sábado, 12 de fevereiro de 2022

António Sá e o executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz visitam a exposição de Margarida Barra – “Olhares de Margarida”

 Na tarde de sábado, 11 de dezembro de 2021, António Sá, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, acompanhado pela tesoureira Carla Mesquita, a vogal Marlene Pinho, o secretário Hélder Ferreira e o arquiteto António Bebiano, vereador da Câmara Municipal de Ovar, visitaram a exposição “Olhares de Margarida” e o atelier da artista plástica de Esmoriz, Margarida Barra, situada na casa de família, da Av. 29 de Março nº 699 em Esmoriz.

A Margarida Barra contou a história antiga da casa, com 90 anos, dos seus avós António Barra e Arminda França, e dos pais, juiz conselheiro Salviano de Sousa e Lucília França, o primeiro antigo presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz e ambos fundadores da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, e onde atualmente se encontra o seu salão de exposição permanente e o atelier.

Com detalhe, Margarida Barra, fez uma visita orientada às suas obras de escultura em cerâmica e bronze, de pintura, utilizando as técnicas de óleo e acrílico sobre tela e às obras de Vitrofusão, que muito encanto e curiosidade a todos causaram, pelas cores e texturas peculiares e pelo efeito óptico cromático alcançado, que captura a dança da luz e da cor.

É um resultado fascinante que espoleta significações e mistérios, encantos, que desencadeia a transmissão de sentimentos.

Também aproveitaram para conhecer o encantador jardim com diversas flores, rosas, camélias, amores-perfeitos, a horta com os legumes da época, pencas, brócolos, nabiças, o pomar com árvores de fruto variadas, e todos os presentes, fizeram uma colheita divertida de laranjas. Até houve quem conversasse com os galos e as galinhas, e obtivesse respostas, cantadas.

Depois falamos da Florbela Espanca e da sua estada em Esmoriz em 1924, e na casa que habitou com o marido Mário Lage, no lugar da Casela, tendo sido mostrada a sua Fotobiografia (Rui Guedes, Publicações D. Quixote, 1999), e lendo duas cartas dirigidas ao seu pai, João Maria Espanca.

“Eu vivo sozinha aqui em Esmoriz com o meu marido, uma criada, um criado preto e um cão. Aqui isto é muito bonito e tem imensos cogumelos bons que nós comemos. Quantas vezes eu falava em ti e no teu gosto por eles! (…) Vem, tu e a Henriqueta, logo que possas. Eu gostava tanto!” (in Vol. V, carta nº 96)

“E depois, como o meu homem tem uma posição elevada em Matosinhos e aqui, onde é médico, subdelegado de saúde, secretário de turismo e mil trapalhadas, e como o pai faz parte da Câmara, é muito considerado em Matosinhos, e a mim tratam-me como uma princesa, principalmente aqui em Esmoriz, onde vivo. Ele vai todos os dias a Matosinhos no comboio do meio-dia, às vezes comigo, e volta no comboio das 6 horas e meia; tem clientes cá e lá, de forma que não pode deixar esta cangalhada toda e ir por aí abaixo, senão já tinha ido. 15 dias que fôssemos era mais de 3.000$00, com o dinheiro que gastávamos e com o que deixava de ganhar, não falando nos pobres doentes que, principalmente em Esmoriz, ficavam sem médico. Será quando pude ser.” (in Vol. V, Carta nº 97)

Foi comunicada a constituição da ArtOvar – Associação de Artistas de Ovar, entidade sem fins lucrativos, com sede na Av. 29 de Março nº 699, em Esmoriz, que tem por objeto, a promoção de atividades culturais no domínio de todas as artes, que se encontra reconhecida como Associação pela Câmara Municipal de Ovar e que também irá proceder à sua inscrição no registo do Associativismo de Esmoriz.

A ArtOvar – Associação de Artistas de Ovar, está a elaborar o seu Plano de Atividades para 2022, e foi transmitida à vereação a intenção e vontade de incluir as seguintes iniciativas, e que também contávamos com o apoio institucional da Junta de Freguesia:

• A Comemoração do Aniversário da Florbela Espanca em 8 de dezembro de 2022, em parceria com todas as associações culturais de Esmoriz, e outras entidades coletivas e pessoas individuais queiram associar-se à Comemoração.

• Promover o serviço educativo artístico também na casa da sede, através das visitas orientadas à exposição de Margarida Barra, “Olhares de Margarida”, e usufruto dos jardins, pomar e horta, destinado às famílias e crianças.

• Promover o serviço educativo ambiental, afetando uma parte significativa do terreno da casa, para a criação de hortas biológicas, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário