quinta-feira, 31 de maio de 2012

Redução de Freguesias no Concelho de Ovar?

Como todos sabemos, a situação económica debilitada do país implicará a fusão e consequente redução do número de freguesias. Pelo que foi possível apurar, o município de Ovar não deverá escapar a semelhante processo. Assim pensa o jurista Rafael Amorim que relembra o facto de Ovar ser um concelho de nível 2 e devido a esta classificação, terá que garantir "uma redução global do respectivo número de freguesias".
De acordo com este profissional, as 8 freguesias que constituem o município passariam para 6 ou 5, o que poderá traduzir-se numa vantagem caso se confirme o presumível aumento do Fundo de Financiamento de Freguesias.
A Assembleia Municipal irá pronunciar-se sobre esta questão, tendo em vista uma nova reorganização administrativa territorial autárquica. Este órgão terá que apresentar as suas conclusões, num prazo de 90 dias que decorrerá a partir de 31 de Maio de 2012.
Na nossa perspectiva, cremos que as Juntas de Freguesia de Ovar e Esmoriz não serão contempladas com uma eventual fusão, visto que representam pólos urbanos detentores dum nível de evolução deveras superior às restantes freguesias. A nossa freguesia de Esmoriz representa uma população de cerca de 12 000 habitantes e apesar de estar parada no tempo, oferece um número considerável de funcionalidades aos cidadãos. 
No que diz respeito às restantes localidades, não poderemos adivinhar o que irá acontecer, mas parece que a agregação de freguesias é um projecto em marcha e provavelmente inevitável...




Mapa do Concelho de Ovar

Fonte Consultada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário