A Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA) divulgou recentemente a sua linha de apoio para cuidadores informais. Os interessados poderão requerer um atendimento individual (psicológico e social) ou a participação em grupos psicoeducativos. Para mais informações, contacte: cuidadores.afpa@gmail.com ou 256 136 837.
Páginas
quarta-feira, 30 de junho de 2021
Turminha da Esperança aposta na apresentação digital
A Turminha da Esperança continua a focar muito a área da Informática, ensinando os seus alunos a utilizar fotos para compor um vídeo, realizar apresentações em PowerPoint e saber dispor da ferramenta que permite a edição de vídeo.
As aulas leccionadas por João Dinis têm sido procuradas pelos alunos que assim ficam a conhecer um pouco mais sobre o mundo digital.
terça-feira, 29 de junho de 2021
Celebrações em honra de Nosso Senhor das Febres foram ponto alto em Junho
A conjuntura pandémica traduziu-se, uma vez mais, na impossibilidade de grandes festejos no que concerne às celebrações em honra de Nosso Senhor das Febres que decorreram em Gondesende no passado dia 13 de Junho e que assumiram assim dimensões mais contidas.
Assim sendo, a tradição foi assinalada através de uma eucaristia e de uma procissão que exibia o andor do padroeiro.
Na parte de manhã, pelas 11 horas, decorreu uma eucaristia na Igreja de Gondesende conduzida pelo Padre Manuel Mendes. O pároco valorizou os ensinamentos de Jesus Cristo e a forma como este explicava o sentido das parábolas aos seus apóstolos. Também o espírito de crença e a procura da intercessão divina foram realçados como elos de ligação com Deus. A eucaristia justificou uma adesão considerável por parte da população que compareceu no templo, cumprindo as regras de uso obrigatório de máscara e da distância mínima de segurança.
Destacamos ainda a presença de várias individualidades ligadas aos sectores da religião, protecção civil, associativismo, cultura, política, etc.
Da parte da tarde, a partir das 16 horas, o andor que levava o Nosso Senhor das Febres foi transportado por uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, tendo saído da Igreja de Gondesende (após ter sido bastante adorado pelos crentes) e percorreu as principais ruas do lugar (rua da Escola, rua de Gondesende, rua Alexandre Sá Pinto, rua da Mariana, rua do Milheiro, rua do Tanque, rua Fonte da Ilha, rua Mestra Florentina, rua Senhor das Febres, etc). Muitos populares observaram a passagem do andor através das suas moradias, escutando também as orações que eram emitidas em simultâneo a partir dos aparelhos colocados no veículo.
domingo, 20 de junho de 2021
Sub-21 do Esmoriz Ginásio Clube sagram-se campeões nacionais
Aprovada abertura de concurso para Requalificação da Frente de Praia de Esmoriz
Proposta da autarquia aposta na redução de tráfego, mobilidade sustentável e acessibilidade para todos
Foi aprovada, em sede de reunião de câmara, a abertura do concurso público para a empreitada de requalificação da frente de Praia de Esmoriz. O investimento do Município, na ordem dos 800 mil euros, prevê, para além da reabilitação dos arruamentos que envolvem a frente marítima, a aposta em mobilidade sustentável com introdução de pista pedonal e ciclável, bem como melhorias nos acessos para pessoas com mobilidade reduzida e renovação da sinalização rodoviária vertical e horizontal.
Inserida nas Grandes Opções de Plano e Orçamento para 2021 do Município de Ovar, a execução da empreitada pretende levar a cabo a requalificação da zona sul da Avenida da Barrinha e a beneficiação da zona norte até à interseção com a Travessa da Barrinha, estando prevista a construção de uma rotunda na ligação com a Avenida Joaquim Oliveira Silva que irá promover a maior fluidez do trânsito no acesso à praia. A intervenção abrange toda a frente de mar entre o esporão e o café “Barramar’s”, sendo reduzida a circulação a uma via de sentido único (norte-sul), aumento e alargamento dos passeios, requalificação do atual espaço de lazer e a melhoria da rede pluvial.
A criação da pista pedonal e ciclável, separada do passeio e da rodovia, fará ligação aos já existentes passadiços da Barrinha, prolongando-se ao longo da Avenida Joaquim Oliveira Silva até à rotunda do “Barco” e ao longo da Avenida da Barrinha até à interseção com a Avenida da Praia, promovendo, desta forma, o prolongamento e segurança das zonas já habitualmente frequentadas por ciclistas. As pistas cicláveis contarão ainda com duas unidades de apoio de bicicletas.
Com espaços de circulação bem definidos, a atual praça será projetada com áreas grandes, desobstruídas e com um pavimento regular, ideal para uma circulação confortável. Será ainda revisto todo o material urbano fixo que se encontre danificado, substituída a iluminação pública por novas colunas de tecnologia led bem como o reforço das plantações já existentes com plantas autóctones e resistentes ao desgaste marítimo. A intervenção aposta igualmente no reforço da recolha de resíduos urbanos, com a implementação de um conjunto de contentores de recolha diferenciada e papeleiras para resíduos indiferenciados.
Em toda a área foram definidos lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e na definição dos percursos e travessias pedonais foi observada a lei da acessibilidade e mobilidade para todos, através da aplicação de pavimento tátil e de alerta, para auxílio de pessoas com deficiência motora, invisuais e amblíopes.
No sentido de respeitar os parâmetros de Segurança, Correção Técnica e Integração Cultural, a intervenção proposta pretende reduzir as barreiras arquitetónicas, revitalizar a imagem dos espaços com a aplicação de materiais resistentes à erosão marítima e que salvaguardem a cultura da região, mantendo as características alusivas à arte xávega da freguesia de Esmoriz.
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Câmara Oculta LXX
No passado dia 8 de Junho, assinalou-se o Dia Mundial dos Oceanos. E claro, como o Atlântico baila serenamente junto à costa esmorizense, tivemos o privilégio de observar mais uma bela foto publicada sobre o nosso mar.
As namoradeiras, estruturas similares aos dos palheiros, servem para permitir um miradouro perfeito para os cidadãos que caminham junto aos paredões.
Dentro deste contexto, Sandra Rocha partilhou connosco este registo no seu grupo Made by Esmorizense.
Comunicado – Associação Humanitária dos BVE não irá assegurar a vigilância das praias no concelho de Ovar
Época Balnear 2021
A época balnear de 2021 inicia-se, no concelho de Ovar, no dia 10 de junho.
Informamos que, ao contrário dos últimos anos, a vigilância das praias no concelho de Ovar *NÃO* será da responsabilidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (AHBV).
Após mais um ano de zero mortes, resultado da excelente performance alcançada pelos nossos nadadores salvadores, que em 2020 de forma excecional vigiaram TODAS as praias do concelho de Ovar.
Apesar das ZERO mortes, número positivo que se mantém há 25 anos nas praias vigiadas do concelho, foi-nos comunicado que a Câmara Municipal de Ovar decidiu abrir procedimento concursal público para a Época Balnear de 2021, sem que, como era habitual, a AHBVE tenha sido auscultada.
Existe uma aposta clara da AHBVE no ano de 2020 em integrar um grande número de jovens nadadores salvadores no Corpo Ativo, enquanto bombeiros especialistas, aos quais é ministrada formação regular a vários níveis.
Ao longo dos anos foram vários os investimentos, equipando e dotando o nosso Corpo de Bombeiros de meios humanos e de veículos de primeira intervenção capacitados para socorrer rapidamente os utentes das praias que vigiamos.
Preocupa-nos esta mudança mas respeitamos a decisão do executivo camarário.
Preocupa-nos também com a redução, em 30%, do número de nadadores salvadores, passando o dispositivo de 10 para 7 nadadores salvadores na Praia de Esmoriz, devido à implementação de um PIAB (Plano Integrado de Assistência a Banhistas).
Esta alteração beneficia apenas e só os concessionários dos apoios de praia privados, que assim contratam apenas 1 nadador salvador em vez dos 2 habituais. Esta medida desprotege aquela área de concessão que conta com menos 3 nadadores salvadores.
