Páginas

domingo, 28 de março de 2021

Rapunzel pode voltar a brilhar em 2021

A peça Rapunzel foi a grande novidade cultural do Grupo de Teatro Renascer em 2019. Foram sucessivas e inúmeras as enchentes pelos palcos nacionais, e a representação chegou a mesmo a alcançar a final do CONTE (Concurso Nacional de Teatro promovido pela Federação Portuguesa de Teatro). O musical que incide sobre as aventuras da princesa Rapunzel e do aventureiro Flynn Rider tem cativado públicos infantis e adultos. Apesar de algumas alterações recentes no elenco, a verdade é que o Renascer pretende regressar depressa aos espectáculos com a sua peça-coqueluche, se possível, ainda neste ano de 2021 – logo que a conjuntura, assim o permita! 



Arautos com saudades do seu festival

O Encontro de Teatro de Esmoriz era um dos marcos culturais da cidade de Esmoriz no decurso da Primavera. O festival habitualmente organizado pelos Arautos costumava contar com artistas e personalidades da televisão que eram então convidados para apadrinhar tal iniciativa. No entanto, o surgimento da pandemia da COVID-19 obrigou ao cancelamento das edições alusivas a 2020 e 2021, contudo os Arautos acreditam que um dia voltarão a animar os palcos da cidade de Esmoriz, prometendo mais agradáveis surpresas. 





Centro de Assistência Social continua a apostar na educação dos mais novos

 A narrativa de contos e histórias infantis junto dos mais novos é uma aposta que tem vindo a ser uma aposta ganha no Centro de Assistência Social de Esmoriz. Por exemplo, a “Sinfonia dos Animais” da autoria de Dan Brown, baseada nos valores de cada um, chegou a ser uma das histórias escutadas. Por vezes, as crianças realizam trabalhos manuais de forma a ilustrar cada narrativa. Neste momento, o confinamento geral decretado impede (ou condiciona bastante) este tipo de iniciativas, mas no futuro, e com a melhoria da conjuntura, as actividades deverão ser retomadas. 



AFPA com novo programa de capacitação

 A Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda apresentou o projeto AQUI(MOVE), um programa de capacitação para pessoas com mobilidade reduzida. Uma das mais-valias deste programa é a possibilidade de um acompanhamento do doente no domicílio, sem necessidade de deslocações. O programa deverá ter uma duração de 16 semanas com 3 sessões terapêuticas semanais (podem ser realizadas por via online). Para mais informações, entre em contacto através do seguinte e-mail afpaesmoriz@gmail.com ou site https://afpaesmoriz.wordpress.com/contato/.



domingo, 21 de março de 2021

Turminha da Esperança está a ajudar os seus alunos

Os tempos não estão fáceis e a comunidade sénior, mais vulnerável perante os efeitos da pandemia, tem de cumprir ao máximo as regras de confinamento, no entanto, por vezes, os mais idosos têm mesmo de sair para fazerem as suas compras e irem buscar os seus medicamentos.

Pelo menos, e segundo apuramos, os associados, os alunos e os amigos da Turminha da Esperança estão a ser ajudados nesse sentido. A Turminha da Esperança tem vindo a entregar alimentos e medicamentos nos domicílios, além de assegurar outros serviços: ajuda na marcação de consultas e no pedido de exames médicos, distribuição de encomendas com gravações decorativas (que costumam fazer), auxílio na renovação do cartão de cidadão e empréstimo de livros e puzzles.

João Dinis, responsável pelo projecto, alega que é necessário manter a fé e a lucidez, ajudando o próximo em tudo o que for possível.

A Turminha da Esperança é um projecto fundado em 2016 e que conhece as suas instalações na Avenida dos Correios em Esmoriz, tendo nascido com o intuito de ensinar e partilhar conhecimentos com os seniores que podem frequentar as formações disponibilizadas nomeadamente a nível tecnológico, artes manuais ou lúdicas, musicais e desportivas. Neste momento, a entidade tem o seu espaço encerrado devido ao confinamento geral decretado.



Universidade Sénior também cede aos encantos da filosofia

 Apesar das aulas terem sido restringidas a um formato online (plataforma zoom ou vídeo-conferência), a verdade é que a boa disposição se tem mantido, mesmo à distância, entre os alunos da Universidade Sénior de Esmoriz.

As aulas de filosofia leccionadas pelo Professor Fernando Mota são uma aposta ganha, visto que o legado dos grandes pensadores da história da Humanidade é ali relembrado por todos. Muitas das respostas para o sentido da vida e da sabedoria se encontram nesta ciência social. 





ABISPA-TE, um projecto sonante que chega às escolas

 O “Abispa-te” é um projecto promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz, e co-financiado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências do Ministério da Saúde), desde Julho de 2017, e actua ao nível da Prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, junto de crianças, adolescentes, jovens e famílias de todo o concelho de Ovar, essencialmente em meio escolar, com o uso de metodologias variadas como actividades lúdicas, discussões orientadas e de dilemas, Brainstorming / Role play, teatro fórum, etc.

Ainda de acordo com a Página 7 Sentidos, e tendo em conta a actual conjuntura pandémica, surgiu a necessidade de uma reinvenção e adopção de novas formas de trabalhar e chegar aos jovens. Em algumas escolas o projecto foi inserido na plataforma própria usada pelas mesmas de forma a realizar o trabalho.

Porém, e não tendo isto acontecido em todas, o projecto abriu uma conta de Instagram, rede social com um público bastante jovem, para realizar directos com convidados de várias áreas e que permitam a interacção e assistência de quem queira. Acontece que esta rede social só permite a realização desses mesmos directos se a página tiver 1000 ou mais seguidores e dessa forma o projecto está a tentar angariar seguidores de forma a concretizar o objectivo.

Os cibernautas podem consultar este projecto através dos seguintes links: instagram.com/abispate e facebook.com/abispate. 



Novas intervenções em arruamentos de Esmoriz já arrancaram

Já iniciaram as obras de requalificação em 13 arruamentos da cidade de Esmoriz, num investimento de 170 mil euros, e que visam melhorar as condições de circulação, mobilidade e segurança.

A intervenção teve início na Rua do Bairro Social, mas serão ainda requalificados os seguintes arruamentos: Rua Santo António; Rua Padre Gradim; Rua da Camboa; Rua Aquilino Ribeiro; Travessa Aquilino Ribeiro; Rua da Agricultura (a partir da rua da Iria); Rua António José de Almeida; Rua João Vaz Corte Real; Rua Tristão Vaz Teixeira; Travessa Vasco da Gama; Rua Afonso de Albuquerque; e Rua Diogo Cão.

Estes arruamentos encontram-se, em grande parte da sua extensão, em más condições, pelo que serão objeto de uma requalificação ao nível do pavimento com o propósito de tornar a circulação mais cómoda e segura, incrementando a qualidade de vida da população local.

As obras têm um prazo de execução de 90 dias e a Câmara Municipal de Ovar apela à compreensão de todos para os eventuais transtornos causados.




Convocatória de Assembleia Geral na Associação Humanitária dos BVE

 



ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA


CONVOCATÓRIA


Convocam-se os associados para a Assembleia Geral Ordinária que terá lugar na Sede Social desta Associação Humanitária, pelas 10 horas do dia vinte e oito de março de dois mil e vinte e um, com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:

1- Apreciar, discutir e votar o Relatório de Atividades e as Contas do exercício relativas ao ano de 2020.

2- Atribuição da categoria de associado benemérito desta associação ao Eng.º Jacinto Oliveira.

3- Atualização do valor das quotas de associados efetivos particulares e empresariais.

4- Outros assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiver presente a maioria dos Associados, a Assembleia funcionará trinta minutos depois com qualquer número de Associados presentes.



Esmoriz, 16 de Fevereiro de 2021


O Presidente da Assembleia Geral

Carlos Manuel Rodrigues Pereira

sexta-feira, 19 de março de 2021

E como está a corrida para as eleições da Junta de Freguesia de Esmoriz? (Artigo de Opinião)

Se já há fumo branco relativamente a alguns candidatos que se apresentarão às urnas em Ovar, a verdade é que ainda não foi anunciado qualquer candidato oficial à Junta de Freguesia de Esmoriz. É uma realidade que deverá mudar nos próximos meses. 

No PSD, partido que parte na pole position, após uma vitória clara nas eleições de 2017, já se sabe que António Bebiano está em final de mandato (teve 3 mandatos: um intercalar em 2013, e triunfou nas eleições autárquicas de 2013 e 2017), pelo que é necessário escolher um sucessor. Rumores têm apontado a ideia de que António Sá, actual tesoureiro, será a pessoa mais indicada para assumir a liderança, detendo já conhecimento sobre o funcionamento daquele organismo bem como os assuntos a tratar. Desde 2013, o PSD local conseguiu empreender algumas obras ou empreendimentos determinantes: a criação da Universidade Sénior de Esmoriz, o surgimento de gabinetes de apoio psicossocial e de inserção profissional, a dinamização do Arraial da Barrinha, entre outros. No entanto, devido à pandemia e a algum desinvestimento autárquico consequente, o mandato de 2017-2021 já não seria tão produtivo em termos de obras tal como fora o de 2013-2017 (em que houve efectivamente melhorias significativas que permitiram o crescimento da cidade). Ainda assim, cumpriram, na generalidade, o que se exigia neste último mandato. Mas claro que o caminho para o desenvolvimento da cidade ainda é longo. 

No PS, não sabemos se Rogério Ferreira se irá recandidatar. Caso não continuasse, haveria quem nos dissesse anteriormente que o candidato poderia ser Alcides Alves que, como viríamos a saber, muito recentemente foi apresentado como concorrente à liderança da Câmara Municipal de Ovar. Por outras palavras, o nome do candidato à junta local ainda está no segredo dos deuses. O partido tem vindo a crescer alguma coisa nos últimos anos, reorganizando-se gradualmente. Temos dúvidas se terão já as condições ideais para vencer a Junta de Freguesia de Esmoriz em 2021, mas é provável que melhorem a votação, reforçando a sua presença na Assembleia de Freguesia com mais vogais/deputados. E nesse aspecto, Luís Dias e Rogério Ferreira têm sido interventivos na oposição, fazendo-se ouvir. O PS quer voltar a recuperar o estatuto de sério candidato à vitória na cidade, mas terá ainda de fazer gradualmente o seu percurso. 

No CDS-PP Esmoriz, Aurélio da Silva Gomes tem sido a principal figura de destaque, mas nada foi ainda oficializado. Parece-nos um homem sensato e com os pés bem assentes no chão que não hesita em identificar várias lacunas na cidade, nomeadamente a necessidade de mais manutenção e acções de limpeza na cidade bem como tem alertado para o estado degradante do Palacete dos Castanheiros. Terá pela frente a missão hercúlea de reunir os militantes e simpatizantes centristas, além de cativar outros cidadãos, de forma a alcançarem um ou dois lugares na Assembleia de Freguesia de Esmoriz. Mas caso seja o candidato, será uma interessante aposta. 

No Bloco de Esquerda, é provável que a aposta recaia num candidato mais "jovem". Carlos Jorge Ferreira, Jorge Santos e Mário Saxe foram já boas apostas do partido no passado, e os bloquistas até nem estiveram mal na sugestão de algumas propostas inovadoras, pelo que podem perfeitamente reivindicar um lugar na Assembleia de Freguesia porque as suas ideias mais apelativas para a prática desportiva e para a fixação de mais jovens fazem sempre falta.

No PCP, tem sido difícil arranjar um candidato que seja natural de Esmoriz. É um handicap, mas os comunistas têm uma forte tradição na oposição concelhia, defendendo os direitos dos trabalhadores das mais diversas áreas. Ainda há pouco tempo, intercederam pelos pescadores da nossa terra que pagavam taxas excessivas pela licença da pesca de majoeira. O sonho de conseguirem um lugar na Assembleia de Freguesia é possível, mas terão que fazer uma campanha forte na cidade. 

Não sabemos se haverá alguma candidatura independente na forja à Junta de Freguesia de Esmoriz. Até agora, as indicações que temos apontam que será um cenário improvável, mas tudo pode acontecer. Na verdade, isso poderia tornar mais imprevisíveis estas eleições. E desde que não se tratem de listas de elementos dissidentes de algum partido esmorizense (o que não é bem o conceito que defendo para uma candidatura independente), até poderia ser uma hipótese saudável para a democracia local. 

Conforme fizemos em 2017, o nosso blogue pretenderá enviar um questionário a todos os candidatos de forma a que possam expor as suas ideias. Também publicaremos os seus comunicados políticos. 

No último mês que antecede as eleições (falta saber a data), não iremos colocar mais textos de opinião sobre a política local de forma a não ter qualquer tipo de influência no desfecho final. Apenas sairão as entrevistas e os comunicados políticos.






sábado, 13 de março de 2021

Palacete dos Castanheiros necessita de intervenção urgente

 O Palacete dos Castanheiros é um dos ícones da cidade, contudo encontra-se num estado deplorável. As infiltrações são recorrentes na zona da biblioteca, e os funcionários são, muitas vezes, obrigados a usar esfregona e outros meios para fazer desaparecer as pequenas inundações. 

Infelizmente, este edifício já aparenta um estado avançado de degradação, e a sua reabilitação não pode ser adiada por muito mais tempo. Enquanto o Esmoriztur não for requalificado, o Palacete dos Castanheiros continuará a ser o principal pólo cultural da cidade, pelo que merece a melhor atenção por parte dos organismos públicos locais.






Projecto solidário faz chegar seis camas ao Hospital de Ovar

O projecto Aconchegar doou seis camas articuladas elétricas ao Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), beneficiando o serviço de medicina interna que, esta semana, alargou em 31 por cento a sua capacidade instalada.

“Esta louvável iniciativa solidária, focada em aumentar os equipamentos nos hospitais em tempo de pandemia, é um exemplo do envolvimento da sociedade civil nesta fase crítica que vivemos, num gesto que não podemos deixar de enaltecer”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

Além das camas, o “Aconchegar” ofereceu ainda 6 colchões anti escaras, 12 guardas metálicas universais e 6 suportes de soro.

A doação surge numa altura em que o serviço de medicina interna da unidade hospitalar passou a disponibilizar 21 camas, ampliando, assim, a capacidade permanente de resposta a quem necessite dos seus cuidados.

“O HFZ-Ovar, que tinha até agora 16 camas em enfermaria no serviço de medicina, tem procurado otimizar a sua atividade assistencial no estrito cumprimento das orientações definidas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das respostas possíveis para este hospital em concreto”, salienta Luís Miguel Ferreira.

O projecto Aconchegar – uma iniciativa da Fundação de S. João de Deus e da International Association of Microsoft Channer Partners (IAMCP) – surgiu para combater as fragilidades causadas pela pandemia de Covid-19, melhorando a capacidade de internamento e de prestação de cuidados, através da doação de materiais a estruturas de retaguarda e hospitais.

“O projecto Aconchegar (www.aconchegar.pt) nasceu como resposta a uma necessidade: a de levar conforto a todos os que mais precisam. A pandemia da Covid-19 expôs fragilidades, como a falta de camas nos hospitais e nas estruturas de retaguarda”, referem os promotores, sublinhando que o objetivo é “contribuir e ajudar através dos materiais necessários, para providenciar mais qualidade de vida às pessoas”.




Nota de imprensa enviado por Fernando Pinho & Departamento de Comunicação do Hospital de Ovar

O número de casos activos em Ovar é de apenas... 7

Após um mês de Janeiro que foi bastante conturbado, em Fevereiro o número de contágios começou a diminuir consideravelmente tanto no concelho de Ovar como no restante país. Em Março, a tendência consolidou-se, e neste momento, o número de casos activos no município é de apenas 7 que se encontram assim distribuídos: Cortegaça (3), Arada (2), Ovar (1) e São João (1).
Em Esmoriz, não existem oficialmente pessoas contagiadas. 
A Câmara Municipal de Ovar já tomou a decisão de permitir o acesso a espaços públicos, enquanto o Governo já esboçou um plano de confinamento que se inicia a 15 de Março e que deverá ser concretizado, no seu todo, em inícios de Maio.
O avançar gradual da vacinação e o surgimento de temperaturas mais quentes serão factores que deverão permitir atenuar o impacto do vírus nos próximos tempos. 



Créditos do Gráfico - CM Ovar

Jovens D’Ouro dão formação online

 O clube de Taekwondo Jovens D’Ouro está a orientar os seus treinos por via online, dando instruções para que os alunos possam efectuar os exercícios em casa. Este método de adaptação permite aos praticantes manterem as rotinas de treino. Apesar de não ser a mesma coisa que treinar ao vivo e com todos reunidos, a verdade é que ainda assim todos podem continuar a praticar desporto, embora de uma forma mais individual e à distância. Neste momento, os Jovens D’Ouro pretendem salvaguardar a saúde e bem-estar de todos os alunos. 

Além disso, a entidade está a equipar os alunos que têm treinado a partir dos seus domicílios. A entidade que conta com escolas em Esmoriz, Sanguedo e Gião espera regressar aos treinos presenciais logo que a conjuntura o permita no futuro. Recorde-se que a instituição contabiliza até hoje: 25 títulos nacionais, 5 títulos distritais, 16 representações em Europeus e 2 representações em Mundiais. 



Rui Paixão abraça novo desafio

Foi em inícios de Fevereiro que seria revelado que Rui Paixão constituiria a equipa de jurados do novo programa da TVI para os domingos e que será apresentado por Cristina Ferreira. O animador será um vulto assíduo do programa “All Together Now”.

Natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas com fortes ligações a Esmoriz, Rui Paixão já entreteve vários públicos nacionais e internacionais, actuando em inúmeros festivais. É hoje um dos maiores talentos mundiais no domínio das artes circenses, tendo já integrado o elenco da prestigiante companhia “Cirque du Soleil”. Chegou recentemente a participar num espectáculo concebido para uma residência em Hangzhou, na China.

No entanto, Rui Paixão terá agora um novo desafio pela frente, e fará então parte do júri do novo programa da TVI – “All Together Now” – o qual se resume a uma competição musical que abarcará vários jovens talentos que subirão assim aos palcos. Rui poderá avaliar o potencial dos participantes, dado que detém conhecimento sobre algumas virtudes determinantes, nomeadamente relacionados com o movimento, a expressão artística, a originalidade e a harmonia das actuações.

O artista já deixou o mote: “Enquanto o mundo continua em stand by, há que encontrar novas formas de chegar ao público, desta vez uso a TV. “All Together Now” estreia em breve e talvez este rosto não estará tão limpinho como na fotografia”.




Direitos de Imagem - FETA

quinta-feira, 11 de março de 2021

Alcides Alves, candidato pelo PS à Câmara Municipal de Ovar

A Comissão Política Concelhia do PS Ovar aprovou recentemente a designação de Alcides Alves como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Com uma vasta experiência no exercício de funções públicas, Alcides Alves foi Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz (1993-2009), Deputado à Assembleia Municipal de Ovar (2009-2013) e dirigente associativo em diversas colectividades, sempre tendo colocado em primeiro lugar a resolução dos problemas das pessoas e o desenvolvimento da sua terra.

Alcides Alves será o rosto do projecto do Partido Socialista para o próximo mandato autárquico, sendo que a força política assume que pretende recolocar Ovar no caminho do desenvolvimento, dinamizando o tecido económico local, fazendo do Município um local atrativo para novos investimentos geradores de riqueza e criadores de emprego, valorizando os recursos únicos da nossa terra e criando melhores condições de vida para todos.

O comunicado pode ser lido na página do PS Ovar – Assembleia Municipal de Ovar nas redes sociais.



Já se faz sentir o ambiente pré-autárquico (artigo de opinião)

As eleições autárquicas avizinham-se, embora ainda não tenha sido revelada a data oficial para a sua realização. 

Em Ovar, temos conhecimento de que Mário Rui Pinho Natária, pelo CDS-PP, e Alcides Alves, pelo PS, vão avançar. E para já, podemos aferir que são duas opções pertinentes, embora não perfeitas. 

