terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Extra-Esmoriz XXVII - Movimento Poético comemora dois anos de existência

Não são muitas as iniciativas poéticas que logram assumir um cariz duradouro. Muitas expiram-se ao fim de poucos meses ou até semanas. Felizmente, este não é o caso do Grupo Cultural “Poesia em Folhas de Chá” que se compromete a recitar e a divulgar a sublime arte dos versos. O movimento conhece a sua sede em Espinho, reunindo-se normalmente no sábado derradeiro de cada mês. O convívio literário costuma ter lugar no Restaurante Terra Viva em Espinho, nas proximidades do Tribunal e do edifício Multimeios. 
A iniciativa é liderada por Maria La Salette, Fernanda Cabral, Maria Helena e Liliana Ribeiro. As mentoras deste projecto conseguiram mobilizar vários cidadãos, das mais diversas faixas etárias, para então recitarem este género literário que conhece assim um historial tão rico e diversificado. Os participantes podem declamar poemas da sua autoria (o que constitui um claro incentivo à sua imaginação) ou até ler os versos de autores portugueses conceituados como Florbela Espanca, João de Deus, Miguel Torga, Sophia Mello Breyner, Herberto Helder, entre outros. Este incentivo livre à leitura e à escrita não pode ser menosprezado visto que proporciona elevados benefícios culturais aos aderentes. Alguns sentem-se inclusive motivados a publicarem os seus próprios poemas, seja em antologias, blogs ou até nas páginas das redes sociais. 
A maior parte dos declamadores são oriundos de Espinho, mas existe também um número crescente de participantes provenientes de terras vizinhas como Esmoriz, Paços de Brandão, Ovar, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia…
No dia 30 de Janeiro, o grupo comemorou dois anos de existência numa tarde onde reinou a boa disposição e a harmonia geral. Foi disponibilizado um bolo comemorativo, e ainda houve transmissão radiofónica assegurada pela rádio Informédia de São João da Madeira. 
Espinho respira saudavelmente a intelectualidade inerente às tertúlias poéticas, e muito o deve à inspiração empreendedora das suas quatro organizadoras e ao interesse evidenciado pelo público. 





Foto da autoria de Mary Rosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário