segunda-feira, 20 de maio de 2019

AFPA organizou o III Dia do Cuidador Informal

No passado sábado, dia 18 de Maio, a Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA) promoveu o III Dia do Cuidador Informal, iniciativa que decorreu no auditório do Centro Cívico de Cortegaça. A iniciativa contou ainda como o apoio de algumas entidades nomeadamente o Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar, a Câmara Municipal de Ovar, a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar e as Juntas de Freguesia de Esmoriz e Cortegaça. 
Esta iniciativa incidiu, em muito, na partilha de experiências de todos aqueles que actuam diante de cidadãos frágeis ou dependentes de ajuda próxima. O seminário teve em especial consideração o debate de perspectivas, técnicas e estratégias que visem a segurança e a melhoria da qualidade de vida desses cidadãos que se encontram numa situação condicionada, necessitando de todo o tipo de cuidados.
O evento iniciou-se com a oferta de produtos relacionados com esta temática. Logo a seguir, o Grupo Coral "Nós p'ra Voz", constituído essencialmente por associados da colectividade, animou a plateia sob a batuta de Ivo Pinho. Este pequeno grupo estreava-se oficialmente numa actuação pública, tendo deixado uma boa impressão. 
A meio da manhã, começou oficialmente o tão aguardado seminário denominado “Segurança dos Cuidadores Informais” que contou com as/os seguintes oradoras/es: Maria João Quintela (Vogal da Direcção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade), Ângela Fardilha (Enfermeira do Hospital Francisco Zagalo de Ovar que abordou o tema “A Higiene das mãos do cuidador informal”), Maria da Conceição Graça (Fisioterapeuta Especialista da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro que desenvolveu a sua intervenção sobre o “Manuseio seguro e reabilitador de pessoas dependentes”) e Alexandre Rola (Médico Internista do Hospital Francisco Zagalo de Ovar que discursou sobre o assunto da “Consulta de Geriatria – uma estratégia para a segurança”).
Os trabalhos encerrariam com a entrega de protocolos assinados e autocolantes.




Imagem nº 1 - A AFPA realizou o III Dia do Cuidador Informal no Centro Cívico de Cortegaça, tendo contado com uma boa adesão do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário