quinta-feira, 24 de abril de 2014

O blog e a Barrinha

Este nosso blog foi criado com o intuito de divulgar o "quilate turístico" da Cidade de Esmoriz, mas se houve uma causa especial que atraiu o nosso carinho foi, sem dúvida, a Barrinha de Esmoriz. A prova disso é que não faltam inúmeros textos e imagens sobre o maior sistema lagunar a Norte do País. 
Engrandecemos a sua biodiversidade, divulgamos a sua história, denunciamos a maldade do ser humano, combatemos pela sua reabilitação, apelamos ao bom senso dos intervenientes políticos e industriais, relatamos a nossa admiração por este ex-libris de Esmoriz.
Por isso mesmo, não desistiremos de lutar pelos nossos objectivos, pressionando as entidades competentes a agirem. É claro que já existe um projecto previsto para 2015, mas enquanto não se tornar uma certeza, não nos cansaremos de empunhar a nossa bandeira, zelando para que alguém nos ouça.
O meu maior medo não é o fracasso,  mas sim que a comunidade deixe de tentar e se acomode à sombra da bananeira, esquecendo e renegando o passado, no qual a Barrinha era parte integrante.
O Movimento Cívico Pró-Barrinha, tal como outras associações ambientais, tem vindo a dar o seu melhor para que se façam as obras reivindicadas. 
Da Página do Facebook desta colectividade, extraímos as imagens que se seguem, e que comprovam que a Barrinha não é uma lixeira, como muitos inferem erroneamente. O seu meio envolvente ainda é belo, e na lagoa, ainda se vêem enguias junto às margens e tainhas que salpicam. O curso de água é ainda sobrevoado por garças-reais, águias, gaivotas, andorinhas, melros, falcões, milhafres, pilritos...
Mas sim a Barrinha, actualmente muito adoentada e praticamente abandonada, poderia estar bastante melhor, se houvesse compaixão e gratidão da parte do ser humano.














Nenhum comentário:

Postar um comentário