terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ideias para a criação de um Movimento Cultural em Esmoriz

Concordamos quando os nossos dirigentes políticos enaltecem o actual período dourado que se vislumbra em termos de produção associativa na cidade de Esmoriz. As nossas colectividades têm estado, no geral, em bom plano, servindo a comunidade nas mais diversas áreas artísticas ou sociais. A requalificação em breve do Esmoriztur (orçamentada em 1,8 milhões de euros) terá certamente o condão de consolidar esta tendência profícua. 
Por isso mesmo, achamos que faria sentido a criação de um Movimento Cultural em Esmoriz, isto é, uma associação apartidária sem fins lucrativos que teria, como objectivo principal, zelar pela promoção dos desígnios culturais na nossa cidade. Logicamente, seria interessante que nos seus quadros pudessem confluir altos representantes das diversas colectividades da cidade, visto que já conhecem bem a realidade associativa e cultural da terra. Esse conhecimento prévio é essencial, embora seja também importante abrir espaço para novas ideias.
Um Movimento Cultural em Esmoriz poderia propor diversos objectivos a concretizar, sendo que estes poderiam nascer de parcerias com as estruturas autárquicas, até porque algumas das metas envolvem certamente um elevado investimento que não poderá ser suportado obviamente por uma colectividade sem fins lucrativos.
Esta nova iniciativa poderia propor, por exemplo, a prossecução dos seguintes intentos:

  • Zelar pela criação de um Museu da Tanoaria.
  • Interceder pela divulgação e publicação de novos estudos em torno da Necrópole Suevo-Visigótica do Chão do Grilo. 
  • Propor a rocha magmática de Gondesende a património imóvel público ou de interesse municipal.
  • Criar roteiros turísticos sobre a cidade em português e inglês, a distribuir durante a época balnear.
  • Organizar algumas visitas guiadas entre Maio e Setembro, compreendendo vários pontos históricos ou naturais da localidade - Capela da Penha, Tanoaria Josafer, Parque Ambiental do Buçaquinho, Barrinha de Esmoriz, Monumento ao Tanoeiro, Monumento à Arte Xávega, Praia de Esmoriz, Palheiros...
  • Dialogar com os proprietários da casa onde vivera Florbela Espanca (lugar da Casela) com o intuito de fixar uma pequena lápide (em forma de azulejo) para assinalar a sua passagem por Esmoriz, facto que infelizmente ainda hoje passa despercebido a muita gente.
  • Priorizar uma boa gestão do futuro espaço Esmoriztur ou Cine-Teatro de Esmoriz. Propor à autarquia determinados eventos que devam constar nos programas culturais anuais reservados àquele espaço.
  • Criar uma newsletter com o intuito de notificar todos os esmorizenses (que cedam o seu e-mail) dos espectáculos que decorrerão a cada fim de semana na nossa cidade.
  • Proceder à criação do Prémio Florbela Espanca destinado a distinguir anualmente o melhor poeta a nível nacional. Também poderia ser criado o Prémio António Maria, um segundo prémio que visaria o reconhecimento anual do melhor poeta ou prosador do concelho de Ovar ou, caso seja necessário, do distrito de Aveiro. Os prémios seriam entregues no decurso duma cerimónia organizada pelo referido Movimento Cultural.
  • Intermediar e conhecer as necessidades das colectividades. Tentar contribuir para a resolução de diferendos e evitar sobreposição de espectáculos às mesmas horas dum mesmo dia.
  • Defender a preservação dos poucos palheiros ainda existentes em Esmoriz.
  • Propor nomes de esmorizenses que se evidenciaram culturalmente para uma actualização da toponímia.
  • Adquirir, com a ajuda da autarquia, um autocarro para as colectividades que, muitas vezes, têm de se deslocar até terras muito distanciadas.
  • Propor melhorias estruturais na biblioteca instalada no Palacete dos Castanheiros.
  • Organizar recolhas de livros velhos, de forma a que possam ainda reforçar a capacidade literária da mencionada biblioteca.
  • Estimular pequenos concursos de escrita, desenho e pintura no Agrupamento de Escolas de Esmoriz, envolvendo assim a participação dos alunos.
  • Incentivar a reutilização dos manuais escolares.
  • Entrar em contacto com artistas e tentar convencê-los a expor os seus trabalhos no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz ou numa das salas do "renascido" Esmoriztur.

Não faltarão pois ideias. 
Um Movimento Cultural em Esmoriz decerto ajudaria a incutir sentimentos de maior bairrismo (no sentido positivo) ou de pertença afectuosa a Esmoriz.
Por conseguinte, é necessário valorizar o que é nosso, e envolver a comunidade.



Resultado de imagem para movimento cultural esmoriz

2 comentários:

  1. Óptimos propósitos e uma ideia muito pertinente!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Ora cá está um conjunto e excelentes iniciativas.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir