domingo, 20 de maio de 2012

Outros destaques do Jornal A Voz de Esmoriz

Para além da instabilidade política existente na Junta de Freguesia de Esmoriz (questão abordada no nosso último texto), existem outras temáticas que merecem ser ressalvadas, visto que também interessam aos cidadãos esmorizenses. 
Em primeiro lugar, destacamos a recente tomada de posse dos novos órgãos sociais do Movimento Cívico Pró-Barrinha, presidido por Arménio Moreira, um homem que tem dedicado muito do seu tempo a esta nobre causa. Esta nova associação cívica esmorizense contará  ainda com a presença de personalidades detentoras de elevados graus culturais nos mais diversos campos - Biologia, História, Engenharia... Como muitos sabem, este grupo ambiciona a despoluição da Barrinha de Esmoriz (ou Lagoa de Paramos), missão que está longe de ser fácil. Contudo, a prioridade inicial passará mesmo pela construção dum passadiço de madeira que começará na praia de Esmoriz e depois se estenderá até Paramos, atravessando a Barrinha, sendo reposta a ponte que antigamente pairava sobre esta. Tal projecto promoverá este espaço natural que fora praticamente abandonado pelo ser humano e garantirá, em simultâneo, uma maior vigilância, de forma a evitar novas descargas clandestinas. 
No Desporto, destaque ainda para os júniores do Sporting Clube de Esmoriz que confirmaram a subida à I Divisão Distrital, saindo assim reforçada a ideia de que esta instituição deve continuar a apostar na prata da casa
Por fim, apreciamos ainda um artigo de opinião da autoria de Leopoldo Serra que lamenta o estado a que chegou o EsmorizTur (hoje encerrado e sem perspectivas seguras duma eventual reabilitação a breve prazo) visto que tal comprometeu a hegemonia esmorizense em termos culturais. O mesmo redactor menciona, de forma a relembrar os velhos tempos deste pólo cultural, um elenco de nomes consagrados que chegaram a actuar naquele espaço (por exemplo, tivemos fadistas como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Maria da Fé, Cidália Moreira; também vislumbramos outros artistas que protagonizaram espectáculos de teatro, orquestra, folclore).


Diversas imagens sobre a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos que continuará a ser alvo duma atenção devota por parte do Movimento Cívico Pró-Barrinha (fundado no ano 2000).


Fonte consultada:
  • Jornal A Voz de Esmoriz. Direcção de Carlos Alexandre. Edição de 17 de Maio de 2012. Colaboradores - Lília Marques, Leopoldo Serra, Marco Oliveira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário