terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Considerações sobre a ponte que poderá estar em iminência de avançar

A Barrinha de Esmoriz poderá ter acesso a uma nova ponte, é uma possibilidade que tem sido discutida com frequência nos últimos tempos. Mas é óbvio que o projecto ainda não foi colocado na prática. Caso avance, e todos esperemos que sim, a ponte terá de ser forçosamente composta por uma estrutura metálica, preparada para resistir aos mais adversos temporais e até às cheias da lagoa. Terá de oferecer condições mínimas de segurança, de forma a garantir que não haverá lugar a tragédias.
Como sabem, existiu antigamente uma ponte que fazia a ligação entre Esmoriz e Paramos (Júlio Dinis, grande vulto do Romantismo Português, refere-se a ela no século XIX num dos seus romances) que, por motivos desconhecidos, terá desaparecido, restando apenas os seus alicerces, popularmente designados de pegões. Houve mesmo teorias que referiam a possibilidade desta antiga ponte ter sido produto da civilização romana, mas parece-nos uma possibilidade algo fantasiosa. Poderemos sim, quando muito, desconfiar da origem medieval ou moderna desta ponte que terá assegurado o contacto entre as duas margens num período que seguramente antecedeu o século XIX. 
Como não há imagens nem grandes investigações arqueológicas, é quase impossível propor uma datação precisa para a sua existência, e por isso, podemos apenas lançar ideias baseadas na intuição, o que normalmente não é suficientemente esclarecedor do ponto de vista científico.
Reconstruir a ponte seria desterrar, no bom sentido, o passado, mais do que isso, criava-se um miradouro sobre a lagoa, conhecida pela sua biodiversidade (sobretudo em termos de aves e vegetação), e também atrairia mais vigilância ao local, de forma a descortinar qualquer despejo clandestino. A ponte convidava os caminhantes a desfrutarem do contacto da Natureza, para além de reintegrar, aos poucos, a Barrinha no Mapa do qual nunca deveria ter saído.
A Barrinha não pode continuar a ser alvo da nefasta e ignorante marginalização...




Imagem nº 1 - A Barrinha e o seu belo contraste de cores.
Foto da autoria de Magda Moreira



Imagem nº 2 - Os antigos pegões da ponte que atravessava outrora a Barrinha.
Foto da autoria de Magda Moreira



Imagem nº 3 - A lagoa na sua versão transparente!
Foto da autoria de Magda Moreira



Imagem nº 4 - Vista sobre a Barrinha a partir das dunas.
Foto da autoria de Magda Moreira



Nota - Todas estas fotos foram retiradas da Página Oficial do Movimento Cívico Pró-Barrinha no Facebook, Associação Ambiental que há muito tempo luta igualmente pela reconstituição da ponte, e o qual faz referência, na sua exposição fixa, ao excerto do romance "Canto da Sereia" de Júlio Dinis que remete para o testemunho dessa antiga passagem que hoje já não se vislumbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário