Páginas

sábado, 31 de julho de 2021

Clube de Ténis de Esmoriz em grande plano no Campeonato Nacional Sub-12

 O Clube de Ténis de Esmoriz (CTEsmoriz), sediado no Parque de Campismo de Esmoriz, alcançou resultados fantásticos no Campeonato Nacional Sub-12 que teve lugar no Vale do Lobo Tennis Academy, em Almancil (Algarve), neste mês de Julho.

A entidade fez-se representar com 8 atletas, sendo que foram alcançadas quatro finais, atestando-se assim o crescimento do Clube de Ténis de Esmoriz, ao nível dos escalões de formação.

A alta performance foi sobretudo visível nos seguintes atletas que representaram o clube: Mariana França (Vice-Campeã Nacional de Singulares e Vice-Campeã Nacional de Pares – ao lado de Mariana Cunha, do Clube de Ténis do Porto), João Carvalho (Vice-campeão nacional de pares mistos – fez dupla com Sofia Almeida do Ala NunÁlvares Gondomar Ténis) e Duarte Mendes (vencedor do Quadro B, depois de ter sido eliminado pelo actual campeão nacional).

É de enaltecer também a participação meritória de Carolina França, Duarte Ferreira, Luís Pedro Silva, Margarida Reis e Simão Carvalho, tenistas do clube esmorizense, naquela que é a maior prova nacional sub-12.

Estes são resultados que levam igualmente o nome do Clube de Ténis de Esmoriz e da cidade de Esmoriz, município de Ovar, aos maiores palcos do Ténis Nacional!





Créditos da Imagem: Página do Clube de Ténis de Esmoriz nas redes sociais

Nuno Rangel será o treinador do SC Esmoriz na próxima temporada

Nuno Rangel vai ser o treinador principal do Sporting Clube de Esmoriz na temporada de 2021/2022, sucedendo assim a Gabriel Silva.

Nuno Rangel, técnico de 47 anos, tinha já sido treinador-adjunto no Sporting Clube de Espinho nas duas derradeiras épocas, conjunto que milita no Campeonato de Portugal. Nuno Rangel também já orientou o Sporting Clube de Arcozelo, na Associação Distrital do Porto, onde esteve por onze anos a treinar os mais diversos escalões.

O objectivo do Sporting Clube de Esmoriz passará por ser uma das cinco melhores formações da próxima edição do Campeonato Sabseg, procurando aproximar-se do sonho de uma eventual subida, embora a concorrência voltará a ser forte.






segunda-feira, 26 de julho de 2021

José Carlos Reis, candidato da CDU à Junta de Freguesia de Esmoriz (Comunicado da CDU Ovar)

Na manhã de sábado, 24 de Julho, em Esmoriz, junto ao Monumento ao Tanoeiro, na Avenida 29 de Março, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU apresentou o seu cabeça de lista à Junta de Freguesia de Esmoriz (JFE), no quadro da preparação das próximas Eleições Autárquicas, que ocorrerão a 26 de Setembro de 2021.

José Carlos Reis, operário metalúrgico, membro da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, dirigente da União de Sindicatos de Aveiro, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras e Energia e Actividades do Ambiente, e locutor de Rádio A Voz de Esmoriz, é o primeiro candidato da CDU à JFE.

Na sua intervenção, José Carlos Reis, saudou todos os presentes, o povo e os trabalhadores de Esmoriz, fazendo especial referência aos candidatos que incorporam a lista da CDU à freguesia de Esmoriz. Não perdendo a oportunidade, José Carlos Reis apresentou algumas linhas distintivas da candidatura CDU, recordando o perfil daqueles que assumiram o desafio de se candidatar pela coligação. Este elenco aplicará toda a sua energia no cumprimento de todas as competências atribuídas a este órgão autárquico e pautará o seu rumo pela defesa dos direitos e aumento dos salários dos trabalhadores das autarquias e combaterá a precariedade laboral destes trabalhadores. José Carlos Reis, recordou a forma singular como as autarquias CDU têm tratado esta matéria, dando o exemplo, da aplicação do suplemento de insalubridade e penosidade, que as autarquias CDU estão todas já a aplicar, enquanto as autarquias do PS, do PSD e do CDS o negam.

No seu turno, Carlos Ramos, professor, membro da Direcção Regional de Aveiro e da Comissão Concelhia de Ovar do PCP mas, também cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Ovar, expôs a importância de um Poder Local forte, que depende da criação de Regiões Administrativas, de Municípios mais autónomos técnica e financeiramente e de Freguesias robustas e capazes de responder a todas as solicitações da população. Para a CDU a maior descentralização e democratização das estruturas do Estado e da vida política, são preponderantes para melhor servir os interesses das populações e garantir o seu direito de participação, caminho essencial para a plena vivência democrática, já que a democracia está longe de se completar com actos eleitorais de quatro em quatro anos. Carlos Ramos afirmou, «que a democracia vive-se diariamente, com a participação e a intervenção de todos e se há espaço para a participação de todos, esse espaço encontra-se na Assembleia de Freguesia mais próxima.»

Já a mandatária CDU em Ovar, Aurora Gaia, militante comunista, caracterizadora aposentada, na delegação do Porto da RTP, escritora e actriz de teatro e cinema, e formadora na Federação Portuguesa de Teatro, através do seu manifesto poético frisou alguns dos atributos da candidatura: luta, consciência e confiança.


«TEMOS DE LUTAR

Aprendemos que temos de lutar

E lutar é ter a consciência de que

Somos nós que fazemos o País

O País que queremos para os nossos vindouros

Temos e devemos de ter Confiança na CDU

Que nos representa em Confiança

Votar CDU é votar em Confiança»


Autora: Aurora Gaia


Símbolo de futuro e confiança, Juliana Silva, educadora de infância, membro da Comissão Concelhia de Ovar do PCP articulou as intervenções do dia, concluindo a iniciativa com a seguinte referência: «a CDU assume a condição de grande força transformadora e de esquerda no poder local, necessária e indispensável na vida política nacional.»


Ovar, 25 de Julho de 2021

Comunicado da Comissão Coordenadora de Ovar da CDU





AFPA promoveu 1.º Encontro de Coros

O Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, recebeu, no passado dia 22 de maio, pelas 21h, um sarau musical – o 1.º Encontro de Coros da Cidade, promovido pela Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda, com o apoio da JFE, e que contou com a participação dos dois grupos corais: o Grupo Coral de Esmoriz e o Grupo Coral “Nós p’ra Voz”, da AFPA.

A Presidente da AFPA, Dra. Maria da Conceição Graça, agradeceu a prestação dos grupos corais presentes e salientou que foi com grande prazer que se realizou este 1.º Encontro de Coros da Cidade, pois este certame serviu para estreitar laços entre os elementos dos dois coros do município, e para lhes oferecer a oportunidade de demonstrarem o trabalho e empenho, tidos ao longo de um ano interrompido com o confinamento provocado pela pandemia Covid-19.

As suas palavras acentuaram a importância do canto como uma atividade que proporciona a saúde e o bem-estar, e também é promotora de união, de partilha e de fraternidade entre os seus elementos, constituindo isso apanágio desta Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda.

No final, ainda salientou o excelente empenho da recém constituída equipa técnica da AFPA, composta pela Psicóloga Rita Gonçalves, pela Educadora Social Renata Pereira e pela Técnica Administrativa Sónia Gomes, para que toda a preparação deste encontro tivesse sido um sucesso.

No final, todos receberam um Certificado de Participação e uma flor, como símbolo de amizade e esperança na realização de outras futuras atuações conjuntas.




Grupo Coral da AFPA - "Nós p'ra Voz"




Grupo Coral de Esmoriz




Créditos do Texto e das Imagens: Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (https://afpaesmoriz.wordpress.com/2021/07/25/afpa-promove-1-o-sarau-musical/)

terça-feira, 13 de julho de 2021

Arautos com regresso anunciado aos palcos

 O teatro está de volta ao Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.

O Grupo d’Arte e Cultura – Os Arautos irá apresentar a sua produção infantil “Circo Mágico” em sessão dupla, nos dias 17 de Julho – Sábado, pelas 21:30, e 18 de Julho – Domingo, pelas 16:00. A peça é destinada às crianças que ficam assim a conhecer as lides do teatro e da cultura e assim desfrutar de um excelente momento.

Silvino Gomes, Presidente da colectividade esmorizense, já tinha deixado antever, numa entrevista concedida ao site A Voz de Esmoriz, que o regresso já estava para a breve e que os ensaios seriam determinantes para esse efeito.

As entradas serão livres, embora exista um limite de lotação que terá de ser naturalmente cumprido, devido à conjuntura pandémica.




Câmara Oculta LXXI

Os cardos marítimos fazem parte da biodiversidade, ao nível da nossa flora. Estão presentes nas paisagens do litoral. Visíveis nas dunas e nos areais, podem ser observados durante o Verão, entre os meses de Junho e Setembro. É de realçar a perfeição geométrica das suas folhas, os tons de azul, e a rigidez da sua composição.

A foto que apresentamos de seguida é da autoria de Magda Moreira.



Créditos da Imagem: Magda Moreira


segunda-feira, 12 de julho de 2021

Ismael Varanda será candidato pelo BE à Câmara Municipal de Ovar

Tal como já havia acontecido em 2017, Ismael Varanda volta a ser o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Ovar, nas eleições autárquicas de 2021. Arquitecto de profissão, Ismael tem vindo a exigir uma estratégia de maior crescimento e transparência no concelho vareiro. Defende igualmente um maior apoio às famílias, restauração e comércio locais, nesta conjuntura conturbada.

A sua candidatura foi oficialmente apresentada neste sábado, em Ovar.

O candidato à Assembleia Municipal de Ovar pelo Bloco de Esquerda será Mário Manaia.

O deputado Moisés Ferreira esteve igualmente presente na iniciativa de apresentação da candidatura.





PSD Ovar aprovou candidatos às Autárquicas 2021

Com cerca de uma centena de militantes presentes, o Plenário da Secção de Ovar do PSD aprovou recentemente por unanimidade e aclamação as personalidades que vão encabeçar as listas do PSD aos órgãos municipais e às freguesias nas eleições autárquicas de 2021.

Para liderar a candidatura à Câmara Municipal de Ovar, o PSD confirmou o nome do actual Presidente da Câmara, Salvador Malheiro, que conduziu os social-democratas à vitória em 2013 e 2017, liderando o Município desde então.

Para a Assembleia Municipal, os social-democratas apostam na recandidatura do actual Presidente, o independente Pedro Braga da Cruz, que preside ao órgão desde 2013.  

Para a União de Freguesias de Ovar, S. João de Ovar, Arada e S. Vicente Pereira Jusã, a escolha recaiu sobre a independente Fátima Rosas, professora de longa carreira no ensino, natural de Ovar e com fortes ligações ao Carnaval, às Associações e à comunidade.

A candidatura à freguesia de Válega será encabeçada por Alexandre Oliveira, Assistente Técnico, natural da freguesia de Válega, com uma assinalável experiência autárquica e cívica, tendo sido membro da Assembleia de Freguesia de Válega, da Assembleia Municipal e membro de diversas Associações valeguenses.

Para a cidade de Esmoriz, os social-democratas avançam com a candidatura do actual Tesoureiro da Junta de Freguesia, António Sá, Contabilista Certificado, profissional experiente, dirigente de várias instituições, entre as quais doze anos como Director na Federação Portuguesa de Voleibol.

Para Cortegaça e Maceda, os social-democratas demonstraram a confiança que sentem no bom trabalho dos seus actuais Presidentes de Junta, Sérgio Vicente em Cortegaça e Miguel Silva em Maceda, os quais são recandidatos e vão liderar novamente as listas do PSD nas suas freguesias.

Para Domingos Silva, Presidente da Comissão Política do PSD Ovar, “entre militantes do partido e independentes de reconhecido mérito, os cabeças de lista que vão representar o PSD são pessoas competentes, sérias e conhecedoras, que dão todas as garantias de dar resposta às necessidades das populações em todo o território e, com isso, levar o PSD à vitória em todas as autarquias”.

No Plenário foram também apresentados aos Militantes os nomes dos responsáveis pela campanha autárquica do PSD no concelho. O histórico Manuel Oliveira Dias será novamente o Mandatário Concelhio da candidatura e Rui Costa repetirá as funções de Mandatário Financeiro. Reflectindo a importância que o PSD atribui aos jovens, Tiago Palha, Presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Ovar, estreia-se como Director de Campanha. Aos nomes apresentados junta- se o do conceituado músico Fernando Daniel, que assumirá funções como Mandatário para a Juventude.  


Comunicado do PSD Ovar






Fernando Camelo de Almeida, candidato do CDS-PP, repete candidatura à Assembleia Municipal de Ovar

Fernando Camelo de Almeida, 46 anos, é director comercial no sector automóvel já com um longo percurso profissional, deputado municipal eleito pelo CDS, nascido na ex-maternidade do Hospital de Ovar e cresceu, teve os seus filhos e vive em Ovar.

É deputado municipal pelo CDS, membro da direcção nacional do CDS, vice-presidente da comissão política distrital de Aveiro do CDS e dirigente de várias instituições e colectividades do nosso Município.

Desde muito jovem, participou na vida cívica no nosso concelho, é um apaixonado por Ovar e sempre colocou o interesse de Ovar acima de qualquer interesse partidário. É um Homem de causas e convicções fortes, coerente, credível e que já por diversas vezes tomou posições públicas corajosas, mesmo enfrentando o seu próprio partido.

Neste mandato como deputado na Assembleia Municipal de Ovar, assumiu a liderança da oposição ao executivo em permanência, fiscalizando de forma intransigente as acções do executivo e apresentando sugestões, sendo públicas muitas das suas posições, nomeadamente, a defesa da abertura de um Serviço de Urgência Básico no Hospital de Ovar, as acções que tem feito no sentido de apelar a uma intervenção de fundo que proteja a nossa costa, a defesa da nossa Ria e do Vela Areinho, a defesa de uma intervenção na EN 109, a defesa de medidas de apoio concretas ao comércio local, defendeu uma estratégia na área do empreendedorismo com a criação das novas zonas industriais, sugeriu uma verdadeira aposta no turismo, nomeadamente aproveitando todas as mais valias do nosso Município, tem defendido há vários anos a construção da rotunda junto à Pousada da Juventude, a reabilitação das nossas fontes e moinhos, a reabilitação e preservação das nossas Capelas dos Passos, a reabilitação do palacete dos Castanheiros em Esmoriz, o Posto de Turismo em Esmoriz, a reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo de Válega e zona envolvente, a resolução do problema da “quinta do Gama” em Válega, a construção de uma ciclovia que una o Carregal à Ponte da Varela, apresentou a proposta de alteração ao regimento da Assembleia Municipal para que as sessões sejam transmitidas em directo pelos meios digitais, muito mais havia a dizer, algumas das propostas foram acolhidas, outras não, mas nunca desistiu de lutar pelas suas ideias. Também foi crítico quando se impunha e denunciou com coragem situações incorrectas na gestão do Município.

Recandidata-se com o objectivo de continuar a servir o Município de Ovar e garantir que a Assembleia Municipal desempenhe o seu importante papel, sem a maioria absoluta do PSD que tem demonstrado prepotência e desrespeitado a cultura democrática que se impõe num órgão desta importância.

Fernando Camelo de Almeida vai a votos para liderar a Assembleia Municipal, acreditando que os Munícipes de Ovar já perceberam a importância de uma mudança, também na Assembleia Municipal e votarão em pessoas e não nos partidos.

(Comunicado do CDS-PP Ovar)





Carlos Ramos é o cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Ovar

Carlos Ramos, professor, licenciado em engenharia mecânica, dirigente associativo e militante do PCP é candidato da CDU à Câmara Municipal de Ovar e Miguel Jeri, também militante do PCP, médico de profissão, é o candidato à Assembleia Municipal de Ovar. A apresentação aconteceu na manhã de sábado, 29 de Maio, no Mercado de Ovar.

Na sua intervenção, Carlos Ramos, primeiro candidato pela CDU à Câmara Municipal de Ovar, lembrou o 45º aniversário da aprovação da Constituição da República Portuguesa (CRP) referindo que esta e o Poder Local Democrático estão intimamente ligados. Contudo o edifício da CRP ainda não está completamente construído, pois faltam criar as regiões administrativas, como preconiza a CRP mas, PS/PSD/CDS teimam em rejeitar.

Enquanto candidato à Câmara Municipal de Ovar, perante sua eleição, se o povo assim desejar, comprometeu-se a pugnar i) pela requalificação do espaço público e por uma nova política de habitação social; ii) por políticas de democratização do desporto e construção infraestruturas para a sua prática; iii) pela requalificação e valorização do património cultural; iv) pela restituição de todas as freguesias na União das Freguesias de Ovar, se esta for a vontade popular; v) por um Hospital de Ovar com mais valências; vi) pela abertura diária de todas as extensões de saúde em Ovar; vii) por uma cidade com melhor rede de transportes e melhor mobilidade; viii) por políticas mais firmes da Administração Central para a protecção do litoral; ix) por um perímetro florestal com maior e melhor fiscalização e aplicação de medidas concretas de combate às espécies invasoras assim como pela maior transparência em torno das suas actividades de produção. Carlos Ramos também projectou o que pretende para comércio local, contrabalançando-o com o comércio das grandes superfícies e concluiu que pretende falar com todos aqueles que queiram, de forma séria, contribuir para melhorar Ovar.

Por sua vez, o deputado e actual candidato à Assembleia Municipal de Ovar pela CDU, Miguel Jeri fez o balanço do seu último mandato.

A sessão de apresentação contou ainda com a presença de Mafalda Guerreiro membro Comité Central do PCP e Miguel Martins membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, sessão presidida pela Mandatária da Juventude à candidatura de Ovar da CDU, Juliana Silva, membro da Comissão Concelhia de Ovar do PCP.






Chega criou delegação em Ovar e já apresentou candidato para as autárquicas

O partido Chega já detém uma delegação em Ovar e a verdade é que alguns membros do partido já difundiram algumas das ideias que acompanham a sua visão estratégica para o concelho de Ovar.

José Henrique Rodrigues Silva, Vice-Presidente da delegação do partido no concelho de Ovar, publicou recentemente um comunicado em que define a necessidade de novas políticas municipais para a habitação social, a valorização da tradição dos azulejos, a criação de um gabinete jurídico ao serviço dos munícipes, menos burocracia no licenciamento das obras de construção civil, a realização de duas auditorias por ano dentro da autarquia, investimento permanente na rede viária, a criação de uma nova esquadra para a PSP, entre outras ideias.

Sabe-se agora que José Henrique Rodrigues Silva será o candidato do Chega à Câmara Municipal de Ovar. 






Movimento 2030 sugere nova imagem para a Avenida Joaquim Oliveira e Silva

A Avenida Joaquim Oliveira e Silva tem atualmente mais de 50 lojas disponíveis, umas em funcionamento e outras fechadas, é neste espaço que vamos criar a “sala de estar” da praia de Esmoriz.

Um local, onde se pode entardecer e conviver com os filhos em segurança sem receio do trânsito automóvel.

A sul propomos a criação de uma rotunda no cruzamento da padaria Pá Rita, com uma avenida sem separador central, com estacionamento longitudinal, e calçadão a todo o comprimento, com ligação á praça e fazendo desta uma avenida estrutural da praia de Esmoriz.

O Projeto de requalificação da avenida, tem como objetivo a criação de um espaço amplo maioritariamente pedonal, com esplanadas que dão apoio ao comércio local especialmente na época balnear e aos fins-de-semana. A sua grande valência residencial, mas também comercial reflete bastante as características pendulares da sazonalidade.

O espaço para uso dos peões tem sido desprezado, pela ausência de passeios ou pela falta de qualidade e dimensão dos existentes.

Genericamente, pretende-se tornar esta avenida mais apelativa e positiva, permitindo funções de usos contemporâneas de polivalência, quanto possível mais próximas da escala humana. O desenho proposto estabelece uma hierarquização dos espaços públicos em função dos seus graus de apropriação, sendo relativamente mais fácil descortinar os usos associados, pela expressão dos materiais propostos (pavimentos, lancis e demais elementos urbanos), pelos contrastes formais e cromáticos. Redefinir algum mobiliário e elementos urbanos, nomeadamente com novas iluminárias com sistema LED (com reaproveitamento dos postes existente em novos alinhamentos) e nova distribuição arbórea, adotando-se uma nova espécie mais adaptada ao espaço urbano e ao clima.

O desenho que propomos irá certamente permitir ao transeunte circular, passear e permanecer no espaço público com mais qualidade.

A intervenção, na sua generalidade, pauta-se por soluções simples, pela ponderação de materiais e equipamentos eficazes.

Entendemos que esta é a ferramenta que os nossos empresários precisam para acreditar que tudo vai ficar bem, temos a obrigação de dar este contributo, para que sejamos um território atractivo ao investimento dos privados, após todo o período pandémico que enfrentamos.

Nesse sentido fica o compromisso, se o povo assim o quiser, esta transformação estará ao serviço da população no verão de 2022, pois entendemos ser uma das prioridades para recuperar o nosso tecido económico.

Estar ao lado do nosso desenvolvimento económico é investindo, só assim vamos reconstruir o nosso território.


Nota de Imprensa do Movimento 2030






domingo, 11 de julho de 2021

Clube de Ténis de Esmoriz com performance de qualidade

 O Clube Ténis de Esmoriz (situado no Parque de Campismo) tem vindo a aprimorar o talento de alguns dos seus atletas. Por exemplo, apuramos que os seus atletas Mariana França e Duarte Ferreira partiram rumo ao Jamor e estiveram presentes no Estágio da Selecção Nacional Sub-12.

Por outro lado, alguns atletas do clube participaram num Torneio de Sub-12 que teve lugar em São João da Madeira. Duarte Mendes sagrou-se vencedor de singulares e pares. João Carvalho atingiu a meia-final de singulares e foi vencedor pares. Por seu turno, Simão Carvalho e Luís Pedro Silva chegaram aos quartos-de-final.

Por fim, a atleta Ana Monteiro foi segunda classificada no Torneio de Simoldes (veteranos), no Escalão +35, que teve lugar no recinto do “Ténis Azeméis”.





Créditos da Foto - Clube de Ténis de Esmoriz

Centro Comunitário de Esmoriz celebrou “Santos Populares”

Com a intenção de trazer alguma alegria à sua equipa bem como a todas as pessoas que frequentam o Centro Comunitário de Esmoriz, de forma a passar o seu tempo, a entidade esmerou-se nos preparativos para assinalar os festejos dos Santos Populares. Por exemplo, sabemos que foram consubstanciados balões coloridos e claro, também outros artigos alusivos a esta celebração. 



Jovens de Cortegaça e Esmoriz unem-se na criação da Associação Sete Sentidos

Decorreu em finais de Maio, no auditório do Centro Cívico de Cortegaça, a primeira Assembleia Geral da Associação Sete Sentidos. Nesta primeira sessão do órgão máximo da nova colectividade, os sócios-fundadores aprovaram os estatutos e elegeram a lista A, por unanimidade.

A ASES é uma associação juvenil que tem como finalidade dinamizar e complementar a actividade sociocultural de Cortegaça e Esmoriz, através de uma plataforma de colaboração entre as associações locais, de forma a incrementar a dinâmica jovem das freguesias, apoiando-as e realizando de forma independente actividades. O objectivo será o de estabelecer assim como principal instrumento um projecto de comunicação na comunidade, a fim de envolver a comunidade de uma forma fácil e rápida, mas também a ajudar as pessoas a conhecerem melhor os assuntos locais, agendas culturais, associativas, políticas ou de outro assunto relevante.

João Lino, presidente e sócio fundador da Associação revela que “este era um sonho antigo, já que desde da criação do grupo informal e projecto de comunicação 7 Sentidos, queríamos pôr em prática um dispositivo que ajudasse os jovens e associações.” Acrescenta, citando uma intervenção na sessão que “este não é um momento histórico, para já, é o momento de começarmos a trabalhar para depois sim construirmos um novo caminho” citando Madre Teresa de Calcutá: “mesmo que o nosso trabalho seja uma gota num Oceano, sem ela o oceano seria menor”. 

Rui Nunes, presidente da Assembleia da Associação elogiou o espírito de iniciativa do grupo que se apresentou naquele dia e disse que “estará disponível para colaborar no que for preciso”.

De destacar o nome dos sócios fundadores: Diogo Martins, Rafael Barbosa, Pedro Almeida, Rui Nunes, Sofia Domingues, Gonçalo Violas, João Lino, Miguel Madureira Dias, Joana Santos, Francisca Pinto, Margarida Figueiredo, Catarina Fernandes e Emanuel Bandeira.







sexta-feira, 2 de julho de 2021

Esmoriz: uma cidade que sopra hoje 28 velas

Há 28 anos fez-se história quando Esmoriz ascendeu à categoria de cidade. Nunca nos podemos esquecer desse dia - 2 de Julho de 1993. Não foi um processo fácil, mas sim gradual e exigente, e que não seria possível, se a povoação (com o seu afinco e incondicional labor ao longo de várias décadas) e as individualidades políticas da época não tivessem dado o melhor de si. Nunca se poderá esquecer o empenho de José Sá Ferreira, Hernâni de Castro e outros que procuraram tornar este sonho numa realidade. 

Entretanto, Esmoriz cresceu bastante nas últimas décadas sobretudo se compararmos com a realidade que se vivia há cem anos. Por exemplo, se recuarmos até 1921 (isto é, há um século) - os caminhos de terra proliferavam na aldeia de então, uma mancha florestal cobria uma boa parte da localidade, viviam aqui pouco mais de 3 mil pessoas - não havia uma corporação de bombeiros (embora pudessem já existir secções), os serviços postais funcionavam de uma forma pouco eficiente, existiam escassas ofertas de serviços, e a dimensão urbana de Esmoriz era residual. 

Em 2021, é certo que Esmoriz oferece outra qualidade de vida e valorizou-se, acompanhando a evolução moderna, e hoje tem monumentos, uma restauração consolidada e uma indústria com peso assinalável. A população praticamente quadruplicou, e hoje temos avenidas, ruas e praças. 

No entanto, não nos podemos acomodar porque esse nunca foi o lema dos esmorizenses. É preciso mais, sim - e temos o direito a pedir o que consideramos ser justo ou sensato! Está na altura de o Esmoriztur voltar a reabrir portas (porque Esmoriz como qualquer cidade tem de albergar a sua própria "chama cultural"), de se criar um Museu da Tanoaria e pressionar também o Ministério do Ambiente e demais entidades para realizarem as diligências necessárias para que se neutralizem os eventuais focos de poluição que ainda possam pairar sobre a Barrinha de Esmoriz. Além disso, é fundamental uma estratégia de defesa da costa, não só da cidade, mas também do concelho, e há-que pressionar os sucessivos Governos nesse sentido. 

Esmoriz é uma das terras mais atractivas do Distrito de Aveiro. Durante a época balnear, milhares de pessoas passam por cá de forma a fazer praia (o nosso areal é extenso e convidativo) ou a visitar os nossos recantos naturais (Barrinha de Esmoriz e Parque Ambiental do Buçaquinho), além de usufruírem das nossas conceituadas festividades (embora tenham sido suspensas nos últimos dois anos devido à conjuntura pandémica).

Somos uma terra de tradições, desde os palheiros, passando pela Arte Xávega e chegando também à tanoaria, cordoaria e sacaria.

Por isso, hoje é um dia de felicidade para cada esmorizense genuíno e para aqueles que gostam muito da nossa cidade. É o 28º aniversário de Esmoriz enquanto cidade. 

No próximo Domingo de manhã, decorrerão as celebrações oficiais no edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz, mas hoje já podemos brindar em casa, com alegria e entusiasmo, a mais um marco histórico da nossa terra.

Viva Esmoriz, viva os esmorizenses e a quem gosta da nossa terra!




Créditos da Imagem: Bom Dia Luxemburgo

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Parque de Campismo de Esmoriz preparado para acolher mais um Verão

O Verão está a chegar, pelo que a afluência ao Parque de Campismo de Esmoriz irá aumentar exponencialmente. A entidade tem resistido a toda esta conjuntura pandémica adversa, encontrando soluções alternativas de sobrevivência através de alicerces bem estruturados, especialmente na área da organização, dinamismo e empenho.

Na recente edição da revista “Acampar”, Carlos Américo Rolo, Presidente da Direcção do Clube de Campismo do Porto, refere que o parque tem prestado auxílio social e alojamento digno para os desafortunados (correspondendo aos pedidos do poder autárquico), os trabalhadores continuam a ter os direitos garantidos, os campistas usufruem hoje de melhores condições e os associados têm ajudado no processo de crescimento do parque. 






Banhistas começam a fazer praia em Esmoriz

Em Junho, registou-se já uma considerável adesão dos banhistas à Praia de Esmoriz. Apesar de ainda não se verificarem grandes enchentes, a verdade é que o movimento social já se faz sentir, e pelo que tudo indica, os meses de Julho e Agosto serão novamente aliciantes para que muita gente venha usufruir do extenso areal que a nossa cidade pode oferecer.