Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Procissão em Honra de Nosso Senhor dos Aflitos e Nossa Senhora da Boa Viagem

Não obstante os bons espectáculos musicais, a quantidade de tendas com objectos de adorno e decoração e a existência de parques de diversão para a juventude, a verdade é que as Festas do Mar de Esmoriz alcançam o seu ponto alto com a procissão realizada na tarde de Domingo, percorrida desde a Igreja Matriz até à Capela da Praia. Acompanhamos o transporte de vários andores de invocação religiosa. A devoção da comunidade foi naturalmente evidente ao longo da Avenida da Praia, onde praticamente não haviam mais lugares de estacionamento. Decorreu ainda a tradicional bênção ao mar.
Destaque ainda para a participação de algumas colectividades, nomeadamente os Grupos de Acólitos, Escuteiros e Ranchos de Esmoriz, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz (Fanfarra) ... Foi ainda recordada a actividade pesqueira e a arte xávega.
Deste momento, deixamos aqui a nossa própria reportagem fotográfica que atesta a grandeza desta procissão:


























































quinta-feira, 28 de agosto de 2014

As Festas em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e Senhora da Boa Viagem começam hoje

Já se encontra praticamente tudo preparado para acolher as festas do Mar em Esmoriz. Roulotes de farturas, cachorros e hambúrgueres já servem com distinção os paladares de muitos cidadãos e turistas na Praia de Esmoriz. Também já se procede à venda de artesanato exótico, e aqui apraz-me destacar as peças africanas que sempre admirei pela sua peculiaridade, embora não considere nada nobre ver os compradores que tentam, a todo o custo, regatear os preços com os humildes vendedores (porque não fazem o mesmo nos grandes supermercados do nosso país?) que fazem o que podem para ganhar a vida. 
A iluminação também já está devidamente montada. O parque de jogos começa igualmente a atrair a juventude. Não faltará ambiente-som nem bons momentos para o convívio social. Decorrerão ainda concertos musicais para animar a malta.
O ponto mais elevado decorre no Domingo com a procissão religiosa (repleta de andores ornamentados) desde a Igreja Matriz até à Capela da Praia e com a inevitável bênção ao mar. Aí também estará presente a célebre Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Desejamos que o tempo também colabore um pouco nestas festividades.
Para já, denotamos algumas caravanas estacionadas na Praia, o que é sinal de que os turistas marcarão uma presença em força nos próximos 4 ou 5 dias. 
Meus senhores, estão aí pois as grandiosas Festas do Mar! 
Divirtam-se com os vossos familiares e amigos!





Imagem nº 1 - Cartaz de Eventos de Quinta a Segunda-Feira.
Retirada da Página Oficial da Cidade de Esmoriz no Facebook

SC Esmoriz recebe o Recreio de Águeda

Conheceu-se ontem o calendário de jogos para a I Divisão Distrital de Aveiro. O SC Esmoriz recebe o Recreio Desportivo de Águeda, a equipa que no ano passado derrotou os esmorizenses na final da Taça Distrital de Aveiro. 
As ambições da turma da Barrinha são maiores para este ano. A equipa pretende continuar nos lugares cimeiros, tentando alvejar uma potencial subida de divisão.
A primeira jornada realiza-se a 14 de Setembro.
Força SCE!



Imagem nº 1 - O SCE necessita da adesão dos sócios e simpatizantes para mais uma temporada.

Homem transportava meia tonelada de berbigão

Uma acção de fiscalização realizada pela GNR durante o dia de terça-feira, na saída da A29 de Esmoriz para Paços de Brandão, Feira, resultou na apreensão de 636 quilos de berbigão.
Os bivalves, com um valor presumível de quase dois mil euros, não estavam acompanhados de documentos de registo. Por outro lado, o peso total excedia o limite diário de captura.
Os militares do Controlo Costeiro identificaram o proprietário da mercadoria, um homem de 40 anos, natural e residente na Murtosa.
O berbigão detectado será submetido a inspecção veterinária, decidindo-se depois o seu destino.




Esmoriz: Homem transportava meia tonelada de berbigão

Créditos da Notícia e Imagem - OvarNews

sábado, 23 de agosto de 2014

Arrancam hoje as Festas do Emigrante!

Trata-se duma nova iniciativa que, em muito, dignifica todos aqueles esmorizenses que tiveram de emigrar para conseguir estabelecer uma carreira profissional, visto que as oportunidades de emprego no nosso país não têm sido muitas nestes últimos anos.
Não foi por acaso que foi construído em Gondesende aquele enorme globo que foi erguido para homenagear o viajante. Sabiam que aí vivera um notável benemérito que mais tarde fez sucesso na Argentina e que enviara remessas para esta linda terra que é Esmoriz. Sim, vocês sabem de quem estou a falar. Ficou conhecido na história da nossa terra por nunca se ter esquecido das suas origens.
Apesar de todos considerarem esta iniciativa enriquecedora, houve quem colocasse em causa a pertinência da data, dado que muitos emigrantes já tiveram de retornar entretanto aos seus postos de trabalho no estrangeiro.
Todavia, a festa, que decorrerá no São João - Campo Grande, promete animar todos os filhos da nossa terra. O evento começa às 17 horas, haverá porco no espeto e artistas que irão actuar para entreter a malta.
Que tudo corra pelo melhor!




Imagem nº 1 - Cartaz do evento.
Retirada da Página Oficial da Cidade de Esmoriz


domingo, 17 de agosto de 2014

Movimento Cívico Pró-Barrinha promove exposição temporária no mês de Agosto

Neste Domingo calorento (e que atraiu milhares de pessoas à praia de Esmoriz), o MCPB apresentou a sua exposição ao ar livre junto ao BarraMar's, a qual esteve disponível ao público entre as 10:00 e as 19:00. 
Esta associação ambiental continuará a apresentar os seus expositores, sempre que as condições atmosféricas se revelarem atractivas. 
Recorde-se que esta colectividade já havia exibido esta exposição móvel no ano passado, dessa feita, no Novo Parque do Buçaquinho.
Os expositores versam a criação e a história do MCPB e a biodiversidade da Barrinha de Esmoriz (aves, vegetação e peixes), cujas telas estão repletas de fotografias de elevada qualidade.






Contentor de Lixo entornado no Rio Lambo

Meus senhores, é mais um atentado ao bem-estar ambiental. 
Simplesmente, estamos perante mais um acto de vandalismo que decorreu nas imediações do Parque Ambiental do Buçaquinho, com um contentor a ser virado, com a sua abundante lixeira contida no interior, para o curso de água. De acordo com rumores, desconfia-se que a situação teria ocorrido por volta das 7 da Manhã ou até de madrugada. Recorde-se que nesta altura há uma afluência enorme (nomeadamente de juventude) devido ao Surf at Night que hoje termina oficialmente. Decorreram mesmo acções de fiscalização em torno deste evento.
O que sabemos é que é vergonhosa esta falta de respeito pelo ambiente. 
Infelizmente, duvido que se apanhem os ignorantes que cometeram este acto cobarde. 



Imagem meramente exemplificativa (esta não é sobre o Rio Lambo que se encontra numa situação algo semelhante graças ao "entornar" dum contentor de lixo).

Pároco Fernando Campos recebe medalha de mérito da Câmara Municipal de Ovar

Pelos inúmeros serviços prestados nas últimas décadas, o Padre Fernando Campos da Paróquia de Esmoriz foi agraciado com a medalha de ouro de mérito municipal, gesto de reconhecimento da sua obra pastoral em prol da nossa cidade.
Apesar da sua debilitação física, o nosso estimado sacerdote não renuncia às suas funções, pois prefere continuar a servir a comunidade cristã com devoção e dedicação.
Endereçamos igualmente as maiores felicitações ao pároco da nossa terra e que continue por muitos anos a dignificar a nossa paróquia.



