Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

Rua da Indústria será repavimentada

A rua da Indústria será reabilitada no âmbito do projecto de requalificação da frente urbana da zona nascente de Esmoriz. A empreitada de pavimentação contemplará a referida via, sendo também intervencionados os respectivos passeios. O investimento será de 148 mil euros e a empreitada ficará a cargo da Paviazeméis - Pavimentações de Azeméis Lda. O prazo para a concretização das obras será de 120 dias. 
A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Ovar que, neste sábado de manhã, dia 29 de Outubro, decidiu oficializar o procedimento junto à referida rua. 




Foto - CM de Ovar

Esmoriz Ginásio Clube entra a vencer na I Divisão Nacional de Voleibol

Tal como no futebol, também no voleibol, o arranque parece ter sido promissor para as equipas esmorizenses. Neste sábado à tarde, o Esmoriz Ginásio Clube venceu categoricamente o VC Viana (equipa que ascendeu recentemente à I Divisão) por 3-0 em sets (25-21; 25-20; 25-18). 
Os pupilos orientados por Bruno Lima controlaram bem as incidências da partida e confirmaram o favoritismo no seu próprio reduto (é de realçar ainda uma boa assistência em termos de espectadores)
Recorde-se que o objectivo do clube passará por ficar nos oito primeiros lugares (veja-se post anterior), pelo que este triunfo se insere no sentido de alcançar tal meta.




Foto - EGC

Bruno Lima aponta o objectivo para o Esmoriz Ginásio Clube: ficar nos oito primeiros lugares

Em entrevista ao jornal O Jogo, Bruno Lima, novo treinador dos seniores masculinos do Esmoriz Ginásio Clube, traçou a meta a alcançar durante a temporada que agora se inicia. O treinador acredita que é imperioso evitar a perigosa luta pela permanência que envolverá sempre os últimos quatro classificados. Por isso, o clube terá que almejar uma classificação nos oito primeiros postos. 
Para esta época, o Esmoriz Ginásio Clube contratou Rui Moreira, Ricardo Alvar, Mário Fortes, Franciscarlos Baccioti e David Marques. A equipa pretende realizar uma época tranquila.





Clicar em cima para visualizar melhor a entrevista dada por Bruno Lima ao Jornal Desportivo "O Jogo"

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Câmara Municipal de Águeda não esqueceu o contributo dos BVE no combate aos fogos do passado Verão

A Câmara Municipal de Águeda agradeceu publicamente aos Bombeiros de Esmoriz todo o trabalho efectuado no combate no incêndio de Águeda em Agosto, em carta enviada ao Presidente dos Bombeiros de Esmoriz
Dentro deste contexto, publicamos a carta enviada pelo edil de Águeda, Dr. Gil Nadais, para que todos tomem conhecimento deste lindo gesto de gratidão.



a


Junta de Freguesia de Esmoriz intervém no cemitério

A Junta de Freguesia de Esmoriz, procedeu à beneficiação do cemitério no sentido de acautelar a conservação de passeios, sepulturas e espaços verdes.
Foi dada especial atenção ao estado dos muros do lado nascente e à limpeza do "estaleiro". A entidade procura proporcionar um cemitério mais digno de ser utilizado pela comunidade. 




Foto - Cidade de Esmoriz (Página de Facebook)

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz continua a prestar toda a atenção aos mais idosos

Dando seguimento à iniciativa de reconhecimento e homenagem que a Junta de Freguesia de Esmoriz tem prestado aos nossos séniores das instituições da Cidade, o Presidente António Bebiano teve a honra de estar presente na instituição A Nossa Casa, no Centro de Convívio Intergeracional e no Centro de Assistência Social para entregar uma lembrança personalizada e felicitar os aniversariantes neste dia tão especial.
O presidente António Bebiano tem estado presente nos aniversários de muitos seniores então inseridos nestas entidades de cariz social, demonstrando assim a sua sensibilidade humana e um espírito de ternura. 
Recorde-se que o actual executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz foi ainda responsável pela criação da Universidade Sénior de Esmoriz.




Foto - Página da Cidade de Esmoriz no Facebook

Assim se encontra parte da Travessia Aquilino Ribeiro em Esmoriz

Há uma via em Esmoriz que mais parece um "ninho" de crateras marcianas. Refiro-me à Travessia Aquilino Ribeiro que se encontra num estado deplorável há já mais de uma década. Não se compreende o estado dessa via tão solicitada para assegurar o estacionamento traseiro junto à Loja do Cidadão em Esmoriz. Além da mesma se achar situada nas imediações do emblemático Esmoriztur.
Pensamos que é altura da Junta de Freguesia de Esmoriz ou da Câmara Municipal de Ovar pavimentarem esta passagem porque efectivamente os carros que por lá passam andam aos soluços. Até mete impressão! Pobres pneus! 
Cidade que é cidade não pode ter ruas neste estado em pontos considerados centrais. 







domingo, 23 de outubro de 2016

Ninguém pára este Sporting Clube de Esmoriz recheado de pérolas africanas

Ao fim de sete jornadas, o Sporting Clube de Esmoriz somou neste domingo a sua quinta vitória. É verdade que o jogo de hoje era teoricamente acessível. A equipa da Barrinha recebia um dos últimos classificados - o Romariz. Mesmo assim, estes jogos podem ser sempre traiçoeiros se não forem encarados com o máximo de seriedade e respeito pelo adversário. De facto, os pupilos comandados pelo técnico Narciso Ratinho não facilitariam e venceriam o Romariz por 2-0, resultado que espelha a superioridade esmorizense ao longo dos noventa minutos.
Os dois golos do Sporting Clube de Esmoriz foram apontados respectivamente por dois africanos - o zambiano Martin Chibambo (2º golo no campeonato) e o camaronês Ibrahim Koneh (4º golo no campeonato) levaram assim os adeptos do Sporting Clube de Esmoriz ao fazerem balançar as redes da baliza adversária. 
Com este triunfo, o Sporting Clube passa a somar 17 pontos em 7 jornadas da I Divisão Distrital de Aveiro. Está agora em primeiro lugar embora em igualdade pontual com São João de Ver e Beira-Mar. Na próxima jornada, os esmorizenses terão um jogo teoricamente bem mais complicado - irão ao terreno do Lourosa que se encontra na 6ª posição.
Os adeptos acreditam, não só na realização de uma época confortável (contrastando com a manutenção in extremis da temporada anterior), bem como na eventualidade de terminarem o campeonato nos lugares cimeiros e quiçá lutar pelo sonho da promoção.





Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz confirmou o favoritismo diante do Romariz, tendo vencido por 2-0 e ascendido à liderança em igualdade pontual com o São João de Ver e o Beira-Mar.
Foto - Carlos Alexandre

sábado, 22 de outubro de 2016

Correio dos Comunicados Políticos - PCP Ovar congratula-se pela requalificação do troço de São João de Ovar da EN 327


Resultado de imagem para PCP

Comissão de Freguesia de São João de Ovar do PCP


Projecto de requalificação da EN 327

Troço de São João de Ovar da EN 327 vai ser, finalmente, requalificado.

A EN 327 é uma via estruturante para o concelho de Ovar, ligando-o a Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis prestando um serviço de relevo às populações destes concelhos com particular incidência ao povo de São João de Ovar. Por este motivo, esta artéria tem sido fustigada por grande afluência de tráfego. Conjugando este factor com o esquecimento a que tem sido votada pelo poder local, o seu piso atingiu níveis de degradação incomportáveis, com fissuras, buracos, desníveis, ondulações, tampas de saneamento soltas e muitas lombas, incorrendo em permanentes problemas de segurança aos seus utentes além de eventuais prejuízos nas suas viaturas.
Os problemas deste troço da EN 327 não ficam por aqui, pois não existem guias de sinalização na via, o que coloca em perigo a circulação, especialmente nocturna, devido à fraca visibilidade das guias e separadores. A sinalização vertical é inadequada encontrando-se frequentemente danificada, condição a que não escapam os semáforos junto ao centro de São João de Ovar e ao café Planalto. Das sete passadeiras existentes ao longo da via, três encontram-se junto à paragens de autocarro e uma junto à Escola Primária, que pela sua importância, não deveriam ter chegado a este estado. Os passeios estão levantados, partidos e desnivelados, colocando em perigo a circulação dos peões, tendo já ocorrido quedas, sobretudo de idosos.
Em termos gerais, em toda a via, os acidentes são muito frequentes.
Esta situação deplorável levou o PCP a mobilizar a população para a luta por melhores condições deste troço rodoviário. Deste modo, há um ano, a Comissão de Freguesia de São João de Ovar do PCP iniciou o seu percurso em torno deste problema efectuando diversas intervenções em sede de Assembleia Municipal, contando também, com a presença em São João de Ovar da deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, e elaborando um manifesto que recolheu mais de 300 assinaturas entregue posteriormente em Assembleia Municipal.
A luta deu frutos … Finalmente foi tornado público o projecto que responde aos anseios e à luta desenvolvida pela população, demonstrando que vale a pena lutar por aquilo que lhe é de direito. Neste caso, mais segurança, logo melhor qualidade de vida.
Não obstante a inércia do poder local para esta problemática, o PCP não deixa de congratular a decisão do actual executivo camarário, não se esquecendo de renovar o mais profundo e sincero agradecimento ao apoio dado pelo povo de São João de Ovar a esta luta. Este apoio foi elemento decisivo para que os seus interesses chegassem a bom porto e se traduzisse numa grande vitória.
Respondendo afirmativamente e responsavelmente a este apoio, o PCP compromete-se a acompanhar o desenvolvimento desta requalificação, nomeadamente no que diz respeito à sua execução e conclusão.

Vale sempre a pena lutar! Contamos com toda a população para as próximas lutas! Pelo Povo e com o Povo!

A Comissão de Freguesia de São João de Ovar do PCP
São João de Ovar, 08 de Outubro de 2016




Extra-Esmoriz LXIII - União das Freguesias de Ovar investe na beneficiação de arruamentos

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã arrancou com os trabalhos de pavimentação na Rua do Rotary Club.
 A empreitada de manutenção e conservação desta artéria de Ovar encontra-se orçada em cerca de 37 mil euros e inclui-se no plano que a autarquia liderada por Bruno Oliveira está a desenvolver para introduzir diversos melhoramentos nos arruamentos do seu território.
O presidente da União das Freguesias de Ovar explica que está "a melhorar a rede viária que se encontrava bastante degradada em determinados pontos”.
Estamos igualmente empenhados em dar cumprimento ao nosso programa de acção e, ao mesmo tempo, a realizar obras há muito ansiadas pela população”, acrescentou Bruno Oliveira.
O autarca recorda que outras obras foram sendo entretanto concluídas, no âmbito deste plano, como a Rua do Clube de Ténis, Rua Frei João Ferraz de Abreu, em Ovar, a Travessa Manuel Lopes Conde, no Lugar da Marinha, a Rua da Parvoiça, em Ovar, ou a Rua Família Silva Pereira, situada no Torrão do Lameiro.




Imagem nº 1 - A rua Ferraz de Abreu foi uma das vias intervencionadas.
Foto - União de Freguesias de Ovar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Agitação marítima prevista para domingo e segunda-feira

O alerta foi dado pela Capitania do Porto de Aveiro que esboça um quadro de agravamento das condições meteorológicas no decurso dos próximos dias. No sábado, já se notará o referido agravamento, mas será especialmente no domingo e na segunda-feira, dias 23 e 24 de Outubro, onde se verificará um considerável acréscimo da intensidade marítima. 
Haverá vento forte e a ondulação poderá atingir os 5 e 6 metros de altura. 
A Capitania recomenda máxima prudência a todos aqueles que circulam junto à orla marítima e aos esporões da costa, visto que existe a possibilidade de galgamento do mar, o que pode colocar em causa a própria segurança dos cidadãos. 
Além disso, a entidade recomenda o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, apelando para que não sejam realizadas actividades marítimas nesses dias, tendo em conta o mar bravo que se fará sentir.



Resultado de imagem para mar bravo

(Joyce Ortner Seascapes Technique)

Novo radar na A29 entre Esmoriz e Espinho (sentido sul-norte)

A A29 irá albergar novos radares que deverão entrar em funcionamento muito em breve, se é que já não começaram mesmo a facturar. Os condutores terão de seguir os limites de velocidade impostos naquela auto-estrada, caso contrário, serão autuados. 
No entanto, em relação a este novo radar que ficará situado já perto da ligação estabelecida com Espinho, no sentido sul-norte, pensamos que o mesmo não foi colocado ali por acaso. O limite de velocidade imposto naquela curva (apesar de não ser apertada) encontra-se na ordem dos 80 km/h, uma imposição que achamos contraditória quando estamos a referir-mo-nos à circulação numa auto-estrada. Lógico que o posicionamento de tal radar obedece a uma estratégia bem pensada, pelo que os condutores terão de estar muito atentos para não se deixarem surpreender. Se vem do lado de Esmoriz e se está a aproximar de Espinho, modere a velocidade.






Imagem nº 1 - Radar situado entre Esmoriz e Espinho. 



Extra-Esmoriz LXII - Avança a criação do Provedor do Animal em Ovar

A Câmara Municipal de Ovar está empenhada em criar a figura do Provedor do Animal, e como tal, a escolha do titular de tal função deverá recair em Sara Rola França, engenheira zootécnica e médica veterinária. Esta personalidade é ainda reconhecida pela sua actuação na defesa e protecção dos animais.
A criação do Provedor do Animal visará, em especial, a defesa dos direitos e interesses dos animais do concelho de Ovar. O responsável por tal missão exercerá funções consultivas e emitir recomendações ou pareceres na área do bem-estar animal. Também poderá identificar, analisar, denunciar e encaminhar todo o tipo de situações que estejam relacionadas com a violência sobre animais. 
O Provedor do Animal é nomeado pela Câmara Municipal, sob proposta do Presidente, e toma posse, assumindo funções, perante o presidente da Assembleia Municipal. A duração do mandato não deverá exceder o limite de cada mandato autárquico. 
Em jeito de balanço final, cremos que esta decisão por parte da autarquia merece ser aplaudida porque os animais são os melhores amigos do homem, além de estarmos a viver numa época bem mais sensível e civilizada, o que lhes garante uma maior protecção legal.



Resultado de imagem para animais


Bloco de Esquerda propõe desocupação imediata da primeira linha de casas junto à faixa costeira

O BE de Ovar, através de requerimento, questionou o executivo “se as famílias das primeiras linhas de casas do bairro piscatório da praia de Esmoriz foram alojadas no novo Conjunto Habitacional? Se não, porque razão não o foram?”
Justificando com o facto do inverno se estar a aproximar e é impossível “antecipar a intensidade com que o avanço do mar e as intempéries irão atingir as primeiras linhas de casas do bairro piscatório de Esmoriz”, questiona se “estão asseguradas as condições de segurança e habitabilidade, às portas de mais um inverno, para os mais vulneráveis dentre a vulnerável comunidade do bairro piscatório?
E continua: “Construído o conjunto habitacional e atribuídas as casas, para quando a remoção da primeira linha de casas de forma a mitigar os impactos das intempéries e do avanço do mar?
Após a construção dos 30 fogos do Conjunto Habitacional da Boa Esperança, na Praia de Esmoriz e o realojamento de várias famílias, o grupo municipal do BE quer saber para quando está prevista “a desocupação da primeira linha de casas do bairro piscatório?”.
Este ano, continua o BE, “deveria haver menos motivos para preocupação quanto aos riscos potenciais (e reais) para as populações e habitações mais expostas ao avanço do mar e às intempéries, uma vez que uma das principais razões para a construção deste conjunto habitacional e o realojamento das famílias era a segurança dos agregados familiares”.



In OvarNews



BE questiona realojamento das famílias na frente de mar de Esmoriz


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Mau estado dos "corrimões" da ponte gera preocupação

O leitor João Lopes partilhou connosco estas fotos na rede social do Facebook, aguardando explicações por parte da autarquia, junta e protecção civil. As imagens falam por si e revelam falta de segurança em alguns pontos dos corrimões da ponte situada na Avenida Raimundo Rodrigues.
Esperamos que as entidades competentes possam proceder a uma intervenção rápida e eficaz, salvaguardando o interesse comum.
Seguem-se as fotos enviadas por João Lopes.







Extra-Esmoriz LXI - Pão de Ló de Ovar alcança distinção internacional

O ano de 2016 tem sido um ano inesquecível para a APPO (Associação de Produtores de Pão de Ló de Ovar). Há pouco tempo, o produto passou a ser oficialmente protegido por deliberação da Comissão Europeia, o que constituiu um grande marco. Todavia, tal processo ajudou a divulgar ainda mais este produto gastronómico de Ovar, abrindo caminho para novas distinções.
Desta feita, o pão-de-ló de Ovar foi reconhecido através da atribuição do Prémio Aurum 2016 - Europa Excelence Enogastronomic- European Traditional Industry. A iniciativa partiu do Conselho Europeu das Confrarias que não resistiu à tentação desta doçaria e decidiu então premiar tal produto com uma espécie de "óscar das confrarias".
A Associação de Produtores do Pão-de-Ló de Ovar, representada pelo seu presidente Jorge Pinho, congratula-se com o galardão e “felicita todo o Município de Ovar e todos os produtores do doce por esta tão alta distinção internacional”. 
O prémio será oficialmente entregue em Lisboa, no dia 5 de Novembro, numa Gala Internacional a decorrer no Casino Estoril.
Da nossa parte, felicitamos todos os intervenientes, acreditando que outras distinções se seguirão à medida que este produto seja gradualmente difundido no estrangeiro. 




Resultado de imagem para pão de ló de ovar

Imagem nº 1 - O Pão de Ló de Ovar alcançou um considerável prestígio internacional em 2016.



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

As fontes poluidoras são mesmo um problema real...

Confesso que estou bastante apreensivo perante a difusão de um vídeo que está a dar que falar nas redes sociais (ver link em baixo) e que já foi partilhado por algumas pessoas. De acordo com o conteúdo do mesmo, tudo terá acontecido na passada sexta-feira (dia 14 de Outubro), onde supostamente terá acontecido uma descarga descontrolada junto ao Rio Lambo/Parque Ambiental do Buçaquinho. 
Não sabemos qual terá sido a dimensão de tal impacto negativo, mas é certo que este tipo de episódios nos preocupa, porque é uma prova inequívoca de que o problema das fontes poluentes é efectivamente real e não se encontra verdadeiramente resolvido, nem de perto nem de longe! Podemos sempre afirmar que a poluição já não é tão grande como era há dez anos atrás, mas isso não quer dizer que esta seja hoje diminuta. Não, a poluição continua a ser uma realidade, tal como a impunidade dos infractores. Aliás, e não vejo uma mudança de mentalidade a acontecer a breve prazo.
Por seu turno, a classe política local tem demonstrado, nos últimos tempos, um inabalável optimismo quanto à requalificação da Barrinha de Esmoriz, prometendo que haverá barcos a navegar pela lagoa como ainda se verificarão muitos banhistas a nadarem naquelas águas. Uma visão cor-de-rosa (mas também de "tacticismo político") que não partilhamos porque nos parece ser precipitada, pelo menos, para já... 
Temos recebido denúncias de leitores ou de utilizadores das redes sociais sobre o estado dos afluentes da Barrinha que, por vezes ou ocasionalmente, continuam a ser alvo de alegados despejos prejudiciais à sua integridade natural. 
De facto, se ninguém fizer nada para conter as fontes poluentes, então a reabilitação da Barrinha será sol de pouca dura porque será certamente uma questão de poucos anos (ou até nem isso!) até que a água se revele imprópria para banhos e para as próprias actividades piscatórias. Sobrará assim a parte estrutural derivada das intervenções que, apesar da sua utilidade, não resolverá os problemas fundamentais daquele meio ambiental. 
Esta é também a opinião do professor universitário e botânico creditado Rubim Almeida que demonstra a sua renitência quanto ao projecto de requalificação da Barrinha de Esmoriz, duvidando da neutralização das fontes poluidoras e questionando inclusive se o investimento, cifrado em quase 3 milhões de euros, valerá mesmo a pena. 
Da nossa parte, repudiamos a ocorrência de qualquer descarga e fazemos votos para que a Barrinha volte a ser o que era. Mas para isso, é necessário que as autoridades ambientais cumpram a sua parte e salvaguardem a integridade deste sítio ambiental. Caso contrário, há um risco considerável de isto não acabar bem. 
Não concebo uma Barrinha de sonho a comungar de perto com a poluição.
Nem faria qualquer sentido tal raciocínio.



Resultado de imagem para rio lambo

Foto meramente exemplificativa tirada em 2012.
O vídeo da alegada descarga que está a ser difundido nas redes sociais poderá ser visto em: https://www.facebook.com/Taxonomist/videos/10211017499862090/
Sobre este vídeo, não quisemos pronunciar-mo-nos em concreto, embora estejamos preocupados.

domingo, 16 de outubro de 2016

Sporting Clube de Esmoriz mantém grande forma com nova vitória

O Sporting Clube de Esmoriz foi a Avanca vencer por 3-2, reforçando a sua invencibilidade ao cabo de seis jornadas (4 vitórias e 2 empates). Protagonistas em jornadas anteriores, Pedro Godinho e Ibrahim Koneh voltaram a ser elementos decisivos para a obtenção de uma vitória que não foi fácil, dada a resistência do adversário que nunca se deu por vencido. 
O Sporting Clube de Esmoriz mantém-se na 2ª posição em igualdade pontual com o Beira-Mar (14 pontos obtidos), encontrando-se apenas a dois pontos do líder São João de Ver que também triunfou nesta jornada.
Na próxima jornada, a equipa da Barrinha receberá o Romariz (17º classificado). Existem boas expectativas de que a equipa manterá esta senda positiva. O plantel parece ter qualidade suficiente para se manter nos lugares cimeiros durante muito tempo. A estabilidade estrutural e técnica também tem favorecido o crescimento da equipa dentro das quatro linhas.




Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz alcança mais uma vitória importante (a quarta em seis jornadas), consolidando o seu bom início de temporada.
Foto - Carlos Alexandre

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Carlos Alexandre volta a ser a aposta do CDS-PP para Esmoriz

Já é conhecido o primeiro candidato oficial às eleições para a Junta de Freguesia de Esmoriz que decorrerão no próximo ano de 2017. Carlos Alexandre será novamente o cabeça-de-lista do CDS, depois de já ter sido candidato em 2013. O antigo presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz será o líder de uma lista que pretende ser uma alternativa construtiva e que assumirá o papel de sugerir projectos que possam visar o desenvolvimento da Cidade de Esmoriz.
Os centristas procuram obter representação na Assembleia de Freguesia da cidade, algo que já lhes escapa há um número considerável de anos. A tarefa não será por isso nada fácil, mas os centristas procuram agora antecipar-se à concorrência para tentar melhorar os resultados e atingir assim uma percentagem positiva. 
Em relação a Carlos Alexandre, é justo mencionar a sua qualidade enquanto fotógrafo profissional (tem, por exemplo, um portefólio recheado de imagens sobre Esmoriz), além de ser um adepto ferrenho do Sporting Clube de Esmoriz. É ainda presidente da mesa da assembleia geral da Comissão de Festas em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem.




Direitos de Imagem - CDS-PP Esmoriz/Ovar

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"No Cãocelho de Ovar para os pombos espantar" - Conto humorístico de Ana Roxo


AS NOVAS AVENTURAS DO CÃO VICENTE

NO CÃOCELHO DE OVAR PARA OS POMBOS ESPANTAR


E, eis que nesta cãotracena da vida - agora no cãocelho de Ovar a morar, encãotramos novamente -  o inenarrável, o incãofundível, o incãopreendido, o cão(vencido), o incãotornável, o incãocebível, o impertinente, o incãonstante, o cãonana (conana na linguagem dos Homens) - o Cão Vicente: o cão aldrabão, mentiroso, prepotente e deprimente que queria ser presidente.
Depois do seu périplo pelo país, este ser, criatura cãonina assentou arraiais no cãocelho  de Ovar, digno território da emocão, do Cãornaval, um cãocelho sempre a bombar.
 Para se sentir mais perto do Altíssimo foi morar para ao pé da igreja matriz, vizinho do cemitério, em Ovar e não em Esmoriz. Foi a sua tia que decidiu morar ali, a sua velha tia que ia para a praia do Furadouro mostrar as banhas em triquíni. No início, foi a cãotragosto; mas depois pensou com os seus botões que era bom viver ali: a vista era incãomum, os vizinhos muito tranquilos e nada cãoflituosos e iria pagar menos IMI.
 Mas, claro que este cão iria fazer das suas: nem nos vale a pena entrarmos em cãojunturas! Sabemos de antecão, (antemão na linguagem dos seres de duas pernas humanos), que o Cão Vicente, em algum lado, faz sempre das suas: tenta chegar ao poder com as suas cãostantes falcãotruas.  
Meteu-se naquela cãobeça  que queria ser presidente: começou pela Cãofraria do Pão-de-Ló, a ver se destituía quem lá trabalhava cão afinco sem cãocessão e sem dó!
A ideia de ser presidente não lhe saía daquela cãobeça  de cãodrilha - queria até ser presidente da câmara depois de ser da cãofraria.
Então, achou, que o melhor modo de cãoquistar tal lugar - seria fazer parte da oposicão - só fazia e queria coisas do arco da velha, este cãofragoso cão. Ele até morava perto do malfadado cine-teatro que ruiu e ainda bem que não matou ninguém, nem o seu pior inimigo, que seria qualquer gato! Depois da demolicão parcial, ficou com uns vizinhos alados que ficaram desalojados. E, ele criticou muito esta  parcial demolicão, mas ele nunca estava bem cão nada, por isso, não é de admirar -sem primeiro ver e saber e para depois cãostatar.
Ui, quanto aos pombos, eram ainda mais porcos do que ele - verdadeiros aviões cão torpedeiros. Já eram uma praga em Ovar - em muitos sítios acabavam por defecar. Os pombos não têm GPS incorporado; por isso, desde o bom, ao mau, do mais amigo, ao mais reles, eles cagam em todas as carolas que lhe fazem oposicão!
Na cãosota do Cão Vicente é que era um verdadeiro centro de ataque terrorista pombalino; porém, cãotado dele - este descãocertante ser viperino!
-  Ora, Cão Vicente, mas os pombos também queriam pagar menos IMI  -  foi esse, o motivo de quererem morar perto de ti! Junto a uma ETAR, nem pensar - ainda morriam todos asfixiados pelo mau cheirar!  Então, nada melhor, que para menos pagar, irem perto do cemitério morar! Sim, porque o maluco, o cãodenável Cão Vicente queria tentar quando fosse para a câmara que pagasse IMI, todo o ser vivente e senciente! Lógico, que sendo da oposicão, tudo o que era feito quase nada lhe agradava; ou mesmo nada, mas ninguém o levava a sério, pois só fazia cãostantemente trapalhada!
Descãotente igualmente com os pombos cãogões, pediu reunião camarária, para lhes propor uma ideia, digamos assim, algo louca e cãotrária! Afinal, que ideia torta era essa deste ser que mais parecia um boneco das Caldas - ah, pois, queria os pombos do cãocelho todos de fraldas!
 Claro, está que a câmara achou um disparate: pombos cão fraldas, atraídos com pão-de-ló - acharam logo que ele estava cada vez mais totó! Cãoquanto, mesmo assim, avançou cão esta ideia e obrigou a velha tia a fazer e coser fraldas durante meses -  o dia e a noite inteira!
Obviamente que era preciso arranjar uma solucão; todavia, esta ideia louca e cãofrangedora, não!
Até o seu arqui - inimigo FalCão, pensou em ajudar, já que ele era bom em pombos, dispersar. Mas só queria ajudar porque uma pomba não lhe deu troco - foi essa a vingança deste também reles bicharoco!
cãotinuava o cão a cãoleccionar inimigos mesmo na oposicão - mas afinal, quem iria, querer na câmara aquele ser cão chulé,  cão cérebro cãotraproducente e um grande aldrabão?!
Até nas praias do cãocelho fazia das suas artimanhas e cãoscuvilhices  - pena, que não olhasse por ele abaixo, este mestre das trambiquices! 
Sempre a querer cãoquistar do mesmo modo as doces donzelas, com cãotigas de burlista, este cão oposicionista!
Claro que seria preciso malhar neste ser descãotente, ignorante, ultrajante ser de quatro patas e que sabia latir, mandá-lo trabalhar numa ETAR. Lá poderia bulir de forma cãostante. Ele já fazia literalmente, ou não, matéria fecal da sua vida de coisas loucas...agora, iria, trabalhar todos os dias, nesta perfumada indústria como há poucas.
Aprende, Cão Vicente, dizia-lhe depois a sua velha, experiente e ajuizada tia para ele não cãotinuar a levar vida reles e deprimente, pois, nem na cãodeia alguma vez seria presidente! 



Ana Roxo
Poetisa e Prosadora Esmorizense




Texto e imagem retirados de: http://anjosdaminhainspiracao.blogspot.pt/

Extra-Esmoriz LX - Câmara Municipal de Ovar apoia alunos do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Ovar vai atribuir bolsas de estudo a alunos do ensino superior, premiando o talento e o aproveitamento escolar dos alunos. Com esta medida, a edilidade contribui para reduzir o número de jovens que abandonam os estudos, e a sua formação, por incapacidade financeira das famílias e promove o acesso da Educação a um maior número de jovens.
A Bolsa de Estudo consiste numa comparticipação mensal fixa no valor de cem euros, e de cento e vinte para alunos com deficiência igual ou superior a 40%; pelo período de dez meses.
As candidaturas abrem no próximo dia 17 de outubro e decorrem até ao dia 28. Os interessados devem preencher o formulário próprio, acompanhado dos documentos necessários disponíveis no site da Câmara Municipal, na Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde e no Serviço Administrativo e de atendimento.
A candidatura deverá ser entregue no serviço administrativo e de atendimento da Câmara Municipal de Ovar entre as 9H00 e as 16H00.




