sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

"Árvore Solidária" tornou-se num caso exemplar de generosidade natalícia (Jornal "A Voz de Esmoriz")

A “Árvore Solidária” é uma iniciativa que tem como principal meta a angariação de presentes de natal para as crianças, com idade até aos 14 anos, residentes na freguesia de Esmoriz, e cujos estados sociais vulneráveis estão identificados na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ovar. 
Os cidadãos que tencionassem colaborar nesta acção nobre teriam que recolher uma bola ou uma estrela presente na “Árvore Solidária” (esta exibida de forma meramente simbólica). O objecto então recolhido continha a identificação do sexo e idade da criança, de forma a que os participantes tivessem alguma noção das preferências que se poderiam enquadrar na oferta que tinham então de fazer. 
A “Árvore” esteve então presente à entrada da Capela de Nosso Senhor dos Aflitos (“Capela da Praia”), no passado dia 2 de Dezembro, durante a missa das 10 horas. Os cidadãos aderiram entusiasticamente, retirando as bolas e as estrelas da dita árvore que, ao reunirem aqueles dois elementos minimamente identificativos, serviriam de inspiração para a oferta de presentes a crianças carenciadas. O sucesso foi de tal forma evidente que foi desnecessária a realização de uma segunda iniciativa que estava agendada para o dia 9 de Dezembro, junto à Igreja Matriz de Esmoriz. 
Dentro deste contexto, as prendas teriam que ser deixadas pelos doadores na Junta de Freguesia de Esmoriz até ao dia 17 de Setembro, assegurando este organismo a entrega posterior dos presentes angariados à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ovar (esta última entidade celebrou muito recentemente 25 anos de existência).
Através deste desafio generoso, a Comissão Social da Freguesia de Esmoriz procurou assim garantir que todas as crianças da cidade tivessem direito a um brinquedo novo, mesmo aquelas que vivem em condições difíceis. 




Imagem nº 1 - António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, entregou à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ovar as prendas conseguidas na dinâmica da "Árvore Solidária" e que se destinam às crianças e jovens de Esmoriz, com processo de acompanhamento registado nesta comissão.
Direitos da Foto - Cidade de Esmoriz
(Artigo extraído da mais recente edição do Jornal "A Voz de Esmoriz" referente ao mês de Dezembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário