segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Efeitos do mau tempo recente

Há duas situações extremas, a nível ambiental, que se têm registado em Esmoriz, muito propiciadas pelas intempéries que se abateram na região. Não é só o mar que ameaça toda a zona costeira, sendo ele capaz de nos roubar, num futuro breve, o principal trunfo turístico que detemos ainda - a nossa praia de qualidade de ouro (assim designada pela Quercus) tão cobiçada na época balnear, mas também o Rio Lambo que chegou a transbordar em algumas zonas, causando inundações. Em nenhum dos casos, as barreiras (muralhas de pedras ou a vegetação envolvente), embora úteis para atenuar as consequências, foram suficientes para travar os caprichos da Natureza. Os estragos materiais devem ter sido consideráveis, e terão que ser agora suportados por particulares e pelas entidades públicas.
As imagens publicadas em baixo vêm reforçar tudo o que acabamos de relatar:




Imagem nº 1 - O Rio Lambo expandiu-se na zona perto do Buçaquinho.
Foto retirada da Página do Facebook da Cidade de Esmoriz - https://www.facebook.com/cidadedeesmoriz.esmoriz 



Imagem nº 2 - O Caudal do rio é muito elevado, e nem a vegetação em redor consegue conter as inundações exteriores.
Foto retirada da Página do Facebook da Cidade de Esmoriz - https://www.facebook.com/cidadedeesmoriz.esmoriz 



Imagem nº 3 - O Rio Lambo junto à zona do Pinhal D'Aberta.
Foto retirada da Página do Facebook da Cidade de Esmoriz - https://www.facebook.com/cidadedeesmoriz.esmoriz 




Imagem nº 4 - Na Praia, é o mar que, como tem sido hábito, causa imensas aflições.
Foto de Júlio Almeida no Facebook



Imagem nº 5 - O mar não poupa as estruturas junto à praia. Não sei em que estado se encontrarão as casas de banho públicas que aí se localizam. É quase certo que terá havido aí inundações, o que gerará despesas às entidades públicas.
Foto de Júlio Almeida no Facebook



Imagem nº 6 - O mar continua imparável, enquanto o Estado Português anda há décadas de costas viradas para este problema que é real e afecta a segurança e integridade do nosso território.
Foto de Júlio Almeida no Facebook


Embora se tratem de dois casos visivelmente distintos, é certo que defendemos um reforço da vegetação na zona envolvente ao Rio Lambo, através dum projecto que não seja demasiado avultado, e que poderia ajudar a conter o elevado caudal que, por vezes, este curso de água regista. Nesta questão, acho que a Junta de Freguesia de Esmoriz e a Câmara Municipal de Ovar podem e devem fazer mais, pois têm meios financeiros para actuar.
No que diz respeito ao avanço do mar na zona costeira, aí estas entidades apenas podem pressionar e alertar para esse problema, para além de promoverem algumas obras de remendo de forma a atenuar ligeiramente as consequências nefastas desta dura realidade. É pois o Estado Português que tem de abrir os olhos de uma vez por todas, e passar a aplicar todo o investimento previsto para esta problemática que coloca em causa a defesa e a segurança do nosso território. Sabemos que serão precisos vários milhões num investimento consistentemente projectado para enfrentar o mar, durante o maior período possível. Sinceramente, acreditamos que um dia (pode ser daqui a 50 ou 500 anos!) o ser humano e a ciência, que não param de evoluir e de apresentar inovações, consigam dar uma solução a este problema, lidando, com eficácia, neste dossier, e impedindo que o mar continue a conquistar terra. É certo que os holandeses já deram os primeiros passos nos séculos anteriores, com a construção de imponentes diques que ajudaram a recuperar uma boa parte do seu actual território. Porque não aplicar, um dia, sistema semelhante no nosso país? Reconheço que é um sistema caríssimo e que exige uma manutenção de alta qualidade, mas é uma ideia que deveria merecer uma reflexão, logo que o país conseguisse a tão desejada estabilidade económica.
Há muita coisa que está em causa. Imaginem um Portugal sem Lisboa, Porto, Aveiro... Ou melhor, imaginem as tão malogradas galerias da Assembleia da República a transformarem-se em dunas... Talvez aí, eles decidam fazer alguma coisa!

Um comentário:

  1. Olá
    Se há um «lado positivo» de todo este mau tempo, é o facto das lagoas do Parque do Buçaquinho estarem agora repletas de água....
    Apesar disso, os prejuízos do mau tempo são muito elevados...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir