Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo!!!

Hoje é o último dia do ano de 2014 que irá agora adormecer nos confins dos arquivos e bibliotecas, em livros que ficarão, a médio-longo prazo, enxertados de pó. Segue-se agora o futuro, imprevisível nas suas realizações mas reclamando, neste preciso momento, as infinitas atenções de variadas gentes. Efectivamente, 2015 está à porta e vai chegar seguramente com todas as suas virtudes e defeitos. Esperemos pois que venha carregado de maior harmonia, felicidade e emprego para quem ainda não (re) encontrou o seu rumo.
Esperemos igualmente que as guerras, ainda hoje impossíveis de extinguir, diminuam, pelo menos, em número e intensidade, causando menores mortandades, sobretudo de mulheres, crianças e idosos indefesos. Que a fome comece a torturar menos pessoas. Que a humanidade inteira coloque a hipocrisia de lado, e se associe aos gestos de caridade e solidariedade que fazem muita falta neste mundo carente de amor e paz.
Em relação a Esmoriz, anseio pela reabilitação da Barrinha e do Esmoriztur, e oxalá que 2015 possa marcar impacto a esse respeito. A nossa cidade bem que precisa de crescer!
Todavia, o mais importante é que a vida nos sorria com maior intensidade. Que as pessoas sejam mais valorizadas, e que não sejam reduzidas apenas a meras e improdutivas estatísticas. Portugal tem enormes recursos humanos, pessoas com capacidades geniais, que poderiam efectivamente fazer a diferença neste país, caso tivessem oportunidade para tal.
Neste âmbito, o povo português, laborioso e já habituado aos sacrifícios, espera agora pela vinda de dias mais misericordiosos e compensadores.
E bem que merecemos!!!



Desejamos um óptimo ano de 2015 para todos os nossos leitores.
Que consigam alcançar inúmeros sucessos vindouros na vossa vida pessoal/profissional!



happy-new-year-2015

Extra-Esmoriz V - Câmara Municipal de Ovar cria Conselho Consultivo


O Conselho Consultivo é um órgão que apoiará a Câmara Municipal de Ovar na elaboração de projectos e condução de futuros trabalhos. O seu cariz é meramente informal e voluntário, e será constituído por antigos presidentes e vereadores que, no passado, imprimiram protagonismo na esfera política local, independentemente do partido que representam (o único partido que se queixa de não ter qualquer membro é o Bloco de Esquerda). 
Assim sendo, este Conselho poderá contar, por via de convite, com as presenças de Manuel Oliveira, Armando França, Guedes da Costa (três antigos presidentes da Câmara Municipal de Ovar), além de outros nomes como Alcides Alves, António Jorge, Miguel Viegas, José Américo, Raul Almeida, Manuel Malícia, Oliveira Dias, entre outros.
O projecto será seguramente de aplaudir se este Conselho for convocado com alguma regularidade e se evidentemente não transportar consigo qualquer tipo de custos adicionais, como foi previsto pela Câmara Municipal de Ovar. Será pois interessante conciliar várias visões sobre o futuro desta região, e até poderão sair daqui algumas ideias dinâmicas para o progresso local.
O Conselho Consultivo terá de apresentar um papel minimamente activo, sob pena de se transformar numa estrutura monótona e estática, o que efectivamente seria uma perda de tempo para todos. 
Todavia, a ideia, se for bem programada e concretizada, pode produzir frutos...




Imagem nº 1 - Salvador Malheiro quer envolver parcialmente todos estes nomes na gestão futura do município, os quais, aceitando o convite, integrariam então o recém-criado Conselho Consultivo.
Retirada do Ovar News

Três náufragos não ganharam para o susto

O acontecimento decorreu no passado Domingo na Praia de Esmoriz. Uma embarcação lúdica, tripulada por três pessoas, ficou com o seu motor avariado, enquanto navegava à beira-mar. Os três náufragos souberam manter a calma, e contaram ainda com um mar que aparentemente estava calmo e harmonioso. A intervenção dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi imediata e traduziu-se em total sucesso, ora resgatando as três pessoas de perigos maiores (não necessitaram de tratamento hospitalar!) e rebocando a referida embarcação.
Uma história que teve assim um final feliz e que permitiu a três pessoas continuarem a usufruir junto das suas famílias deste ambiente de boas festas, e que podem agora testemunhar, com saúde, a entrada no novo ano de 2015! Para trás, ficou apenas um susto!
A notícia chegou a ser mesmo avançada em directo pela CM TV!


Esmoriz: Três vítimas resgatadas após naufrágio

Imagem nº 1 - Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz acudiram imediatamente ao local e ajudam a resolver a situação.














segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Cão desaparecido...


Boa tarde, 
O meu lavrador castanho desapareceu ontem dia 28.12.14 por volta das 17:30 e ainda não voltou. É um cão relativamente grande e largo contudo bastante amistoso que se dá por Pacha. Se alguém tiver alguma informação ou se o tiverem visto em algum lugar agradecia que me informassem para o 916363855 ou alexandracostaescola@gmail.com.
É mesmo importante !
Muito Obrigada pela compreensão

Alexandra Costa




quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!!!

O Cusco de Esmoriz deseja um Feliz Natal a todos os seus leitores, esperando que a harmonia, a generosidade e o convívio entre familiares e amigos prevaleçam nestes dias. 
Aproveitamos ainda para deixar uma mensagem de Natal e uma música sobre este dia tão especial!








Vídeo Musical - Frankie goes to Hollywood - "The Power of Love"

