domingo, 6 de dezembro de 2015

Silvino Gomes apresentou o livro "As Minhas Canções"

Neste passado sábado à noite (dia 5 de Dezembro), o auditório da Junta de Freguesia encheu-se de um mar de gente que desejou conhecer os detalhes da nova obra de Silvino Gomes, um cidadão esmorizense que sempre se evidenciou pela entrega incondicional ao associativismo e às artes. Além do lançamento do seu livro "As Minhas Canções", foram ainda proporcionados, em simultâneo, alguns espectáculos que trataram de tornar o serão ainda mais agradável e convidativo. Mais de 200 espectadores presenciaram então este evento que, desde logo, se assumiu fiel aos pergaminhos da cultura bairrista esmorizense.
Logo no início deste episódio cultural, foi projectado um magnífico vídeo que, através da intercalação de fotografias antigas e recentes, recordou um pouco do percurso de vida do autor do livro. Dentro deste contexto, Silvino Ferreira Gomes nascera a 27 de Janeiro de 1958, e viria a nutrir uma grande devoção pela família (pais e irmãos) e pela cidade de Esmoriz que sempre o acolheu com carinho. Ingressaria nos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (e na sua respectiva fanfarra), e conheceria igualmente passagens muito importantes pelo Grupo de Teatro Renascer e pelos Arautos - Grupo D'Arte e Cultura (colectividade à qual preside neste momento). Por isso, Silvino soube sempre conciliar os ofícios de actor, encenador, poeta e compositor de músicas. Podemos rapidamente concluir que o teatro e a música sempre mereceram da sua parte uma atenção especial. 
Após a apresentação do vídeo de teor "biográfico", subiu ao palco o Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz que, sob a orientação exemplar de Rúben Pinto, cantou músicas bairristas directamente relacionadas com as tradições da nossa urbe. Estas mesmas canções haviam sido compostas por Saúl de Oliveira (letra) e Luís Marques Aleixo (composição musical), dois notáveis esmorizenses que nos deixaram um importante legado cultural. De acordo com o conteúdo destas canções, foi possível verificar o saudosismo existente em torno da Barrinha de Esmoriz, da Tanoaria e inclusive das Festividades Locais.
Seguiu-se depois a actuação de Alberto Silva, um artista esmorizense que sempre cantara temas musicais esboçados (e agora publicados) por Silvino Gomes. Desta feita, Alberto cantaria 3 ou 4 poemas musicados por Silvino. Neste contexto em particular, destacamos a canção "A ti meu irmão" que desencadeou sentimentos de profunda emotividade. 
Também José Reis subiu ao palco para cantar músicas de diversos artistas esmorizenses, o que motivou incentivos e aplausos por parte da plateia. 
O desfile de actuações artísticas terminou com mais uma brilhante performance de Rúben Pinto que musicou, de forma original, quatro poemas de Silvino Gomes, tendo recorrido às suas qualidades de canto e ao manejo exímio da sua guitarra. 
Durante este evento original, decorreu igualmente a cerimónia solene de apresentação do livro "As Minhas Canções" que juntou o autor Silvino Gomes e ainda Alcides Alves (ex-Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz) e Lúcia Bandeira (Professora do Agrupamento de Escolas de Esmoriz). Emocionado, Silvino Gomes logo se aprestou em citar um extenso rol de agradecimentos, enaltecendo o apoio incansável da sua família, das colectividades e ainda dos seus muitos amigos que lhe deram forças para concretizar este seu sonho de ver a sua obra a nascer. O seu livro de canções abrange vários dos seus pensamentos e sentimentos ao longo das últimas décadas, e abarca várias temáticas como o amor, a natureza, o sentido da vida e da morte, o saudosismo, a nostalgia, a melancolia, as vicissitudes da sua terra (Esmoriz), a componente crítica social... 
Alcides Alves reconheceu a transversalidade da acção cultural de Silvino Gomes em prol da comunidade esmorizense, realçando o seu papel no associativismo. O ex-autarca aplaudiu o facto de o auditório se encontrar praticamente lotado durante esta iniciativa, o que contrasta com o descrédito geral a que o país está votado no Sector da Cultura. Alcides vincou o espírito criativo do autor e recordou que este tipo de iniciativas são cruciais para a cidade, de forma a que seja promovida a cultura e a identidade locais. 
Lúcia Bandeira optou por declamar 3 poemas de Silvino Gomes, ressalvando em simultâneo que a obra reflecte o estado de alma do escritor, nas suas mais diversas fases de alegria, nostalgia ou melancolia.
Embora não fazendo parte do trio de personalidades da mesa solene, António Bebiano, actual Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, não deixou também de agradecer todo o trabalho até então desenvolvido por Silvino Gomes, afirmando que o seu livro é, acima de tudo, "um documento da Cidade de Esmoriz". 
No final, houve uma sessão de autógrafos por parte do escritor, momento que foi naturalmente muito concorrido. De uma assentada, o autor conseguiria assim vender muitos dos seus livros da sua nova obra - "As Minhas Canções".
Não há dúvidas de que Esmoriz viveu um dia glorificante para as suas raízes culturais. 
Seguem-se as fotos deste evento marcante.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário