Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Poema do Mês de Maio de 2017



Põe-me as Mãos nos Ombros...
(Poema da autoria de Fernando Pessoa in "Cancioneiro")


Põe-me as mãos nos ombros... 
Beija-me na fronte... 
Minha vida é escombros, 
A minha alma insonte. 

Eu não sei por quê, 
Meu desde onde venho, 
Sou o ser que vê, 
E vê tudo estranho. 

Põe a tua mão 
Sobre o meu cabelo... 
Tudo é ilusão. 
Sonhar é sabê-lo. 




Imagem nº 1 - Retrato de Fernando Pessoa, lendário poeta português que viveu entre 1888 e 1935.

Foto do Mês de Maio de 2017




Imagem nº 1 - Desfile de Motard's na Venezuela contra o regime de Nicolás Maduro. Milhares de venezuelanos têm saído à rua para exigir mais liberdade e justiça, além de melhores condições económicas e sociais. Os confrontos têm sido evidentes entre manifestantes e polícia.
Direitos da Foto - REUTERS/Marco Bello

Tanoaria Josafer e a Consjardim conquistam distinções prestigiantes

A Tanoaria Josafer e a Consjardim, ambas sediadas em Esmoriz, tornaram-se nas duas empresas do Município de Ovar galardoadas mais recentemente com o prémio Empresas Gazela 2016, uma atribuição sonante que decerto motivou festejos efusivos por parte dos dirigentes de ambas as empresas.
De acordo com o OvarNews, esta distinção pretende honrar as empresas jovens que demonstrem elevados ritmos de crescimento sustentáveis nos próximos tempos.
A entrega do galardão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decorreu na Igreja do Convento de São Francisco, em Coimbra.
O número de Empresas Gazela na região Centro cresceu de 57, em 2015, para 87, em 2016, confirmando assim um cenário recente de revitalização industrial.
A Tanoaria Josafer dedica-se à produção tradicional de barris, pipas ou tonéis que servem para albergar vinhos ou outros produtos líquidos, tendo conquistado nos derradeiros tempos algum peso no mercado internacional. Por seu turno, a Consjardim é uma empresa dedicada à construção e manutenção de jardins e construção civil que opera em vários pontos do território português.
O empreendedorismo made in Esmoriz a ser, mais uma vez, reconhecido pelas melhores razões.



Tanoaria Josafer e a Consjardim são Empresas Gazela 2017

Imagem nº 1 - Os representantes das duas empresas esmorizenses receberam a distinção sonante de "Empresa Gazela".
Foto retirada da Página do OvarNews

Praia de Esmoriz mencionada no top-10 da Trivago

De acordo com o motor de busca da Trivago, as praias do concelho de Ovar encontram-se no top 10 das praias secretas. A agência refere mesmo o seguinte a propósito da zona litoral do nosso município:

"Ovar. Destino de ria e mar, conhecido pela animação do Carnaval e pelo seu cremoso pão de ló. Mas desengane-se se pensa que a sua magia se fica por aqui. As suas diversas praias – Cortegaça, Esmoriz e Furadouro, entre outras – são muito procuradas na época balnear e fazem as delícias de quem procura umas férias calmas e solarengas. Se prefere o contacto com a natureza, aconselhamos um passeio tranquilo pelo Parque Ambiental do Buçaquinho. Agradáveis praias, boa comida e animação constante. Ovar, vale a pena conhecer".

Segundo a nossa interpretação, e sem desprimor para as outras praias do concelho (decerto também serão chamarizes de respeito), a Praia de Esmoriz é a maior e a melhor do município. A sua extensão e capacidade para albergar veraneantes evidenciam o seu prestígio. E claro, a menção ao Parque Ambiental do Buçaquinho, sito entre Esmoriz e Cortegaça, também reforça o nome da nossa terra nesta lista.
Não é para todos, meus senhores!



praia-furadouro-ovar

Imagem nº 1 - A Trivago recomenda as praias de Ovar, destacando a de Esmoriz.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Sporting Clube de Esmoriz aposta todas as fichas na Taça Distrital de Aveiro

Apesar da hecatombe verificada na segunda volta do campeonato da I Divisão Distrital de Aveiro, o Sporting Clube de Esmoriz concentra agora todas as baterias na final da Taça Distrital de Aveiro, prova que poderá salvar a temporada.
O jogo irá realizar-se no dia 11 de Junho às 16 horas, no Estádio Municipal de Aveiro, o qual tem capacidade para 30 mil lugares. O adversário será o Alvarenga que também quer escrever história.
A equipa de Narciso Ratinho parte como favorita, mas terá de respeitar o adversário e não se deixar surpreender.
Em termos de classificação, o Sporting Clube de Esmoriz é quinto classificado com 61 pontos (vem de uma vitória caseira por 3-1 diante do Cucujães), quando só resta mais uma jornada de prova que se realizará em Fiães. Por seu turno, o Alvarenga é 11º classificado com 42 pontos.




Resultados das Sondagens - Salvador Malheiro e António Bebiano saem com nota positiva; equilíbrio de opiniões em relação à transparência municipal; Barrinha, a obra mais importante do mandato; Blogue bem avaliado; Catarina Martins a mais votada pelos nossos leitores

Durante os primeiros quatro meses de 2017, lançamos no nosso blogue sete sondagens a quais foram sujeitas a votação electrónica. Iremos agora analisar cada uma delas.



1) - Como avalia a performance do actual executivo liderado por Salvador Malheiro?

a) Muito boa
  56 votos (58%)

b) Boa
  20 votos (21%)

c) Satisfatória
  14 votos (15%)

d) Medíocre
  6 votos (6%)

Votos apurados: 96 



Com apenas 6% de votos negativos, Salvador Malheiro desfruta de muita popularidade no concelho de Ovar, sobretudo em Esmoriz. Ainda assim, estes resultados confirmam, em simultâneo, que os nossos leitores aprovam a obra até então realizada no município. A maioria esmagadora acredita mesmo que o seu trabalho tem sido muito bom, ou, pelo menos, bom. Trata-se de uma forte aprovação do seu papel de líder da comunidade vareira.



Resultado de imagem para salvador malheiro




2) Ovar está na 251ª posição do ITM. Haverá falta de cultura de transparência a nível municipal?


a) Sim. É inadmissível que não seja disponibilizada toda a informação inerente à gestão pública, a qual é do interesse dos cidadãos.
  40 votos (49%)

b) Não. É apenas um mero ranking com critérios muito discutíveis.
  43 votos (51%)

Votos apurados: 83


Esta foi talvez a sondagem mais equilibrada que logramos vislumbrar, pelo que se traduziu quase num empate técnico. Subsistem dúvidas sobre se a gestão é mais rigorosa ou transparente. Todavia, a maior parte dos votantes tende a desdramatizar a situação que, no nosso prisma de observação, deve contudo ser levada a sério.



3) Na sua opinião, qual foi a principal obra de Salvador Malheiro na cidade de Esmoriz?


 a) Requalificação da Praça dos Combatentes do Ultramar.
  12 votos (15%)

b) Reabilitação do Bairro Piscatório na Praia de Esmoriz (mérito repartido com o executivo anterior)
  12 votos (15%)

c) Regeneração urbana da zona nascente da freguesia de Esmoriz
  15 votos (18%)

d) Apoio à dinamização festiva.
  2 votos (4%)

e) Projecto de valorização da Barrinha de Esmoriz.
  25 votos (31%)

f) Reabilitação vindoura do Esmoriztur
  10 votos (12%)

g) Outra
  3 votos (5%)


Votos apurados: 79 


As intervenções na Barrinha de Esmoriz foram vistas como a principal obra verificada no mandato de Salvador Malheiro. Apesar da iniciativa liderada pela Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro conter algumas vantagens (nomeadamente a instalação de passadiços, ponte e postos de observação), a verdade é que a poluição ainda irá permanecer. Porém, os nossos leitores aprovam a obra e felicitam a autarquia pela pressão encetada junto das entidades públicas para lograr a concretização prática deste projecto que esteve cerca de cinco anos em fase de estudo.







4) - Como avalia o trabalho de António Bebiano e da sua equipa à frente da JF Esmoriz?


a) Muito Boa
  18 votos (21%)

b) Boa
  26 votos (29%)

c) Satisfatória
  24 votos (28%)

d) Medíocre
  19 votos (22%)

Votos apurados: 87 


Na óptica dos nossos leitores que então votaram, António Bebiano não conseguiu ser tão consensual como Salvador Malheiro no que diz respeito ao trabalho realizado nos últimos quatro anos, ainda assim escapa com boa nota. Pelo menos, 50% dos votantes consideraram que o seu trabalho foi muito bom ou bom, enquanto 22% pensam que a produtividade da Junta de Freguesia de Esmoriz tem sido insuficiente. Concordamos que o trabalho desenvolvido tem sido interessante, mesmo com a limitação dos meios financeiros. Contudo, existem ainda necessidades prementes a suprir na cidade.


Resultado de imagem para antonio bebiano




5) - Será o CDS-PP o partido mais activo da oposição em Ovar?


a) Sim. Os seus representantes têm sido perspicazes e intransigentes na defesa dos interesses da comunidade.
  21 votos (30%)
b) Não. Há outros partidos da oposição que têm desempenhado um papel mais importante.
  49 votos (70%)

Votos apurados: 70 


Apesar da nossa opinião ser, neste ponto, contrária à maioria dos nossos leitores, a verdade é que o CDS-PP terá de realizar uma campanha forte e sólida na região de Ovar Norte, de modo a alcançar um bom resultado. Cremos que Filipe Marques Gonçalves e Fernando Almeida podem acrescentar muito ao debate autárquico, mas precisam de chegar mais perto das comunidades, de forma a conseguirem rentabilizar ainda mais as suas capacidades. 



6 - A celebrar cinco anos de existência, como avalia este blogue em termos de qualidade?


a) Muito bom
  21 votos (28%)
b) Bom
  23 votos (31%)
c) Satisfatório
  18 votos (24%)
d) Medíocre
  12 votos (16%)
Votos apurados: 74 


Apenas 16% não vão à bola com o nosso blogue. É um direito que lhes assiste. Ainda assim, os resultados são verdadeiramente positivos, embora seja nosso desejo fazer mais, depois de cinco anos de intensa labuta voluntária em prol de uma cidade que queremos, mais do que nunca, ver crescer!



7 - De entre estes líderes partidários, qual é aquele que mais aprecia?


a) António Costa
  11 votos (15%)
b) Pedro Passos Coelho
  22 votos (30%)
c) Catarina Martins
  24 votos (33%)
d) Jerónimo de Sousa
  5 votos (8%)
e) Assunção Cristas
  7 votos (9%)
f) André Silva
  3 votos (5%)

Votos apurados: 72 


Os nossos leitores renderam-se a Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, que acabaria por ser a mais votada nesta sondagem. Estes resultados confirmam que todas estas sondagens incluíram a participação livre de cidadãos dos mais variados quadrantes políticos, enriquecendo assim a nossa iniciativa.
Muito em breve, lançaremos mais sondagens.



Imagem relacionada

Miss Esmoriz 2017 promete agitar o Verão

Maribel Bastos está a organizar em colaboração com a Suzete Norte (mãe do Nuno Norte, vencedor da 1ª edição dos Ídolos) a primeira edição da Miss Esmoriz que deverá ter lugar já neste ano de 2017.
As mentoras desta iniciativa acreditam que o comércio local poderá sair favorecido, além de colocar Esmoriz no mapa.


 Miss Esmoriz 2017


1 - Os Patrocinadores deverão abrir inscrições nos seus estabelecimentos a partir do dia 15 de Maio, sendo encerradas a 15 de Junho.

2 – As inscrições terão um custo único de 5 euros, sendo 3 euros para a organização e dois euros para os patrocinadores.

3 – A pré-selecção das 10 candidatas, será realizada a 17 de Junho, no Health Club Premium

4 – Os Patrocinadores deverão, em conjunto com a Organização, realizar eventos nos seus estabelecimentos, com participação das candidatas e respectiva publicidade ás mesmas entre 17 de Junho a 13 de Julho.

5 – Em todos os eventos, as Misses serão acompanhadas de um Fotografo para registar os momentos e divulgar o concurso e as Casas envolvidas.

6- Irão ser impressos 5.000 Flyers para distribuição, assim com 30 cartazes para posicionar estrategicamente, todos com os respectivos logotipos dos patrocinadores.

7 – Irá ser eleito um Júri composto por 4 membros a designar, para Jurar a final que será realizada no dia 15 de Julho no Bar Pé na Areia pelas 21h



REGULAMENTO
“Miss Esmoriz 2017"

1. Objecto
1.1 O Concurso “Miss Esmoriz” , que decorrerá no mês de Julho 2017

2. Condições de Participação
2.1 Candidatas
a. Ter no mínimo 18 (dezoito) anos, e no máximo 25 (vinte e cinco), até 15 de Julho de 2017;
b. Gozar de boa saúde física e mental, ser simpática e sociável;
c. Não ter sido fotografada ou filmada totalmente nua e/ou para fins pornográficos;
d. Não possuir antecedentes criminais;
e. Possuir beleza de rosto e de corpo, bem como a maturidade e decoro na forma de estar e
agir;
g. Não ter nenhum vínculo ou compromisso de exclusividade com qualquer agência ou
empresa que possa prejudicar ou impedir o cumprimento dos compromissos durante o
Concurso Miss Esmoriz 2017.
2.2 Autorizar o uso de fotografias, imagem e nome em toda a publicidade para quaisquer fins
comerciais relacionados com o concurso Miss Esmoriz 2017 e seus patrocinadores, assim como
em outros meios de comunicação determinados pela organização.
2.3 Não serão aceites as inscrições das candidatas que não cumpram os requisitos do
Regulamento do Concurso.

3. Inscrição
3.1 A inscrição no concurso deve ser feita até ao dia 16 de Junho através das entidades a
indicar
Assunto: Miss Esmoriz 2017 - Inscrição
Nome / Data de Nascimento / Morada / BI/ Cartão de cidadão / E-mail / Contacto /
Altura / Peso / Foto de Rosto

4. Pré-selecção
4.1 No dia 17 de Junho 2017 haverá uma pré-selecção de 10 candidatas inscritas, Todas as
candidatas inscritas deverão comparecer para a pré-selecção.

5. Avaliação
5.1 As candidatas ao Concurso Miss Esmoriz 2017 serão avaliadas em três desfiles,
nomeadamente:
a. Desfile de Fato de Banho
b. Desfile de Sportswear
c. Desfile de Vestido de Gala.
5.2 A avaliação do Júri é dada de 5 a 10 pontos tendo os seguintes critérios de avaliação:
a. Beleza facial;
b. Beleza corporal;
c. Elegância na passarela;
d. Simpatia e desembaraço em público
5.3 Serão classificadas as candidatas que obtiverem o maior número de pontos, obedecendo à
sequência:
a) Primeiro lugar: Miss Esmoriz 2017
b) Segundo lugar: 1ª Dama de Honor
c) Terceiro lugar: 2ª Dama de Honor
5.4 O Júri será composto por pessoas cuja indicação e nomeação será de inteira competência
da Comissão Organizadora.
5.5 As deliberações do Júri serão irrevogáveis, e em caso de empate será o Presidente do Júri a
deliberar e apresentar o voto final, estabelecido pela maior nota entre os critérios de
avaliação.

6. Premiações
6.1 A Primeira classificada, Miss Esmoriz 2017 ,
6.2 Haverá igualmente a eleição da 1ª e 2ª Dama de Honor.
6.3 As candidatas escolherão igualmente aquela que pela sua atitude ao longo do concurso
acharem merecer o título de Miss Simpatia, enquanto um grupo de fotógrafos a designar
oportunamente irá eleger a Miss Fotogenia;
6.4 As premiadas serão presenteadas com um Book fotográfico e respectivo troféu.
6.5 Todas as 10 candidatas ao concurso “Miss Esmoriz 2017” receberão um certificado de
participação.

7. Condições para Participação no Concurso:
7.1 Cada candidata é responsável por apresentar-se no dia e hora marcados pela Organização
no(s) lugar(es) designado(s), para integrar-se com a equipa de trabalho e participar em todas
as actividades requeridas pela Organização (ensaios, desfiles), assim como, eventuais
compromissos que venham a surgir.
7.2 Os casos omissos neste Regulamento serão deliberados e resolvidos pelos membros da
Organização.

Organização
Suzete Norte
Maribel Bastos








As mais recentes crateras da Rua dos Tanoeiros

Desde há alguns anos para cá que a rua do Tanoeiros em Esmoriz tem sido uma verdadeira mártir no que diz respeito ao estado da sua calçada. Os buracos abundam cada vez mais, e por conseguinte, os veículos acusam cada vez mais um desgaste tremendo nos seus pneus e respectivas suspensões.
Recentemente, a ADRA interveio no local para reabilitar a rede de água ali instalada. Acreditamos que foi uma acção necessária, contudo e apesar do final das obras, não se procedeu à repavimentação imediata da via como muitos esperavam ansiosamente.
Como se não bastasse, nasceram novas crateras derivadas das intervenções subterrâneas, algumas delas, ainda mais assustadoras. A rua foi ainda diminuída no seu comprimento porque a margem intervencionada tornou-se agora quase intransitável. 
Apesar das promessas autárquicas de uma reabilitação muito em breve, a verdade é que a rua está cada vez mais num estado degradante e indigno.
Recorde-se que esta via é utilizada por todos aqueles que desejam deslocar-se até à estação de Esmoriz ou às zonas poentes de Paramos, Silvalde e Espinho.
Esperemos que o calvário termine em breve, conforme foi prometido.
As imagens apresentadas são assustadoras e não são, em nada, fiéis ao actual estatuto citadino de Esmoriz.






















Ponto Jovem de Ovar promove Mostra de Oportunidades

Nos próximos dias 4 e 5 de Junho, decorrerão workshops e actividades radicais no Mercado Municipal de Ovar. O objectivo passará por fomentar o dinamismo e a criatividade dos mais jovens, além de discorrer sobre temas fulcrais como a empregabilidade, a formação e o empreendedorismo. 
Haverá ainda um grande concerto proporcionado por Virgul, antigo membro dos Da Weasel e agora com uma carreira a solo no mundo da música, além de ser autor de temas como “I Need This Girl” e “Só Eu Sei”. 
Por outras palavras, não faltarão ofertas de emprego e de estágio, actuações musicais, iniciativas divertidas, etc. 
As entradas serão totalmente livres.
Recorde-se que o projecto do Ponto Jovem foi vencedor do Orçamento Participativo de Ovar da edição de 2015. Emanuel Bandeira foi o seu principal mentor. Neste momento, o coordenador do projecto é Cláudio Oliveira.



18301524_1793997154249999_9076786053661431942_n

Poderá acompanhar as novidades em: https://www.facebook.com/ovarpontojovem/

Vítor Amaral apresentou candidatura diante de casa cheia

No passado dia 27 de Maio, Vítor Amaral apresentou a sua candidatura à Câmara Municipal de Ovar diante de uma casa cheia de militantes e simpatizantes socialistas. O candidato expôs as suas ideias, reforçando a necessidade de criar melhores condições de desenvolvimento, favorecendo a economia local e a criação de emprego. Também as áreas da saúde e do ambiente serão focadas.
O slogan da sua candidatura será "Ovar é Paixão", enquanto o mandatário será Armando França, antigo presidente da Câmara Municipal de Ovar. Por seu turno, Teresa Coelho será a mandatária para a juventude. 




Imagem nº 1 - Vítor Amaral contou com casa cheia na apresentação da sua candidatura.
Foto  - PS Ovar

domingo, 28 de maio de 2017

Versos Cá da Terra XI


Barrinha, Flor de Bronze
(Soneto da autoria de Manuel Francisco Pinho)


Filha de pescador que morreu na guerra,
E duma bela varina, mas muito infeliz.
O teu olhar cintilante até de noite encerra
Todo o luar das grandes lendas de Esmoriz.

Ó flor estranha, já não tens o bom consolo,
A tua mágoa, a tua dor, nesta boa terra.
Ó flor estranha do febril e luzidio Apolo,
Neta dum rei que perdeu uma brava guerra.

Estátua ardente em bronzeadas chamas,
Que tentação e perdição tu derramas,
Por sobre a história negra, quase finda!

Neta de um rei que acabou chorando,
Filha de pescador que morreu lutando,
E de uma bela vareira, tristemente linda!



Imagem relacionada

Foto - Magda Moreira

Correio do Leitor - Florindo Pinto alerta para o mau estado do piso e do aparcamento junto à Loja do Cidadão e desconfia da reabilitação do Esmoriztur


Opinião: É em Esmoriz? Remedeia e envergonha


Na zona circundante ao edifício Cine-Teatro Esmoriztur, que é pertença da Câmara de Ovar, foi colocada uma camada de granulado de alcatrão, que, ao estilo de um triste remedeio, minimizou o suplício de quem por lá passava, pois com esta “genial” decisão, os técnicos autárquicos eliminaram, para já, as muitas covas e a água, que no “caminho” eram visíveis. Com o remedeio, a água, deixou de ter espaço para ficar “armazenada”. O mesmo não se pode dizer do espaço “alindado”, que em dia de chuva, de imediato, se transforma em um lago.
Mas, os moradores, que até aqui se tinham de cuidar e evitar os malefícios da lama, agora, mais cuidados têm de ter, pois, ou deixam o calçado na entrada das suas casas, ou, então, muito terá que fazer a “dona de casa” para remover os “pontos” pretos que da “grande obra”, levam consigo, transportados na sola dos sapatos.
Os ferros que “povoam” o espaço, que é destinado ao aparcamento, já foram o suporte de lâmpadas, que iluminavam, quando a noite chegava.
Hoje, são o reflexo do desleixo e da falta de cuidado de autarcas que, vezes sem conta, deixam “fugir” as palavras para uma “meia verdade” e dizem “a cidade nunca esteve assim”.
É que, quem quer seja que passe pelo edifício da Praça da República, não faz mais do que seguir o que para Esmoriz de há muito, de sempre, está programado; “quanto pior melhor”, logo, nada melhora.
E se acaso me ler e duvidar, por favor passe, como por lá passam muitas, muitíssimas, pessoas, oriundas de outras terras, que à Loja do Cidadão se deslocam e são confrontadas com aquele “abandono”, que atribuem só a Esmoriz e não “culpam” a origem “colonizadora”.
Lembramos, entretanto, que a recuperação da sala de espectáculos, continua a ser “conversa da treta”.


Florindo Pinto
Esmoriz, 17 de Maio de 2017
Opinião publicada no Blogue Ovar Novos Rumos



Esmoriz 1-horz.jpg

Créditos da Imagem - Ovar Novos Rumos

Câmara Municipal entrega bolsas de estudo

A Câmara Municipal de Ovar entregou, em sessão pública, 42 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior. Trata-se de um apoio fixo situado na ordem dos cem euros durante dez meses. A cerimónia pública contou ainda com alguns testemunhos pessoais de personalidades vareiras de sucesso académico.
Por outro lado, houve um reconhecimento público dos alunos que estiveram em bom plano no Concurso Regional de Melhores Leitores enquadrado no Plano Nacional de Leitura!
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, elogia assim a importância do capital humano para o futuro promissor das comunidades.




Imagem nº 1 - A autarquia de Ovar atribuiu 42 bolsas de estudo para alunos universitários em 2017.
Foto - Câmara Municipal de Ovar

Salvador Sobral cantou e encantou

O novo herói nacional, Salvador Sobral, levou ao delírio uma multidão de espectadores que se concentrara no Arena Dolce Vita de Ovar, neste passado sábado à noite. O vencedor da edição de 2017 do Eurofestival realizado na Ucrânia encantou a plateia estimada na ordem dos milhares. Os temas “Amar pelos dois” e Nem eu” cativaram sentimentalmente o público que, mais uma vez, se rendeu às qualidades inequívocas da nova coqueluche da música portuguesa e internacional.
De acordo com informações reveladas, o concerto de Salvador Sobral em Ovar estava inicialmente orçamentado em 3.900 euros e tinha sido já agendado antes da realização do Eurofestival, contudo a sua vitória na Ucrânia a 13 de Maio, levou a um aumento exponencial da procura de bilhetes (daí a mudança do local do concerto que era para ser no Centro de Artes de Ovar para um espaço mais amplo como o Arena Dolce Vita) e até do próprio cachet destinado ao artista prodigioso (de acordo com o Jornal de Notícias, o custo total do concerto chegou mesmo aos 24 500 euros, isto é, seis vezes mais do que o montante inicialmente acordado).
Segundo o OvarNews, Salvador Sobral agradeceu a todos a presença, em especial dos que já tinham o bilhete comprado antes da sua vitória europeia. Além disso, demonstrou algum humor inteligente com afirmações de momento que intercalava nas pausas verificadas entre as suas melodias.
Salvador Sobral é um dos vultos do momento da cultura nacional.



“Vamos lá ao jogo, ai, ao concerto”

Imagem nº 1 - Salvador Sobral encantou Ovar na noite deste passado sábado, dia 27 de Maio.
Foto - OvarNews

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Tribunal de Aveiro iliba CP de atropelamento ferroviário em Esmoriz

O Tribunal de Aveiro absolveu a CP e a Rede Ferroviária Nacional (Refer) do pagamento de uma indemnização de 2,1 milhões de euros reclamada pelo companheiro do juiz que em 2014 morreu atropelado por um comboio em Ovar.
A sentença datada de segunda-feira e a que a Lusa teve acesso esta quarta-feira, refere que o atropelamento ficou a dever-se à forma "alheada, distraída" como a vítima tentou percorrer a passagem para peões "completamente indiferente à possível aproximação de composições em circulação".
O tribunal deu como provado que, na altura do acidente, o juiz "levava auriculares nos ouvidos e ia totalmente absorto com o olhar firme num telemóvel ou 'ipad' que levava na mão", uma conduta que a juíza que julgou o caso considerou ser "reprovável".
"Se a vítima usasse dos cuidados mínimos exigidos no lugar a uma pessoa minimamente cuidadosa e atenta poderia ter visto o comboio a uma distância considerável", salienta a magistrada, concluindo que o autor não tem direito a qualquer indemnização.
A sentença refere ainda que o comboio circulava dentro dos limites legais de velocidade e que quer o maquinista, quer o chefe de estação, "praticaram todos os atos que se lhes impunham nas circunstâncias do caso, alertando os peões para a aproximação e passagem do comboio sem paragem".
Na ação cível, o autor alegava que a passagem do comboio não tinha sido assinalada com a devida antecedência e que o maquinista não tentou travar a composição para evitar o atropelamento, o que não foi dado como provado.
O acidente ocorreu no dia 3 de janeiro de 2014, cerca das 18 horas. O juiz, que exercia funções num tribunal do Minho, estava a atravessar a via-férrea na Estação de Esmoriz, em Ovar, quando foi atropelado pelo comboio Intercidades que circulava de Lisboa para o Porto e que não efetuava paragem naquela estação.
A vítima foi arrastada durante cerca de 100 metros pelo comboio e sofreu lesões traumáticas que lhe causaram a morte" (artigo extraído na íntegra do Jornal de Notícias)


O nosso comentário - Não é fácil descrever o que realmente ocasionou aquele atropelamento ferroviário. Como se sabe, a CP é uma empresa poderosa, onde é muito raro o cliente ter razão. Ainda há pouco tempo, um cliente viu parte do seu subsídio ser penhorado só porque o seu passe tinha irregularidades técnicas aos quais o utilizador era alheio. Não quero com isto dizer que este caso noticiado em concreto tenha sido mal ajuizado, mas que, por vezes, me custa ver algum proteccionismo a certas empresas, lá isso é algo que me custa a digerir. 




Resultado de imagem para estação esmoriz cp

Foto retirada de: http://www.terranova.pt/


Autarquia investe na vigilância das praias

A Câmara Municipal de Ovar irá investir 68 mil euros para assegurar a vigilância nas praias do concelho. Dentro deste contexto, foram firmados protocolos com as corporações dos bombeiros voluntários de Esmoriz e de Ovar. Também as Juntas de Freguesia de Esmoriz, Cortegaça e Maceda foram envolvidas na parceria.
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, realça que é dever da edilidade acautelar as condições de segurança necessárias para os veraneantes que decidam aqui desfrutar da sua época balnear.
Ao todo, a vigilância nas praias do concelho deverá ascender a um custo integral de 82 mil euros, embora a autarquia assuma 68 mil euros desse investimento.



 Resultado de imagem para praia esmoriz

terça-feira, 23 de maio de 2017

Salvador Sobral actuará no Arena Dolce Vita

O concerto estava marcado para as 21:30 do próximo dia 27 de Maio no Centro de Artes de Ovar. Mas tendo em conta a elevada procura de bilhetes, foi necessário proceder à mudança do local. Devido à sua maior capacidade de lotação, o espaço escolhido seria o Arena Dolce Vita.
Ainda assim, espera-se lotação esgotada visto que muitos são aqueles que querem ouvir o vencedor do Festival da Eurovisão de 2017, realizado na Ucrânia. Salvador Sobral é visto como um herói nacional.
Existem ainda bilhetes disponíveis a 10 Euros, mas deverão sumir-se nos próximos dias, dada a afluência verificada.


Resultado de imagem para salvador sobral´

Imagem nº 1 - Salvador Sobral actuará em Ovar neste próximo Sábado.

Junta de Freguesia de Maceda abate grande parte da dívida

No passado dia 19 de Maio, a Junta de Freguesia de Maceda saldou as dívidas que tinha para com o seu principal credor. O presidente Miguel Silva garantiu que foi entregue uma verba a rondar os 45 mil euros à empresa Ascenção Costa e Filhos, Lda.
Esta era uma meta a atingir no âmbito do "Plano de Pagamentos das Dívidas em Atraso relativas ao Mandato de 2009/2013". 
Com um maior desafogo nas contas locais, a Junta de Freguesia de Maceda conta agora desfrutar doravante de uma capacidade de investimento mais sólida.




O papel das redes sociais como arma propagandística

As mais recentes edições das eleições autárquicas tiveram de conviver com um fenómeno recente - o peso das redes sociais no centro das decisões locais. Se há dez anos este problema praticamente não se colocava, agora passou a ser uma realidade inequívoca.
Presidentes de Câmara e candidatos adversários começaram a tirar naturalmente proveito das mesmas, de forma a conseguirem a chegar a um maior número de pessoas. Felizmente, o combate nas redes sociais é mais justo e equitativo do que aquele que se vislumbra nas ruas e nos centros de acção propagandística terrena.
Todos os candidatos podem ter uma página própria onde podem veicular os seus projectos e a sua lista eleitoral. E nisso, o aparecimento das redes sociais foi uma mais-valia porque todos dispõem aqui praticamente dos mesmos argumentos. Podem até investir algum dinheiro (não muito!) na divulgação da sua página, de forma a alcançarem mais seguidores. Na esfera terrena, a realidade é outra - os candidatos dos partidos dominantes têm acesso a uma excelente maquia de financiamento, podendo exibir mais e maiores cartazes, realizar mais apresentações ao vivo do programa, dispor de mais carros propagandísticos e até distribuir mais flyers pelas comunidades.
No entanto, as redes sociais, mesmo oferecendo condições mais "igualitárias, não podem ser utilizadas de uma forma abusiva. Por exemplo, deve-se respeitar os três dias de reflexão que antecedem o dia da votação final, algo que nem sempre acontece. 
Infelizmente, esta época é propícia para o aparecimento de utilizadores, com identidades falsas, para de forma subtil tentarem favorecer ou prejudicar a imagem de um determinado candidato. No entanto, nem toda a crítica que provém de fonte anónima deve ser descredibilizada, se a mesma for acompanhada de provas (nomeadamente de fotografias e documentos) que devem ser motivo de consideração por parte dos eleitores. Mas aqui é preciso discernir entre o fanatismo e o bom-senso desses mesmos utilizadores que se escudam num pretenso anonimato. Por vezes, esses utilizadores fazem o papel que os jornalistas locais não fazem, revelando coragem, quando a crítica é certeira e se paute pelos moldes básicos da boa educação.
Por outro lado, o utilizador das redes sociais deve inteirar-se dos programas de todas as listas, sem deixar-se levar por correntes comprometidas de influência porque estas também existem de forma mais dissimulada. Não devemos votar no campeão político das redes sociais, mas sim naquele que achamos ter mais capacidade para exercer a causa pública. 
É necessário saber utilizar a internet, não como uma fonte da verdade absoluta (pois ela será sempre utilizada de forma bastante parcial pelos intercolutores partidários), mas como um meio que disponibiliza bastante informação aos cidadãos.
Saber distinguir o trigo do joio é fundamental!



Resultado de imagem para redes sociais

Imagem nº 1 - As redes sociais conhecem hoje um impacto tremendo na vida política, algo impensável há dez ou quinze anos atrás.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Salvador Malheiro parte como favorito

Já são oficialmente conhecidos os candidatos dos principais partidos à Câmara Municipal de Ovar. 
Salvador Malheiro, actual presidente da autarquia, parte claramente na "pole position". Em termos estruturais, realizou um bom trabalho, mantendo a dinâmica que já se vislumbra desde os mandatos de Manuel Oliveira. Recorrendo a fundos comunitários e nacionais, soube proceder à realização de obras necessárias, e teve o mérito de não comprometer as finanças locais. Apesar dos seus intentos selfinistas, a verdade é que, durante os quatro anos, andou quase sempre em modo de propaganda, aproximando-se do povo e ganhando cada vez mais adeptos dos variados quadrantes políticos. Espera-se que consiga mais um triunfo esmagador nas freguesias a norte do concelho de Ovar, e no centro-sul até pode aspirar a vencer na sede de concelho e na freguesia até então socialista de Válega, cenário que não aconteceu em 2013, visto que seriam Esmoriz, Cortegaça e Maceda a dar-lhe a vantagem necessária para obter o triunfo.
Vítor Amaral é o candidato do Partido Socialista. É um homem que também conta com um currículo interessante, estando já envolvido nas causas públicas e na área inerente aos condomínios. No entanto, os socialistas avançaram tarde para a campanha e parecem ter entrado já em resignação, quando deveriam encetar uma forte aposta para tentar inverter o resultado de 2013. Ganhar estas eleições parece ser um cenário cada vez mais remoto para um partido que deveria intervir muito mais.
Mais à esquerda, sabe-se que Ismael Varanda e Jorge Silva são os candidatos do Bloco de Esquerda e PCP respectivamente. Os seus objectivos passarão por introduzir elementos na vereação ou na Assembleia Municipal, isto é, melhorar a representatividade de ambos os partidos. Contudo, e apesar de alguns comunicado pertinentes e aceitáveis, a verdade é que esperávamos uma oposição mais activa e eficaz por parte destes partidos de esquerda durante os últimos quatro anos a nível local. Espera-se que o rumo comece a ser outro a partir de agora. Pede-se mais intervenção, propostas alternativas e sentido crítico.
Por fim, a grande surpresa, para já, do defeso das autárquicas de 2017. O CDS-PP, liderado por Filipe Marques Gonçalves (advogado e directamente envolvido no espírito associativo) e Fernando Almeida, mesmo não gozando dos mesmos apoios financeiros que as principais candidaturas, tem demonstrado um papel muito activo. Apesar de não se encontrarem representados no executivo e na assembleia municipais, os centristas têm sugerido propostas e denunciado muitos dos aspectos menos positivos no concelho. Por exemplo, a defesa do património é uma das causas que aquela equipa autárquica defende veementemente. Mas o CDS-PP não tem vinda fácil até porque luta contra a maré em Ovar. Nos últimos 20 anos, tem sido um partido com pouca expressão e escassos militantes no concelho, e isso poderá travar as aspirações daquele que tem sido, para já, o partido da oposição mais criativo e activo no panorama local.
Além destes, podem aparecer até mais candidatos de partidos mais pequenos, cujos comunicados não hesitaremos em partilhar caso sejam enviados para o e-mail do nosso blogue (cuscodeesmoriz@hotmail.com), contudo é improvável que consigam fazer a diferença, até porque nem todos poderão lutar com as mesmas armas. 
Gorada parece estar para já o surgimento de uma lista independente, contrariando assim os rumores que chegaram a ser veiculados há uns meses atrás.



Resultado de imagem para votos

Imagem nº 1 - Em Ovar, não deverão ocorrer grandes surpresas, excepção feita à possibilidade do CDS-PP conseguir obter alguma representação no panorama municipal. 

Branca Cristina admite ser candidata à Junta de Freguesia de Esmoriz

A Professora Branca Cristina anunciou na sua página de facebook a candidatura à Presidência da Junta de Freguesia de Esmoriz. Afirmação que surpreendeu muita gente e que arrancou logo 240 likes. Branca assume o seu grande amor pela cidade e alega que esta está parada no tempo.
Transcrevemos, na íntegra, o seu texto onde demonstra a intenção de avançar com uma candidatura à Junta de Freguesia de Esmoriz. 


Vou-me candidatar à Presidência da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Sabem, esta linda terra, à Beira Mar plantada, parou no tempo...
De uma conversa informal surgiu por em prática o que há muito tinha desejado.
Digo sempre que costumo adiar os melhores sonhos, estes ficam para o fim pois tenho de ter os pés bem assentes na Terra.
Desta feita pousei em Esmoriz há 25 anos. 
Antes disso já para cá vinha passar férias e para a Escola da Praia onde a minha mãe deu aulas.
Regressei a Esmoriz aos 19 anos e por cá fui ficando. 2 filhos cresceram aqui...
O Mar... esse não passo um dia sem olhar para ele e pedir a Nossa Senhora que me guie em todos os meus passos...
Alunos, pescadores, conhecidos, amigos fui cá construindo e recordando.
Gosto das gentes simples e digo muitas vezes que gostava que acontecesse isto e aquilo..
Acho que chegou a hora e, tentar é sempre metade de conseguir. ..
Vou organizar ideias para esse fim e para um Projeto que quero ver crescer nesta terra que me vê todos os dias... junto ao mar...
Esmoriz não é uma Terra qualquer, é uma Terra a que chamo Porto de Abrigo..
Tem defeitos e? Estamos cá todos para remar para o mesmo lado e, levar o Barco a Bom Porto...
Beijinhos e mãos à obra, cautelosamente mas sempre com o objetivo final.. 
Melhorar todos os dias um pouco mais.
Se vou falhar???
Não prometo nada, prometo que vou tentar não falhar quanto mais não seja para mim mesma.
Desafios? Sim, sou de bons desafios e, nunca atiro com a toalha ao chão.
Espero sempre pelo Apito Final" ...
Beijinhos e continuação de boa noite amigos de Esmoriz e não só



Universidade Sénior organizou Sarau da Primavera

No passado dia 1 de Abril, a Universidade Sénior de Esmoriz voltou a promover o Sarau da Primavera, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Ao todo, estiveram cerca de 150 espectadores que testemunharam a pujança e a determinação exemplares dos alunos séniores. Os trabalhos de apresentação e condução do evento estiveram a cargo de Agostinho Fardilha e Célia Regina. 
No início do Sarau, actuaria o Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz que, sob a batuta de Rúben Pinto, cantaria quatro temas, a saber: o “Hino da Universidade Sénior de Esmoriz”, “À meia-noite ao luar”, “Ó Rama” e “Ó Fevereiro”. Seguiu-se depois a turma de Cavaquinhos que interpretou um Medley Tradicional com iniciação a dois acordes. 
A turma de Língua e Cultura Portuguesa, orientada pela Professora Rosário Silva, recitou e cruzou poemas de autores consagrados tais como António Nobre, Sophia de Mello Breyner, Cecília Meireles, Frederico de Brito, António Botto. 
Antes da chegada do intervalo, houve ainda tempo para a projecção de um vídeo que evidenciava uma sucessão de fotografias inerentes aos diversos eventos ou iniciativas em que os alunos da Universidade Sénior de Esmoriz haviam participado ao longo do ano lectivo de 2016/2017. 
O intervalo permitiu a todos um convívio salutar, podendo os participantes petiscar um pouco das doçarias que se achavam à entrada do auditório. Além disso, foi possível observar uma exposição da Sweet Pea Fotografia que exibia, nas paredes do mencionado auditório, um repertório fotográfico que nos remetia para momentos familiares especiais. 
Na segunda parte do Sarau, a Turma de Guitarras, liderada por Rúben Pinto, procurou honrar uma composição de Eric Clapton, um dos maiores guitarristas da história do rock. 
Por seu turno, a turma de Inglês, ministrada pelo Prof. Lisandro Castro, prestou uma verdadeira homenagem a Bob Dylan, cantor e escritor norte-americano, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2016. Os alunos seniores recitaram, de forma intercalada e gradual, os versos da mítica música “Forever Young” (“Eternamente Jovem”), a qual revela os desejos do então lendário músico reservados para o seu primeiro filho que tinha acabado de nascer, veiculando uma mensagem de amor, força e coragem.
De seguida, tivemos a participação da Turma B de Cavaquinhos que se dedicou ao Meddley Tradicional com iniciação ao 3º dedo. 
Houve ainda tempo para grandes momentos poéticos. Dentro deste contexto, Agostinho Fardilha, Lurdes Ferreira, Cristina Oliveira, Helena Monteiro, Lurdes Luís, Arlindo Vicente, Águeda Neiva e Joaquim Cardoso apresentaram os seus próprios versos que haviam então elaborado.
O último grupo a actuar seria a Turma Sénior de Ginástica que, sob a representação da Professora Maria Costa, efectuou diversos exercícios físicos ao som de variadas músicas animadas.
No encerramento oficial do Sarau da Primavera, Sara Oliveira, Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz, enalteceu a disponibilidade e o afinco dos professores, vincando também o espírito de juventude, a graciosidade e o trabalho de equipa dos alunos seniores. Por seu turno, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, sublinhou a dinâmica, a energia e o ritmo da Universidade Sénior de Esmoriz, felicitando o papel desenvolvido por Sara Oliveira e por Paula Araújo. Por fim, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacou o exemplo de vontade e humildade dos seniores em quererem aprender novos conteúdos e artes, reforçando a ideia de que a Universidade Sénior de Esmoriz é hoje um caso de sucesso.














Reportagem retirada da anterior edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Abril. As fotografias foram extraídas da Página Oficial da Universidade Sénior de Esmoriz no Facebook.

domingo, 21 de maio de 2017

Pérolas Históricas de Esmoriz X - Como nasceram os serviços postais na nossa terra


"“As letras são o alimento da juventude, a paixão da idade madura e a recreação da velhice; dão-nos brilho na prosperidade, e são uma consolação, um recurso no infortúnio; fazem as delícias do gabinete, e não embaraçam em nenhuma situação da vida; de noite servem-nos de companhia, e vão connosco para o campo e em viagem.” 


Marco Túlio Cícero
(Político e Filósofo Romano, séc. I a. C.)



A história da correspondência em Esmoriz é mais antiga do que se julga. Os primeiros registos, provenientes da Memória Paroquial do ano de 1758, dão-nos a entender que esta aldeia (estatuto que então detinha na altura) servia-se essencialmente dos correios da Vila da Feira e do Porto. No entanto, esta terá sido uma "fase pré-histórica" da nossa evolução no sector da correspondência. Não nos podemos esquecer que, no século XVIII, a maior parte da população portuguesa era ainda analfabeta e mesmo aqueles que sabiam ler e escrever razoavelmente poderiam não dispor de muito tempo ou vontade para exercerem aquela actividade. Ainda por cima, Esmoriz era um meio rural, e assim sendo, o analfabetismo deveria estar fortemente enraizado numa comunidade que, de acordo com os dados demográficos daquela época, ainda não tinha atingido sequer a fasquia dos mil habitantes, ao contrário do forte crescimento populacional que se verificaria nos séculos XIX e XX, 
De facto, a evolução científica na área da saúde (com o surgimento de novas vacinas, tratamentos, cuidados de higiene, tratamento de esgotos e pragas) e a implementação da ferramenta do ensino básico acrescentaram mais-valias às sociedades ocidentais. Portugal também desfrutou dessa realidade a partir da introdução do liberalismo, embora com avanços e recuos.
Esmoriz também beneficiaria - ganharia habitantes (graças ao decréscimo dos índices de mortalidade) e ganharia também mais gente letrada (muito devido ao nascimento de algumas escolas de ensino primário), pelo que o recurso à correspondência por carta começou a intensificar-se gradualmente. Eram pois necessários outros serviços que respondessem a estas necessidades crescentes.
Em 1877, sabemos que já existia uma pequena delegação em Esmoriz, embora as direcções dos Correios se situassem apenas na Feira e em Ovar. Em 1904, sabe-se que o serviço de encomendas foi ampliado. Em 9 de Novembro de 1913, e após alguns anos de espera, nasce finalmente aqui uma estação telégrafo-postal que seria instalada na ex-residência paroquial.
Graças ao empenho da nossa junta, Esmoriz passou a ter também um estafeta em 1916, assegurando assim a distribuição domiciliária local, embora com algumas limitações.
Os serviços telégrafos-postais ainda mudariam de sede por algumas ocasiões. Por exemplo, chegaram a estar instalados nas moradias de António Pinto Ferreira de Sousa e de D. Maria de Leça Castro, bem como noutros lugares da localidade. Realidade que certamente foi fruto de ciclos mais críticos e instáveis, onde a indefinição pairava no horizonte.
Em 1924 seriam restabelecidos os serviços de pagamento e emissão de vales de correio. No entanto, no ano seguinte, a estação de Esmoriz seria encerrada, transferindo-se o distribuidor da correspondência para Espinho. A Junta de Freguesia de Esmoriz procurou reverter a situação, assumindo o valor da renda mensal bem como o déficit que se viesse a registar na estação telégrafo-postal. Como nos conta o Padre Aires de Amorim, o processo com vista à restauração dos serviços postais em Esmoriz esteve longe de ser simples. Foi necessário pagar a quantia de 2.977$71 à estação telégrafo-postal de Espinho para que se pudesse adquirir o equipamento necessário (mobiliário, aparelhagem...), de forma a viabilizar a sua reinstalação. Graças a uma subscrição pública aberta por Manuel José Marques de Sá, Manuel António Pinto de Castro, Paulo Fernandes de Sá e Joaquim Pinto Ferreira, foi finalmente possível angariar a verba necessária. Mais uma vez, é de elogiar os sacrifícios da comunidade esmorizense que, mesmo com um estilo de vida ainda muito humilde ou rudimentar, conseguiu vencer mais uma adversidade, recuperando o imprescindível direito de comunicação por via escrita.
Resolvido o problema, em 1933, temos conhecimento que a junta de freguesia de Esmoriz pediu autorização para que a nossa estação dos correios, então recuperada recentemente, pudesse pagar vales até 500$00. 
As dificuldades entretanto prosseguiam porque os CTT exigiram da nossa junta o dever de assumir incondicionalmente o déficit anual da estação. Na década de 30, a distribuição da correspondência ainda estava longe de ser a ideal - normalmente, o carteiro ao chegar aos diversos lugares da freguesia tocava a respectiva corneta e o povo acorria no imediato para saber se tinha cartas a receber. Na segunda metade do século XX, a realidade iria melhorar significativamente e os esmorizenses puderam finalmente respirar de alívio.
Entre 1948 e 1954, a Administração Geral dos Correios determinaria que fosse criada na Praia de Esmoriz uma cabine telefónica pública, uma caixa-postal e uma estrutura para a condução de malas.
Finalmente, em 6 de Dezembro de 1966, seria inaugurado o edifício privativo dos Correios na Avenida que viria a tomar o seu nome na nossa terra. Na altura, Esmoriz já era vila e acabava de conquistar uma vitória crucial para o seu desenvolvimento social, cultural e económico.
As últimas cinco décadas propiciaram naturalmente uma evolução e uma maior eficiência destes serviços, muito graças ao avanço das tecnologias e da eficiente correcção de muitas falhas que outrora se registavam.
Devido ao facto de quase toda a comunidade esmorizense saber hoje ler e escrever, os nossos Correios são bastante requisitados, ora para enviar cartas (de âmbito empresarial, cultural, familiar, amizade, amor, etc,) ora para aceder a uma panóplia de serviços.
Em jeito de balanço final, a introdução definitiva e fixa de um posto de correios constituiu uma das grandes reivindicações ou lutas do povo esmorizense durante os últimos dois séculos. A vitória acabaria por chegar, após muitas adversidades e sacrifícios.





Imagem nº 1 - O actual posto de correios remonta a 1966, mas antes houve outras instalações em diferentes pontos da localidade, fruto da instabilidade.
Direitos da Imagem - Mapio.net

Dois incêndios florestais na área nascente florestal causam apreensão

Este mês de Maio tem sido alarmista no que a incêndios florestais diz respeito à nossa terra. Os bombeiros voluntários de Esmoriz já tiveram de actuar, por duas ocasiões, na zona florestal nascente da freguesia de Esmoriz.
Na noite do dia 3 de Maio, os nossos soldados da paz tiveram de fazer circunscrever um fogo junto aos acessos da A29, nas proximidades da rotunda do Monumento ao Viajante em Gondesende.
No entanto, a situação mais adversa ocorreu no dia de ontem, dia 20 de Maio, quando pelas 21:45, os nossos bombeiros foram alertados para um fogo com quatro focos num mato sito junto à rua da Estrada Nova, e por conseguinte, não muito distanciado do local onde havia deflagrado o incêndio anterior. Ali perto também se encontram presentes as ruínas soterradas da antiga necrópole medieval do Chão do Grilo. Ao todo, tiveram de ser mobilizadas quatro viaturas de combate a fogos (VFCI-05; VFCI-03; VTGC-01 e VCOT-02) bem como 15 bombeiros e o seu elemento de comando. A GNR também esteve no local a prestar apoio e a retirar apontamentos.
Desconhece-se para já a real origem destes incêndios. No entanto, é tentador considerar que se tratou de fogo posto, visto que, em ambos os casos, os fogos deflagraram à noite, e no último caso, o incêndio nasceu através de quatro focos distintos, tornando mais remota e improvável uma tese acidental.
Felizmente, os nossos abençoados bombeiros fizeram frustrar rapidamente tais presumíveis intenções malvadas.
Recorde-se que, no decurso dos meses anteriores, já foram registados mais dois ou três incêndios florestais na nossa terra, contudo todos eles foram prontamente circunscritos.
Contudo, o Verão está a chegar e o clima abrasivo pode prejudicar aqueles heróis que, mais uma vez, combatem pelo lado do bem comunitário contra os cancros acobardados da nossa sociedade.
Um bem-haja aos nossos soldados da paz!




Imagem nº 1 - Os dois incêndios verificados no mês de Maio registaram-se nas imediações da A29, entre os lugares da Torre e Gondesende.
Foto - BVE

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Um charco pantanoso, uma linha de caminho de ferro e uma rua por moldar

Uma tríade de sensações mistas. Nesta foto, obtida em cima da ponte da Avenida Raimundo Rodrigues, visualizamos naturalmente a linha férrea que vai desembocar à nossa estação. Não é novidade, como também não é - o mau estado da rua dos Tanoeiros que ladeia a passagem ferroviária. As intervenções da ADRA ao nível da construção/reabilitação da rede de água já parecem ter terminado, mas ainda não começaram as acções prometidas de repavimentação, pelo que a rua ainda está mais esburacada do que se achava anteriormente. Apelamos, por isso, a uma acção urgente por parte da junta ou da autarquia, visto que a mencionada via é utilizada por muitos cidadãos que pretendem apanhar o comboio.
E por fim, e devido à chuva torrencial que se fez sentir há uns dias, formou-se um charco num dos terrenos cimeiros, cenário que na zona em questão não costumava ser muito comum, tornando assim esta fotografia singular.




Foto da nossa autoria

quinta-feira, 18 de maio de 2017

O sonho de um quartel rejuvenescido cada vez mais próximo

A assinatura do contrato de empreitada, oficializado nesta quarta-feira, entre dirigentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, a Empresa Jacinto Marques Oliveira Scurs. Lda e os presidentes da autarquia de Ovar, Salvador Malheiro, e das Juntas de Freguesia de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, veio tornar mais iminente a possibilidade da ocorrência de obras que visem a ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
A obra, caso avance finalmente, deverá custar cerca de 240 mil euros e a sua execução caberá à empresa Jacinto Marques Scurs. Lda.
Em termos de comparticipação, 85 % dos fundos advêm do financiamento comunitário, enquanto a autarquia de Ovar suporta os restantes 15%.
Uma das novidades estruturais passará pela instalação de camaratas femininas, de forma a viabilizar a presença permanente de bombeiras voluntárias na corporação.




Foto - BVE

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Portugal com sotaque esmorizense brilha nas Olímpiadas Europeias da Ciência em Copenhaga

Ana Rita Magalhães Geraldes, da Escola Secundária de Esmoriz, integrou a  equipa portuguesa que venceu a medalha de bronze na EUSO 2017. Filipe Miguel Favita Monteiro (Escola Secundária de São Lourenço – Portalegre) e Alexandra Ribeiro Verdasca (Colégio Pedro Arrupe – Sacavém) eram os restantes elementos da equipa.
A 15ª edição da EUSO teve lugar em Copenhaga, na Dinamarca, e contou com a participação de duas equipas compostas por alunos portugueses.
Dentro deste contexto, e de acordo com o OvarNews, Portugal foi também representado pela equipa dos alunos Diogo Miguel Ferreira Rodrigues, da E.S. c/ 3.º ciclo do Castêlo da Maia, João Miguel Seixas e Sousa, do Colégio Pedro Arrupe, de Sacavém, e Marco António Ribeiro do Externato Delfim Ferreira, de Riba D`Ave em Vila Nova de Famalicão que venceu a medalha de prata na EUSO 2017.
O Ministério da Educação (ME) promoveu mesmo um comunicado felicitando os alunos portugueses pelos sucessos verificados na área da Ciência.
Da nossa parte, felicitamos em particular a Ana Rita pelo bronze conquistado e a Escola Secundária de Esmoriz pela formação cultural de novos prodígios que decerto trarão muitas alegrias à nossa comunidade.



Aluna esmorizense vence bronze nas Olimpíadas da Ciência

Imagem nº 1 - Ana Rita, aluna da Escola Secundária de Esmoriz, ajudou a conquistar o bronze nas Olímpiadas Europeias da Ciência de 2017. Em Copenhaga, os estudantes tiveram de demonstrar perícia sobre os seus conhecimentos de física, química e matemática.
Foto retirada do OvarNews

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Cartaz das Festas do Mar de Esmoriz

A Comissão de Festas em Honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora de Boa Viagem acabou de divulgar o cartaz oficial das festividades que decorrerão entre os dias 24 e 28 de Agosto. Artistas como Maria Lisboa e David Antunes, e grupos como as "Estrelas Incomparáveis", "Os Iniciadores" e Banda Magma estarão presentes para a animação musical.
Além disso, teremos como já é apanágio a célebre procissão religiosa desde a Igreja Matriz até à Capela da Praia, bem como a tradicional bênção ao mar.




Comissão de Festas do Mar de Esmoriz

Gansos do Egipto deslumbram no Parque Ambiental do Buçaquinho

Os Gansos do Egipto são grandes aves aquáticas oriundas do Norte de África. A sua plumagem assume tons cinzentos e acastanhados, evidenciando-se ainda a mancha castanha em redor do seu olho. Possui igualmente tonalidades ruivas nas asas. Apesar da sua presença não ser ainda muito comum à escala nacional, a verdade é que a espécie tem vindo a reforçar a sua estadia no nosso território.
Dentro deste contexto, o Parque Ambiental do Buçaquinho acolhe já há algum tempo um casal de gansos do Egipto que acabou, em inícios do mês de Abril, de fecundar mais duas crias bebés.
Esta fotografia da autoria de Ana Sofia Miguel atesta assim uma das novidades mais recentes do mencionado parque ambiental. 




Imagem nº 1 - Um casal de gansos do Egipto e as suas crias numa das lagoas artificiais do Parque Ambiental do Buçaquinho.
Fotografia da autoria de Ana Sofia Miguel



Nota-extra: Tivemos conhecimento da mudança recente de gerência no mencionado parque ambiental. Louvamos o trabalho de quatro anos desenvolvido pelos irmãos Maia e por todos os restantes funcionários. O Parque Ambiental de Buçaquinho conservou a sua integridade e diversidade ambiental, e soube potenciar o seu prestígio no exterior. Fazemos votos para que a nova gerência consiga manter este parque no rumo do sucesso, e por isso, desejamos a melhor das sortes. Esmoriz e Cortegaça decerto que ficarão a ganhar com isso, bem como os portugueses em geral que adoram a natureza.