sábado, 12 de dezembro de 2015

Esmoriz e Ovar Norte justificam Posto de Turismo

Não me vou queixar novamente do estado em que se encontra o edifício do Esmoriztur, pois tal seria bater sempre na mesma tecla. Por isso, hoje não vou falar-vos da falta de incentivos estruturais, realidade que dificulta a progressão da nossa cultura local. Muitos continuam a ignorar que Esmoriz suscita um grau de participação elevado, basta recordar onde se verificou maior participação nas sessões do Orçamento Participativo. Mas não, não me vou alongar mais neste ponto. Penso que os factos falam por si...
Formulei sim este texto para abordar uma outra realidade que, na minha opinião, deveria ser mais potenciada - refiro-me evidentemente à vertente turística. Se é certo que Esmoriz tem atraído vários turistas nos últimos anos, a verdade é que fico com a ideia de que as suas virtudes deveriam ser potenciadas. Por exemplo, hoje sobram muitos poucos roteiros ou folhetos turísticos que tivessem elencado as maravilhas da nossa terra - Praia, Barrinha, Parque do Buçaquinho, Monumentos, Tradições Etnográficas/Festivas... É claro que já tive recentemente conhecimento de que haveria uma Turma de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Esmoriz a trabalhar nesse sentido (a pedido da Junta de Freguesia de Esmoriz), mas a verdade é que esta lacuna arrastou-se pelos últimos cinco anos, o que decerto não nos favoreceu. Por outro lado, não consigo ainda compreender como é que a Junta de Freguesia de Esmoriz não possui ainda um site oficial, onde pudesse divulgar os cartões-de-visita da nossa cidade. Penso que esta é outra falha que deveria ser resolvida a breve prazo, até porque as tecnologias são hoje determinantes para que a mensagem alcance um público maior.
Um Posto de Turismo em Esmoriz faria todo o sentido, de modo a que os visitantes (portugueses ou estrangeiros) pudessem ser orientados de modo a conhecerem as potencialidades da nossa cidade e inclusive das restantes freguesias do município. A região norte de Ovar (Esmoriz, Cortegaça e Maceda) necessitaria logicamente de uma estrutura desta natureza. Esse Posto de Turismo teria ainda a função de providenciar visitas guiadas aos monumentos da terra, e de produzir/divulgar os folhetos turísticos, não só pelo concelho de Ovar, como pelos Distritos do Porto e Aveiro, fazendo chegar os impressos aos mais prestigiados hotéis da região. 
Não duvidem de que se potenciarmos mais o sector turístico, o comércio e a economia locais melhoram rapidamente. É uma verdade de La Palisse
Falta saber se a descentralização cultural e turística a nível concelhio irá algum dia acontecer. Todos ficariam a ganhar certamente com isto.


Foto - Victor Elmano Sousa
Panoramio

Nenhum comentário:

Postar um comentário