Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

A Beleza Natural de Esmoriz em 10 fotos

Decidimos apresentar as melhores fotografias dos últimos meses sobre a fauna e flora esmorizense. Cremos que se tratam de imagens que merecem os nossos maiores elogios, pois foram todas bem tiradas e por isso, entraram na minha selecção criteriosa.
As primeiras sete foram retiradas da Página Oficial do Movimento Cívico Pró-Barrinha que nos continua a maravilhar com imagens de alta categoria.
Espero que apreciem...
 
 
 
Imagem nº 1 - A Barrinha de Esmoriz à noite.
Foto da autoria de Magda Moreira
 

 
Imagem nº 2 - A nossa lagoa durante o dia.
Foto da autoria de Magda Moreira
 
 
 
Imagem nº 3 - Uma águia sapeira sobrevoa o local...
Foto da autoria de Rubim Almeida
 
 
 
Imagem nº 4 - Um salgueiro na zona envolvente da Barrinha.
Foto da autoria de Rubim Almeida
 
 
 
Imagem nº 5 - Uma borboleta vagueava por aquele espaço ambiental.
Foto da autoria de Rubim Almeida
 

 
Imagem nº 6 - O Campo das Vacas foi alvo duma intervenção recente de reorganização. Nesta imagem, destaque para a presença duma águia sapeira em cima duma das plantações.
Foto da autoria de Rubim Almeida
 

 
Imagem nº 7 - Um pisco de peito ruivo também decidiu imitar a águia, no mesmo espaço.
Foto da autoria de Rubim Almeida



 
Imagem nº 8 - O Mar de Esmoriz estava calmo.
Foto da autoria de Casagrande
 

 
Imagem nº 9 - Quase nem havia ondas... Talvez um dia impróprio para o surf.
Foto da autoria de Casagrande
 

 
Imagem nº 10 - Havia quem fizesse as suas caminhadas, aproveitando a calma aí instalada.
Foto da autoria de Casagrande



O Novo Parque do Buçaquinho referido no Jornal da Quercus...

De seguida, apresentamos um artigo sobre o Novo Parque do Buçaquinho (Esmoriz/Cortegaça) que saiu na actual edição de Novembro/Dezembro (nº 61), no conceituado Jornal da Quercus (podem visitar gratuitamente as versões electrónicas em: http://www.quercus.pt/jornal).
A iniciativa pertenceu a Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, que decidiu promover assim as virtudes daquele novo espaço ambiental.
Assim sendo passo a citar o texto:



"Aberto ao público em 25 de Abril deste ano, o Parque Ambiental do Buçaquinho ocupa uma faixa florestal entre Esmoriz e Cortegaça à margem do Rio Lambo, também conhecido por Vala de Maceda, que desagua a cerca de quinhentos metros na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. São 24 hectares convertidos num espaço lúdico-pedagógico vocacionado para a preservação da natureza e sensibilização ambiental.
Esta obra junta-se à quase finalizada ciclovia e, em conjunto com a Barrinha, é o embrião de uma"estrutura ecológica"que só favorece o território.
O Parque Ambiental nasceu por iniciativa da Câmara Municipal de Ovar e financiamento do QREN, com o aproveitamento da antiga Etar Esmoriz/Cortegaça que foi extinta em 2005 por repúdio popular, encabeçado pelo Movimento Cívico Pró Barrinha, pois que ela própria poluía a zona e a lagoa.
Para além de salas de exposição e educação ambiental, bem como locais para diversos e variados eventos, o Parque dispõe de uma cafetaria agradável com esplanada paisagística. A iluminação noturna e as movimentações de águas são geralmente de produção ecológica por eólicas e painéis solares.
Inserido que está numa zona florestal, é composto por grande quantidade de árvores, especialmente pinheiros e salgueiros negros, acompanhados por vegetação herbácea, que alterna segundo as estações climáticas. Para dar um toque mais familiar, foi feita uma plantação de ervas aromáticas bem floridas, mais ou menos à volta do lago central. Dispõe também de grandes áreas de arrelvamento, onde as pessoas podem descansar enquanto brincam as crianças no seu canto infantil.
São seis os lagos do Parque com zonas devidamente controladas de juncos, caniços e tábua larga e algumas plataformas flutuantes encimadas por vegetação zonal. É o paraíso dos patos de várias espécies, galinholas, águias, falcões e uma ou outra garça, para além de pequenas e variadas aves,como alvéolas, guarda-rios, borrelhos,etc.
Quem frequenta o recinto, por caminhadas ou bicicleta (até as há de graça no local) ou por mero lazer e absorção de ar puro e saudável, dispõe de vasta área de caminhos, quer entre os lagos com distâncias adequadas, quer pela zona mais florestal e selvagem ou pelos relvados.
Dois postos de observação, estrategicamente colocados, e uma torre de quinze metros de altura, completam o campo de visão, apreciação e deslumbramento do Parque Ambiental do Buçaquinho, entre Esmoriz e Cortegaça.
(Visitem: https://www.facebook.com/MovimentoCivicoProBarrinha)".


Texto da autoria de Arménio Moreira
(Movimento Cívico Pró-Barrinha)
 
 
 
 
Imagem nº 1 - O Parque Ambiental do Buçaquinho foi uma das principais referências da última edição do Jornal da Quercus.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz 
 
 


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nota da Câmara Municipal de Ovar - O realojamento de diversas famílias do Bairro Piscatório será um dado adquirido

O Tribunal de Contas concedeu o visto para o contrato da empreitada de construção de 30 fogos do Conjunto Habitacional da Praia de Esmoriz, que permitirá o realojamento de diversas famílias do Bairro Piscatório desta freguesia que, atualmente, vivem em situação dramática devido ao avanço do mar que afeta toda a orla costeira do território concelhio.

O executivo camarário havia já deliberado, por unanimidade, em julho deste ano, adjudicar a empreitada para a execução do "Conjunto Habitacional da Praia de Esmoriz – 30 fogos", à empresa Teixeira, Pinto & Soares, Lda, pelo valor de 1.326.000,01 Euros, empreitada essa que contempla ainda as respetivas infraestruturas urbanísticas, tais como arruamento, drenagem de águas pluviais e residuais, iluminação pública, abastecimento de água, entre outros.

No entanto, devido ao pedido de alguns esclarecimentos por parte do Tribunal de Contas para proceder à homologação do respetivo contrato e da resposta dos serviços competentes, só hoje o Município de Ovar foi notificado do parecer favorável daquele órgão deliberativo, procedendo agora à consignação da empreitada com a maior brevidade.

A empreitada para construção dos 30 fogos do Conjunto Habitacional da Praia de Esmoriz é, desde há muito, uma necessidade identificada e uma das grandes prioridades da CMOvar, pela conjugação de fatores sociais e ambientais, assim como por questões de segurança da população residente.
Apesar do acordo de colaboração outorgado, em 2006, com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, I.P., a CMOvar não obteve deste organismo confirmação das condições de financiamento acordadas, pelo que se viu forçada a assumir a totalidade das despesas a realizar com esta obra, através do orçamento municipal.



Imagem nº 1 - Salvador Malheiro pretende concretizar finalmente uma obra já projectada durante o anterior mandato de Manuel de Oliveira.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Um evento que alertará para os perigos das austrálias...


Imagem nº 1 - E você está convidado... para comparecer ao evento - Sábado (30 de Novembro, 14h).
Carregar em cima para visualizar melhor
Cartaz enviado por Pedro Maia/Arménio Moreira


Como a legibilidade do panfleto pode, mesmo assim, não ser a melhor, decidimos acrescentar e transcrever a seguinte nota presente na Página Oficial do Movimento Cívico Pró-Barrinha no Facebook:


O QUE SÃO PLANTAS INVASORAS?
QUE MALEFÍCIOS APORTAM?
COMO SE TORNA UMA PLANTA INVASORA?

Estas e outras questões serão discutidas no próximo Sábado (dia 20 de Novembro) no Parque Ambiental do Buçaquinho (PAB) e será depois dado início a uma campanha de limpeza de plantas invasoras.
Se te preocupas em ter um Ambiente melhor, queres saber mais e queres cumprir a tua "boa acção do dia" não deixes aparecer. O Ambiente agradece.

PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO, Sábado dia 30 de Novembro, pela 14h

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro lança novo comunicado, apoiando as manifestações cívicas


Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro


Neste dia nacional de indignação, protesto e luta em que milhares de trabalhadores se manifestam em muitas localidades do país, a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro, associa-se à denúncia desta política que afeta gravemente a qualidade dos serviços de saúde prestados às populações.

É necessário compreender que esta política em geral, e este orçamento de estado em particular, têm consequências diretas ao nível de todos os serviços públicos em geral e visam objetivamente a sua degradação e futura privatização.

Esta política não é uma inevitabilidade. Resulta de uma opção política concreta em benefício de uns e em prejuízo de outros. Este orçamento de estado para 2014 não podia ser mais claro ao prever cortes e mais cortes na despesa com o serviço de nacional de saúde ao mesmo tempo que prevê aumentos escandaloso na despesa com parcerias público privadas e no pagamento dos juros agiotas elevadíssimos cobrados pelos bancos que o mesmo Estado ajudou a salvar.

Assim, ano após ano, e cortes após cortes, o que vemos em Aveiro e particularmente no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, é o encerramento de serviços e degradação da sua qualidade. O tempo de espera no serviço de urgência aumenta exponencialmente. As listas de espera para consultas em muitas especialidades crescem de dia para dia (dermatologia, otorrinolaringologia e outras). Reduz-se a capacidade de internamento com o encerramento de camas em serviços vitais como sejam a medicina interna ou a cirurgia. Não é admissível que um centro hospitalar com esta dimensão não tenha um imagiologista de serviço 24h por dia, obrigando a transferir doentes para Coimbra a partir das 20h para realizar uma simples ecografia. Em Águeda, onde funcionava um bom serviço de urgência com especialistas em medicina interna, cirurgia, ortopedia, anestesistas e clínicos gerais, o mesmo foi substituído por um mero centro de atendimento onde trabalham apenas dois clínicos gerais. Mas esta lista poderia continuar quase indefinidamente se recuássemos mais anos.

Perante esta situação, não podemos ficar parados. Todos os utentes devem por isso assumir as suas responsabilidades na defesa do Serviço Nacional de Saúde. A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro propõe-se juntar todos aqueles que continuam a acreditar na defesa do Serviço Nacional de Saúde público, universal e gratuito. Convidamos assim todos a uma visita à nossa página onde poderão inscrever-se e passar a receber informação relevante sobre o assunto e outras ações de luta que venhamos a desenvolver no futuro.

Aveiro, 26 de Novembro de 2013

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Correio dos Comunicados Políticos - Álvaro Teixeira também é candidato à Concelhia do PS Ovar

Caros amigos e munícipes do Concelho de Ovar,

No próximo dia 7 de Dezembro vão ocorrer as eleições para os órgão concelhios do Partido Socialista de Ovar.
É minha obrigação, como militante do PS estar neste combate e apresentar um projecto em que os munícipes acreditem e voltem a votar, nas próximas eleições (europeias, legislativas e presidenciais) nos candidatos do Partido Socialista.
No próximo Post desta página irei apresentar o meu currículo, tanto profissional, como de activista cívico.

Um abraço para todos.



Imagem nº 1 - Álvaro Teixeira defende que o PS necessita dum novo rumo em Ovar.
Texto e foto retirados da sua nova página de candidatura no Facebook

Correio dos Comunicados Políticos - Pedro Coelho assume candidatura à Presidência da Concelhia do PSD Ovar

Caros (as) Companheiros (as),

Senti o desafio lançado por militantes e amigos e, no plenário do PSD Ovar de ontem, assumi, de alma e coração, a minha candidatura à presidência desta secção de forma a CONSOLIDAR O PRESENTE E VENCER O FUTURO!

Um abraço,

Pedro Coelho



Imagem nº 1 - Pedro Coelho, também Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz, avança agora para a liderança da Concelhia do PSD Ovar.
Foto PSD Ovar

Nota da Junta de Freguesia de Esmoriz

Este ano Esmoriz vai ser a Cidade Natal!
E tem tudo para isso. Um pinheiro gigante natural e todo iluminado. Mas não ficamos por aqui. Teremos um parque de diversões instalado no espaço da feira semanal, durante todo o mês de dezembro, um encontro de coros de Natal e um presépio vivo. Bons motivos para vir até Esmoriz celebrar o Natal connosco.
Mas não ficamos por aqui. Haverá mais surpresas de que lhe queremos falar. Por isso teremos muito gosto em receber as Cusquices de Esmoriz na nossa conferência de imprensa, a realizar terça feira, dia 26, pelas 14h30, na Junta de Freguesia de Esmoriz. 
Este Natal, não deixe de passar por Esmoriz e faça desta a sua Cidade Natal.


Para mais informações, por favor contactar: 256 750 940 ou presidente@jf-esmoriz.pt.




Imagem nº 1 - O Natal está a chegar...

domingo, 24 de novembro de 2013

A cerimónia da plantação no âmbito do Dia Mundial da Floresta Autóctone

Ontem, no Parque Ambiental do Buçaquinho, celebrámos o dia da Floresta Autóctone. Fizemos a plantação de um Freixo (Fraxinus excelsior) e preparamos a plantação de mais 24 destas árvores. Mas fizemos mais, preparamos cerca de uma centena de bolotas de Sobreiro (Quercus suber) que já começaram a germinar e, em breve, terão o seu vaso onde poderão, descansadamente, crescer.
Esta comemoração foi organizada em conjunto entre a Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho, o Movimento Cívico pró-Barrinha e a Junta de Freguesia de Esmoriz.
A fotografia é da autoria da Magda Moreira.




Texto e imagem retiradas da Página Oficial da Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho

sábado, 23 de novembro de 2013

Abram alas ao Cusco XXIV (com algum humor)

Bom Dia, caríssimos leitores. Depois deste texto, estarei apenas a 34 artigos electrónicos de atingir o post número 1000, meta que fará do Cusco de Esmoriz, um ser lendário milenar! Foram quase infinitas as palavras que utilizei para descrever a actualidade da nossa terra, o tempo investido foi igualmente imenso, e acreditem que não facturei qualquer verba por este serviço público. 
As Cusquices de Esmoriz revelaram uma tremenda e peculiar inovação, ao longo do último ano e meio de existência! Cada vez mais, os leitores escolhem-nos! As estatísticas não mentem! O artigo nº 1000 será especial, e como não poderia deixar de ser, reservaremos uma grande surpresa para assinalar tal feito prestigiante! Por seu turno, a mensagem nº 1001 basear-se-à numa das célebres caminhadas triunfantes que o Cusco vai realizar em Esmoriz, no âmbito das festividades natalícias. 
O próximo objectivo será mesmo atingir as 200 000 visitas, algo que pensamos alcançar no decurso do ano de 2014. Contamos convosco!




Imagem nº 1 - Estamos muito perto!!! As surpresas vêm aí!


Desculpem-me se não gostam do facto de eu ainda utilizar o antigo acordo ortográfico. Eu sei que o Ministério de Nuno Crato não gosta muito disso, e se ele aplicasse tais regras para admissão do ofício de blogger ou bloguista, é certo que eu não estaria aqui, meus amigos! Tinha imediatamente reprovado na prova de acesso. 
Ainda bem que não segui professorado, embora tenha um enorme apreço por quem me ensinou ao longo da vida e me fez crescer. Vocês, meus estimados professores, mereciam mais reconhecimento. Não foram vocês que afundaram as finanças do nosso país. Infelizmente, está para nascer o dia em que se estabeleçam provas de admissão para os nossos políticos. É que eu acho que existe a gente mais neste sector, muitos deles sem perfil e gabarito para conceder um bom contributo à causa pública!



Imagem nº 2 - Os professores são um dos principais alvos desta crise!


Por seu turno, o ex-Presidente da República, Mário Soares, se estivesse, por vezes, calado, até ficava muito a ganhar... Voltou a fazer duras acusações e pediu a demissão do Governo e Presidente da República.
Eu até sou dos primeiros a exigir mais resultados deste governo que, a nível geral, tem falhado, mas daí a pedir a demissão parece-me uma atitude insensata e perigosa, em tempos decisivos. Se criarmos uma crise política, juntando-se já à evidente crise económico-financeira, só posso prever que o desastre será certo, e isso trará consequências maiores, travando mesmo a recuperação do país. Por uma questão de estabilidade nacional, os mandatos são para se cumprir. Não se iludam, neste momento, nem Passos Coelho nem António José Seguro podem fazer nada. Na realidade, quem governa o país é a Troika, e foram o PSD, o PS e o CDS-PP que assinaram o memorando... Agora temos de aguentar com os caprichos dos credores internacionais! Paciência!
Quanto ao Presidente da República, volto a referir, é exactamente o oposto de Mário Soares. O Sr. Cavaco Silva está quieto e calado, quase ninguém dá pela sua existência, tanta que é a apatia! Que cumpra o mandato até ao fim, e depois abandone a política de vez. É um favor que faz aos portugueses, tal como Mário Soares que deixe de falar de política... 
Efectivamente, precisamos dum novo ciclo na política, mas a transição deve ser serena, pacífica e respeitando os padrões da normalidade constitucional.



Imagem º 3 - Apesar de Mário Soares ter sido um dos vultos incontornáveis da nossa Democracia, voltou a defender caminhos que poderão ser fatais para o país!


Saindo agora da realidade nacional, vamos directamente para a Arábia Saudita, onde um jovem de 21 anos foi detido por distribuir demasiados abraços! A polícia religiosa, encarregada de cumprir a lei islâmica no Estado, considerou tal prática como exótica. O indivíduo comprometeu-se a não promover gratuitamente a distribuição de novos abraços, antes de voltar à liberdade.
É caso para dizer, cuidado com os abraços! 


homem-e-preso-na-arabia-saudita-por-distribuir-abracos-gratuitos

Imagem nº 4 - Um abraço sério deveria ser considerado um gesto de harmonia e solidariedade, mas há quem assim não entenda neste Mundo...


No Kuwait, foi criado ainda um sistema de "detecção de gays" antes das pessoas entrarem oficialmente no país. Caso seja descoberto um indivíduo homossexual, é imediatamente deportado. Recorde-se que a pena para actos homossexuais no Kuwait e noutros países muçulmanos pode chegar aos 10 anos de cadeia... Por isso, se tem esse tipo de preferências, pense bem, antes de visitar este tipo de países. Já me disseram que este sistema também será muito mesquinho e injusto...


[Imagem meramente ilustrativa, num anlogia ao vulgar detetor de metais]

Imagem nº 5 - Nesta foto meramente ilustrativa, observamos um agente com um detector de metais a revistar os viajantes.


Nos EUA, S. S. Singh argumenta que consegue prever o futuro através... das fezes! Sim, leram bem. Num documentário norte-americano, ele argumenta que "É uma arte esquecida. Você ficaria surpreso ao descobrir como ela é precisa". Ainda de acordo com este génio incompreendido: “A forma de cigarro sugere liderança, força e longevidade”e que "quanto mais forte for o odor, mais clara é a previsão".
Bem, se ele quiser, eu posso vender-lhe os meus excrementos. Não faz mal, eu só cobro 1 euro por cada um deles, isto para além de ele assegurar o pagamento dos portes de envio! Faça bom proveito!


analizar fezes

Imagem nº 6 - S. S. Singh refere que as fezes são um elemento fundamental para se prever o futuro.


Por fim, voltamos de novo aos casamentos surreais! Na Flórida, Linda Ducharme casou-se com Bruce! O problema é que este Bruce é exactamente uma roda gigante dum parque de diversões! A senhora refere mesmo que foi amor à primeira vista, e o casamento foi mesmo celebrado por um pastor, o que torna este caso ainda mais incrível. A mulher em questão confessou que, no passado, já teve outros amores de perdição, nomeadamente um avião e um comboio que descarrilara. 
Bem, qualquer dia também me caso com uma francesinha, a receita gastronómica, claro está!




Imagem nº 7 - O casal já admitiu que vive uma relação de altos e baixos!



Por hoje, foi tudo, meus caros concidadãos! Gozem um excelente fim de semana!
O Cusquinho manda abraços gratuitos, mas legais no nosso país, para todos vós!
Um grande Xi-Coração!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dia Mundial da Floresta Autóctone assinalado no Parque Ambiental do Buçaquinho

Neste Sábado, dia 23 de Novembro, o Movimento Cívico Pró-Barrinha, em parceria com a Cafetaria do Novo Parque do Buçaquinho, vai proceder, de forma simbólica, à plantação duma árvore, evento que decorrerá por volta das 15 horas. Nos dias ou semanas posteriores, serão aí implantadas dezenas de árvores, mas a primeira só será plantada amanhã para assinalar este dia importante para o meio ambiente.
Mais se informa que, no dia 30 de Novembro, irá decorrer, nesse mesmo sítio, uma apanha de rebentos de austrálias, evento que será esclarecido, de forma mais pormenorizada, no decurso da próxima semana.
Por isso, é de esperar que os esmorizenses e cortegacenses adiram a estas iniciativas.



Imagem nº 1 - O Dia Mundial da Floresta Autóctone (celebrado a 23 de Novembro) não passará ao lado da agenda no Parque Ambiental do Buçaquinho.

Provas de acesso... ao fim da carreira de muitos professores contratados

No noticiário da noite de hoje da TVI, tivemos a intervenção da Prof.ª Joana Salgado, natural de Espinho embora desempenhe a sua profissão num estabelecimento de ensino em Esmoriz (foi contratada para tal efeito), que  lamenta a realização duma prova que se baseia em 3 dezenas de questões de escolha múltipla e numa pergunta final que exige uma resposta mais extensa ou elaborada. Nesta pequena reportagem da TVI, Joana sente mesmo que estão a tirar as habilitações aos professores, o que é  lamentável.
Da minha parte, sempre fui um claro defensor de que os professores, à semelhança de vários funcionários públicos, deveriam ser avaliados, mas sempre em moldes equitativos, sensatos e justos.
Mas não é este o caso, meus caros leitores! Um professor que dê 10 erros na parte escrita da prova, tem zero nessa última parte, podendo mesmo arruinar para sempre a sua carreira. É como se ele nunca tivesse tirado uma licenciatura que lhe exigiu um tremendo investimento baseado no pagamento de várias propinas, refeições, transportes rumo à Universidade... 
Se os 10 erros fossem indiscutivelmente crassos e inadmissíveis, concordaria com tal método de avaliação, mas as coisas não são assim tão lineares. As ratoeiras são enormes neste ponto da redacção, podendo levar ao chumbo ou a notas medianas de vários professores na prova, o que será um fim de carreira antecipado num sector excessivamente competitivo. Vamos por partes! O Novo Acordo Ortográfico tem de ser respeitado a 100%! Olhem se calhar, neste texto, terei palavras do antigo acordo, se calhar este artigo vai ser reprovado pelo Nuno Crato! Paciência - já não posso ser docente!!! Outro pormenor é que os erros de sintaxe, acentuação e pontuação serão tidos igualmente em conta. Por exemplo, uma ou duas vírgulas mal empregues pode ser a morte do artista
Pois bem, isto já para não falar das inúmeras questões de escolha múltipla que, por vezes, conseguem ser muito confusas e que, por amor da Santa, não constituem, de modo algum, um método suficientemente razoável e justo para colocar em causa os conhecimentos de quem estudou vários anos.
Parece que os docentes ainda tiveram que pagar 20 euros para realizar a prova...
É caso para dizer. Quem arquitectou este método maquiavélico, está de parabéns! Prevejo que a carreira de muitos professores vá terminar de forma inglória graças a estes pormenores da treta. Pois é, temos gente a mais nesse sector! A exigência será mesquinha e fria. 
Eu não simpatizo nada com o sr. Lino Nogueira (FENPROF), mas desta vez, ele tem toda a razão nesta questão.
Não se tratam assim os professores!
Porque não utilizam também estes critérios mesquinhos para avaliar os nossos políticos? Pois, chumbavam todos com as relvices e machetices! E nem sequer piavam...



Professores contratados queimam cópias de diplomas, certidões e certificados durante a manifestação contra a prova de avaliação de conhecimentos e competências, frente à Assembleia da República, em Lisboa em 16 de novembro

Imagem nº 1 - Os professores queimam as suas habilitações académicas como sinal de protesto.
Retirada de: http://expresso.sapo.pt/dez-erros-ortograficos-chumbam-professores=f842332, (artigo de Carlos Abreu no Expresso, foto de Mário Cruz - Lusa)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nova Causa Solidária

"Esta é a situação da minha mãe, que se encontra com um tumor no pulmão e metásteses no cérebro, sem poder ser operada. Esta situação torna-se bastante dificil para ela e para os filhos.. Somos 4 filhos, e além da nossa mãe não temos mais ninguém, pois a nossa família não nos apoia.. Felizmente encontramos a Imunoterapia, que pode funcionar como um milagre para nós!! Contudo este tratamento só pode ser realizado em Inglaterra ou Alemanha, e com custos bastante elevados.. Assim peço-lhe o seu contributo, partilha e/ou qualquer tipo de apoio..
Esta é a página que explica a situação da minha mãe"

Escrito por André Torres (filho)

https://www.facebook.com/ajudaelsa  - Esta é a página de apoio criada no Facebook e aí pode ler-se a seguinte mensagem de apresentação:

Esta página servirá para funcionar como um pedido de ajuda para tratamento a doente oncológico - Há cerca de um ano foi diagnosticado à Elsa um cancro no pulmão com metástases no cérebro, em estado IV, que devido à dimensão da lesão não pôde ser sujeita a uma cirurgia. Ao longo do presente ano fez radioterapia e quimioterapia, conseguindo estabilizar o tumor, sem no entanto conseguir reduções na área lesada.
Desta forma Elsa vive a vida um dia de cada vez..
Esta semana descobriu um tratamento, a Imunoterapia, que em muitos casos se tem revelado eficaz.. Porém este tipo de tratamento só é feito na Alemanha e em Inglaterra, e com um custo bastante elevado, podendo consultar toda a informação na página do Projecto Safira, http://blog.projetosafira.org/clinica-em-duderstadt-imunoterapia/.

Assim venho-vos pedir que contribuem com o valor que puderem, e que partilhem a página. O NIB é 003602739910002074547. Iban é PT50003602739910002074547



Imagem nº 1 - A Elsa necessita urgentemente dum tratamento específico que só encontrará no estrangeiro!



O Cusco manifesta solidariedade perante nova causa:

Mais uma vez, procuramos divulgar estas causas nobres. Nunca cobraremos rigorosamente nada a ninguém que se encontra em desespero e pretende a nossa ajuda. A solidariedade é sempre algo que devemos estimular. Temos o dever de ajudar, nem que seja somente divulgar a informação!
Elogio o esforço e a coragem de André Torres, o jovem que luta pela saúde da sua mãe e nos pediu para que divulgássemos este caso.
Não percebo este país que tem milhões de euros para financiar partidos e questões secundárias, e não tem verbas para apoiar estas causas! Todos temos direito à saúde!
Quem puder contribuir para esta nobre causa, clique em cima na página do Facebook para obter mais informações!

Sporting Clube de Esmoriz e Esmoriz Ginásio Clube novamente na senda das vitórias

No passado fim de semana, e em partida da 8ª jornada da I Divisão AF Aveiro, o Sporting Clube de Esmoriz recebeu e bateu o Carregosense por 2-0. Os dois tentos foram apontados por Pedro Godinho. 
A equipa está agora na 4ª posição com 18 pontos somados. O líder é o Gafanha que soma 8 vitórias nos 8 jogos já realizados (24 pontos). Só o vencedor deste campeonato é que conseguirá a promoção. No próximo compromisso, a turma de José Amadeu vai ao terreno do Sporting Paivense (10º classificado) e não poderá perder pontos para não deixar escapar o 100% vitorioso Gafanha.



Imagem nº 1 - Os jogadores agradecem o apoio do público num jogo em que marcou o retorno aos triunfos.
Foto da autoria de Henrique Araújo


No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube começou mal a jornada dupla (10ª e 11ª jornadas) com nova derrota no Pavilhão da Académica de Espinho (1-3), mas, no dia seguinte, voltou também às vitórias, derrotando, no seu recinto, o Marítimo por 3-1 (parciais de: 25-16, 25-15, 22-25 e 25-20). O Esmoriz Ginásio Clube está no 10º posto (num total de 12 equipas) com 5 pontos. Apenas o último classificado será despromovido, embora ainda existam dois playoff's posteriores que serão disputados pelas equipas da primeira e segunda metade da tabela. O último classificado é mesmo o CS Marítimo que não tem qualquer ponto somado, sendo que este triunfo dos esmorizenses poderá ser decisivo nas contas finais. O penúltimo é o Vilacondense que também tem os mesmos pontos do EGC. No próximo jogo, a equipa esmorizense recebe o Vitória de Guimarães que ocupa o 4º lugar, numa tabela liderada pelo invicto AJ Fonte Bastardo.



Imagem nº 2 - O Esmoriz Ginásio Clube não conseguirá repetir a proeza da época passada em classificar-se para o playoff dos 6 melhores! A manutenção será pois o grande objectivo a alcançar.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Porque os vencedores de 2012 não podem ser esquecidos

Os grandes vencedores de 2012 tiveram o seu mérito reconhecido pela votação do ano. Os esmorizenses, em massa, elegeram os melhores da edição transacta!
Um bem haja aos vencedores!
Carregar em cima para visualizar melhor!








terça-feira, 19 de novembro de 2013

Correio do Leitor - Prof. Albertino Ferreira aborda o poder de compra concelhio no Distrito de Aveiro

É em São João da Madeira que se vive melhor no distrito de Aveiro


O Instituto Nacional de Estatística acaba de publicar o Estudo Sobre o Poder de Compra Concelhio, cujos dados reportam ao ano de 2011. 
Não são abrangidos, por isso, os anos de 2012 e de 2013, período de particular desassossego e sofrimento para a maioria dos portugueses.
Independentemente desse facto, que é inevitável dado o processo de recolha e tratamento das estatísticas, as informações apresentadas são relevantes, permitindo obter uma ideia sobre o nível de riqueza e, consequentemente, da qualidade de vida dos portugueses nos diferentes pontos do país.
De entre todos os municípios, este artigo irá focar-se nos dezanove que constituem o distrito de Aveiro.
Desde logo, a primeira grande evidência que ressalta é a de que somente em dois – São João da Madeira e Aveiro – o poder de compra dos cidadãos supera a média nacional, à qual é atribuído o valor de 100.
Em todos os outros é inferior. Com a agravante de Sever do Vouga, Vagos, Murtosa, Arouca e Castelo de Paiva se encontrarem na metade inferior da lista das 308 sub-regiões estudadas, isto é, situam-se entre as mais pobres do País; sublinhado que é particularmente forte para Arouca e Castelo de Paiva.
Como escrevi acima, é em São João da Madeira que se regista o melhor nível de vida no distrito, encontrando-se em 8.º lugar a nível nacional. No entanto, o seu poder de compra representa apenas 59,88% do Poder de Compra per capita do concelho de Lisboa, o mais desenvolvido, o que constitui uma demonstração da grandeza das desigualdades regionais no nosso país,
A posição melhora relativamente ao Porto (80,33%) e é quase idêntica à de Coimbra (98,61%).
No extremo oposto, é dramático o panorama de Castelo de Paiva, com o poder de compra da sua população a não chegar, sequer, aos 30% do seu congénere lisboeta.
De uma forma geral, a qualidade de vida em todo o distrito, medida pelo Indicador do Poder de Compra, está muito distante do que melhor já se vive em Portugal. 
No mesmo sentido, são grandes as disparidades no interior do distrito.
Espinho, por exemplo, embora seja o terceiro melhor no quadro distrital, regista um nível de vida inferior em 30,21 pontos percentuais ao de São João da Madeira. 
De 2000 a 2011
O INE aconselha prudência nas comparações ao longo de tempo – particularmente importantes para se aferir do sentido da evolução – uma vez que existem diferenças no modo como é calculado o poder de compra per capita nas versões anteriores do EPCC, o que torna menos fiável a sua comparação.
Essa dificuldade pode ser obviada em parte, sugere o INE, pelo recurso à ordenação das unidades territoriais segundo o valor do respetivo índice.
Procedendo-se dessa forma, são imediatamente visíveis as mudanças no poder de compra concelhio nas sete versões do Estudo desde o ano 2000. 
Em relação a esse ano, em 2011, num movimento de altos e baixos, doze concelhos perdem posições, dois mantêm – Aveiro e Arouca – e cinco sobem de lugar –Ílhavo, Ovar, Mealhada, Vale de Cambra e Estarreja. 
Só por si, esta dinâmica poderia provocar a conclusão de que o panorama concelhio global teria ficado pior. Todavia, não sendo de descartar essa asserção, outros dados sugerem (ver pontos 3 e 4 abaixo) de que o que se terá antes passado foi que outros municípios evolucionaram mais favoravelmente do que a maioria do distrito de Aveiro.
Assim, no todo distrital podem extrair-se algumas linhas de força:
1 – Os três concelhos com maior nível de riqueza são sempre Aveiro, Espinho e São João da Madeira, embora com alteração das posições entre si.
Apenas eles registam um poder de compra superior à média nacional, salvo Espinho em 2011.
3 –É significativo o fosso de todos os municípios para o mais desenvolvido do país, embora se verifique a tendência para uma melhoria em todos eles.
4 – A desigualdade ao nível da riqueza entre as dezanove sub-regiões do distrito é relevante e mantém-se, observando-se, contudo, um ligeiro atenuar das diferenças, o que é quase geral. 
5 – São João da Madeira afirma-se em 2011 como o mais favorável para se viver, o que já tinha sucedido em duas outras ocasiões anteriores, em 2002 e em 2000.
6 – Na cauda da tabela distrital mantêm-se Arouca e Castelo de Paiva como os mais pobres do distrito e, também, dos mais pobres do país.
Em conclusão, os números parecem sugerir algum progresso, embora mais lento do que em outras unidades territoriais.
Infelizmente, a magnitude das diferenças é de tal ordem que torna evidente que se perpetuarão por muito tempo se não forem tomadas medidas enérgicas para as combater.




Tabela 1



Na Tabela 1 encontram-se os valores assumidos pelo IpC nas sete versões do EPCC desde 2000. Como se indicou, o INE recomenda cautela na comparação entre os valores do indicador ao longo do tempo.



Tabela 2




Na Tabela 2 é indicado o lugar que cada concelho ocupa na lista dos 308 municípios do país (306 em 2000). Logicamente, quanto menores forem os números, melhor a posição. Neste quadro está patente uma situação deveras irregular, com a maioria dos concelhos a posicionarem-se pior em 2011 relativamente a 2000.



Tabela 3





Na Tabela 3 compara-se o poder de compra em cada concelho com o de Lisboa. Como se constata, todos os concelhos se aproximaram do nível de Lisboa, embora num movimento irregular. 



Tabela 4





A Tabela 4 mede o poder de compra de cada concelho em relação ao de Aveiro, por ser o que contém a capital do distrito e também por ter assumido os melhores valores na maioria das observações realizadas.



Gráfico 1







O Gráfico 1 visualiza os dados da Tabela 3.



Gráfico 2





O Gráfico 2, pela sua parte, reflecte os valores da Tabela 4.



Esmoriz, 17 de Novembro de 2013
Albertino Ferreira




Nota: Carregar em cima das tabelas e gráficos para visualizar melhor cada caso!


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Já podem votar nos concursos marcantes do ano de 2013

Conforme o combinado, começaram hoje os três concursos que determinarão os três grandes vencedores de 2013. Podem votar na margem direita do blog. Os resultados serão anunciados no dia 1 de Janeiro de 2014. Podem votar em mais do que uma opção.

Os nomes propostos para os concursos em questão, foram previamente sugeridos pela Equipa das Cusquices e por alguns leitores esmorizenses.

Os dados estão lançados! Contamos com a vossa participação nesta segunda edição!
É certo que não haverá prémios nem medalhas de ouro, mas sim o reconhecimento do mérito de cada um dos candidatos. Na edição do ano passado (2012), recordamos os triunfos de Jacinto Oliveira (Presidente da Associação Humanitária dos BVE), dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e das Cusquices de Esmoriz que venceram respectivamente as sondagens para o melhor esmorizense, instituição e órgão de comunicação social do ano. Por um princípio de rotatividade, não podem ser novamente candidatos neste concurso de 2013.

Esperemos só que o sistema de sondagens não nos crie problemas, como já aconteceu no passado, mas das últimas vezes, até tem funcionado bem...
Por isso, votem!!!



domingo, 17 de novembro de 2013

Abram alas ao Cusco XXIII (com algum humor)

Estamos com um pé no Mundial do Brasil, a realizar no Verão de 2014. Vamos pensar positivo, a Troika deve estar a torcer por nós. É que, em caso de qualificação, Portugal facturará economicamente cerca de 400 milhões de euros, valor que poderá ainda subir, em caso de boa perfomance nessa competição. Por mim, os Mundiais até podiam jogar-se todos os meses... Os portugueses decerto que agradeciam!




Imagem nº 1 - Os suecos vencem-nos na Economia e Mentalidade Social, mas no Futebol, estão atrás de nós! Ao menos, o Mundial que seja para os países europeus mais necessitados. Força Portugal, e já agora, boa sorte para a Ucrânia que está com vantagem sobre a França!


Vim a saber ainda que, na Madeira, há afinal muito dinheiro para estragar. De acordo com a sua assembleia regional, serão atribuídos 5 milhões de euros às entidades partidárias do arquipélago. É um acto de quem ainda pensa que Portugal vive um conto de fadas, é uma afronta ao povo português que passa por tremendas dificuldades. Temos ainda conhecimento do endividamento escandaloso do arquipélago. Não é mais do que tem acontecido nas últimas décadas. Esses 5 milhões davam para gerar empregos e matar a fome a muita gente, mas pelos vistos, continua-se a investir naquilo que não é essencial ao bem-estar das comunidades. Desculpem-me a expressão, mas este foi mais um número de circo que Portugal teve que suportar... e o Carnaval só decorre em Fevereiro!


´

Imagem nº 2 - Na Assembleia da Madeira, os políticos ainda não parecem ter percebido que a situação actual do país é dramática!


Entretanto a Irlanda já saiu, de forma triunfante, do programa cautelar, o que reforçou ainda mais as pressões portuguesas sobre o Tribunal Constitucional. Tenho lido atentamente os artigos de opinião do Dr. Camilo Lourenço, referindo que Portugal poderia e deveria seguir o caminho dos irlandeses, mas que para isso, tínhamos de cortar ainda mais na despesa (com recurso a mais austeridade), até porque, no entender dele, a Troika até tem tido uma paciência de santo para connosco...
Pois, o problema é que, mesmo não estando a par de toda a realidade irlandesa, parece-me que o nível de vida desse país do Norte da Europa sempre foi superior em relação a Portugal, nos últimos 20 anos. Por exemplo, soube através do testemunho dum emigrante português que na Irlanda nunca se pagou a conta da água... Por isso, dá-me a sensação que é um povo que possuía poupanças e regalias maiores para enfrentar a sua própria crise. Em suma, dispunham de outros argumentos que nós não temos! Também é certo que a mentalidade irlandesa é superior à portuguesa. Lá não há mesquinhez partidária, é um país de maiores consensos. 
Por isso, discordo de Camilo Lourenço, eu acho que a austeridade, embora necessária num país em estado crítico, já atingiu níveis inadmissíveis em Portugal. Não vale a pena comparar a nossa realidade com a dos irlandeses... O objectivo a alcançar é, sem dúvida, o Programa Cautelar, mas para isso, não quer dizer que não existam outros rumos para atingir esta meta.
Até lá, e independentemente das decisões do Tribunal Constitucional, só nos resta ter fé e esperança, porque Portugal enquanto "certeza" nunca existiu nos últimos tempos. Um segundo resgate obrigar-nos-à a mais sacrifícios, e aí chegaremos a uma situação mais insustentável. 
E aí sim, teremos que seguir o conselho infeliz do nosso Primeiro Ministro - emigrar para bem longe daqui...



Imagem nº 6 - Na Irlanda, já se livraram da Troika. Dizem as más línguas que houve quem brindasse ao acontecimento!



Na Venezuela, Nicolas Maduro decidiu antecipar o Natal para Novembro. Se calhar, já queria abrir as prendas dele mais cedo, algumas delas, se calhar com a cara estampada do seu antecessor (eh eh eh). Ó Maduro, andas mesmo com o calendário trocado no teu computador - Magalhães! Eh eh eh



Imagem nº 4 - Crianças, já vem aí o Pai Natal! Porreiro pá!



Na Argentina, um habitante, com o nome de Richard Torres, decidiu "casar-se" com... uma árvore de Buenos Aires. É verdade que tudo não passou dum acto encenado para defender as causas ambientais, mas daí até beijar a árvore achei um exagero, já para não falar que o vestido do "noivo" deixava muito a desejar! 


homem-se-casa-com-arvore-na-argentina (1)

Imagem nº 5 - Os noivos fictícios do momento.




Imagem nº 6 - Bem, esta parte do ambientalista era escusada! Love is on the air!




Na Croácia, o túnel Ucka está a tornar-se famoso devido aos constantes relatos do aparecimento duma jovem fantasma que entra aí em contacto com os motoristas solitários. As descrições têm acontecido nos últimos 25 anos. Quando os veículos saem do túnel, os condutores já não a vêem. Há quem diga que se trata do espírito duma senhora bonita que teria morrido aquando das obras de construção do dito túnel. Agora, já sei como vou arranjar uma namorada, vou passar por lá, e convidá-la para um jantar romântico. É que eu também sou um pouco solitário!



menina-fantasma-que-aparece-em-tunel-na-croacia-ainda-e-um-misterio

Imagem nº 7 - O túnel que está a gerar mistério na Croácia.


E por este fim-de-semana, foi tudo, meus caros leitores! Amanhã, iniciar-se-ão as votações para eleger o esmorizense, instituição e órgão de comunicação social do ano de 2013. Aguardo pela vossa sincera participação. Aproveito ainda para mencionar que o Escritor e Poeta, Dr. António Maria, e Manuel da Costa (alcunha Nerinho), ciclista conceituado no passado, foram os últimos nomes a serem sugeridos. Se não chegarem novas propostas até às 24 horas, estão então delineados os nomes de todos os candidatos até então conhecidos. Votem! Vamos prestar reconhecimento à capacidade de iniciativa dos filhos desta terra! Conto com a participação de todos os esmorizenses nas votações!

A Assembleia da República lembrou-se dos feitos atléticos de Joaquina Flores


PAR envia mensagem de louvor a Maria Joaquina Flores pela sua carreira de atleta



Quero estender o meu cumprimento e felicitação a Maria Joaquina Flores pela sua sensacional carreira. Estamos perante uma das mais extraordinárias – e, paradoxalmente, menos reconhecidas – atletas portugueses. A soma das dezenas de conquistas em campeonatos internacionais torna-a na mais medalhada atleta do nosso país. Aos títulos Maria Joaquina Flores acrescenta algumas marcas mundiais ainda intocadas. 

Campeã tantas vezes revalidada, recordista mundial, atleta de exceção, Maria Joaquina Flores age, a cada campeonato em que participa e a cada medalha conquistada, como autêntico porta-estandarte da excelência desportiva portuguesa pelo mundo fora.


A ‘Maria de Portugal’, apelido pelo qual é conhecida no meio desportivo internacional, o meu abraço de parabéns e de orgulho.


Nota: A Esmorizense, Joaquina de Sousa Flores, mereceu o “olhar” do Parlamento Português, e foi distinguida, com palavras, que são um louvor.


Em Outubro, no Brasil, e na disputa do Campeonato do Mundo, de Veteranos (73 anos de idade), arrecadou duas medalhas de prata e uma de bronze.


Texto da autoria de Florindo Pinto
(Malho Tanoeiro, Edição nº 79)


PAR= Parlamento

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Uma nova causa que merece a nossa solidariedade

Ao adquirir o quadro em baixo, que está em leilão, ajudará uma pessoa que padece duma doença grave e que necessita de tratamento imediato que só será disponibilizado na Alemanha.
Quem tiver possibilidades de ajudar este senhor, faça o favor de dar o seu contributo e de se associar a esta causa nobre. O bem que fazemos aos outros, é também a nós mesmos que o fazemos.
Eu sei que a situação económica actual das famílias é ruim, mas não poderia deixar de divulgar este caso em concreto que também já mereceu a solidariedade do Semanário Praça Pública.
Se possível, vamos ver se conseguimos arrancar um sorriso a esta pessoa que necessita da ajuda da nossa comunidade.



Cartaz da autoria de Mónica Carolina, o quadro retratado é da autoria de Alcina Viegas que se disponibilizou a ajudar nesta causa.



Nota à parte: Não percam o fim de semana, repleto de eventos, que aí se avizinha. Saibam mais em: http://cusquicesdeesmorizanuncios.blogspot.pt/.

Correio dos Comunicados Políticos - Convocatória para assembleia do PSD Ovar



CONVOCATÓRIA


Nos termos dos artigos 51.º e seguintes dos Estatutos do Partido Social Democrata (aprovados pelo XXXIV Congresso – Lisboa – Março de 2012) convoca-se a Assembleia de Secção de Ovar para reunir no próximo dia 22 de Novembro pelas 21:00 na sua sede sita na Rua Ferreira de Castro, 84 - 1.º Esq. Ovar, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1: Informações e Assuntos Correntes

Ponto 2: Apresentação das Contas da Campanha Eleitoral Autárquica 2013;

Ponto 3: Analise da situação político-partidária.


Maria Cecília Reis Almeida Oliveira
A Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD OVAR