Imagem nº 1 - O Pároco Fernando Campos viu a sua obra espiritual reconhecida pela CM de Ovar.
Retirada da Página Oficial da Cidade de Esmoriz


Conheça os distinguidos no próximo Dia do Município

Imagem nº 2 - A medalha de mérito municipal de Ovar premeia as personalidades que mais se destacaram no concelho.
Retirada do OvarNews

sábado, 9 de agosto de 2014

Campeonato Nacional de Andebol de Praia passou pela Praia de Esmoriz

Depois da realização duma inédita etapa do voleibol de Praia, agora foi a vez de se realizar o torneio nacional de andebol de praia em Esmoriz.
Realizaram-se 84 partidas de andebol com a juventude (equipas masculinas e femininas) a participar em massa. Houve igualmente uma adesão significativa por parte do público. O Sol também procurou ajudar sempre que possível.
Estiveram ainda presentes vários representantes de inúmeras entidades: Ulisses Pereira, Presidente da Federação de Andebol Portugal, António Marreiros, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, António Sá, representante da Junta de Freguesia de Esmoriz, Mário Bernardes, Presidente da Associação de Andebol de Leiria e Luis Canelas, entre outros.
A BOLA TV também assegurou transmissão duma final masculina.
Mais uma vez, Esmoriz acolheu, com dignidade, um evento desportivo que reuniu grandes craques e talentos duma modalidade a ter em conta. 


Campeões nacionais de Andebol de Praia encontrados nas areias de Esmoriz

Imagem nº 1 - A juventude divertiu-se a praticar desporto na Praia de Esmoriz.
Foto retirada do OvarNews (aqui também estão listados os grandes vencedores).

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Grupo de Teatro Renascer animou a noite esmorizense

Perante uma audiência a rondar os 70 espectadores, a colectividade levou a cabo neste Domingo, entre as 21:30 e 22:30 (cerca de uma hora de duração) a peça "Era uma vez o Galo Zinho" nas proximidades do BarraMar's. A peça destinava-se sobretudo ao público infantil.
Os protagonistas eram o Galo Zão (o galo mais velho que desejava reformar-se e abdicar do seu lugar de líder na capoeira), o Galo Zé (o principal pretendente, ambicioso, vaidoso e convencido que queria a todo custo suceder ao Galo Zão), o Galo Zinho (tímido e medroso, subestimado muitas vezes como um franganote) e a Maricota (galinha e filha do Galo Zão que não se quer casar com o Galo Zé porque este é impostor e já era conhecido por roubar a comida das outras galinhas, também tenta convencer o seu progenitor de que aquele não é o sucessor mais indicado). O desfecho acabará por ser favorável ao Galo Zinho, logo que o Galo Zão finalmente se convence de que o Galo Zé é pouco credível, visto que este teria procurado simular um rapto da Maricota (que se começou a sentir mal) de forma a proceder à sua salvação imediata e heróica (mas que não passaria duma farsa), iludindo assim o Galo Zão que, caso ficasse convencido, não hesitaria em dar-lhe imediatamente o lugar. Contudo, o embuste foi descoberto e o Galo Zinho ajudou a desmascarar o Galo Zé que foi expulso. O Galo Zinho sucederia ao Galo Zão e casar-se-ia com a Maricota. Moral da História: a Humildade e Simplicidade tinham levado a melhor sobre a Arrogância e a Ambição.
Houve igualmente ambiente-som e canções entoadas por parte dos 4 protagonistas, o que cativou as crianças e outros jovens que assistiam à cena.
É de saudar o esforço de todos os actores e actrizes que seguramente treinaram bastante e prepararam o cenário de forma a arrancar emoções aos esmorizenses, numa noite fria, embora não chuvosa.








