Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Tráfico de Droga em Gaia e Esmoriz motivou operação policial de grande envergadura

A notícia foi avançada em primeira mão pelo Jornal de Notícias.
Uma rede envolvida no tráfico de droga foi desfeita pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Vila Nova de Gaia. Os presumíveis traficantes residiam, ao que tudo indica, no concelho de Gaia e na cidade de Esmoriz, mantendo assim contactos nesta região. Neste âmbito, foram efectuadas 16 buscas domiciliárias e 8 não-domiciliárias, o que se traduziu em 13 detenções e na apreensão de milhares de drogas duras e sintéticas.
De facto, a quantidade de objectos/recursos apreendidos é, no mínimo, surpreendente, o que atesta, em simultâneo, a evidente complexidade da operação em curso. Citando os dados avançados pela página do Ovarnews, "foram apreendidos 33.970,65 euros em dinheiro, 51.716 doses de haxixe, 4 333 doses de cannabis, 1.470 doses de MDMA, 1.110 doses de heroína, 261 doses de cocaína, 54 selos de LSD, 34 doses de anfetaminas, nove doses de barbitúricos, cinco balanças de precisão, cinco veículos, 51 telemóveis, 14 cartões sim, 45 sementes de cannabis, 60 plantas de cannabis, uma estufa de cultivo de cannabis completa, três armas (1 revólver, 1 pistola e uma faca de borboleta), 86 munições de diversos calibres e diverso material relacionado com o cultivo, com o corte, doseamento e acondicionamento de produtos estupefacientes;  foram ainda apreendidos dois corvos por se tratar de espécies de detenção proibida e lavrado 1 auto de contraordenação relativo a cão de raça perigosa (pittbul)". 
Estes dados vêm confirmar que o tráfico de droga é infelizmente real em toda esta zona. Mais do que nunca, é necessário que jovens e adultos digam NÃO ao consumo de estupefacientes que somente irão acelerar o declínio do estado de saúde dos seus utilizadores bem como a ruína/desgraça económica das suas famílias. Pensamos ainda que deveriam existir documentários ou até anúncios de sensibilização chocante na televisão, de forma a "combater" este cenário alarmante.



Apreensão de droga em Esmoriz

Imagem nº 1 - A GNR de Gaia apreendeu droga no seu concelho e ainda em Esmoriz.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Três condecorações para Esmoriz no "Dia do Município"

O "Dia do Município" foi celebrado em Ovar no dia 25 de Julho. No que concerne a Esmoriz, ressalvamos três condecorações que foram levadas a cabo na sessão solene decorrida no salão nobre dos paços do concelho:




Nome do Homenageado - David Ferrão
Função - Pescador, Dinamizador da Arte Xávega, Exímio conhecedor da Barrinha
Categoria da Condecoração - Medalha de Mérito Municipal de Prata





Nome do Homenageado - Miguel Gomes
Função - Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz
Categoria da Condecoração - Medalha de Mérito Municipal de Cobre





Nome da Colectividade Homenageada - Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz
Função - Promoção da tradição folclórica desde 1986
Categoria da Condecoração - Medalha de Mérito Municipal de Cobre




Resta-nos felicitar os condecorados pelo trabalho que exerceram em prol da comunidade. Esmoriz é, de facto, uma terra onde as suas gentes têm demonstrado um interessante potencial. E isso merece ser tido em conta. Não tenho dúvidas de que outros condecorados se seguirão nos próximos anos!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Poema do mês de Julho de 2015


Poema à Mãe
(Autor - Eugénio de Andrade, 1923-2005)


No mais fundo de ti, 
eu sei que traí, mãe 

Tudo porque já não sou 
o retrato adormecido 
no fundo dos teus olhos. 

Tudo porque tu ignoras 
que há leitos onde o frio não se demora 
e noites rumorosas de águas matinais. 

Por isso, às vezes, as palavras que te digo 
são duras, mãe, 
e o nosso amor é infeliz. 

Tudo porque perdi as rosas brancas 
que apertava junto ao coração 
no retrato da moldura. 

Se soubesses como ainda amo as rosas, 
talvez não enchesses as horas de pesadelos. 

Mas tu esqueceste muita coisa; 
esqueceste que as minhas pernas cresceram, 
que todo o meu corpo cresceu, 
e até o meu coração 
ficou enorme, mãe! 

Olha — queres ouvir-me? — 
às vezes ainda sou o menino 
que adormeceu nos teus olhos; 

ainda aperto contra o coração 
rosas tão brancas 
como as que tens na moldura; 

ainda oiço a tua voz: 
          Era uma vez uma princesa 
          no meio de um laranjal... 

Mas — tu sabes — a noite é enorme, 
e todo o meu corpo cresceu. 
Eu saí da moldura, 
dei às aves os meus olhos a beber, 

Não me esqueci de nada, mãe. 
Guardo a tua voz dentro de mim. 
E deixo-te as rosas. 

Boa noite. Eu vou com as aves. 







Nota-extra: Além da imagem e do cartoon do mês, teremos agora também um poema. O objectivo passa por divulgar a magia literária de grandes escritores portugueses e mundiais. Não há a obrigatoriedade do poema remontar ao mês da publicação. 

A entrevista do Grupo do "Monumento ao Bombeiro" a Óscar Alves, adjunto de comando dos BVE

Decidimos publicar no nosso blog a entrevista levada a cabo por Isaura Fátima Lopes e Ana Roxo (duas representantes do Grupo do Monumento ao Bombeiro) a Óscar Alberto Reis Alves, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que conta actualmente com 41 anos de idade. 
O texto introdutório bem como as perguntas e respostas foram extraídas a partir da Página do Monumento ao Bombeiro na rede social do Facebook, a qual pode ser mais concretamente consultada em: https://www.facebook.com/groups/monumentoaobombeiro/?fref=ts



ENTREVISTA

Óscar Alves é ainda jovem, mas é um bombeiro experiente e com mais currículo nos B.V.E. É um homem, dedicado, altruísta, empenhado, trabalhador... O seu amor pelos bombeiros nasceu quase no berço. É o bombeiro com mais formações e mais qualificado dos nossos bombeiros.
É um jovem que sabe ser, sabe estar e sabe fazer. Para ficarmos a conhecer um pouco mais sobre este humilde e notável bombeiro, vamos passar então, à entrevista.

1 - O que o levou a ser bombeiro?
Foi o acompanhar os bombeiros desde pequenino com o meu pai e desde sempre me fascinou a vida de bombeiro.

2 - Quais são as características que um bombeiro deve ter?
O primeiro ponto é gostar (tem de ser apaixonado pelo que faz); o segundo ponto é ter disponibilidade e o terceiro ponto é ter vontade de aprender (a escola de bombeiro é uma aprendizagem).

3 - Quando sai em serviço como é que a sua família reage?
É uma pergunta curiosa. Por exemplo, quando saio em serviço, raramente recebo telefonemas da minha família. A minha filha Bruna antes de eu sair em serviço diz sempre isto: « Ó pai, vai com Deus e, se tu não ligas, é porque estás bem. Confia em Deus!»

4 - Quando vai para um serviço complicado, quais são os sentimentos que lhe passam pela mente?
O mais complicado é lidar com pessoas. O que eu penso muitas vezes é o seguinte: «Quanto mais grave, melhor». Com isto quero dizer, não o ser mais grave para a vítima, mas sim para os bombeiros e isto porque é muito importante o serviço de emergência para adquirir conhecimento. O treino é difícil; mas assim, o trabalho fica mais fácil. A primeira coisa que nos vem à mente é o cenário que iremos encontrar; por vezes, é o oposto do idealizado.

5 - A sociedade valoriza o vosso trabalho ou só se lembram dos bombeiros quando precisam?
É uma pergunta interessante. Somos mais valorizados no Verão, porque a comunicação social vende as imagens. A nossa actividade principal é a emergência, o serviço pré-hospitalar e não tanto os incêndios. As duas entidades com maior aproximação à população são os Bombeiros e a GNR.

6 - Já teve alguém que você ajudou que depois o procurou para agradecer?
Sim, várias pessoas; mas há um caso que recordo em particular: o de um senhor que amputou os quatro dedos da mão. Voltou a agradecer já com a mão direita e reconstruída.