Apesar destas preocupações, por sugestão da AHBVE, vamos ter na Praia de Esmoriz um contingente com 4 bombeiros especialistas, uma viatura 4×4 e uma mota de resgate e salvamento aquático pronto para intervir na nossa área de intervenção (Esmoriz, Cortegaça e Maceda).
Para nós, a segurança das pessoas está acima de tudo.
Tenha um Verão em segurança com os Bombeiros de Esmoriz.
Comunicado presente na página dos BVE nas redes sociais
Muita gente à beira-mar em dia de feriado
domingo, 6 de junho de 2021
Manutenção necessária dos passadiços e zona envolvente
A manutenção dos passadiços da Barrinha é já uma história com vários capítulos. Por sucessivas vezes, temos vindo a alertar para a necessidade de conter o crescimento da vegetação que se começa a imiscuir pelos caminhos. Também é necessário estar atento para a eventualidade de se acharem tábuas partidas (já aconteceu no passado, embora da última vez, que estivemos lá, não denotamos esse tipo de situação). Como já dissemos na edição anterior, é de enaltecer a colocação de bancos e espaços de comodidade para os cidadãos ao longo dos passadiços, mas é necessário cuidar de toda esta zona estrutural até porque nos aproximamos a passos largos do Verão. A foto apresentada é da autoria de Ana Silva.
Dia da Mãe foi assinalado pelo Centro de Assistência Social de Esmoriz
No passado dia 2 de Maio, celebrou-se o Dia da Mãe em Portugal. O Centro de Assistência Social de Esmoriz chegou a dedicar, durante uma semana, várias actividades de forma a preparar a chegada desse dia. Com recurso a artes plásticas e pintura, as crianças do CATL puderam criar o seu próprio postal e dedicar a sua mensagem de amor às respectivas mães. Além disso, as crianças cantaram ainda em grupo uma melodia para todas as mães do mundo.
Turminha da Esperança voltou às actividades recreativas
No passado dia 7 de Maio, o grupo de bicicleta dos “Tá Fixe” voltou a percorrer as ruas da cidade de Esmoriz, visitando a praia e as imediações da Barrinha (colocaram as bicicletas na zona de entrada, sem terem usado os passadiços para a prática do ciclismo). Durante o percurso de bicicleta pelas ruas de Esmoriz, tiveram ainda tempo para visitar a então aniversariante naquele dia Maria José Freitas, uma grande amiga e sócia da Associação, sendo que lhe cantaram os parabéns à frente da sua casa.
Rita Tavares canta e encanta
Se Rui Paixão, um animador bem conhecido dos esmorizenses, é uma figura incontornável no júri do novo programa de topo da TVI – “All Together Now”, também não poderíamos deixar de destacar outra personalidade bem conhecida da nossa cidade – Rita Tavares.
Apesar de ser natural do concelho de Santa Maria da Feira, Rita Tavares é professora no Grupo Coral de Esmoriz nas disciplinas de canto e piano. Por outro lado, recordamo-nos facilmente dos magníficos concertos natalícios que chegou a apresentar, juntamente com o grupo coral, na Igreja Matriz de Esmoriz, bem como outras actividades que, em muito, engrandeceram os pergaminhos da associação na cidade e no concelho.
Dotada de uma excelente voz e de uma técnica ímpar no piano, Rita Tavares está agora a viver uma experiência única com o seu talento a ser reconhecido a nível nacional e quiçá internacional. Conseguiu tornar-se muito recentemente semi-finalista do programa “All Together Now” depois de uma magnífica actuação de canto, quando interpretou o “Melhor de Mim” de Mariza. Por outro lado, chegou igualmente a cantar, durante o concurso em que participa, a música “Eu não sei quem te perdeu” de Pedro Abrunhosa. Também esteve posteriormente num outro programa conhecido da estação televisiva (“Em Família”), em que também interpretou de forma sublime o tema célebre de John Lennon “Imagine All The People”.
Em declarações aos jornalistas, Rita admite a “pressão e a ansiedade” de participar num grande certame televisivo porque na hora da verdade “tudo tem de ser muito bem feito”. Deixou ainda elogios a Cristina Ferreira e à forma como a apresentadora conduz aquele programa de eleição vocacionado para talentos musicais.