domingo, 18 de abril de 2021

Esmoriz Ginásio Clube ganha a Taça da Federação Portuguesa de Voleibol

Após ter eliminado no playoff equipas como o Sporting Clube das Caldas e o Vólei Clube Viana, o Esmoriz Ginásio Clube disputaria a Final da Taça da Federação Portuguesa de Voleibol. O adversário era o poderoso Sporting Clube de Portugal, e notoriamente o favoritismo parecia estar do lado dos pupilos de Gersinho. Aliás, quando se joga contra jogadores de classe como Miguel Maia (a idade parece que nunca passou por ele, continua um craque!), Robinson Dvoranen ou Hélio Sanches é sempre muito mais difícil sonhar com uma vitória.

Mas o Esmoriz Ginásio Clube queria tanto ganhar o troféu e assinalar um novo marco, o que acabaria com uma “seca” de 37 anos sem títulos ao nível dos seniores masculinos.

No primeiro jogo, o Esmoriz Ginásio Clube venceu os leões no seu Pavilhão por 3-1 em sets (parciais de 24-26, 25-19, 25-21 e 25-20), mas perderia o segundo jogo no Pavilhão João Rocha por 3-0 em sets (parciais de 25-23, 25-16 e 25-15 favoráveis aos leões).

O terceiro e decisivo jogo realizar-se-ia hoje de tarde, no Pavilhão João Rocha. A partida foi emocionante e intensa até ao derradeiro suspiro. Qualquer formação poderia ter vencido.

O Sporting entrou melhor, conquistando o primeiro set por 25-22. Os leões foram globalmente superiores neste set, construindo um ascendente. Houve dúvidas sobre o último ponto, se a bola chegou a cair dentro dos limites da área do Esmoriz. Mas o bloco dos leões foi determinante.

No segundo set, o Esmoriz Ginásio Clube reagiu e levou a melhor por 25-23, empatando a partida (1-1 em sets). Seria uma excelente reacção da equipa de Bruno Lima. Everton Almeida, José Pedro e Roberto Reis foram formidáveis no ataque. O equilíbrio permanecia no encontro, e o desfecho era incerto.

No terceiro set, o Sporting voltou à carga e venceu confortavelmente o set por por 25-18. Os leões estavam agora em vantagem (2-1 em sets). Os leões tiveram neste set uma entrada forte e pareciam agora embalados para vencer o título em disputa.

Mas o Esmoriz Ginásio Clube não baixou os braços, e voltou a rubricar uma fantástica exibição, desta feita, no quarto set. A equipa de Bruno Lima venceu o quarto set por 25-20, e igualou a contenda (2-2). O Esmoriz Ginásio Clube esteve imparável e conseguiu construir uma boa vantagem. Apesar da aproximação final dos leões, os esmorizenses não vacilaram e confirmaram o empate. Seguia-se a “negra” em que tudo poderia acontecer!

No quinto set, o Sporting Clube de Portugal entrou melhor e tudo parecia ruir para o lado da turma da Barrinha. Mas o Esmoriz Ginásio Clube aproximou-se paulatinamente, igualando por várias vezes o set. O jogo foi muito além do 15º ponto. Bastava um deslize para que o Sporting alcançasse uma vantagem de 2 pontos que lhe daria automaticamente a vitória. Mas a “frieza” e a qualidade dos jogadores do Esmoriz foi implacável, sobretudo quando em estavam em situação frágil de “set point” para os leões. E seria mesmo o Esmoriz Ginásio Clube a resolver o jogo, ao vencer por 28-26. Houve alguns lances de ponto discutíveis para a equipa da casa, contudo acabaram por não ter interferência no resultado final.

Logo após o final do jogo, os jogadores, técnicos e dirigentes do Esmoriz Ginásio Clube festejaram efusivamente! A equipa acabava de ganhar um título nacional e de escrever mais uma página bonita da história da instituição desportiva.

O Esmoriz Ginásio Clube conta agora, ao nível dos seniores masculinos, no seu palmarés com dois Campeonatos Nacionais (1982/1983 e 1983/1984), uma Taça de Portugal (1981/1982) e uma Taça da Federação Portuguesa de Voleibol (2020/2021). A este currículo colectivo, acrescentam-se ainda largas dezenas de títulos nos escalões de formação.




Texto e Imagem retirados da Página "A Voz de Esmoriz" - https://avozdeesmoriz.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário