sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Depressão Elsa provou limitações das redes de escoamento em Esmoriz

É certo que a Depressão Elsa causou estragos e inundações por todo o país, mas começa a ser recorrente que qualquer intempérie (seja ela de impacto sólido ou mediano) se revele suficiente para provocar inundações e danos materiais relevantes em Esmoriz.
Não se pode mencionar que a Depressão Elsa tenha provocado na nossa terra um dos piores temporais dos últimos anos. Menciono isso porque alturas houve no passado em que choveu certamente muito mais do que assistimos ontem.
Nesta última quinta-feira, visualizámos carros a enfrentar lagos autênticos nas Avenidas da Barrinha, Avenida Infante D. Henrique (já perdemos a conta ao número de inundações neste último local), Avenida Joaquim Oliveira e Silva, Avenida dos Pescadores, etc.
As redes de escoamento apresentam assim limitações ao nível da sua capacidade de resposta, e algumas delas decerto que se encontram constantemente entulhadas. Não fosse a actuação pronta dos nossos bombeiros (um bem haja!), o caos tinha-se apoderado da cidade!
Algo terá de ser repensado ao nível do planeamento urbano.
As inundações podem não ser travadas (sobretudo no caso das grandes intempéries), mas devem ser minimizadas. 
Esmoriz tem de ser alvo de um estudo técnico que avalie o estado das suas redes de escoamento porque algo está a correr bastante mal. Enquanto não existirem atitudes concretas, serão os moradores que sofrerão danos materiais sérios quando a água entrar novamente pelas suas habitações (que o digam os azarados moradores da Avenida Infante D. Henrique!!!) e até os condutores poderão ver a sua circulação colocada em risco nas situações mais extremas.




quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Salvador Malheiro esteve na Rádio Voz de Esmoriz

No passado dia 5 de Dezembro, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, esteve presente na Rádio Voz de Esmoriz, onde foi entrevistado pelo locutor José Carlos Macedo.
A entrevista focou-se, em grande parte, nas questões do orçamento autárquico para 2020, o qual se encontra cifrado em cerca de 40 milhões, de forma a atender às necessidades das comunidades.
Salvador Malheiro garante que pretende manter a aposta num município mais empregador, inclusivo e coeso, tornando-o igualmente atractivo. O edil garante que tem apostado numa política de contas certas, assegurando a saúde financeira da autarquia.
No que diz respeito a projectos previstos para Esmoriz em 2020, o autarca acredita que será concluída a requalificação do Esmoriztur, haverá uma grande intervenção na Frente do Mar entre Esmoriz e Cortegaça, irão ser reabilitados alguns arruamentos (nomeadamente a rua do Cais da Barrinha ou a rua da Boavista) e serão ponderadas novas medidas para melhorar a interface da Barrinha.
Salvador Malheiro aproveitou ainda para deixar alguns recados ao governo socialista de António Costa, alegando que as empreitadas na via férrea, na EN 109 e na Escola Secundária de Esmoriz são da competência das esferas centrais e que devem avançar rapidamente de forma a não colocar em causa a segurança dos seus utilizadores.
O edil ainda deixou rasgados elogios ao crescimento qualitativo do Hospital Francisco Zagalo de Ovar, mas lamenta que a Unidade de Saúde Familiar de Maceda esteja praticamente encerrada, prejudicando-se assim a comunidade daquela freguesia.
Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar transmitiria uma mensagem de boas festas, aproveitando para convidar todos os cidadãos a usufruir do excelente cartaz de animação então programado para o Natal e Passagem de Ano.





Imagem nº 1 - Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, esteve presente na Rádio Voz de Esmoriz.
Direitos: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz


quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Arautos promoveram evento de Natal

De forma a assinalar a chegada iminente da quadra natalícia, os Arautos convidaram a Associação de Teatro Experimental do Curval (oriunda do Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis) a apresentar a peça “Maldita Idade”. Tratava-se de uma comédia encenada por Isabel Cardoso que trouxe a alegria e a boa-disposição ao auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, o qual contou com meia-casa naquela noite.
O enredo passava-se na casa de um conde de 28 anos cujos pensamentos demasiado melancólicos, solitários, inertes e pessimistas o faziam transfigurar numa segunda personagem – um velho de 82 anos então interpretado por um segundo actor. A contratação de uma governanta tornaria mais agitado o rumo dos acontecimentos. Também o astrólogo perito, o Mestre Fumaça, confirmaria a existência de uma maldição que se abatia sobre aquela casa aristocrata. O feitiço acabará por ser quebrado e o jovem voltará a ter 28 anos durante o dia inteiro, impedindo assim que nalgumas fases se metamorfoseasse numa pessoa de idade avançada. No entanto, um novo espírito, que reivindicava representar os seus antepassados, entraria em cena no final do espectáculo, fazendo com que o jovem, acabado de descobrir o amor e a felicidade, voltasse a enfrentar um novo cenário de indefinição. A vida de conde afinal não é tão fácil como se julga...
A comédia causou várias gargalhadas na plateia presente até porque o espírito natalício tem de se conjugar com estas iniciativas. As expressões faciais sorridentes dos espectadores, desde os mais novos até aos adultos, foi algo que registámos durante a nossa reportagem.
Silvino Gomes, Presidente dos Arautos, agradeceu a disponibilidade da ATEC (Associação de Teatro Experimental do Curval) para realizar este espectáculo e desejou boas festas a todos. A entidade esmorizense prometeu ainda que, no próximo ano, será organizada uma programação especial dado que se celebrarão 15 anos da sua constituição (as raízes da fundação situam-se em 1994, embora a colectividade tenha sido apenas oficializada em 1995).









Direitos das Fotos - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Ruas começam a ser repavimentadas

As ruas Álvaro Velho e Nuno Tristão começaram a receber os seus modernos pavimentos. Esta é, sem dúvida, uma boa notícia para todos os moradores da zona.
A iniciativa pertenceu à Câmara Municipal de Ovar.




Direitos da Foto - Câmara Municipal de Ovar

Câmara Oculta LIV

Nas imediações da Capela de São João, podemos observar um belo palco ou recinto que se encontra decorado com pinturas de cariz religioso ou tradicional.
Nesses painéis ilustrativos, podemos vislumbrar as referências à tanoaria, ao mar, ao areal e à Arte Xávega, enquanto que, do outro lado, observamos o "braço” da Barrinha e as inúmeras aves que a sobrevoam.
Num plano central, o baptismo do Messias por João Baptista (padroeiro da comunidade do Campo Grande) nas águas do Rio Jordão e a descida do Espírito Santo em forma de uma pomba. As pinturas foram concebidas pelo artista Paulo Fernandes.





domingo, 15 de dezembro de 2019

Não serão inundações a mais?

Esta situação já é reincidente dezenas de vezes todos os anos. E não estou a exagerar. Basta chover torrencialmente e os nossos bombeiros já sabem que têm de enviar uma ou duas viaturas (com um atrelado e sistema de bombagem) para agilizar o escoamento da água que se acumula rapidamente na rotunda da Avenida Infante D. Henrique em Esmoriz. 
E começo agora a perceber porque é o que o nome da rua faz sentido. Porque realmente para viver ali, em dias de chuva, é preciso ser-se navegador como aquele célebre génio da Ínclita Geração. 
Mas o pior acontece quando os estragos materiais são evidentes nas moradias situadas na envolvência da rotunda. E acho que isto já passou todos os limites aceitáveis. É já uma questão de respeito! Se estas ocorrências continuarem a verificar-se, então é porque ninguém quer saber daquelas pessoas nem do tempo que obrigam a fazer perder os nossos bombeiros e efectivos da GNR na resolução destas operações.
Basta de dizer que está tudo a ser analisado ou dependente de pareceres técnicos. Se esta rotunda estivesse no centro de Ovar, certamente que o problema já tinha sido resolvido há bastante tempo.




Direitos da Foto - Grupo de Comunicação e Imagem dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz

Bustelo faz tropeçar a equipa da Barrinha

O Sporting Clube de Esmoriz foi hoje surpreendido em casa diante do Bustelo. A turma orientada por Miguel Correia perdeu por 3-2. No entanto, a equipa esmorizense esteve a perder por 3-0 até aos 83 minutos. Nos últimos quinze minutos, a toada dos guerreiros da Barrinha intensificou-se. Jean Paul (83 minutos) e Vasco Santos (já nos descontos) marcaram para o Sporting Clube de Esmoriz. Contudo, não havia mais tempo para reverter o inconformismo dos esmorizenses que acabaram mesmo por ver fugir os três pontos para o adversário que esteve em bom plano. 
Com este resultado, o Sporting Clube de Esmoriz está agora na sétima posição da Divisão de Elite de Aveiro, somando 24 pontos em 14 jornadas.
No topo, continua a luta taco-a-taco entre São João de Ver, Ovarense e União de Lamas.




Direitos: AFA TV