7 - Qual foi a missão mais difícil que teve de enfrentar na sua vida de bombeiro?
A missão mais difícil ocorreu em 2013 no fatídico incêndio do Caramulo. Eu estava no posto de comando das operações e foi muito complicado. Fui eu que estabeleci as comunicações com o comando de operações e percebi cedo que poderiam morrer pessoas naquele incêndio.Relativamente ao incêndio, custou-me mais, porque a orografia do Caramulo é bastante complicada. Eu pedi autorização ao comandante responsável para desenhar os traços do incêndio para ver se ia de encontro àquilo que eu pensava. Pedi ao comandante responsável para retirar o pessoal da zona de incêndio. Tive de pedir ao comando para se fazer um fogo táctico. O acidente só não foi mais grave ainda, porque havia 2 Canadair franceses que estavam no terreno. Um deles conseguiu mesmo largar a água no sítio correcto. Foi muito complicado. Eu estava no posto de comando e a coisa mais estúpida é morrer num incêndio florestal. Este incêndio foi muito grave, porque também houve uma falha na segurança.

8 - Pode ser paradoxa e complexa esta pergunta, mas vamos ter de a fazer. O que é que lhe traz mais felicidade: salvar uma vida ou ser bombeiro?
O salvar uma vida, que para mim também é possível, porque sou bombeiro.

9 - Concorda com esta frase: «saber para servir»? Então, é da opinião que um bombeiro ande sempre em formação?
Completamente. Sim. O bombeiro deve orientar-se segundo um triângulo com três saberes: o saber ser, o saber fazer e o saber estar.

10 - Eu sei que temos uma Escola Nacional de Bombeiros e que todos os bombeiros que passam lá e que está munida de um óptimo laboratório. Tem aparelhos quase únicos no mundo, pois só existem mais dois, mas não são tão bons. Isto quer dizer que Portugal está a investir na formação dos bombeiros? Poderá dizer-se que mais formação, menos riscos, ou na prática não é isto que acontece?
Sim, concordo, quanto mais formações, menos riscos corremos.
Além de bombeiro voluntário; sou formador externo na área de primeiros socorros e combate a incêndios florestais. Muito recentemente sou também o auditor técnico da escola de formação dos bombeiros. Sou o auditor do agrupamento nos distritos de: Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu. Sou igualmente formador credenciado pelo INEM.

11 - É da opinião que o governo deveria investir mais na prevenção dos fogos?
Completamente. O governo deveria investir em prevenção. Deveria aplicar parte do orçamento no combate e prevenção dos incêndios. Assim, teriam a situação minimizada.

12 - Como justifica tantos incêndios?
Tenho as minhas dúvidas, mas segundo a GNR, 80% dos incêndios são negligência e 20% criminalidade.

13 - Com estes incêndios todos como é que vê a floresta, ou melhor a paisagem, daqui a 20 anos?
Desordenada, completamente desordenada. Não há ordenamento florestal.

14 - Acha que os bombeiros têm recebido o devido apoio do Estado?
Não tanto como desejaríamos.

15 - Concorda que as mulheres são uma mais-valia para um corpo de bombeiros?
Já dei formação a mulheres bombeiras e não vejo nenhum inconveniente. Elas revelam ter a mesma capacidade do que os homens. Por isso, são uma mais-valia para um corpo de bombeiros.

16 - Tem sempre a noção de dever cumprido?
Sim: o dever cumprido é o que nos motiva para estarmos cá no outro dia.

17 - Para terminar, que conselho daria a um jovem que queira integrar o corpo de bombeiros?
O conselho que dou é que tem de entrar para o corpo de bombeiros com muita vontade de querer, de gostar e de aprender. Tem de encarar o ser bombeiro como uma oportunidade de vida.



Entrevista feita por Isaura Fátima Lopes e Ana Roxo a Óscar Alves




Imagem nº 1 - Óscar Alves, Adjunto de Comando dos BVE, contou-nos um pouco sobre a sua missão de ser bombeiro e ajudar os outros.

Arraial da Barrinha 2015 "aprovado" pelos leitores



Como avalia as festas do Arraial da Barrinha de 2015 (inseridas no 22º aniversário da cidade)?
Opções
Votos registados
Percentagem
a) Excelente organização. A variedade artesanal, gastronómica e de espectáculos constituem a imagem de marca deste mega-evento
18 Votos
60 %
b) De nível razoável, com pontos positivos e outros a melhorar.
9 Votos
30 %
c) Classificação negativa. Há muito mais a fazer.
3 Votos
10 %
Total
30 Votos
100 %

Tabela nº 1 - Resultados da Sondagem promovida no mês de Julho



Os resultados não deixam grande margem para dúvidas. À semelhança da sondagem que já tínhamos realizado no ano anterior sobre a mesma temática, voltamos a concluir que a maior parte dos esmorizenses ficou extremamente satisfeita com a dinâmica exibida no âmbito das Festas do Arraial da Barrinha. A organização da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar foi excelente, e isso traduziu-se automaticamente em inúmeras surpresas que decerto garantiram uma grande animação na nossa cidade. As colectividades também se revelaram essenciais para viabilizar todo este cenário fascinante.
No entanto, há também leitores que, mesmo correspondendo a uma minoria, alegam que deveriam existir outras prioridades, ou que, pelo menos, as festividades em questão ainda poderiam ser mais aprimoradas. É a opinião deles que, como é óbvio, respeitamos. Contudo, pensamos que seria injusto negar o tremendo brio destas Festas da Cidade que nos proporcionaram concertos gratuitos de elevada categoria, além dum diversificado leque gastronómico e artesanal. 
Penso que sim, valeu a pena! E esperemos que o sucesso de repita para o ano!





Foto da autoria de José Fangueiro

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Universidade Sénior de Esmoriz encerrou com emoção o ano lectivo de 2014/2015

A Universidade Sénior de Esmoriz encerrou o ano lectivo de 2014/2015 com a realização dum evento cultural que decorreu nesta passada terça-feira à noite (dia 14 de Julho) no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Diante duma casa lotada (estiveram presentes cerca de 200 espectadores), os alunos seniores desenvolveram diversas iniciativas multifacetadas, o que atesta a sua criatividade, empenho e capacidade de imaginação. Assim sendo, foi projectado um vídeo com os melhores momentos do ano lectivo (fotografias das aulas leccionadas, visitas de estudo, eventos culturais, encontros de convívio...), seguiu-se a actuação do Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz (que cantou, sob a batuta de Rúben Pinto, os temas "Marchas da Barrinha", "É Festa", "A Desfolhada"e o Hino do próprio estabelecimento académico), realizou-se uma representação teatral de cariz comediante (intitulada "Sempre se aprende" que mesclava as palavras mais traiçoeiras das línguas inglesa e portuguesa), recitou-se poesia, apresentaram-se vídeos de multimédia sobre "Santos Populares" e a importância de um "Abraço" (os quais foram promovidos pelas duas turmas de Informática), tivemos ainda demonstrações do Grupo de Iniciação ao Cavaquinho e Guitarra Clássica, recriaram-se textos ou narrativas a partir do poema "Quadrilha" da autoria do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, e houve por fim, uma sessão da turma de ginástica que se deixou levar pela música-ambiente de alto nível que acabou por animar todo o evento.
Destacamos ainda o facto do palco estar ornamentado a rigor, com arranjos florais e enfeites de tecidos que o tornavam seguramente muito mais colorido. Nos corredores laterais do auditório, uma exposição de expressão/arte plástica e uma colecção de textos (exibidos simbolicamente num curioso estendal no âmbito da iniciativa "Quem conta um conto, acrescenta um ponto") aprimoraram o cenário dinâmico que ressaltava aos olhos do público presente. 
Os trabalhos de apresentação do evento foram conduzidos exemplarmente por Agostinho Fardilha e Cândida Vieira, alunos da respectiva Universidade Sénior.
No encerramento, todos os professores presentes subiram ao palco para serem agraciados com lembranças, certificados e ramos de flores. O seu incondicional voluntariado mereceu uma recorrente chuva de aplausos provenientes da plateia. Também os alunos mais assíduos de cada disciplina foram distinguidos com pequenas condecorações. Episódios emocionantes que premiaram assim os incansáveis esforços de todos os envolvidos.
Sara Oliveira, Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz, elogiou a colaboração e profissionalismo dos professores ao longo do ano lectivo, bem como a entrega e dedicação dos alunos. Por seu turno, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, salientou o espírito colectivo desta "família", cuja pujança tem excedido as expectativas iniciais através dum impacto cívico significativo junto da comunidade. Já Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, felicitou a Junta de Freguesia de Esmoriz pela aposta neste projecto, ressalvando a comunhão entre o conhecimento e o saber-estar na vida, o que consubstancia um comportamento bastante activo e criativo.
De facto, o mote do evento fazia todo o sentido - "o conhecimento rejuvenesce a alma, diminui o fantasma da idade, colhe pois a sabedoria, armazenando tranquilidade para o amanhã". Foi este o lema que inspirou a Universidade Sénior de Esmoriz para mais uma noite memorável. 
Para o ano, haverá mais seguramente!!!




































Esclarecimento dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz

ESCLARECIMENTO 

Relativamente a noticias publicadas durante o dia de hoje os Bombeiros Voluntários de Esmoriz vem prestar o seguinte esclarecimento e que a verdade dos factos seja reposta:
Cerca das 11 horas do dia 14 de Julho quando se encontravam em missão de vigilância e acompanhamento de banhistas na água, a equipa de nadadores salvadores da Praia do Cantinho, apercebendo-se do perigo de um banhista no mar, alertaram com sinal sonoro e iniciaram percurso para junto da pessoa em dificuldade.
Aí chegados avaliaram que a zona onde se encontravam era zona de correntes e que, portanto, criava uma dificuldade acrescida para o resgate da vitima. Alertaram de imediato um veraneante que se encontrava junto às rochas para solicitar apoio diferenciado dos colegas da praia ao lado. 
Enquanto iam procurando trazer para terra a vitima, surgiu na praia a presença do pelotão ciclo da GNR que socorrendo-se dos meios em terra dos nadadores salvadores através de um dos elementos foi prestar auxilio para que os nadadores salvadores pudessem trazer a vítima para terra sem mais delongas.
A colaboração do agente da GNR foi excelente para que esta união de esforços resultasse numa intervenção de sucesso. 
Ninguém é tão forte quanto nós todos juntos!




terça-feira, 14 de julho de 2015

Militar da GNR resgata vítima e nadador-salvador do mar (JN)


Um militar do "Pelotão Ciclo" da GNR salvou um homem de um afogamento, esta terça-feira de manhã, na Praia do Cantinho, em Esmoriz.

"O salvamento ocorreu na sequência de um patrulhamento que estava a ser realizado por dois militares do 'Pelotão Ciclo' na área, que verificaram um ajuntamento de cidadãos na praia, tendo de imediato se deslocado ao local", explica a GNR em comunicado.
Na praia, os militares perceberam as dificuldades que os nadadores salvadores estavam a passar no resgate do homem, de 61 anos, que estava a ser arrastado pela corrente. Também os dois socorristas estavam a ser arrastados.
"Um dos elementos da patrulha lançou-se de imediato ao mar conseguindo alcançar e socorrer a vítima, auxiliando (vitima e um nadador-salvador) a regressar ao areal", adianta ainda a GNR.
Após efetuar o resgate, foram prestados alguns cuidados à vítima, não tendo sido necessário o seu transporte para o hospital.




Notícia e Foto extraídas na íntegra do Jornal de Notícias

Imagem do mês de Julho de 2015



Imagem nº 1 - As Festas do Arraial da Barrinha, inseridas na comemoração do 22º aniversário da Cidade de Esmoriz, atraíram uma turba de gente que usufruiu de concertos musicais, representações teatrais e artísticas, gastronomia (servida nos palheirinhos) e artesanato. 
Foto da autoria de José Fangueiro

Richard Bona animou Esmoriz

No passado sábado à noite, o camaronês Richard Bona, um dos maiores baixistas de Jazz do mundo, esteve presente no Jardim do Ancoradouro (Praia de Esmoriz), lugar onde foi montado um palco para acolher a sua actuação que se inseriu no FESTIM 2015 - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. 
Richard é cantor, compositor, multi-instrumentista, e mistura as suas raízes africanas com o jazz contemporâneo, cultivando um mapa de sonoridades que vai da balada ao rock tropical, passando pela rumba e pela fusão.
Destacamos a presença duma multidão considerável que assistiu ao concerto e que teceu comentários bastante favoráveis no desfecho do mesmo.




Imagem nº 1 - O concerto beneficiou ainda dum palco à altura dos acontecimentos, com um interessante jogo de luzes que acompanhava as qualidades musicais então exibidas pelos protagonistas.
Foto: Natacha Sampaio




Imagem nº 2 - O público presente vibrou com a iniciativa cultural.
Foto: Natacha Sampaio



Para mais informações, veja-se ainda: http://www.festim.pt/2015/artistas/richard-bona/

Carta Aberta do Presidente do Sporting Clube de Esmoriz

A pedido de Mário Vítor Monteiro, responsável máximo do Sporting Clube de Esmoriz, decidimos partilhar uma carta aberta da sua autoria. Segundo o teor da mesma, o ainda presidente Mário Vítor Monteiro não reconhece a legitimidade do acto eleitoral, realizado naquela instituição desportiva no passado dia 5 de Julho, que fez eleger a lista encabeçada por Júlio Maia. O presidente cessante deixa mesmo duras críticas à acção da Assembleia Geral, alegando que esta não soube conduzir bem os trabalhos. Por outro lado, o mau ambiente e/ou mal-estar já vigoravam nas últimas reuniões do clube, ao ponto de alguns quase chegarem a vias de facto. Esta polémica parece que ainda vai dar muito que falar nos próximos tempos.
No entanto, o nosso blog deixa, desde já, claro que, por questões de isenção, não irá tomar qualquer partido nem se responsabiliza pelas declarações ou actos que venham a suceder-se, limitando-se somente a publicar o que nos enviarem pelo correio electrónico.
Em seguida, segue a carta que nos foi enviada por e-mail.






segunda-feira, 6 de julho de 2015

Gato desaparecido




Desapareceu este gato amarelo, que «dá» pelo nome de Miguel...Se alguém o recolheu, ou conhece o seu paradeiro, poderia informar aqui ou então na Rua da Casela nº 185. Obrigado!

Enviado pelo Leitor Álvaro Abreu Faria in Facebook

Arraial da Barrinha despediu-se em grande!

O dia 5 de Julho (este Domingo) marcou a data de encerramento do Arraial da Barrinha, momento festivo inserido na comemoração dos 22 anos da elevação de Esmoriz à categoria de cidade. 
Foram 11 dias imbuídos de muita animação musical e teatral, de diversidade em termos de oferta gastronómica e artesanal, de boa disposição, convívio popular e de agradáveis surpresas que assinalaram mais uma etapa marcante da urbe esmorizense. Mas o último dia das festividades prometia ser o mais longo de todos porque as novidades então reservadas haveriam de ser muitas, prometendo levar à cidade ao delírio. Mas vamos por partes!
De manhã, decorreu o hastear das bandeiras, a tradicional missa e a célebre sessão solene que juntou, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, os principais actores políticos das cidades de Esmoriz e Ovar, e da ville de Draveil. Todos os representantes assumiram o compromisso, ou pelo menos, o desejo de ver a Terra da Tanoaria na senda do progresso. Elogiou-se ainda o papel dinâmico das colectividades que se revelaram essenciais para o desenvolvimento da comunidade ao longo das últimas décadas e, neste caso em concreto, para a viabilização das actuais festividades do Arraial que perfumaram a Avenida da Praia com um "charme" irresistível que fez mobilizar inúmeros esmorizenses e habitantes das freguesias ou regiões vizinhas. O auditório da Junta de Freguesia, como se pode constatar pelas imagens, estava lotado de cidadãos que seguiram atentamente as incidências da cerimónia. Esmoriz está vivo, bem vivo, e com saúde para vender! Os seus 22 anos citadinos asseguram-lhe uma "juventude" que, embora simbólica, faz com que tenha muitos adeptos e seguidores. 
Foram ainda entregues diplomas de mérito a pessoas individuais ou colectivas, cujo reconhecimento foi prontamente reconhecido pela Junta de Freguesia de Esmoriz. Destacamos ainda a homenagem a Virgílio Vasconcelos, fundador da Bi-Silque, que foi agraciado com a honrosa Medalha de Ouro da Cidade de Esmoriz.
Esmoriz é uma terra de obreiros, de trabalhadores natos, de gentes que venceram as mais terríveis adversidades e que tornaram aquilo que outrora foi uma aldeia perdida à beira-mar numa cidade onde é possível viver com amor à camisola e orgulho de ser esmorizense. Encerrava-se assim uma manhã bastante produtiva, porém o dia ainda tinha muito para oferecer, como já tínhamos acabado de referir anteriormente. 
De facto, o melhor momento deste derradeiro dia festivo estava reservado para as 22 horas da noite, aquando da actuação majestosa dos GNR de Rui Reininho que levou a cidade à euforia generalizada. Era só uma das bandas mais reconhecidas a nível nacional, e todos aqueles que estiveram presentes puderam usufruir dum concerto gratuito. 
Naturalmente, o limite poente da Avenida da Praia abarrotou-se de multidões: ali sim estavam seguramente milhares de pessoas para usufruir do irrecusável privilégio de ver aqueles ilustres convidados a actuar com distinção naquele palco gigantesco que havia sido montado recentemente. Mais em baixo, os palheirinhos continuavam a ser muito frequentados pelos inúmeros visitantes, e houve mesmo alturas, em que os seus responsáveis não tiveram mãos a medir, tal foi o volume de requisições ou pedidos de natureza gastronómica. 
O concerto durou cerca de duas horas, recheado de alegrias, recordações e emoções. Muitos acompanhavam  as canções que foram entoadas. As pessoas divertiram-se com os seus familiares e amigos. Uns estendiam as mãos no ar, outros dançavam ou curtiam o som. 
Não vale a pena negar que a Cidade de Esmoriz era por estes dias uma das localidades do país com um dos cartazes mais atractivos, mesclando várias iniciativas de âmbito cultural que não só dignificaram o aniversário da terra, como a dotaram de uma maior visibilidade.

Por fim, as festividades não poderiam cessar sem uma notável demonstração de fogo de artifício. Há-que reconhecer o papel incansável da Junta de Freguesia de Esmoriz, Câmara Municipal de Ovar e , acima de tudo, das colectividades locais que deram o melhor de si para o bem comum. A união faz a força, e quando todos remam para o mesmo lado, alcançam-se os melhores resultados e todos ficam a ganhar com a experiência. Foi esta a principal lição que conseguimos extrair destes últimos 11 dias. Neste momento, confesso que já tenho saudades do Arraial que ontem terminou. Não tenho outro remédio senão esperar mais um ano!


Autoria das Fotografias Utilizadas - As três primeiras fotos que se reportam à sessão solene são da autoria de Normando Ramos (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz), já as três derradeiras que nos remetem para o concerto dos GNR e fogo de artifício são da autoria de José Fangueiro. A cobertura fotográfica do evento igualou assim o mesmo nível de qualidade evidenciada nas festividades. 


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Site "Portugueses à Volta do Mundo" lançado em nome da lusofonia

Ana Roxo, poetisa e escritora esmorizense, é uma das personalidades que está incluída neste novo projecto que visa promover os inúmeros cartões-de-visita de Portugal através dum site que estará disponível a qualquer cibernauta residente em qualquer canto do globo. Será um espaço também dedicado à partilha de experiências da parte de emigrantes portugueses. Na vertente noticiosa, várias temáticas serão abordadas: a cultura, o turismo, a gastronomia, as férias, o lazer, a literatura, a imprensa, o desporto, a rádio, a tv...
Uma das outras metas deste novo site passa pela valorização da Língua Portuguesa no exterior, a qual acabou recentemente de celebrar 800 anos de história. De acordo com o referido espaço electrónico, o Português é falado actualmente por cerca de 250 milhões de pessoas, constituindo assim a 5ª língua mais falada no mundo.



Lançamento oficial do site Portugueses à Volta do Mundo. 30.06.2015

Grupo de Teatro Renascer comemorou 23 anos de existência

Nesta passada Terça-Feira, dia 30 de Junho, o Grupo de Teatro Renascer celebrou 23 anos de existência (a sua fundação ocorreu em 1992). Inserida no Arraial da Barrinha, a colectividade decidiu assinalar esta data através duma representação efectuada por Bruno Leite, artista de "Teatro Mimo", disponibilizando ainda no final, um grande bolo comemorativo e, praticamente em simultâneo, fogo de artifício.
Algumas das personalidades influentes da Cidade e do Concelho aproveitaram para parabenizar o Renascer, deixando votos de felicidades e sucessos para o futuro. 
João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, lembrou o Prof. Álvaro Cristina Amaral que, aquando do momento da fundação a 30 de Junho de 1992, teria afirmado que esta seria uma data marcante para a história da comunidade, e de facto, não se enganou, dada a qualidade de actores e actrizes que, desde então, passaram por aquela casa, logrando duma aprendizagem e educação culturais bastante acima da média.