Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Rua Boanerges Cunha - Quem foi o homem que deu o nome a esta rua?

De vez em quando, perguntamos aos utilizadores do Facebook, pela origem do nome de algumas ruas. É imperioso saber quem é que teve a honra e o estatuto necessários para conseguir ter o seu nome registado na nossa toponímia. Desta vez, vamos falar da Rua Boanerges Cunha - Quem foi ele? Eu prometi, embora em sentido figurado, um chocolate a quem adivinhasse no fórum da rede social. Os nossos estimados leitores Aníbal Castro e Joaquim Silva acertaram logo ao fim de um minuto, demonstrando a sua sabedoria sobre o assunto.

Então quem foi Boanerges Cunha?  


O poeta Boanerges Cunha, filho de António Alves da Cunha e de Maria Nazaré Gomes Duarte, nasceu em ESMORIZ CONCELHO DE OVAR, distrito de Aveiro. Casou com Maria Hedviges Terra SÁ, natural de ESPOSENDE no MINHO.
Viveu em Matosinhos, Distrito do Porto, onde como contabilista trabalhou na fábrica de conservas BRANDÃO.Trabalhou também num armazém de lanifícios no PORTO. Depois de reformado quando seguia num passeio em Matosinhos foi atingido por um portão de ferro tendo estado internado no Hospital Geral de Santo António no Porto onde viria a falecer em consequência dos traumatismos sofridos.
Tem um filho António Paulo SÁ Cunha engenheiro que vive em Lisboa.



Mas enquanto bom investigador não quis ficar por aqui e procurei conhecer alguns livros da sua autoria. Boanerges Cunha teve como sua principal obra - Contrastes. Poemas à Vida e à Morte. (impresso em 1945 no Porto) que pode ser consultada na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, uma das melhores do País.
É caso para dizer os moradores desta rua devem ter orgulho neste senhor que brilhou na Poesia.



Imagem nº 1 - Esmoriz teve, na sua história, autênticos profissionais da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário