sábado, 5 de setembro de 2015

XVII Encontro de Coleccionismo de Esmoriz mobilizou centenas

Neste Sábado, dia 5 de Setembro, realizou-se o XVII Encontro de Coleccionismo de Esmoriz no pavilhão da Escola Secundária de Esmoriz. O evento decorreu entre as 9 horas da manhã e as 17 horas da tarde, com uma pausa para o almoço entre as 12:00 e as 14:00.
Ao início da tarde, decidimos então visitar aquela colorida e animada iniciativa. Deparamo-nos com dezenas de pessoas, entre coleccionadores e visitantes curiosos. Estimamos que, ao longo do dia, o número total de cidadãos presentes tenha claramente chegado à ordem das centenas. 
O ambiente era saudável e convidativo: coleccionadores e eventuais compradores dialogavam entusiasticamente, muitos partilhavam a sua paixão antiga pelo coleccionismo, outros até trocavam entre si, exemplares que tivessem repetidos por outros objectos que lhes pudessem faltar. 
De facto, é imperioso sublinhar que os coleccionadores costumam ser pessoas que dedicam uma grande parte das suas vidas a juntar determinados objectos, cujos valores podem assumir proporções variáveis (podem ser observadas colecções com peças caras bem como outras de mero valor simbólico). Em Esmoriz, há um grupo de pessoas que ainda se deixa levar por essa paixão. Não é de estranhar, pois já se trata duma tradição local! Por exemplo, o esmorizense Aníbal Leça, que infelizmente já cá não está entre nós, foi um dos maiores coleccionadores de Kinders, a nível europeu, e um incondicional promotor de muitos encontros desta natureza que decorreram no passado. Decerto que esta ilustre figura do nosso coleccionismo estará hoje certamente orgulhoso ao constatar que o seu legado ainda hoje permanece bem vivo na sua terra.
Depois de entrarmos no pavilhão, pusemos os nossos olhos em cada mesa. As colecções eram maioritariamente de índole nacional, embora seja de ressalvar, em jeito de excepção, os originais pacotes de açúcar personalizados com imagens dos monumentos e tradições da Cidade de Esmoriz (iniciativa que pertenceu aos alunos de Comunicação e Multimédia do Agrupamento de Escolas de Esmoriz-Ovar Norte que realizam um estágio na Junta de Freguesia). Registamos a presença de colecções de livros, tampinhas, lápis, pratos, canecas, autocolantes e cromos desportivos, postais, pacotes de açúcar de marcas nacionais, símbolos heráldicos, medalhões, pins, cartões, porta-chaves... Em suma, os visitantes puderam usufruir da visualização de uma diversidade de produtos tradicionais, muitos deles imbuídos de recordações à mistura.
Em seguida, apresentamos a nossa reportagem fotográfica sobre este evento:



































Nenhum comentário:

Postar um comentário