Esmoriz abraçou o Natal com harmonia



Ponto prévio - É evidente que a Junta de Freguesia de Esmoriz não dispõe dos recursos financeiros ou orçamentos avultados para garantir uma animação de 5 estrelas como acontecem noutras grandes cidades/concelhos de Portugal e do restante Mundo. Mas num ponto teremos todos de concordar - mesmo com meios económicos limitados, e alicerçando-se em parcerias benéficas com algumas das colectividades da terra, foi possível dignificar esta época natalícia com eventos interessantes.
Em primeiro lugar, gostaria de destacar a iluminação natalícia que cobriu a cidade (é claro que alguns destes gestos são da responsabilidade de particulares) mas a verdade é que confere identidade a esta época festiva. 
Talvez mais importantes foram os eventos culturais então realizados - o duelo natalício (musical) proporcionado pelos Arautos (no dia 6 de Dezembro), o II Encontro de Coros (organizado pelo Grupo de Jovens para a Sociedade no dia 13 de Dezembro) e a chegada do Pai Natal no dia 20 de Dezembro, o qual percorreu de charrette as ruas da cidade. Além disso, há a evidenciar o presépio ao vivo no Salão Paroquial que pode será apreciado nestes dias 24 e 25 de Dezembro, também promovido pelo Grupo de Jovens para a Sociedade. No dia 27 de Dezembro, pelas 16 horas, a escola de música do Grupo de Coral de Esmoriz promove um concerto instrumental na Capela da Praia. 
A decorrer há ainda alguns concursos - um concurso de presépios (realizado pela Universidade Sénior de Esmoriz) e outro de fotografia (promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz). 
No dia 10 de Janeiro teremos ainda o Cantar das Janeiras do Grupo Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz.
Foram ainda entregues pequenos folhetos ou flyers em diversas moradas por parte da Junta de Freguesia de Esmoriz que desejou um feliz natal aos seus cidadãos. Um pequeno gesto mas que fica sempre bem visto!
Outras colectividades de Esmoriz também celebraram à sua maneira o Natal, organizando jantares, eventos próprios e até criando o seu próprio presépio.
A cidade abraçou o Natal com esperança e dinamismo, mas acima de tudo, há-que estar preparado para o ano de 2015 que poderá ser decisivo em alguns capítulos (por exemplo, é caso da Barrinha de Esmoriz) para a cidade.


Imagens: A primeira foto exibe o Pai Natal na sua charrette e foi retirada do site OvarNews. Já a seguinte imagem espelha o presépio da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e foi retirada da página oficial da instituição no Facebook.

O Natal em vários países do Mundo - Símbolos e Tradições (texto de Ana Roxo)

Pequena introdução sobre as origens do Natal – Para nós, cristãos, o Natal significa «Nascimento de Jesus» e celebramos o Natal para assinalar este acontecimento. Aliás, o nascimento do Salvador marca o início do ano 1 para os povos ocidentais. Porém, só se começou a festejar o Natal como hoje conhecemos no ano 354 pelo Papa Libério. E será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de Dezembro? Segundo os estudos, não. Os pagãos celebravam o solstício de Inverno no dia 25 de Dezembro e a Igreja para cristianizar as festas pagãs, adopta este dia para a celebração do Natal. Os primórdios das festividades natalícias, são, portanto, pagãs. Não proibiram as festas pagãs mas introduziram-lhes símbolos cristãos.
Deste modo, o dia 25 foi adoptado para coincidir com a festividade romana dedicada ao «nascimento do deus Sol invencível», onde se comemorava o solstício de Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
A Festa do Natal foi-se espalhando por todo o mundo e, cada país tem as suas tradições e gastronomias próprias. Aqui serão retratadas as tradições e as comidas dos seguintes países: Portugal, Brasil, Espanha, França, Suíça, Itália e E.U.A.
Comecemos pelo nosso país. O Natal no nosso país tem sofrido influências de várias culturas. Hoje, os presépios coexistem com a Árvore de Natal. A Missa do Galo ainda está presente em algumas localidades, mas está a cair em desuso. O Menino Jesus, praticamente, foi substituído pelo Pai-Natal.
O prato mais característico da consoada é o bacalhau cozido com batatas e couves. O bolo-rei é o doce mais comum; há também as rabanadas, os sonhos, a aletria, arroz-doce, frutos secos, azevias, leite-creme, doces feitos com batata-doce, polvo, uma grande variedade de assados: peru, cabrito, leitão, borrego…Varia muito de região para região…
No Brasil as prendas são entregues dia 24 pelo Papai Noel. No que se refere às tradições gastronómicas, os brasileiros comem peru assado na ceia da meia-noite; antes comem uma churrascada e bebem cerveja. Come também Lombo Assado à Califórnia e pernil assado, farofa. Como doces têm o panettone, chester, rabanadas. Têm a tradição do «Amigo Secreto» e do «Inimigo Secreto»; neste último, os presentes são para a brincadeira. Outro costume é darem de presente uma mensagem telefónica. As pessoas telefonam para a operadora e escolhem a mensagem paga: dão o nome e o contacto da pessoa, para depois a mensagem ser enviada.
Na Alemanha, os pratos típicos são: salsichas com saladas frias, nomeadamente de batata: além de ganso ou pato com bolas de pão. Weisswurst (salsichas com vitela e bacon), Leberkäse – também conhecido como “Fleischlaib” rolo-de-carne. Como sobremesas Bretzel , Christstollen (bolo com frutos secos e frutas cristalizadas). Os presentes são entregues depois do jantar. A tradição de se colocar uma árvore de Natal dentro de casa e enfeitá-la, provavelmente, nasceu na Alemanha em 1530 e está relacionada com Martinho Lutero. A história conta que numa certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvores na sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares uma aproximação do que tinha testemunhado na floresta.
Fazem o Adventskalender (onde há um chocolate desde o dia 1 ao dia 24 de Dezembro.
No Reino Unido come-se peru assado com batatas e cherovias assadas enroladas em bacon, stuffing(enchimento de assado, que, por vezes, comem à parte); triffle (sobremesa feita com bolo de fruta, gelatina e custard; mince-pie (pequena tarte doce com uma mistura de carnes picadas, fruta, canela, carne, cravo e noz-moscada.
Na França as ostras, o foie gras, os escargots e o salmão fumado são os grandes mestres da Ceia de Natal na França. O prato principal por excelência é o peru assado acompanhado de castanhas cozidas. O peru é recheado com uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravos –da-Índia. Também comem frango. Como sobremesas há a Bûche de Noël, crepes, Berauwecka (bolo de frutos secos).
Têm a tradição e ir à Missa da Meia-Noite.
Nos E.U.A bebem cidra, eggnog (bebida alcoólica com leite ou natas, açúcar, ovos batidos e brandy, rum ou uísque), chocolate quente. Comem tartes variadas (maçã, abóbora, batata doce e outros, bengalas de Natal e peru assado.
Em Espanha a noite de consoada chama-se noche buena. As iguarias espanholas nesta quadra são: presunto Pata Negra – Jámon Ibérico, marisco, borrego no forno ou peru, peixes, cordeiro assado. Como sobremesas: Roscón de Reyes . parecido com o Bolo-rei; turrón (bolo de mel, açúcar, amêndoas, clara de ovo e recheio); chocolate, rocambole, marzipan. As prendas só são entregues dia 6 de Janeiro – dia de Reis. Às crianças que se portam mal durante o ano dizem que vão receber carbón.
Na Suíça, no dia 24 de Dezembro, a caminho da Missa da Meia-Noite, é costume, entre os jovens, a visita a nove fontanários, bebendo goles de água em cada um. A lenda afirma que se o fizerem encontrarão a cara-metade à porta da Igreja. Como em muitos países europeus, na Suíça alimenta-se a superstição de que o gado é capaz de falar à meia-noite, em honra dos seus antepassados, junto à manjedoura de Cristo.
Os mercados de Natal são comuns. As crianças brincam na neve, andam de trenó. Antes da chegada do Pai-Natal as crianças recebem saquinhos com uma laranja, chocolate ou pão doce.
Não existe nenhum prato de Natal específico: o importante é que haja muita comida e que não falte carne. As tradições dependem muito das influências culturais e, por isso, variam de cantão para cantão.
No Cantão alemão – comem a Bernerplatte (carnes de porco –costela, toucinho, salsichas, incluindo repolho cozido e batatas; Schüffeli (presunto fumado que depois é enrolado e servido frio. Os doces são semelhantes às especialidades alemãs e austríacas, sobretudo tortas.
No Cantão Francês sofrem influências francesas. Comem fondue chinês (leva também queijo, mas juntam carnes, legumes e molhos.
Em Itália as cerimónias religiosas têm muita importância. Na véspera jejuam e oram à volta do presépio. Os presentes são dados no Dia de Reis. As crianças não esperam pelo Pai-Natal mas pelas Bruxa Befana. Befana é, tal como o Pai-Natal ou os Reis Magos, uma das personagens que distribuem presentes, estando associada às festas natalícias.
Befana pertence ao folclore italiano e faz a sua distribuição na noite de 5 para 6 de Janeiro, dia que, nas festividades da Igreja Católica, assinala o momento em que os Reis Magos visitaram o Menino Jesus. A lenda conta que os Reis se perderam quando iam a caminho de Belém e pediram ajuda a Befana. Esta não quis ajudá-los, mas, mais tarde arrependeu-se e percorreu todas as casas procurando os três reis e deixando rebuçados como dádiva. Ano após ano, distribui presentes para expiar a sua culpa.
Em Milão comem panetone, no Vale do Pó – tortellini; no sul – o mais tradicional é a enguia. Também comem peixes frescos, massas recheadas de pomodori sechi ou creme fresco com queijo. Também vão à Missa do Galo.



Artigo da autoria de Ana Roxo
(Prosadora, poetisa esmorizense)





Texto e imagem retirados do blog da própria escritora esmorizense que vale a pena consultar  em - https://angelsinmyinspiration.files.wordpress.com/2014/12/natal.jpg

Poema de António Maria sobre o Natal


NATAL 
(Poema da autoria de António Maria)


Em Mogadíscio, perto da lonjura
Em Sarajevo, às portas da maldade,
Nas terras da vingança e da loucura
Nasceu o Deus Menino da bondade.

Nasceu o Deus Menino na favela
Na rua, abandonado à fome e ao crime,
Em Gasa, em Timor e na Gabela
Aonde a guerra é lei que tudo oprime.

Nasceu o Deus Menino uma vez mais
E o Céu não tinha estrelas nem luar...
Que pena haver assim estes Natais,
Tão negros de amargura e de pesar.

Tanta injustiça, tanto sofrimento
Tem tido a Humanidade em seu destino
Se Deus é nossa força e nosso alento
O que seria sem o Deus Menino?



Este poema releva a necessidade de recriarmos um Mundo mais justo e igualitário, sem guerras e com muita harmonia. Infelizmente, esta época natalícia é fugaz, e a memória de quem a festeja costuma ser bastante curta. Esperemos que o contágio dos sentimentos natalícios seja mais duradouro para bem duma Humanidade que precisa urgentemente de paz e amor!
O poema é da autoria de António Maria (licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto), um esmorizense bastante conceituado que sempre concentrou a sua erudição na escrita.




Imagem nº 1 - Um presépio que recorda o nascimento de Jesus Cristo e a chegada dos três reis magos.



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Extra-Esmoriz IV - Universidade de Aveiro comemorou 41 anos de existência

De acordo com o Diário de Aveiro (vejam-se artigos de João Peixinho e Rui Cunha), a Universidade de Aveiro completou exactamente 41 anos de existência nesta Segunda-feira, 15 de Dezembro. 
A instituição de ensino superior concretizou um programa multi-disciplinar que visou a assinatura dum protocolo de mecenato, a recepção dum relevante espólio e a entrega dum prémio literário. Houve ainda um concerto de Natal e do aniversário promovido pela Orquestra Filarmonia das Beiras na Sé de Aveiro. 
O reitor Manuel Assunção afirmou nas comemorações: "Queremos estar à altura do que se espera de nós", revelando assim a necessidade da instituição se tornar ainda mais útil à sociedade.




Imagem nº 1 - A Universidade de Aveiro continua a sua nobre missão de formar exemplarmente as pessoas.


Extra-Esmoriz III - Geotubos testados nas praias de Cortegaça e Maceda

Solução inovadora testada em Cortegaça/MacedaO objectivo é simples - complementar as protecções naturais, baseando-se na implementação de soluções inovadoras. Por outras palavras, está em causa a protecção das praias e sistemas dunares, além das habitações de quem vive à beira-mar.
A iniciativa original pertence ao Grupo Sicor e Irmãos Cavaco SA que suportam o investimento das obras, testando assim nas praias de Cortegaça e Maceda, uma solução de retenção de areias baseada em geotubos. Há-que travar a erosão costeira, disse o presidente da Câmara Municipal de Ovar - Salvador Malheiro, que aplaude toda esta acção multi-funcional, além de agradecer a colaboração daquelas duas entidades.
Efectivamente, há esperanças evidenciadas pelos autarcas locais de que esta solução poderá produzir alguns resultados interessantes, contudo faltará saber qual o seu real grau de eficácia, que será certamente analisado nos próximos tempos.
De qualquer das formas, há-que reconhecer a necessidade de se proceder a novas experiências, de forma a procurar, pelo menos, atenuar o avanço marítimo que tem sido muito evidente nos últimos anos nesta região da Costa Portuguesa

Foto: OvarNews

II Encontro de Grupos Corais de Esmoriz

A colectividade esmorizense - Grupo para a Sociedade organizou o II Encontro de Grupos Corais, contando com o envolvimento dos coros das freguesias de Cortegaça, Maceda, Travanca, São Martinho de Anta, Fornos, entre outros.
O auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz teve lotação esgotada, aliás este era aquele tipo de espectáculo que se deveria realizar numa sala mais ampla como o Esmoriztur, visto que terão estado quase 400 pessoas, segundo números estimados por quem esteve presente.
Foi ainda prestada homenagem a todos que apoiam a causa solidária, nomeadamente o Padre Fernando Campos, o Padre César, o Padre Tiago, João Henriques e Alberto Tavares.
A interacção dos artistas musicais com o público foi outra realidade bastante visível, animando assim a plateia.
Os fundos recolhidos neste mega-espectáculo reverterão para os mais necessitados nesta época natalícia.
As fotos que se seguem pertencem à Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.





quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

44 contra-ordenações na Feira de Esmoriz


A notícia foi avançada pelo OvarNews.
A GNR fiscalizou, em Esmoriz, a actividade dos feirantes na passada segunda-feira, tendo em conta a apresentação de licenças, guias e facturas. Ao todo, a autoridade policial levantou 44 processos de contra-ordenação.
Neste âmbito, foram detectadas 13 infracções de âmbito tributário, por inexistência de facturas ou guias ou documentos de insuficiente preenchimento, às quais se somaram mais 31 infracções por inexistência de licenciamento para a actividade de feirante, ausência de afixação de preços, afixação de letreiros ou cartão feirante caducado.
A operação envolveu meios da Guarda Nacional Republicana do Comando Territorial de Aveiro (Destacamento de Intervenção de Aveiro e Destacamento Territorial de Ovar), do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra e da Autoridade Tributária de Aveiro.
Não foi pois um dia fácil para os feirantes...



GNR fiscalizou feirantes em Esmoriz
Notícia e Foto retirados do OvarNews

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Seniores Femininos do EGC nos melhores do Campeonato Nacional da II Divisão de Voleibol

A equipa sénior garantiu a presença na série dos primeiros no Campeonato Nacional da II divisão e consequentemente a manutenção nesta divisão após ter vencido a formação da "Escola Filipa de Lencastre" por 3-2.
Ponto alto na modalidade sénior feminina do EGC que recordamos com o devido reconhecimento.
Muitos parabéns às atletas, técnicos, dirigentes e associados!




Direitos Foto - Página Oficial do EGC no Facebook

Extra Esmoriz II - Câmara de Espinho vai requalificar habitações sociais de Paramos

De acordo com o Diário de Aveiro, vão arrancar as obras de requalificação do parque habitacional. A primeira fase de intervenção representará um investimento de 150 mil euros.
O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, transmitiu à Agência Lusa, que esta acção só foi possível graças ao sucesso do plano de cobrança das redes sociais em atraso, congratulando-se com o decréscimo da taxa de incumprimento dos inquilinos sociais.




Imagem nº 1 - Pinto Moreira decidiu intervir nas habitações sociais de Paramos, tendo em vista a sua melhoria.

Campo das Vacas - Que futuro?

O Campo das Vacas actualmente está a ser alvo duma intervenção destinada a remover as austrálias infestantes, postura que compreendemos perfeitamente. Mas ainda antes desta acção necessária, o espaço verde tinha caído outra vez num estado selvagem e degradante.
Pelo que pude confirmar, juntamente com algumas pessoas, foram poucas as árvores (das anteriormente plantadas) que "pegaram" naquela área, pois não se procedeu à devida manutenção.
Recorde-se que a Junta de Freguesia de Esmoriz e um número considerável de colectividades abraçaram o projecto mas parece que voltamos agora à estaca zero ou perto disso.
O cartaz que outrora anunciava o nascimento futuro dum parque naquele lugar já lá não se encontra e efectivamente, ninguém sabe o que irá acontecer naquele lugar a breve ou médio prazo.
Não obstante o bom trabalho, em geral, concretizado pelo executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz, seria de bom modo questionar os actuais elementos responsáveis pela gestão da freguesia o que pretendem efectivamente fazer ali. E já agora seria de enorme importância que os partidos da oposição e as forças vivas da Cidade apresentassem potenciais planos para o reaproveitamento daquele lugar.
Os próximos tempos serão decisivos para visualizarmos se o Campo das Vacas fará parte das prioridades dos responsáveis políticos, ou se poderá cairá novamente no abandono...
Mas que o espaço tem potencial para ser bem aproveitado para fins de lazer em harmonia com a Natureza, lá isso tem...
A bola está do lado da classe política!




Imagem nº 1 - O Campo das Vacas necessita duma nova intervenção urgente.
Foto da autoria de Rubim Almeida

Contos de Ana Roxo - As Novas Aventura do Cão Vicente V


Cá se apresenta de novo o Cão Vicente: o cão aldrabão e incãopetente. 
Depois do casamento com a Cadela Cãocertina - chegou a Lua-de-mel e, rumo ao aeroporto chegaram num carro de aluguel.
O destino escolhido foi um país um pouco intrigante, pois então; e, rumaram ao Cãosaquistão.
E lá disse a mãe do Cão Vicente:
 - Mas, desculpa lá, ó filho, mas que ideia é essa de irem para o Cãosaquistão?
Então, lá respondeu ele todo cãotorcido:
- Não, não, mãezinha – ela é que escolheu e o marido sou eu!
- Caro filho, meu grandíssimo cão - estás a ser incãogruente e palermão. Não sejas totó ou daqui a pouco ela ainda te põe a dançar o forró! 
Não havia mesmo volta a dar: o destino era mesmo tal país e, não  havia volta a dar. Chegou por fim, o dia de data tão cãovidativa: o avião partiu e já não havia mais saída!
À chegada do aeroporto do destino de mel – encãotrava-se uma cadela cãotorcionista de nome Maribel. Ao lado dela tocava um acãodeornista: piscou o olho à Cãocertina à espera da cãoquista!
À chegada ao Hotel Cãotinental tinham um quarto perfumado: com pétalas de rosas vermelhas – local ideal para um casal enamorado. O ambiente era cãodizente com o amor do Cão Vicente: porém, Cãocertina não estava cãotente.
Em baixo da cama e estragando o cãopenetrado ambiente, estava uma horrível e nojenta barata! Mas que bicharoco deprimente!
Este bicho cãospirador estragou o ambiente ainda pacato: a cadela passou-se dos carretos e exigiu um quarto mais barato.

Então, o cão dirigiu-se à recepção e foi reclamar: 
- Com um bicho desses recuso-me a pagar: ou dêem-me um quarto novo para podermos ficar. Então, a recepcionista toda galante pediu o número de cãotribuinte e mudou-os de poiso num instante.
Depois do nojento incidente, a Cadela fez uma cãofissão: não era a primeira vez que estava na cama com um cão. Depois de muita cãoversa, o Cão Vicente, a situação, entendeu: -afinal, agora quem está com ela sou eu!
Depois de tanto palavrório lá passaram à acção: a noite foi muito louca, mas descobriram um senão: escondida e a rezar o acto de cãotrição – estava a mãe da Concertina, a Dona Umbelina. Mas que grande cãofusão!
Mas que cãopanhia inusitada, o que fazia ali a sogra emperuada?!
 - Mãezinha, o que fazes aqui e como cá vieste parar?
- Eu vim na tua mala e sem ar cãodicionado, mas resolvi vir para cãotrolar esse desgraçado!
- Mas, mãe, eu já sou uma cadela casada – não faz sentido estares aqui e nem faz nenhum sentido. Eu agora tenho um marido!
- Um marido prepotente e aldrabão…e não digo mais nada, ah pois, não!... Atchim, atchim…e lá apanhei uma valente cãostipação!
Farto da sogra coscuvilheira, lá cãotrapôs o Cão Vicente:
- Ó D. Umbelina, mas que mulher deprimente: vá-se embora daqui antes que lhe afinque o dente!
- Ó querido – disse a Cãocertina, não fales assim com a mãezinha: ela fez mal mas é boazinha!
- Ela é mas incãoveniente: e ser boa é cãotradição: se não queres que ela saia, eu vou tomar o avião!
- A mãezinha fica e pagamos-lhe um quarto de hotel e fará alguma cãopanhia. Ou será ousadia?!
- Olha, Cãocertina, com ela não fico: isto até parece cãogeminação: se queres fica tu com ela que eu vou embora, pois então!
E a lua-de-mel lá ficou estragada e, no caminho, ele também apanhou uma cãogestão: não poderia ter corrido pior esta viagem de suposta animacão!
E lá terminou esta viagem atribulada: cão uma sogra assim, não há cãosamento que resista, ou será que ainda haverá hipótese de recãoquista?!


Conto da autoria de Ana Roxo





Imagem retirada algures da Internet

Vitórias de raça: SCE e EGC imperiais...

A alegria voltou à cidade de Esmoriz com as duas principais instituições desportivas a reagirem da melhor forma a uma onda negativa de resultados.
Começando pelo futebol, e após 5 jogos sem conhecer o sabor da vitória, o Sporting Clube de Esmoriz recebeu e venceu o Alba por 2-1, subindo agora à 6ª posição da tabela classificativa, contando agora com 20 pontos (está a 6 da liderança). O resultado ao intervalo era de 1-1, mas na segunda parte, a turma da Barrinha fez o segundo tento e quebrou com a maldição.
No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube participou em jornada dupla com resultados distintos. No Sábado, foi derrotado naturalmente pelo líder Fonte Bastardo (0-3), mas no Domingo, os esmorizenses construíram uma vitória categórica no recinto do Clube K (3-0). A equipa subiu a um tranquilo 8º lugar e possui agora 10 pontos.




Imagem nº 1 - O Esmoriz Ginásio Clube está determinado em manter-se no escalão máximo do Voleibol Nacional, convivendo assim com as grandes equipas.
Foto retirada da Página do EGC no Facebook

domingo, 7 de dezembro de 2014

Extra-Esmoriz I - A Rua Jornal O Povo de Cortegaça será reabilitada


No final do mês de Novembro, arrancou oficialmente a obra que visa o arranjo urbanístico da Rua do Jornal O Povo de Cortegaça. O acto público decorreu no referido local, contando com a promoção da Câmara Municipal de Ovar e Junta de Freguesia de Cortegaça, representados respectivamente pelos presidentes Salvador Malheiro e Sérgio Vicente.
O valor total do investimento ascende a cerca de 162 mil euros, sendo que a obra procederá à renovação do pavimento, à reorganização do sentido de trânsito e às àreas destinadas ao estacionamento, além de beneficiar a rede de iluminação pública e reformular a rede de drenagem de águas pluviais.
O prazo de execução é de 180 dias, e a obra foi adjudicada pela Construtora das Estradas do Douro 3, Lda.
Em suma, trata-se duma obra que procurará melhorar as condições de mobilidade de condutores e peões, dotando o espaço dum funcionalismo mais adequado.




Imagem nº 1 - Cortegaça reabilitará uma das ruas mais importantes da vila.
Foto e Notícia: Direitos da Câmara Municipal de Ovar


Nota adicional - De forma a que o nosso blog consiga atrair mais leitores das comunidades vizinhas, lançamos a rubrica "Extra-Esmoriz" que visará as novidades que considerarmos mais relevantes para conhecimento público do que se passa nas restantes localidades do Distrito de Aveiro. Esta mesma rúbrica não tem efeitos de regularidade pré-definida, embora venha a ser uma realidade no decurso dos próximos tempos. É uma aposta do nosso site.

Centro Comunitário de Esmoriz homenageou os seus voluntários

No passado dia 5 de Dezembro - dia Internacional do Voluntariado, o Centro Comunitário de Esmoriz decidiu criar um vídeo de forma a prestar tributo a todos os seus voluntários incansáveis.
Um gesto que decerto decidimos, por bem, partilhar!



Folheto do Centro Comunitário de Esmoriz que apresenta os seus incansáveis voluntários


PS: Além dos voluntários da vertente social, também temos de salientar aqueles que zelam pela protecção civil, os que o fazem por causas ambientais ou culturais, ou no ensino de disciplinas na Universidade Sénior... O voluntariado é um meio de prestar um dinâmico contributo à sociedade local, suprindo necessidades na comunidade que recebe todos estes gestos com gratidão. Um bem haja a todos!

Arautos animaram uma noite "gélida" com um bom espectáculo de natal

Nesta noite de Sábado, os Arautos promoveram um evento cultural, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, que reuniu mais de 70 espectadores, entre os quais, um número razoável de crianças que se divertiram com o recital de músicas que, por seu turno, se encontrava coadunado com uma peça de cariz natalício. O elenco era essencialmente constituído por jovens adolescentes que souberam retratar os passos e movimentos de dança, à medida que eram veiculadas músicas bastante conhecidas do público em geral. O jogo de luzes, a cenografia e a sonoplastia também foram adoptadas em bom plano.
O objectivo do espectáculo passava por transmitir mensagens de generosidade e compaixão humana nesta época, características urgentemente necessárias a uma humanidade que nem sempre segue os caminhos frutuosos da paz e da divisão equitativa dos seus recursos.
Além da animação destinada aos mais jovens, foram ainda entoadas canções sentimentais por parte do talentoso músico Rúben Pinto que deliciou assim a plateia.
Por fim, houve lugar ao baptismo dos membros estreantes desta colectividade teatral, além do tradicional sorteio de cabaz. Silvino Gomes, presidente deste grupo, enalteceu os esforços envidados por todos os membros, bem como das colectividades que os apoiaram nesta iniciativa.
Os espectadores, que resistiram às tentações do frio e se deslocaram ao auditório da Junta de Freguesia, usufruíram dum serão entretido, o qual marcou o início dum conjunto de actividades de animação cultural que trará o espírito natalício à cidade no decurso deste mês de Dezembro.




















Pena Suspensa para mulher que chantageou menor


O Tribunal de Aveiro condenou ontem a três anos e meio de prisão, com pena suspensa, a mulher de 43 anos que chantageou um menor em Esmoriz, Ovar, para lhe entregar 50 mil euros que se encontravam no cofre dos pais.

O coletivo de juízes deu como provado o crime de furto qualificado de que a arguida estava acusada. Além da pena de prisão, a mulher terá de pagar uma indemnização aos pais do menor de 53.200 euros, sendo que 21 mil euros terão de ser pagos durante o período da suspensão da pena.

Os factos remontam a março de 2012, quando a arguida soube, por intermédio do seu filho, que um colega na escola tinha retirado algum dinheiro do cofre dos pais para comprar um telemóvel. A partir daí, a mulher terá começado a chantagear o rapaz, então com 11 anos, para que retirasse mais dinheiro do cofre e o entregasse a ela.

Durante uma busca à residência da arguida, foram apreendidos vários artigos, muitos deles ainda com as etiquetas dos preços. Entre os artigos apreendidos estão um ciclomotor, diversos LCD, consolas de jogos e móveis, além de roupa e calçado, que o Ministério Público supõe que tenham sido adquiridos com o dinheiro obtido do menor.

Site Ponto e Vírgula
(João Filipe Oliveira)


Pena suspensa para mulher que chantageou menor a desviar 50 mil euros do cofre dos pais

Texto e notícia retirados de: 


Apesar da pena prever o reembolso da verba lesada, a verdade é que fico estupefacto com o grau de malícia a que as pessoas chegam só por causa do dinheiro...
Não me vou pronunciar sobre se a pena "suspensa" foi bem ou não aplicada. Isso deixo para a consideração de juízes e até dos leitores.
Agora uma coisa a certa - estas histórias são vergonhosas e esperemos que não se repitam no futuro na nossa terra.

Agrupamento dos Escuteiros de Esmoriz vai recolher medicamentos fora de uso

Trata-se duma iniciativa nobre do Agrupamento 871.
Com esta iniciativa, prende-se alertar os cidadãos para as questões de preservação da saúde humana e natureza ambiental.
Para mais informações, consultem a seguinte descrição informativa da autoria da mesma colectividade.




Folheto do Agrupamento 871 - Esmoriz
(Carregar em cima para visualizar melhor)



sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Potenciais Lampreias "atrasam" desassoreamento da Barrinha

O início do desassoreamento da Barrinha de Esmoriz esteve a aguardar a conclusão de um estudo para saber se os trabalhos teriam impacto na… lampreia.
O presidente da Câmara Municipal de Ovar já havia manifestado a sua surpresa perante esta exigência, mas ontem, Ribau Esteves, autarca de Aveiro que lidera a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), citado pela Rádio Terra Nova, assumiu que no caso da Barrinha de Esmoriz, “para a história, ficam imposições como o estudo sobre a lampreia que a Barrinha nunca teve”.
“É burocracia a mais, são exigências a mais”, vincou. “Nunca ninguém viu lampreias na Barrinha de Esmoriz mas, fomos obrigados a fazer um estudo sobre a presença da lampreia e o impacto da obra na lampreia. Custou-nos 5 mil euros. Ficámos a saber o que já sabíamos. Não há lá lampreias”.
Assim, Salvador Malheiro, adiantou, em entrevista à Rádio Voz de Esmoriz, que as obras de valorização ou reabilitação da Barrinha deverão ocorrer apenas no próximo ano de 2015.



Notícia retirada do Ovar News


Esperemos que tenha sido só mais uma pequena burocracia, e não o início duma vastidão delas que podem comprometer a realização das obras previstas para 2015, e que já poderiam ter arrancado neste trimestre final de 2014. Houve um investimento de 2 milhões de euros que tem de ser aplicado na requalificação da lagoa.
Quanto à questão da lampreia, apresento, em anexo, a este artigo um relatório do ICNB, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que deve remontar aos anos de 2000-2001. Neste documento é referida a existência da lampreia de riacho (lampetra planeri), pelo que é curioso concluir que há contradições entre os mais diversos testemunhos dos ambientalistas.
O que é certo é que a averiguação em torno da existência desta espécie piscícola mereceu um estudo específico de 5 mil euros que nega agora a eventualidade sugerida pelo ICNB há uns 15 anos. Pode também acontecer que, por volta das décadas de 90 e ano 2000, existisse uma pequena comunidade de lampreias que entretanto se teria extinguido talvez devido à poluição das águas ou a outro factor, e então aqui, poderia a contradição ser desfeita.
Mas voltando ao assunto inicial, nem me passa pela cabeça pensar que o projecto não será concretizado só por questões de curto impacto, depois do mesmo já se encontrar numa fase bastante avançada (há inclusive um plano mapeado com as acções previstas)...



Esmoriz: Desassoreamento aguardou saber se havia lampreia na Barrinha

Foto e Notícia retirados do OvarNews



Leia-se então este documento em anexo: http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000/resource/sic-cont/barrinha-de-esmoriz

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Salvador Malheiro confiante na requalificação da Barrinha de Esmoriz em 2015

De acordo com a entrevista concedida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, à Rádio Voz de Esmoriz (a entrevista pode ser lida integralmente na edição de Novembro do jornal local), as obras de valorização ou reabilitação da Barrinha deverão ocorrer até ao final do próximo ano de 2015. Devido à pressão dialogante exercida nos últimos anos pela edilidade sobre a Polis Litoral - Ria de Aveiro e outras entidades ambientais, parece que agora finalmente vão arrancar obras na lagoa que começou por conhecer os seus primeiros nefastos focos de poluição industrial e doméstica nas décadas de 70 e 80.
O investimento para as obras de requalificação da Barrinha rondarão os 2 milhões de euros, embora suportadas, em considerável parte, por fundos comunitários.
O projecto complexto prevê:

  • A dragagem da Barrinha de Esmoriz, de forma a acabar com areias e lamas armazenadas nas profundidades da lagoa. 
  • A reconstrução da antiga passagem/ponte que garantia outrora a ligação entre Esmoriz e Paramos.
  • A construção duma área de circulação em volta do perímetro da Barrinha.
  • A conjugação estratégica de novos passadiços de madeira em toda esta interface exterior.
  • A criação de algumas infra-estruturas de apoio, como por ex: postos de observação ou quiosques.

Ao nível da interface exterior, isto é, no meio envolvente da lagoa, confesso que as expectativas são claramente elevadas. A Barrinha tornar-se-à mais convidativa aos núcleos populacionais. Efectivamente, as pessoas terão a oportunidade de encetar caminhadas, corridas ou até contemplar em jeito de miradouro o maior sistema lagunar do Norte do País. Não há-que negar - a imagem da Barrinha terá tudo para melhorar, se os procedimentos descritos em cima forem exemplarmente concretizados. Neste ponto, temos de saudar os esforços da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Esmoriz no sentido pressionante de se materializar alguma coisa em prol da lagoa, votada até então a um estado mórbido.
No que diz respeito à vertente interior, leia-se - intervenção directa nas águas da lagoa, não partilho do mesmo optimismo. Embora a acção prevista de dragagem seja útil, é de acordo com alguns profissionais versados na área ambiental, insuficiente para devolver os níveis de desassoreamento que, por exemplo, se vislumbravam na lagoa no âmbito das décadas de 60 e 70. Há quem, de forma depreciativa, fale mesmo numa operação de cosmética, termo que consideramos exagerado pois essa leitura só seria lógica se, efectivamente, a obra se traduzisse numa nulidade autêntica, o que não aparenta ser o caso.
É claro que todos os problemas da Barrinha não serão resolvidos em 2015, mas não é menos verdade que finalmente, alguma entidade vai colocar mãos à obra, e dignificar um pouco mais a lagoa cuja glória repousa perdidamente nos registos na década de 60, ou até nas páginas da obra marcante de Júlio Dinis do século XIX.
Nos últimos anos, também não poderia deixar de salientar o facto do rio Lambo estar praticamente despoluído e já não descarregar resíduos poluentes na lagoa como outrora acontecia com clara relevância. 
As derradeiras análises à qualidade de água da Barrinha revelam uma melhoria, embora que ínfima.
Todavia, ainda subsistem focos poluentes activos, e a sua neutralização, deverá ser pois a principal meta a alcançar no futuro. E tem sido essa a tónica do Movimento Cívico Pró-Barrinha nos últimos tempos. 
Esperemos pois que a autarquia e a junta de freguesia continuem pois atentas às questões da lagoa tanto no pré-obra como no pós-obra...




Foto: MCPB



Foto: MCPB

A opção realista ou a mais fácil?

Não obstante os claros esforços envidados por autarcas aveirenses no sentido de conseguirem materializar uma resolução mais favorável para a costa, a verdade é que a solução holandesa (diques?), citada há umas semanas pelo Jornal de Notícias, parece ter sido apenas fogo de vista. Efectivamente, e como acaba de avançar o Diário de Notícias, o Grupo de Estudo do Litoral prefere jogar à defesa, privilegiando a retirada futura de pessoas e bens dos pontos mais críticos do litoral. De acordo com o previsto, essa também deverá ser a linha de orientação governamental apresentada em breve. 
Nuno Lacasca, Presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), sublinha a necessidade dum maior debate em torno da problemática, relembrando que o nível do mar está a subir, algo que se deve em muito à redução brutal dos sedimentos na costa portuguesa durante as últimas quatro décadas. O recuo planeado da ocupação costeira é pois a tónica a adoptar nos próximos tempos.
Só havia uma forma de travar o avanço marítimo - o recurso a diques, seguramente caros mas eficazes como acontece na Holanda. 
Enquanto Bruxelas não compreender que está em causa a integridade territorial dum estado membro e até dos limites da sua própria supra-organização, o problema vai invariavelmente arrastar-se nos próximos tempos.
Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Furadouro vivem anualmente dramas devido ao avanço marítimo, e parece que a situação não tende a melhorar...


Retirar edifícios e pessoas é opção para resolver problemas do litoral

Imagem nº 1 - A Praia Velha em Esmoriz, um dos alvos preferenciais do mar revolto.
Foto de Pedro Correia in Global Imagens, retirada de: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4277807&page=1

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sobre o glorioso encerramento do XV Festival de Teatro de Esmoriz

O XV Festival de Teatro de Esmoriz finalizou neste passado Domingo (23 de Novembro), depois de várias actuações teatrais realizadas nos fins de semana compreendidos entre Outubro e Novembro.
Mais de mil pessoas passaram pelo auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para assistirem aos espectáculos de diversas categorias (comédias, dramas, musicais, peças infantis...). Neste festival, o Renascer trouxe a Esmoriz grandes nomes da representação nacional - Rui Mendes, Leandro Vale, Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Henrique Carvalho e a fadista Ana Marta.
Além disso, houve várias peças apresentadas por grupos de teatro amador, mas que de "amador" pouco ou nada tiveram, e testemunhamos mesmo encenações que raiaram a perfeição, dificultando assim as opções do júri que foi estabelecido para garantir o sistema competitivo do festival.
Presenciamos ainda encenações teatrais originalmente inspiradas em grandes vultos da Literatura Portuguesa - foram os casos de José Saramago, Camilo Castelo Branco ou até Fernando Pessoa. Nas "Trovas & Canções" de Ruy de Carvalho foram ainda recordados poemas e passagens literárias de Luís Vaz de Camões, Gil Vicente, Bocage, Florbela Espanca, Ary dos Santos, entre outros... Este festival reavivou pois as ideias e os pensamentos destes autores já falecidos, mas cuja obra permanece intocável. Além disso, foi-nos proporcionada a possibilidade de visualizar as peças, os cenários e os movimentos das personagens, o que é um procedimento mais didáctico e interactivo do que enveredar pela leitura monótona daquelas obras mais antigas pautadas por um vocabulário excessivamente faustoso e, por vezes, até algo desactualizado, obrigando-nos assim a recorrer a dicionários compridos de língua portuguesa. O teatro simplifica pois toda esta etapa, embora a preparação das peças deva ser cuidadosa para não deturpar a mensagem do encenador e o conteúdo da obra. E foi o que realmente aconteceu neste Festival que primou pela qualidade e dinâmica.
O legado deste festival assentou pois na imaterialidade da nossa cultura, entoando a primazia do teatro e da excelente literatura que o acompanha e que marcou efectivamente a História de Portugal.
A qualidade artística desfilou com uma luminosidade e magnificência tremenda em Esmoriz, e por isso, há-que reconhecer em jeito de conclusão que o Grupo de Teatro Renascer empresta (muita) vida à cidade desde o ano de 1992.




Imagem nº 1 - A Gala de Caco (o Caco é uma caneca atribuída aos melhores do Festival e aos elementos do Grupo de Teatro Renascer que mais se evidenciaram) seguiu uma formalidade dinâmica, estando intercalada com a peça "Memórias de um caco velho".
Direitos Foto - Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook



Imagem nº 2 - A interacção com o público (normalmente houve quase sempre uma boa casa) foi outra realidade do Festival.
Direitos Foto - Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook



Imagem nº 3 - Suspense no momento de divulgação dos vencedores.
Direitos Foto - Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook

Desportivamente em baixo...

No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube averbou nova derrota, desta feita, caseira diante do Sporting Clube das Caldas por 2-3 em sets. A equipa acumula 6 derrotas em 7 jogos, e encontra-se na 10ª posição com 5 pontos. Só venceu o jogo da primeira jornada! O seu registo negativo é apenas superado pelo Académica de Espinho com 3 pontos e pelo Clube K com 1 ponto. Por esta ordem natural de resultados, prevê-se um ano árduo na luta pela manutenção no escalão dos grandes daquela modalidade.
No futebol, também o azar bateu à porta do Sporting Clube de Esmoriz que somou a 4ª partida consecutiva sem vencer, sofrendo mesmo um desaire surpreendente contra o UD Mourisquense (perdeu em casa por 0-1). É certo que a luta renhida e o equilíbrio muito evidente no topo dá ainda azo a que a equipa esmorizense fique a 4 pontos da liderança, embora ocupando a 7ª posição.
Ambas as instituições desportivas de Esmoriz esperam agora por dias mais felizes.



Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz e o Esmoriz Ginásio Clube necessitam urgentemente de voltar a sentir o sabor da vitória.
Foto retirada da Página do SCE no Facebook

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Junta de Freguesia de Esmoriz reabilita Praceta João Santarém

Além de ter sido contemplada com areia e vegetação dunar, a praceta, agora rejuvenescida, foi preenchida com um barco de arte Xávega que fora doado por Jacinto Marques da Silva Chilro à Junta de Freguesia de Esmoriz que decidiu então conferir uma nova utilidade decorativa à embarcação. Esta deixou agora o mar para perpetuar em terra a memória duma prática bastante enraizada na nossa terra.
Mais um pequeno gesto que faz toda a diferença.
A cidade de Esmoriz apresentará a partir de agora mais um cartão-de-visita aos seus inúmeros visitantes.



Foto retirada do Perfil da Cidade de Esmoriz no Facebook

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Muito obrigado Ruy & João de Carvalho

Momento épico no XV Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Renascer. A colectividade não se contentou apenas em trazer grandes nomes do teatro nacional como Rui Mendes, Leandro Vale, como agora proporcionou aos esmorizenses um espectáculo singular, intitulado "Trovas & Canções" que reuniu Ruy de Carvalho, considerado por muitos o melhor actor nacional, o seu filho João de Carvalho, o neto Henrique Carvalho e ainda a fadista Ana Marta, cuja voz repleta de ternura e doçura encantou a plateia presente que, no auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, superou os 200 espectadores. A afluência foi tanta que até existiam pessoas sentadas nas escadas a assistir ao musical que visava recordar os poemas e passagens literárias mais marcantes de grandes vultos da história da literatura portuguesa como Luís Vaz de Camões, Gil Vicente, Bocage, Florbela Espanca e Ary dos Santos. 
Dois músicos acompanhavam todas estas sinfonias artísticas, e os quatro eruditos responsáveis pelo canto souberam sempre colocar correctamente a sua voz, irradiar as expressões faciais mais correctas e sentidas, e ainda proceder a uma movimentação coordenada e apaixonante!
Esmoriz sorriu, emocionou-se, vibrou e aplaudiu em grande! Mais uma vez, o Renascer voltou a emprestar (muita) vida à cidade.















sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Situação normalizada... por enquanto

Boas notícias, pelo menos, para já: o caudal do rio Lambo diminuiu consideravelmente, encontrando-se agora com uma profundidade média. A rua das Britas e a rua do Buçaquinho já estão desobstruídas bem como o viaduto da Avenida da Praia que ontem se transformou numa verdadeira piscina, tendo engolido mesmo uma viatura.
É de enaltecer o trabalho árduo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, cujos 30 elementos de serviço contribuíram para aliviar situações mais prementes em Esmoriz, Cortegaça e Maceda.
Todavia, Esmoriz passou, a nosso ver, de alerta vermelho para laranja. As chuvadas torrenciais regressaram entretanto nesta manhã de Sexta-Feira em força. Há granizo a cair. A trovoada irrompe com ferocidade.
As autoridades encontram-se novamente de prevenção, porque o mau tempo ainda continua e promete condicionar a circulação de veículos e peões. Esperemos que a situação de ontem não se repita, sob pena de se avolumarem os prejuízos materiais.
Recomendamos pois cautela máxima.




Imagem nº 1 - E (quase) tudo a água levou na Quinta-Feira.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Insólitos destas cheias

Além da ligação férrea ter sido interrompida por momentos, o viaduto da Avenida da Praia transformou-se numa autêntica piscina com uma carrinha a ser engolida pela tamanha inundação que aí se registou. Mais abaixo, foi detectada uma cobra, presumivelmente não-venenosa, que deslizava pelo passeio da Avenida da Praia, situação que causou pânico entre os moradores e demais curiosos. Felizmente, a situação foi devidamente resolvida, com um cidadão a devolver serenamente a cobra ao rio.Todavia, há mais moradores que asseguram ter visto mais cobras a deslizar pelos arruamentos junto ao rio Lambo.




Foto: BVE



Foto: Cusco

Reina o caos na Avenida da Praia

Além da Avenida Fernando Raimundo Rodrigues (ver artigo anterior), a Avenida da Praia está, a ser neste preciso momento, arrasada pelo transbordamento do rio Lambo. Há casas totalmente inundadas com água, há veículos que quase flutuam, e acima de tudo, constatamos a revolta dos moradores que lamentam que esta não é a primeira vez que tal acontece, e que novamente vão ter que arcar com os severos prejuízos materiais. 
A Rua das Britas e a Rua do Buçaquinho (parte de Esmoriz) são neste momento reféns do rio Lambo. A água apoderou-se destas vias sem piedade, entrou pelas garagens e dizimou veículos!
Mais a nascente, embora por outros motivos, o viaduto da Avenida da Praia também está inundado, e assim sendo, encontra-se igualmente inutilizável.
Os populares depositam as suas esperanças numa eventual trégua dos temporais, mas a chuva intensa, de acordo com as previsões do IPMA, deverá ser uma realidade nos próximos 2 ou 3 dias, pelo que o pesadelo não deve, infelizmente, cessar hoje. 
Destacamos mais uma vez o empenho e dedicação totais dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, mas a verdade é que, apesar do seu nobre esforço, não têm tido mãos a medir perante esta conjuntura crítica.
As fotos que se seguem são da autoria da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.