domingo, 17 de julho de 2016

Abaixo o lambe-botismo na política em geral

Se há algo que abomino é o lambe-botismo na política. O dizer "amén" a tudo só para que mais tarde ambicionem ser contemplados com um cargo, uma condecoração ou uma benesse é algo que me enoja e que muito nos diz sobre a ausência de personalidade de muitas pessoas que se encontram neste sector. Em vez de termos políticos "originais" com as suas próprias ideias e convicções, temos muitas vezes "cópias" made in China que nunca irão favorecer o salto qualitativo que se exige na nossa sociedade! Claro que não estou a particularizar nem individualizar, pois não pretendo aqui expor ninguém. Nem é esse o propósito deste pequeno artigo! Apenas acho que se cultiva pouco a personalidade em diversas estruturas partidárias (como é óbvio, existirão certamente felizes excepções por este país fora: oxalá que passem a reivindicar uma tendência maior no futuro!), valorizando-se demasiado a subserviência, muitas vezes cega e incondicional, dos seus integrantes.
É por isso que jamais ingressaria numa estrutura dessa natureza, porque provavelmente teria de deixar de ser quem eu sou. Passaria a ter o dever de não-discordar dos superiores partidários e de concordar sempre com a linha seguida pelos altos representantes, caso contrário, poderia ficar "queimado" ou visto como um "falso militante". 
Exposto isto, gosto de combate político, gosto de irreverência, gosto de debate, gosto de tolerância, gosto de originalidade, gosto de imprevisibilidade, gosto de improvisação, gosto de perspicácia, gosto de sentido crítico, gosto de frontalidade, gosto de pessoas que pensem pela sua própria cabeça!
Simplesmente, é isto que eu gosto de ver na política. Gente nova, sangue novo, ideias novas. Só assim se fará a mudança para melhor. Caso contrário, continuará tudo na mesma, e claro isso acarretará as consequências do costume para o nosso país.
Infelizmente, o que eu vejo no meu país - são discursos gastos e já fora do prazo de validade. A mentalidade pouco ou nada mudou na última década. E isso sim é preocupante!





Caricatura de Leal da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário