Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Feliz Ano Novo de 2022 para todos os nossos leitores

O ano de 2021 está prestes a findar. Não foi ainda o ano de viragem no combate à pandemia, apesar do advento da vacinação ter salvado várias vidas. No entanto, a guerra contra o vírus invisível ainda não está ganha e as sucessivas variantes da COVID prometem ainda infernizar os próximos tempos.

Não obstante, esperamos que, em 2022, finalmente se comece a inverter o ciclo, embora a imunidade de grupo ainda seja uma ilusão.

Desejamos pois muita saúde, paz e harmonia para todos os nossos leitores. E que daqui a um ano estejam todos bem a comemorar a passagem para 2023. 

Mas daqui até lá - que venha 2022 e que traga consigo mais alegria, esperança e entusiasmo que bem precisamos todos. É necessário um novo ciclo pós-COVID que devolva a normalidade, a segurança, a liberdade integral e o bem-estar à Humanidade.





Créditos da Imagem - Funimada.com



Clube Ornitológico de Esmoriz organizou Expo-Ave 2021

Entre os dias 2 e 5 de Dezembro, o Clube Ornitológico de Esmoriz organizou a Expo-Ave 2021. A iniciativa voltou a decorrer no edifício do Atlantic Park de Ovar.

De acordo com a rádio AVFM, cerca de 5 mil aves foram exibidas na exposição, sendo que a concurso estiveram 960. É de registar ainda a participação de 65 competidores ou criadores federados, provenientes de diversos distritos: Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu…

13 juízes da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa avaliaram os parâmetros nas aves que estiveram em concurso.

De acordo com a página do Clube Ornitológico de Esmoriz, já temos conhecimento dos resultados finais. O grande vencedor do certame foi Belmiro Silva com 94 pontos, sendo seguido de Nélson Maia e Artur Cunha que completaram o pódio com o 2º e 3º lugares.

Além de pássaros dos mais diversos tipos (canários, periquitos…), é de salientar a existência de patos, pombas exóticas e faisões na exposição, sendo consubstanciado um cenário que conseguiu cativar a visita de centenas de cidadãos ao longo do evento.

Na apresentação da nova edição da Expo Ave, estiveram presentes o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, o Presidente da União das Freguesias de Ovar, Bruno Oliveira, representantes da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa.

Em entrevista à AVFM, José Coelho, Presidente do Clube Ornitológico de Esmoriz, confidenciou que os criadores presentes, sejam concorrentes ou apenas expositores, nutrem uma verdadeira paixão pelos animais, que respeitam, tendo todos a actividade de criação legalizada, pelo que os seus exemplares têm todos anilhas da Federação. Ainda no seu entender, sublinha a ideia de que os criadores contribuem para a preservação das espécies e para o equilíbrio do ecossistema, ajudando na protecção da natureza e na manutenção da biodiversidade.

A Expo Ave é já um evento de marca do Clube Ornitológico de Esmoriz que, mais uma vez, se traduziu em sucesso, visto que a adesão de competidores e de visitantes em geral voltou a ser considerável. 

O evento cumpriu ainda as normas mínimas de segurança, tendo sido exigido à entrada um certificado de vacinação ou um teste negativo contra a COVID-19, além da criação de um circuito próprio dentro da exposição para evitar aglomerados e intersecções entre as pessoas que entravam e saíam.






Concurso público para a requalificação do Bloco Operatório será lançado em breve

 Os ministérios da Saúde e das Finanças autorizaram o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) a assumir um encargo de cerca de 3,3 milhões de euros para a obra de remodelação e ampliação do Bloco Operatório. Esta decisão do Governo permitirá, finalmente, a abertura do concurso público.

“Recebemos esta notícia com alegria e emoção, uma vez que esta decisão do Governo é, sem dúvida, depois de tantos anos, o passo que nos faltava para avançarmos com uma antiga aspiração desta instituição hospitalar”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, salientando que “estão agora reunidas todas as condições para a abertura do concurso público que deverá ocorrer já nos próximos dias”.

Para o responsável, “a notícia que abre caminho à concretização deste sonho, é resultado de um enorme esforço e luta de muita gente em torno de uma obra da maior importância para o nosso hospital e para toda a comunidade vareira”.

“Para além de todo o trabalho de crescimento realizado em torno do nosso hospital, que duplicou em 4 anos o número de médicos existentes no mapa de pessoal, a viabilização deste investimento mostra, de forma inequívoca, que o Ministério da Saúde conta com este hospital para contribuir para a prestação de cuidados de saúde no contexto do SNS”, sublinha.

Luís Miguel Ferreira destaca o “enorme contributo” da tutela para que o processo seguisse o curso desejado, designadamente as equipas do Ministério da Saúde, da Administração Regional de Saúde do Centro e da Administração Central do Sistema de Saúde que, em articulação com o Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, “tudo fizeram” para ultrapassar todas as dificuldades que iam surgindo pelo caminho.

O presidente da instituição hospitalar aproveita a ocasião para agradecer ainda à autarquia que “sempre nos apoiou naquilo que foi sendo necessário neste longo percurso”; à SUCH- Serviço de Utilização Comum dos Hospitais “pelo magnífico e exigente projeto que desenvolveu”; ao PO Centro 2020 “pela aprovação da candidatura de co-financiamento comunitário”; às anteriores equipas diretivas do hospital “que desenvolveram também os seus esforços para viabilizar este projeto”, bem como a todos os profissionais desta instituição que, “com o seu trabalho diário, fazem com que, superiormente, acreditem em nós”.

“Se alguém ainda tinha dúvidas quanto ao futuro deste hospital, deve olhar para a viabilização deste investimento e passar a acreditar naquilo de que somos capazes”, remata Luís Miguel Ferreira.

De acordo com as portarias publicadas em Diário da República na passada sexta-feira que vêm assegurar a contrapartida nacional, os encargos totalizam até 2023, para a obra e equipamento, cerca de 3,3 milhões de euros, investimento que conta com apoio comunitário máximo de 2,5 milhões de euros. Prevê-se que até ao final do 1º semestre de 2023 se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala de bloco operatório.

“O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar necessita de proceder à realização de obras de reabilitação/remodelação/ampliação do bloco operatório, celebrando para o efeito o respetivo contrato pelo período de 36 meses, pelo que se autoriza a respetiva assunção de compromisso plurianual”, refere o diploma.






Jovens D’Ouro com nota artística na Bélgica

Naquela que foi a primeira saída após alguns meses sem competir neste nível, os atletas dos Jovens D’Ouro responderam com uma alta performance, voltando à rota das medalhas perante um tremendo desafio.

Sem hesitar, sempre à procura de vencer – foi essa a mentalidade da colectividade para o novo torneio que teriam pela frente e que iria exigir o seu melhor, visto que os altos índices de competitividade estavam garantidos desde o início.

Na Bélgica, mais concretamente no complexo desportivo do Palais du Midi (na capital Bruxelas), decorreu então um dos Indoors mais sonantes de Taekwondo, tendo juntado cerca de 500 participantes oriundos de 17 países diferentes.

Naquela conceituada competição, os Jovens D’Ouro arrecadaram: 1 medalha de ouro (Renata Morgado), 1 medalha de prata (Sara Pereira), 3 medalhas de bronze (Ana Adrego, Bruna Pinto e Pedro Graça). Ao todo, foram 5 medalhas que premiaram o suor e toda a jornada intensa de preparação que permitiu que estes jovens competidores estivessem ao mais alto nível.

Destaque também para as prestações de Tiago Pinto e Henrique Fernandes que não conseguiram ultrapassar o combate de acesso as medalhas, mas que andaram lá perto.

Em jeito de desportivismo, os Jovens D’Ouro admitem que os seus pupilos estiveram em excelente plano e que só não conquistaram mais por mérito dos adversários que obviamente também demonstraram grande valor. No entanto, os técnicos admitem que os seus atletas estão no caminho certo, pelo que a onda de êxitos é para continuar em futuros torneios/indoors.

Os Jovens D’Ouro que contam com instalações em Esmoriz, Sanguedo e Gião continuam fortes em todas as frentes desportivas (nacional e internacional), formando com primor os seus talentosos atletas.



sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Um Santo Natal para todos os leitores

Vimos por este meio desejar um Santo Natal a todos os nossos leitores do blogue. Que haja paz, alegria e harmonia nos vossos lares e que vivam mais uma quadra memorável.

Agradecemos, desde já, toda a confiança depositada no nosso site.

Contamos convosco desse lado no próximo ano de 2022.





Natal em Gondesende

O Natal também já chegou a Gondesende, e aqui é de enaltecer o papel criativo de alguns cidadãos, como é o caso do Senhor Fonseca que, nas imediações das instalações da Auto-Gondesende (empresa que lhe pertence), decorou a sua habitação com as imagens de estrelas, anjos e árvores de Natal, sem esquecer a inerente iluminação nocturna que chega a cativar a alegria e o encanto de muitos cidadãos que por ali passam, seja a pé ou de carro.

Todos os anos o Senhor Fonseca nunca se esquece de realizar este investimento a pensar na comunidade, e não poderíamos, por isso, deixar de enaltecer o seu gesto.

Como é evidente, com este artigo pretendemos reforçar a ideia de que não nos podemos esquecer de todos os outros que, por iniciativa própria, decoram as suas moradias, lojas e ruas. Todas essas pessoas também fazem do Natal uma época mágica!

A fotografia apresentada é da autoria de Adérito Ferreira.




Créditos da Notícia - Site A Voz de Esmoriz

Presépio dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz volta a ser atracção

Todos os anos, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz criam um magnífico presépio que costuma ser exibido no Quartel. É um esforço que envolve vários elementos voluntários e que engrandece a chegada da época natalícia.

Não poderíamos deixar de partilhar uma vez mais esse registo para que os cidadãos possam visitar.




domingo, 12 de dezembro de 2021

Pais Natais andaram de mota pelo concelho de Ovar

 O Grupo Motard de Esmoriz , o Moto Clube Anjos Papa Kms (São Vicente Pereira), o Moto Clube Km 27 (Maceda) e os “Amigos e Curvas” decidiram organizar uma concentração conjunta de pais natais no concelho de Ovar. Durante a manhã do passado Domingo (dia 5 de Dezembro), os motards vareiros percorreram, trajados à São Nicolau, as ruas das freguesias do município vareiro, atraindo a surpresa e o espanto de vários cidadãos que enalteceram a iniciativa. Este foi então o Primeiro Passeio de Pais Natais Motard.

O desfile de motas com pais natais (seriam dezenas deles) percorreu as localidades de Ovar, Arada, São Vicente Pereira, Furadouro, Maceda, Cortegaça, Esmoriz e Válega, animando assim a manhã de inúmeros munícipes.

Houve ainda paragens para café e entrega de doces a crianças nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e na Junta de Freguesia de Maceda. Um gesto mágico que merece ser certamente valorizado visto que alegrou os mais novos.

O almoço, com comes e bebes, dos motards participantes teve lugar em São Vicente Pereira.




Créditos da Imagem: Ricardo André Teixeira

Veja-se ainda o Site A Voz de Esmoriz

Natal já chegou ao Campo Grande

O Campo Grande está também adornado com iluminação natalícia. Uma iniciativa da Comissão de Festas Sanjoaninas que pretende assim animar a quadra dos cidadãos que lá residem.

A Capelinha de São João poderá ser visitada também pelos crentes, encontrando-se a mesma iluminada e decorada.

O Natal faz-se sentir um pouco por toda a parte na cidade de Esmoriz.





Créditos da Imagem: Página São João de Esmoriz nas redes sociais

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Cantar os Reis voltam ao Centro de Arte de Ovar em 2022

 O “Cantar os Reis”, Património Cultural Imaterial de Portugal desde Novembro de 2020, vai voltar ao palco do Centro de Arte de Ovar em 2022. Este regresso surge após reunião entre a Câmara Municipal de Ovar e as 15 Troupes de Reis do concelho, ponderadas as questões de preparação, organização e segurança de um evento que representa uma das maiores tradições do concelho.

Assim e considerando que os eventos culturais em auditório estão permitidos e com lotação a 100%, devendo manter-se as regras de higienização de mãos e de uso de máscara, a decisão foi de avançar para a realização do Encontro de Troupes de Reis do Concelho de Ovar, no Centro de Arte. Estando ainda a ser estudadas e avaliadas outras possibilidades.

Recorde-se que, em 2021, atendendo à crise pandémica, as Troupes não saíram à rua nem se reuniram no Centro de Arte de Ovar, tendo a Câmara Municipal de Ovar assinalado a tradição e celebrado a inscrição na matriz do Património Cultural Imaterial de Portugal através da associação aos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, no espectáculo multidisciplinar “Troupe de Reis António Dias Simões” de 08 de Janeiro de 2021.

Alexandre Rosas, Vereador da Cultura, recorda que “o “Cantar os Reis” é uma tradição secular, diferenciadora e que envolve afectivamente os ovarenses, que estavam ansiosos para voltar a entoar as melodias reiseiras, mantendo viva uma tradição com mais de 100 anos”.





quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Correio do Leitor - Florindo Pinto enaltece significado histórico do dia 1 de Dezembro

 

(ACON©ELHO-----066)

Primeiro de Dezembro, exemplo de Liberdade, que procuro

“Liberdade, liberdade, sim, mas não só no querer”



- Primeiro de Dezembro, uma data, o registo de um acontecimento, a nossa liberdade

- Foram uns corajosos portugueses, de antanho que restituíram a seus irmãos lusitanos

- Este cantinho, que nos acolhe, onde passamos os nossos dias, orgulhosos e recatados

- Os séculos passam e o povo português, é como tantos outros, um pouco de tudo tem

- Tem um território bem situado geograficamente, um clima ameno, é muito cobiçado

- São os turistas, ricos e pobres, os grandes empresários, e estes chegam de “olho vivo”

- Conhecem políticos, governantes, que, com eles colaboram no contornar dificuldades

- Portugueses “eleitos”, já quiseram “apagar” a data em homenagem ao traidor miguel

- Foram contrariados relegados para outro patamar e com dignidade a verdade chegou

- Que o 1º. de Dezembro, não seja só uma data, mas sim, o orgulho do Povo Português



Florindo Pinto

01/12/2021