sábado, 2 de agosto de 2014

Reportagem Cultural II - O Teatro em Esmoriz e o auge do Renascer


A tradição do teatro em Esmoriz é algo antiga, visto que já na década de 1940 existiam colectividades que se dedicavam a esta actividade – são os casos do Grupo Familiar Recreativo de Esmoriz e o Orfeão de Esmoriz. Na década de 80, tivemos ainda conhecimento da presença do Grupo Cénico dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e ainda do Grupo Teatro Girassol. Estes foram os primeiros herdeiros “esmorizenses” do legado de Gil Vicente, considerado um dos fundadores e dinamizadores do Teatro em Portugal. Evidentemente, muitos destes grupos amadores desapareceriam, mesmo quando asseguravam, com o máximo de esforço e concentração, as suas iniciativas. Estes artistas da nossa terra já exibiam as suas qualidades noutras terras, nomeadamente havia grupos que se deslocaram até Anadia. 




Imagem nº 1 - Folhetos de espectáculos de colectividades esmorizenses antigas que já se dedicavam à arte teatral.
Foto da minha autoria




No dia 30 de Junho de 1992, começava um novo projecto que procurava manter toda esta tradição – o Grupo de Teatro Renascer, fundado por quatro personalidades: o Prof. Álvaro Cristina Amaral (falecido em 1999), João Marinheiro, João Gomes e Rui Gomes (este último também já cá não está entre nós). Este grupo de teatro integra inclusive o núcleo muito restrito de colectividades que estiveram por detrás da fundação da ANTA – Associação Nacional de Teatro de Amadores. Apesar de vários momentos de impasse, a instituição acabaria por conhecer uma notória difusão, transformando-se mais tarde na Federação Nacional de Teatro, processo que contou sempre com o apoio incondicional do Grupo de Teatro Renascer.
O primeiro fórum permanente de teatro, a nível nacional, foi realizado em Esmoriz (em Janeiro de 2008), e desde esse momento até então, este modelo de evento nunca mais cessou, percorrendo o país inteiro.



Imagem nº 2 - O Professor Álvaro Cristina Amaral foi um dos fundadores, a sua herança cultural é recordada na colectividade com um grande carinho.
Foto da minha autoria


O Grupo de Teatro Renascer já organizou 14 festivais de teatro em Esmoriz (o primeiro festival aconteceu no ano de 2000, e agora está a caminho da 15ª edição que decorrerá em 2014 ), apresentando peças novas (De Beren e Lúthien, Era uma vez um Dragão, Era uma vez o Galo Zinho e Sem Saída, estas as mais recentes), convidando outras colectividades de outras regiões do país e ainda trazendo personalidades incontornáveis deste sector: Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Odete Santos, Carlos Alberto da Conceição Rodrigues, Leandro Vale, Júlio Cardoso, Alfredo Correia, Almeno Gonçalves, Maria João Abreu, Irene Cruz, António Capelo, Óscar Branco, Joaquim Nicolau, entre outros. A adesão tem sido significativa e o reconhecimento tornou-se numa realidade, embora talvez mais visível no exterior de Esmoriz. Aliás, o intercâmbio cultural é o meio ao qual recorrem para atrair novos grupos à nossa cidade. Por outras palavras, o Grupo percorre e actua em qualquer parte do país a convite de outras colectividades, e depois ao entrar em contacto com estas, também elabora o seu próprio pedido para que venham igualmente apresentar as suas peças aqui. 
É necessário ainda salientar que esta colectividade organizou vários espectáculos solidários realizados em hospitais e centros sociais, arrancando sorrisos, gargalhadas e muitas emoções àqueles que são alvo fácil da crise ou do azar na saúde. Sem dúvida, um gesto nobre. 
A sua primeira de várias actuações realizadas fora de Esmoriz decorreu em 1995 (isto é, três anos depois da fundação) em Manteigas. 
Foram muitos os actores respeitados que passaram por esta casa com orgulho e dedicação (alguns ainda permanecem e contribuem para transmitir um legado importante): João Gomes, Silvino Gomes, Armando Marinheiro, Francisco Pinho, Lúcia Bandeira, Cátia Assunção, Conceição Nunes, Sérgio Silva, Samuel Marinheiro, Vanessa Oliveira, Óscar Marinheiro, Fátima Ramalho, Teresa Pinho, Cristiano Sá, Joela Domingues, Emanuel Pinto e Daniela Nunes (estes dois últimos mais conotados com a vertente musical).
A colectividade já alcançou 3 finais do Concurso Nacional de Teatro organizado pela Federação Nacional de Teatro, o que contribui para a divulgação do seu trabalho. Aliás, o seu palmarés está recheado de troféus, medalhas, condecorações e menções honrosas. Destacamos com grande honra, a medalha de ouro da Cidade de Esmoriz atribuída pela Junta de Freguesia, presidida na altura por Alcides Alves, em 3 de Julho de 2005.



Imagem nº 3 - Estante com menções honrosas e condecorações atribuídas ao Renascer.
Foto da minha autoria



Imagem nº 4 - Outros destaques: ao lado esquerdo, está o diploma relativo à medalha de ouro da Cidade de Esmoriz, a qual foi recebida pela colectividade em 2005.
Foto da minha autoria



Imagem nº 5 - Outro armário que reúne outros feitos alcançados pelo grupo de teatro, já muito bem conhecido de Norte a Sul do País.
Foto da minha autoria


O Grupo, agora liderado por João Gomes, sonha com a reabilitação do EsmorizTur (que tinha capacidade para albergar 650 pessoas!), aquela casa da cultura esmorizense, onde plateias quase inteiras aplaudiram entusiasticamente os seus espectáculos. Aliás, o Renascer garante que chegou a ter uma média de 500 espectadores que assistiam atentamente à arte teatral, um número bastante apelativo. As condições eram outras naqueles tempos, agora a colectividade tem de se cingir ao auditório da Junta de Freguesia, o qual não possui a mesma capacidade, embora seja ainda digno para a apresentação de iniciativas culturais.
O processo de rejuvenescimento do grupo foi sempre levado a sério com os mais jovens a integrar esta arte que, infelizmente, é subvalorizada em Portugal em detrimento de bizarros reality show’s que por aí circulam nas nossas televisões. Apesar das dificuldades, a colectividade mantém o seu dinamismo e talento, desejando prolongar a obra vasta encetada nos últimos 22 anos.
O teatro tem pois uma finalidade educativa viabilizada por vários géneros, nomeadamente a comédia e o drama. Os seus artistas emprestam a sua alma criativa, recordando as tradições ou os problemas sociais prementes. E o Renascer, em abono da verdade, sempre soube imprimir, com brilhantismo e eficácia, esta missão valiosa.



Poema Renasceste
(Autoria Mário Jorge em 2005)


Renasceste, ganhaste vida
Lentamente cresceste
Ganhaste maturidade
Eu não acompanhei 
Os teus primeiros passos
Mas uma coisa eu sei
Com a ajuda dos meus braços
Alguma coisa te dei
Continua vai em frente
Que mais força te darei
Agrada a toda a gente
Que jamais te deixarei.
O Teatro é obra da vida
A Vida é teatro sofrido
Tu sofres na vida
O Teatro sofre contigo.




Imagem nº 5 - João Gomes (Grupo de Teatro Renascer) a desempenhar o seu papel na peça Era uma vez o Galo Zinho, no âmbito das Festividades da Cidade no ano de 2014.



Imagem nº 6 - A Equipa maravilha.



Nota - Agradecemos o manancial de informação e as informações que nos foram concedidas pelo Presidente João Gomes para a elaboração deste artigo. 
A título de curiosidade, outro grupo de teatro em Esmoriz com provas dadas é constituído pelos Arautos.



Primitivo Logotipo do Grupo de Teatro Renascer.


Referências Consultadas:

  • Boletim Informativo - Grupo Teatro Renascer. Coord. João Gomes. 10 edições anuais compreendidas até 2013. Esmoriz.
  • http://www.teatrorenascer.com/, (Site oficial do Grupo de Teatro Renascer).