Começando por Mário Rui Pinho Natária, o primeiro a ser anunciado como candidato pelos centristas - parece-me uma pessoa com coragem e frontalidade para desempenhar um papel interessante na oposição (alegando para esse efeito ser um candidato independente), até porque muitos dos seus textos são válidos, exigindo mais eficácia, rigor e menos burocracia nos serviços públicos locais. Não obstante, terá de apresentar soluções alternativas e novos projectos que sejam interessantes para o concelho de Ovar. Só assim, Mário Rui Pinho Natária conseguirá captar votos para que Fernando Almeida, cabeça de lista do partido à Assembleia Municipal de Ovar, consiga manter ou até mesmo reforçar o número de deputados municipais naquele organismo. Não será nada fácil substituir uma personalidade como Filipe Marques Gonçalves (anterior candidato do CDS-PP ao executivo municipal), contudo Fernando Almeida realizou um bom trabalho na oposição, relembrando nos últimos tempos as dificuldades que grassam entre os comerciantes, os empresários e as famílias devido ao impacto financeiro terrível causado pela pandemia e exigindo mais apoios do Governo e da Autarquia. O CDS-PP acredita que pode manter ou até mesmo ganhar mais um ou dois lugares na Assembleia Municipal de Ovar - talvez seja esse o objectivo mais realista, mas claro, tudo é possível. 

Por sua vez, Alcides Alves regressou à vida política após alguns anos de afastamento. Tem um bom discurso, excelente capacidade cultural e até é dotado de boas ideias, mas a questão é que a sua passagem pela presidência da Junta de Freguesia de Esmoriz por 12 anos não se repercutiu em muitas obras. Fez alguma coisa, é certo, mas poderia ter feito mais. Ainda assim, é uma opção relevante e se apresentar um projecto e uma equipa de boa qualidade pode fazer com que o Partido Socialista alcance um melhor resultado nestas eleições. E uma coisa é certa - já está familiarizado com esta realidade, podendo fazer sobressair a sua experiência nestas andanças. E como é evidente, também tem alguma popularidade em Esmoriz.

Henrique Araújo pode ser uma das próximas individualidades a avançar para a autarquia, podendo ser o terceiro candidato "made in Esmoriz". Tem algum rasgo e também tem vindo a utilizar as redes sociais para fazer passar as suas mensagens e propostas. Ganhou maturidade política nos últimos anos, e pode tornar-se numa opção válida na oposição, embora na nossa opinião, o timing da sua candidatura, caso se confirme, é muito precipitada e até inglória, pelo que deveria ter esperado por mais quatro anos. Henrique sabe perfeitamente que vencer Salvador Malheiro é, neste momento, uma utopia porque o seu adversário conta já com uma estrutura e uma base de apoio popular muito robustas. Mas Henrique Araújo não é de desistir, e parece que vai novamente à luta! 

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, realizou um bom primeiro mandato (2013-2017; com várias obras a serem concretizadas em todo o concelho), mas houve um afrouxamento do investimento entre 2018 e 2019 (sobretudo visível em Esmoriz). No entanto, esteve bem na liderança no combate à pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2021, isto claro, olhando para a necessidade de se travarem os números de contágio e de salvaguardar a saúde dos munícipes. Por outro lado, a verdade é que as medidas tomadas pela autarquia para apoiar os comerciantes e os pequenos/médios empresários, embora úteis, são ainda encaradas, por muitos, como escassas. Os apoios prometidos a Ovar pelo Governo, e também pelo Presidente da República, ainda não chegaram, e isso será sempre um tema incontornável. Salvador Malheiro também terá que saber elaborar um ambicioso programa municipal de reactivação e investimento nestes sectores, de forma a assumir uma forte recandidatura à autarquia (embora ainda não tenha tomado a decisão de avançar). Não é um vencedor antecipado porque terá debates difíceis pela frente, mas anda lá perto...

No Bloco de Esquerda e na CDU ainda não conhecemos os cabeças de lista mas o objectivo será sempre o de manter ou reforçar as suas posições na Assembleia Municipal de Ovar, defendendo os interesses dos trabalhadores e das famílias mais vulneráveis. E claro também terão uma importante a palavra a dizer nesta contenda política.

Aliás, seria interessante ver uma repartição/distribuição mais diversificada, equilibrada e heterogénea das forças políticas na Assembleia Municipal de Ovar.




Imagem retirada de OvarNovosRumos