de Ovar, em Dezembro/2011, para que fossem cortadas as árvores que representavam maior perigo. A resposta segundo a mesma fonte, chegou em Abril do ano seguinte mas no entanto as respectivas árvores mantiveram-se lá até ontem. Também o Parque de Campismo de Esmoriz é a imagem da destruição causada pela revolta da natureza, num desanimo tal onde os campistas viram destruídos anos de poupanças, o seu retiro de férias. Algumas rulotes ficaram completamente destruídas  E ficam as imagens... Ontem às 19h Esmoriz estava assim... às escuras... sem luz tal e qual como esteve durante cerca de 20h. A luz voltou eram 5h30 para retirar a cidade das trevas. Também em nome de todos um grande bem haja aos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que foram incansáveis! Ficam os registos....