Texto e Imagem - CMO

Blogue cresce e promete novidades quando alcançar meia década de existência

É cada vez mais um facto indesmentível - o nosso blogue está a conseguir o seu melhor ano de sempre. Ao quarto ano, já logramos ultrapassar consideravelmente as cem mil visitas, superando as estatísticas dos anos anteriores. Só nos últimos dois meses, atingimos quase as 50 mil visitas. Os meses de Agosto e Setembro foram bastante produtivos, e o nosso blogue está agora a caminho das 400 mil visitas, meta perfeitamente alcançável até 21 de Fevereiro, quando contabilizarmos cinco anos de existência. 
Em média, já logramos ter mais de 20 mil visualizações por mês, um número que achávamos ser praticamente inatingível há dois anos atrás. Muitos são os cibernautas que nos visitam a partir da região em que estamos inseridos, mas também recebemos cada vez mais visitantes provenientes do estrangeiro (talvez estes numa percentagem compreendida entre 25 a 30%), nomeadamente dos Estados Unidos, Suiça, Alemanha, França, Rússia, Brasil e China. 
Se hoje temos esta visibilidade, foi porque tivemos que ser persistentes, laboriosos e, acima de tudo, evidenciar um afecto enorme por esta terra. Estas estatísticas não são fruto do acaso - foram o culminar de infindáveis horas de trabalho, sem receber (quase) nada em troca. 
No entanto, prometemos aos nossos leitores que o quinto ano será celebrado de forma especial com a introdução de novas rubricas no blogue. Textos que prometerão fazer a delícia de muita gente. Sim, vamos apresentar surpresas durante o próximo ano. Queremos atingir rapidamente a fasquia do meio milhão de visualizações. Sabemos que o iremos conseguir com o vosso apoio que é sempre gratificante.
Da nossa parte, agradecemos a todos os nossos leitores por nos lerem diária ou semanalmente. Podemos nem sempre estar de acordo sobre os mesmos temas, mas todos confluímos para um bem comum - desejar o melhor para a cidade de Esmoriz. E isso sim é a essência da cidadania.
Isenção, ousadia e afinco é o que podemos prometer da nossa parte!



Estatísticas de Visualização no blogue - mês de Setembro ("último mês") e os doze dias iniciais de Outubro.
Clicar em cima para visualizar melhor




Estatísticas de visualização no blogue - Origem (por país) dos cibernautas que nos visitam.
Clicar em cima para visualizar melhor

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Apoio financeiro às freguesias origina guerra entre PSD e PS em Ovar

Resultado de imagem para assembleia municipal ovarMeus senhores, está o caldo entornado em Ovar. Claro que os responsáveis por tal "entornamento" não hesitam em apontar o dedo uns aos outros. Nada de novo. Vamos já de seguida aos factos.
Tudo terá acontecido no âmbito de uma sessão da assembleia municipal decorrida na semana anterior que desencadeou o surgimento de diversos atritos. Em comunicado, o PSD Ovar acusou imediatamente os presidentes socialistas da União de Freguesias de Ovar (Bruno Oliveira) e de Válega (Jaime Almeida) de terem votado contra a proposta social-democrata que previa um reforço do investimento de 250 mil euros a ser distribuído pelas freguesias integrantes do concelho (isto é, 50 mil para cada uma). O PSD acusa mesmo estas duas personalidades de "atitude politiqueira" e de prejudicar os interesses das comunidades que representam. 
Por seu turno, o PS Ovar já respondeu, alegando que a autarquia de Ovar pouco tem contribuído para fomentar a coesão territorial do concelho. Os socialistas acusam Salvador Malheiro de não fazer nenhum acto digno na defesa das freguesias e de não proceder a um tratamento equitativo. O principal partido da oposição local afirma mesmo que a verba de 50 mil euros só foi disponibilizada às freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Válega, relegando a atribuição de apenas 12 500 euros para cada localidade da União de Freguesias de Ovar (aquele será assim o valor distribuído pelas quatro localidades que a integram - Ovar, S. João, S. Vicente Pereira e Arada; contudo, ao todo, o valor somado dará na mesma os 50 mil, verba a ser cedida à União de Freguesias de Ovar) uma quantia que os socialistas consideram ser injusta e desproporcional tendo em conta a dimensão daquela área central do município. 
Em termos de considerações finais da nossa parte, é justo realçar que a proposta do PSD em Assembleia Municipal acabou por ser aprovada com os votos favoráveis dos sociais-democratas, pelo que todas as freguesias serão, mesmo com os votos desfavoráveis dos responsáveis socialistas, beneficiadas com um reforço do investimento. Todavia, esta história prova claramente que já se começam a sentir os primeiros indícios da chegada em breve das eleições autárquicas em 2017. Já falta menos de um ano, e claro que o tacticismo político começa a imperar, e de que forma!
Nesta história, não há santos nem heróis. É mais uma birrinha, a do costume! Vou procurar ser claro. Os socialistas têm o direito de não se reverem nesta gestão autárquica, mas não me parece ser muito correcto recusar a atribuição de um apoio financeiro que até lhes poderia ser bastante útil para encetar algumas intervenções necessárias nas suas freguesias. Aliás, os respectivos presidentes de freguesia até poderiam retirar "louros" ou "dividendos" a seu favor neste último ano de mandato, recorrendo a tal fonte de receita. É claro que, a ser verdade, a verba de 12 500 euros é diminuta para cada uma das quatro localidades da União de Freguesias de Ovar, mas também Esmoriz durante muitos anos foi penalizado em condições similares, sendo apenas tratado como um vilarejo situado a norte do concelho. Mas sim, os socialistas até podem ter alguma razão quando reivindicam igualdade de tratamento para todas as freguesias (que, no seu entender, são oito e não cinco!), mas isso não é motivo suficiente para justificar a recusa de qualquer apoio proveniente da autarquia. Nos tempos que correm, o dinheiro faz sempre muita falta, e os partidarismos devem ser postos de lado para então se favorecerem as comunidades. É triste, muito triste quando isso não se sucede. 
Por seu turno, os sociais-democratas podem até ter a maior parte da razão do seu lado neste episódio (e até porque o actual executivo tem o mérito de ter reforçado os apoios às freguesias durante este mandato), mas não creio que tenham muita moral para falar em atitude politiqueira ou pura demagogia, até porque me vêm à cabeça alguns acontecimentos dum passado recente. 
E quanto a si, caro leitor, comece a habituar-se - isto até às eleições autárquicas de 2017 vai ser sempre assim! Só mudarão os pretextos!
Lavadeiras, comecem a lavar a roupa suja na ribeira!

Foto - Ovar Novos Rumos

PS - Não obstante, reconheço que, a um nível geral, os cinco presidentes de freguesia deste concelho têm desenvolvido um bom trabalho em prol das suas comunidades. Aliás, não é este episódio que coloca em causa a sua credibilidade, embora discordemos da decisão tomada por dois presidentes. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Embarcação "Mar de Esmoriz" escapa heroicamente a naufrágio em Paramos

No Domingo de manhã, viveram-se momentos de apuros na costa de Paramos com os tripulantes da embarcação "Mar de Esmoriz" a presenciarem um momento fatídico. De acordo com o Correio da Manhã, os quatro pescadores tripulantes, com idades compreendidas entre os 30 e os 56 anos, foram surpreendidos pela força das ondas que visaram aquele barco que é hoje um símbolo carismático da Arte Xávega esmorizense. Como se não bastasse, o motor parece ter ficado danificado no decurso da intempérie, o que tornou ainda mais dramática a situação. Telmo Zarrais, arrais do barco em questão, confidenciou mesmo - "O mar estava forte e uma onda bateu-nos. Ficou tudo cheio de água e o motor caiu. Para evitar males maiores, liguei aos meus camaradas e pedi apoio".
No entanto, a história não terminou em tragédia porque felizmente houve lugar para uma actuação heróica de Leandro Gonçalves, pescador que estava nas imediações e que decidiu socorrê-los com o seu barco, arriscando igualmente a sua vida. Com ele seguiriam mais dois elementos que foram igualmente decisivos nas operações de apoio. Leandro assinala mesmo "Eu sei que esta vida não é fácil, e por isso pensei que estavam aflitos. Agarrei nos coletes e fui logo ajudá-los. Felizmente, estavam bem. Só tivemos de retirar a água da embarcação e fazer o motor pegar".
Apesar do grande susto, todos escaparam ilesos e aportariam, em condições mínimas de segurança, na praia vizinha de Silvalde.
Esta história prova, mais uma vez, a solidariedade que existe entre muitos pescadores. Todos eles sabem dos perigos do alto mar, esse mesmo que já derrubou ou absorveu uma Casa da Guarda Fiscal e uma antiga Capela da Praia em Esmoriz e que ousou agora tentar, embora em vão, usurpar mais um grande elemento patrimonial de Esmoriz - a sua embarcação emblemática da Arte Xávega.



Salva pescadores em apuros no mar

Imagem nº 1 - O barco ‘Mar de Esmoriz’ foi rebocado por um tractor depois de ter atracado na praia de Silvalde, 
Foto - Paulo Jorge Duarte

domingo, 9 de outubro de 2016

Extra-Esmoriz LIX - Câmara Municipal de Ovar moderniza casas de banho públicas ao lado da Igreja Matriz

Foram reabilitadas as casas-de-banho públicas, situadas na Av. Bom Reitor, ao lado da Igreja Matriz, em Ovar. Após ter sido lograda esta beneficiação, o equipamento poderá ser agora utilizado gratuitamente pelos cidadãos de segunda a sábado, das 07 às 19 horas, e ao domingo,das 07 às 13 horas.




Foto - CM Ovar

Derradeiras novidades do Projecto da Barrinha

Através do mapa de intervenções que nos foi confiado, podemos avançar com mais detalhes em relação à futura configuração que a Barrinha de Esmoriz (ou Lagoa de Paramos) deverá assumir:

  • O cais flutuante ficará perto da ponte principal (esta última localizada num posicionamento similar em relação às antecessoras que existiram no decurso do século XIX). Confesso que preferiria que o cais se situasse mais a nascente da Barrinha por uma razão histórica, pois era ali a zona de embarque para todos aqueles que saíam da estação de Esmoriz rumo à Praia, desfrutando de uma travessia em barco pela lagoa. Quanto ao cais proposto para ficar junto à ponte, penso que ali a passagem se revela muito estreita e, por conseguinte, não será nada fácil criar tal equipamento. 
  • O posto de observação de avifauna ficará na parte envolvente de Esmoriz. Se desejar observar as inúmeras aves que sobrevoam a lagoa e o seu meio envolvente, terá de o fazer pela parte sul, isto é, em território esmorizense.
  • Existirão ainda duas pontes secundárias. Uma sobre o rio Lambo e outra sobre a ribeira de Rio Maior, já nas proximidades da lagoa. Estarão ambas logicamente envolvidas nas respectivas ligações por passadiços.
  • Os passadiços circundarão praticamente a lagoa. Na nossa opinião, é excessiva a instauração de passadiços/percursos na zona a nascente da lagoa porque se trata de uma área sensível em termos de presença da avifauna. Esperemos que as intervenções sejam muito bem ponderadas neste ponto em concreto. 
  • A deposição por repulsão dos dragados decorrerá em dois sectores da costa - a norte do esporão norte e a sul do esporão sul em Esmoriz. Ao todo, serão dragados 272.000 m3 de sedimentos. 
  • As obras contemplarão ainda a reabilitação do dique fusível, a remoção de plantas exóticas e a consolidação dunar. As intervenções pretendem fornecer uma imagem exterior mais atractiva da Barrinha. 

Prevê-se que as obras possam já estar prontas em Junho de 2017, fazendo com que uma nova Barrinha seja já uma realidade a partir da próxima época balnear.





Imagem nº 1 - Mapa das estruturas esboçadas na futura configuração da lagoa.
Folheto disponibilizado pela Sociedade Pólis Litoral Ria de Aveiro

A um ano das eleições em Esmoriz

Se em Ovar, PSD e CDS-PP já apresentaram os respectivos candidatos para as próximas eleições autárquicas, em Esmoriz, a segunda maior cidade do concelho, não se regista qualquer movimentação oficial. 
No entanto, poderemos sempre especular um pouco sobre o que se poderá avizinhar.
Muito dificilmente, o Arquitecto António Bebiano não será candidato a um novo mandato, assumindo inclusive um claro favoritismo tendo em conta o bom trabalho que tem vindo a realizar. A ele (bem como aos restantes membros do executivo) se atribui a criação da Universidade Sénior de Esmoriz, a reabilitação do átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz para fins culturais, a dinamização do panorama festivo (nomeadamente, a aposta bem-sucedida no Arraial da Barrinha) e a inauguração de gabinetes de apoio psicológico e de inserção profissional ao nível de emprego. 
No entanto, António Bebiano não irá para estas eleições sozinho. Por exemplo, é necessário saber se a ex-presidente Rosário Relva será novamente candidata. A ex-presidente socialista e agora líder do GIPE (Grupo de Independentes por Esmoriz) foi responsável pela liquidação de várias dívidas, o que favoreceu a estabilidade financeira na junta de freguesia. No entanto, os tempos do seu mandato foram algo conturbados, visto que se registaram desavenças internas. Contudo, Rosário pode ser a única candidata capaz de ainda ter alguma possibilidade de fazer alguma mossa aos sociais-democratas. Em 2013, Rosário perdeu duas eleições para Bebiano: a primeira (as intercalares), sofreu uma derrota por uns míseros quatro votos de diferença; a segunda, foi uma derrota estrondosa com os sociais-democratas a vencerem confortavelmente e com maioria absoluta. Mas em 2017, tudo pode acontecer, embora a sua missão seja aparentemente muito difícil (embora não impossível!).
À esquerda, o Partido Socialista deixou de ser o partido mais votado em Esmoriz (a derradeira vitória verificou-se em 2009) para ficar agora num desonroso terceiro lugar. As votações verificadas em 2013 não espelham, de modo algum, a expressão do eleitorado socialista presente na freguesia. É importante salientar que uma boa parte desse mesmo eleitorado acabou por tomar o partido de Rosário Relva. Efectivamente, o Partido Socialista terá de avançar com uma equipa forte para mudar este cenário e recuperar muito do que perdeu nos derradeiros anos. Um Partido Socialista forte trará certamente mais competitividade, mais debate, mais pressão dialogante o que só se pode traduzir em mais obra. 
O Partido Comunista e o Bloco de Esquerda tentarão alcançar representação na Assembleia de Freguesia. O mesmo se poderá dizer do CDS-PP. 
Tal como disséramos em relação a Ovar, quem partir primeiro para a campanha, terá tudo para recolher os primeiros frutos e ganhar um considerável avanço sobre os seus oponentes. 
E acima de tudo será interessante conhecer o programa, os projectos e as ideias que todas as listas irão esboçar para a nossa terra. 



Resultado de imagem para junta de freguesia de esmoriz

Imagem nº 1 - A menos de um ano das eleições, ainda não se verificam posições oficiais em relação a eventuais listas candidatas. 
Foto retirada de: http://www.jm-madeira.pt/sites/default/files/junta_de_freguesia_de_esmoriz.jpg



PS - O nosso blogue terá todo o prazer em receber os comunicados de todas as entidades políticas de forma a que as suas propostas sejam do conhecimento público.

Sporting Clube de Esmoriz vence com bis de Pedro Godinho

O Sporting Clube de Esmoriz confirmou a boa forma que tem traduzido este seu início promissor. No Estádio da Barrinha, a equipa da casa foi sempre a mais forte e venceria naturalmente o Milheiroense (16º classificado) por 2-0. Os dois golos foram apontados pelo capitão Pedro Godinho. É de realçar a adesão significativa do público que torceu, ao máximo, pela equipa.
Ao fim de cinco jornadas da I Divisão Distrital de Aveiro, o Sporting Clube de Esmoriz soma três vitórias e dois empates, totalizando 11 pontos. A equipa está na segunda posição (embora em igualdade pontual com o Beira-Mar). O líder é o São João de Ver que acumulou, até ao momento, 13 pontos.



Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz tem jogado com confiança neste início de época.
Foto - Carlos Alexandre


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O povo no adro da Igreja Matriz de Esmoriz

A turba de cidadãos reúne-se no adro da Igreja Matriz de Esmoriz para conversar e abordar as últimas novidades, sejam elas de cariz político, desportivo ou social. E quando Esmoriz enche-se de movimento, o cenário visível torna-se certamente mais atractivo ou apelativo.



Resultado de imagem para esmoriz

Foto da autoria de Belmiro Teixeira

PCP promete estar atento às obras da Barrinha e assevera ter sido o legítimo precursor das mesmas

O PCP saúda o início das obras e “assume-se como seu legítimo precursor”, prometendo manter-se “atento e vigilante e pronto a intervir, caso as obras não correspondam aos objectivos fundamentais de preservação e valorização deste ecossistema”.
O PCP refere que após décadas de intenções e promessas, particularmente em períodos eleitorais, sobre a requalificação da Lagoa de Paramos/ Barrinha de Esmoriz, foram mais uma vez anunciadas, desta feita pelo actual ministro do Ambiente, as obras de preservação e valorização deste importantíssimo ecossistema.
Entretanto, “não deixa de ser caricato observar o aproveitamento público, que particularmente, os presidentes das Câmaras de Espinho e Ovar estão a fazer deste processo, depois de décadas de recriminações públicas entre estes dois executivos municipais, e de PS, PSD e CDS terem inviabilizado, em diversas ocasiões as propostas apresentadas pelo PCP, em sede do PIDAC, (Programa de Investimentos e Despesas da Administração Central), com vista à intervenção na Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz”.


Notícia retirada do OvarNews



PCP atento à requalificação da Barrinha de Esmoriz


Extra-Esmoriz LVIII - Proposta a criação de um Conselho Municipal da Juventude

A proposta foi formulada por Emanuel Bandeira e Rúben Ferreira, membros da JSD Ovar. A criação do Conselho Municipal da Juventude servirá como ferramenta de apoio aos milhares jovens residentes no concelho. Os proponentes estão dispostos a esboçar um modelo de regulamento para que sejam lançadas as bases deste futuro organismo. A ideia mereceu acolhimento por parte do executivo municipal. Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, demonstrou abertura e está disponível em encetar esforços para viabilizar esta intenção.




Imagem nº 1 - A proposta foi apresentada em sessão da Assembleia Municipal de Ovar.
Emanuel Bandeira discursa em público.

A Direita aposta com força em Ovar mas partirá dividida

As eleições autárquicas de 2017 já mexem em Ovar e os primeiros candidatos conhecidos são mesmo da quadrante política situada mais à direita. 
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar e figura central do partido no concelho e até no distrito, já anunciou a intenção de se recandidatar pelo PSD. Decerto que tentará ser o líder de um projecto consistente e sólido, contando com algum favoritismo para uma provável reeleição. É plausível que muitas obras prometidas avancem neste último ano de mandato, de forma a reforçar o seu estatuto dentro do eleitorado. A Barrinha de Esmoriz e o Esmoriztur podem ser mesmo os grandes trunfos guardados pelo executivo para 2017. 
No entanto, a última novidade prende-se com a escolha de Filipe Marques Gonçalves para cabeça-de-lista do CDS-PP nas futuras eleições para a Câmara de Ovar. Parece-nos uma boa escolha, dado que revela um excelente saber-estar e uma perspicácia notável em relação aos grandes dossiers que afectam o concelho de Ovar.
É claro que PSD e CDS não serão rivais ao ponto de disputarem entre si o triunfo na eleição. Enquanto os sociais-democratas disputarão possivelmente com os socialistas a vitória nas autárquicas, o CDS-PP procurará voltar a ter representação no executivo ou, pelo menos, na assembleia municipal. Aliás, o aumento recente da população no concelho viabilizará, por conseguinte, o aumento do número de vereadores eleitos, pelo que torna o objectivo dos centristas mais exequível. No entanto, há um "divórcio" ou até mesmo um evidente afastamento entre os dois partidos a nível local, o que torna improvável qualquer coligação ou entendimento mútuo. Houve desavenças inseridas em debates polémicos que deixaram marcas nos grandes protagonistas políticos de ambos os partidos. E não é menos verdade que um CDS-PP mais forte poderá preocupar os sociais-democratas, visto que o eleitorado de direita poderá ficar mais indeciso. 
É igualmente curioso constatar que o CDS-PP, mesmo sem representação municipal, terá sido o partido mais activo ao nível da oposição, durante os últimos tempos. Se serão premiados por isso, não o saberemos, e é certo que ainda nos encontramos numa fase prematura. Mas isto revela espírito de iniciativa, algo que merece ser valorado. 
Todavia, não deixamos de estranhar as ainda tímidas movimentações dos partidos da esquerda. Pedia-se já que avançassem com o nome dos candidatos porque normalmente os primeiros a partirem em campanha, são os que colhem os primeiros frutos. Por exemplo, veja-se o caso recente de António Guterres que foi eleito para Secretário-Geral da ONU. Foi a todas as votações, esteve desde o início até ao fim a recolher apoios! De facto, as candidaturas tardias não costumam dar bom resultado. 
Jogar na antecipação faz a diferença, e no caso de Ovar, os partidos da direita já demonstraram que não querem ser surpreendidos pelo tempo.



Resultado de imagem para câmara municipal de ovar

Imagem nº 1 - PSD e CDS-PP apresentam candidatos credíveis e prometem em breve entrar em campanha. O duelo de ideias poderá ser bastante interessante. 
Foto da autoria de José Morais Sarmento in Olhares Sapo


Correio dos Comunicados Políticos - CDS-PP Ovar avança com Filipe Marques Gonçalves


Resultado de imagem para cds pp logotipo


A Comissão Política do CDS de Ovar aprovou por unanimidade a candidatura do Filipe Marques Gonçalves à Câmara Municipal de Ovar, para as próximas eleições autárquicas de 2017.
Filipe Marques Gonçalves tem 33 anos de idade, é natural de Válega e reside em Ovar.
É advogado há cerca de 10 anos, exercendo a sua actividade na cidade do Porto.
Desde a sua juventude que vive com intensidade a sua ligação a Ovar, mostrando-se uma pessoa interventiva e presente em diversas associações e colectividades locais da área social, da cultura, e do desporto, tendo sido entre outras atividades, jogador de basquetebol federado da Associação Desportiva Ovarense, durante 10 anos, e nesse período, também treinou vários escalões de formação do clube. Actualmente, é membro associado de várias associações e clubes do concelho de Ovar.
O candidato à Câmara Municipal de Ovar é a pessoa certa para apresentar uma candidatura local forte e corajosa, que tanta falta faz ao nosso município.
Estamos certos que o Filipe é inequivocamente a pessoa certa para aproximar a autarquia dos cidadãos e contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho.
Com esta candidatura o CDS de Ovar, afirma-se como a força política que quer fazer mais e melhor pelo nosso concelho!

A Comissão Política Concelhia do CDS de Ovar.



Imagem nº 1- Filipe Marques Gonçalves avançará pelo CDS-PP nas eleições autárquicas de 2017. Os centristas procuram melhorar o resultado ao nível da representação no executivo e assembleia municipais.
Foto - CDS-PP Ovar

Extra-Esmoriz LVII - Inicia-se o alcatroamento dos arruamentos em Maceda

A freguesia de Maceda tem sido alvo de intervenções profundas por parte da AdRA (Águas da Região de Aveiro) ao nível da rede de saneamento. Com o fim das intervenções nalguns pontos da vila, começaram agora os respectivos trabalhos de alcatroamento das ruas então visadas. Depois das melhorias infra-estruturais na área do saneamento, também a pavimentação posterior obedecerá a critérios de rigor e modernidade. 
Miguel Silva, presidente da Junta de Freguesia de Maceda, sublinha a importância destas obras que deverão então favorecer a qualidade de vida dos macedenses. 





Universidade Sénior de Esmoriz apresenta disciplinas do próximo ano lectivo

A Universidade Sénior de Esmoriz já apresentou as disciplinas que irão integrar o programa para o ano lectivo de 2016/2017. Dentro deste contexto, serão disponibilizados aos alunos seniores aulas de inglês, pintura, guitarra, filosofia, história da arte, Portugal na Europa e no Mundo, língua e cultura portuguesa, artes decorativas, música (grupo musical), cavaquinho, informática e iniciação à fotografia digital (esta última, uma disciplina estreante). 
As inscrições abriram no dia 12 de Setembro com a Universidade Sénior de Esmoriz a apelar a todos os seniores para que ocupem o seu tempo livre a adquirir novos conhecimentos e a conviver com outras pessoas, criando assim novas amizades. 
A entidade, sediada no Palacete dos Castanheiros, procura assim dinamizar várias atividades para promover o envelhecimento activo e saudável.



Resultado de imagem para palacete dos castanheiros esmoriz




Nota-Extra - Será exibida até ao final do mês de Outubro uma exposição de pintura e desenho no Átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, onde podem ser observados os diversos trabalhos dos estudantes da Universidade Sénior realizados durante o ano lectivo anterior. As entradas são livres.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Renascer proporcionou uma noite mágica

Na noite do passado sábado, teve lugar a cerimónia de abertura do XVII Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer no auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (rua dos Castanheiros). Mais de duzentas pessoas estiveram presentes e testemunharam novamente o contributo valioso desta colectividade, fundada em 1992, para a formação cultural da comunidade em que se insere. 
Na estreia de mais um festival, o Grupo de Teatro Renascer apresentou uma peça comediante intitulada "As minhas sogras" que havia sido encenada por João Gomes. A representação assumia uma faceta ousada, picante e imprevisível, motivando inúmeras gargalhadas no extenso público presente. Em termos de conteúdo, a comédia desenrolava-se em torno de um casal que vivia num apartamento, sendo que o marido (o professor Benvindo; personagem interpretada pelo actor Américo Gomes) teve de aturar três ou quatro sogras (número derivado de diversos relacionamentos malogrados) que revelavam preferências sinistras (sobretudo ao nível da atracção sexual), além de promoverem facilmente a intriga, a confusão e a discórdia. Por seu turno, Maria Flor, esposa do professor Benvindo (papel interpretado por Ana Ribas), teve que aturar a mãe deste, fazendo com que a peça envolvesse ao todo cinco sogras! O Renascer assumiu o risco de estrear três "novas" actrizes no elenco seleccionado para esta peça (receberiam posteriormente o tradicional baptismo), mas tudo correria pelo melhor, visto que não se notou ausência de qualidade, mas sim muita irreverência e um espírito bem aberto e arrojado das personagens que interpretaram os papéis que então lhes foram incumbidos. 
Seguiu-se posteriormente um intervalo de quinze minutos.
Na segunda parte do evento, continuaram as surpresas. O prodigioso animador esmorizense Rui Paixão (que conta já no seu currículo com uma passagem bem-sucedida pelo célebre Cirque du Soleil) deliciou o público com a sua brilhante vocação na arte da mímica, tendo representado com originalidade, graça e imaginação o tema musical dos Azeitonas - "Anda ver comigo os aviões". Foi brindado com inúmeros aplausos por parte da plateia.
Seguiu-se posteriormente a cerimónia solene, onde o destaque central iria para a presença de Vítor Norte, actor reputado (vencedor de três globos de ouro e com participação em vários filmes, séries e novelas) que foi bastante solicitado e acarinhado pelo público em geral. Numa curta intervenção, Vítor felicitou o Grupo de Teatro Renascer pela peça apresentada e pela sua dedicação à causa cultural, assumindo que, pela sua parte, viveria todos os dias em palco, visto que tem uma grande paixão pela arte da representação. 
Por seu turno, João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, agradeceu o apoio dos patrocinadores e a forte presença do público, e recordou que os 24 anos de existência da colectividade são fruto do afinco, da persistência e da vontade de fazer teatro. 
Na cerimónia solene, estiveram igualmente presentes Salvador Malheiro (Presidente da CM de Ovar), António Bebiano (Presidente da JF de Esmoriz), Fátima Ramalho (Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz), Tânia Falcão (Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Teatro), Alcides Alves (Presidente da Assembleia do Grupo de Teatro Renascer), Fernando Rodrigues (representante da entidade teatral "Contacto" de Ovar) e Rui Paixão (animador esmorizense). Destacamos aqui em particular a promessa ou intenção municipal de que o Esmoriztur deverá ser intervencionado no próximo ano de 2017.
Todavia, a sessão solene seria marcada por um momento inesperado que quebraria o protocolo - o espectador (e antigo membro do então extinto Grupo Cénico dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz; hoje um emigrante português a viver na África do Sul) César dos Santos pediu licença para subir ao palco para recordar o legado de Saúl de Oliveira, presenteando o público com uma representação peculiar antiga que visava reavivar algumas das tradições da cidade de Esmoriz, momento que mereceu toda uma torrente de saudações.
O Grupo de Teatro Renascer efectuou um balanço extremamente positivo, e espera que a adesão do público se venha a manifestar com evidência ao longo do festival que agora se inicia. Vários grupos do Norte a Sul do país estarão presentes em Esmoriz durante os fins de semana de Outubro e Novembro.




Imagem nº 1 - O professor Benvindo foi assolado pelo azar de aturar tantas sogras no seu apartamento.
Foto da minha autoria




Imagem nº 2 - A intriga e a confusão estiveram presentes na peça comediante encenada por João Gomes.
Foto da minha autoria




Imagem nº 3 - A sessão solene ficou marcada pela presença de Vítor Norte (padrinho do Festival) e de outras individualidades.
Foto da minha autoria




Imagem nº 4 - Rui Paixão fez uma pequena demonstração que fez render os esmorizenses ao seu talento. O animador confessou ainda que foi no antigo Esmoriztur que tudo começara, quando visionara uma peça do Renascer que o tinha marcado, além de tal efeméride ter acontecido no dia do seu próprio aniversário.
Foto da autoria de Carlos Alves




Imagem nº 5 - O emigrante César dos Santos também subiu ao palco para demonstrar surpreendentemente os seus antigos dotes de representação.
Foto da autoria de Carlos Alves