quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sobre o glorioso encerramento do XV Festival de Teatro de Esmoriz

O XV Festival de Teatro de Esmoriz finalizou neste passado Domingo (23 de Novembro), depois de várias actuações teatrais realizadas nos fins de semana compreendidos entre Outubro e Novembro.
Mais de mil pessoas passaram pelo auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para assistirem aos espectáculos de diversas categorias (comédias, dramas, musicais, peças infantis...). Neste festival, o Renascer trouxe a Esmoriz grandes nomes da representação nacional - Rui Mendes, Leandro Vale, Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Henrique Carvalho e a fadista Ana Marta.
Além disso, houve várias peças apresentadas por grupos de teatro amador, mas que de "amador" pouco ou nada tiveram, e testemunhamos mesmo encenações que raiaram a perfeição, dificultando assim as opções do júri que foi estabelecido para garantir o sistema competitivo do festival.
Presenciamos ainda encenações teatrais originalmente inspiradas em grandes vultos da Literatura Portuguesa - foram os casos de José Saramago, Camilo Castelo Branco ou até Fernando Pessoa. Nas "Trovas & Canções" de Ruy de Carvalho foram ainda recordados poemas e passagens literárias de Luís Vaz de Camões, Gil Vicente, Bocage, Florbela Espanca, Ary dos Santos, entre outros... Este festival reavivou pois as ideias e os pensamentos destes autores já falecidos, mas cuja obra permanece intocável. Além disso, foi-nos proporcionada a possibilidade de visualizar as peças, os cenários e os movimentos das personagens, o que é um procedimento mais didáctico e interactivo do que enveredar pela leitura monótona daquelas obras mais antigas pautadas por um vocabulário excessivamente faustoso e, por vezes, até algo desactualizado, obrigando-nos assim a recorrer a dicionários compridos de língua portuguesa. O teatro simplifica pois toda esta etapa, embora a preparação das peças deva ser cuidadosa para não deturpar a mensagem do encenador e o conteúdo da obra. E foi o que realmente aconteceu neste Festival que primou pela qualidade e dinâmica.
O legado deste festival assentou pois na imaterialidade da nossa cultura, entoando a primazia do teatro e da excelente literatura que o acompanha e que marcou efectivamente a História de Portugal.
A qualidade artística desfilou com uma luminosidade e magnificência tremenda em Esmoriz, e por isso, há-que reconhecer em jeito de conclusão que o Grupo de Teatro Renascer empresta (muita) vida à cidade desde o ano de 1992.




Imagem nº 1 - A Gala de Caco (o Caco é uma caneca atribuída aos melhores do Festival e aos elementos do Grupo de Teatro Renascer que mais se evidenciaram) seguiu uma formalidade dinâmica, estando intercalada com a peça "Memórias de um caco velho".
Direitos Foto - Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook



Imagem nº 2 - A interacção com o público (normalmente houve quase sempre uma boa casa) foi outra realidade do Festival.
Direitos Foto - Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook



Imagem nº 3 - Suspense no momento de divulgação dos vencedores.
Direitos Foto - Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário