Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Reflorestação do Campo das Vacas (imediações do Rio Lambo)

No campo das Vacas (zona verde junto ao Rio Lambo), decorreu na tarde deste Sábado uma cerimónia, a qual não pude assistir por incompatibilidade de horário. Mesmo assim, tive conhecimento de que uma quantidade considerável de pessoas assistiram à reflorestação desta zona que tinha sofrido inúmeros danos resultantes da intempérie de 19-20 de Janeiro. 
Como hoje se celebra o dia da Árvore, optou-se então por esta data. Contudo, as surpresas não ficam por aqui. As colectividades esmorizenses foram alvo de homenagens, tendo sido "confiada" uma árvore a cada uma, perpetuando assim a sua memória institucional. 
De qualquer das formas, plantaram-se muitas árvores (dados iniciais apontam para 700 ao todo, mas estes números podem ainda não ficar por aqui...). O ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) acompanhou todo este processo. Estamos a falar de salgueiros negros, freixos, carvalhos alvarinhos, choupos, entre outras árvores que foram plantadas.
Deseja-se que este seja um marco histórico na reabilitação deste espaço, algo que já tem sido discutido há vários anos.
Esteve bem a Junta de Freguesia, liderada por António Bebiano, em concentrar a sua atenção neste caso em particular. Creio que daqui uns tempos, o espaço vai ganhar uma vertente estética que decerto o tornará mais atractivo. 




Imagem nº 1 - Exemplar dum Salgueiro Negro.
Retirada de: http://www.adere-pg.pt/trilhos/frame-conteudo-guias.php?id_guia=94




Imagem nº 2 - O freixo-comum, bastante comum na Europa do Sul e de Leste.



Imagem nº 3 - O Carvalho Alvarinho no concelho do Fundão.



Imagem nº 4 - Cerca de 7 ou 8 choupos.


PS: Na próxima semana, iremos ao local tirar fotografias específicas, mas é claro que o resultado deste projecto interessante só será conhecido daqui a uns tempos. Esperemos que as imagens em cima se tornem realidade. A cidade e as colectividades assim o merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário