quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Avanço do Mar - Um problema muito sério.

Como sabemos, Esmoriz é uma localidade atormentada, todos os anos, pelo poder ameaçador e destrutivo do mar. Esta situação é encarada como preocupante pelos moradores que vivem junto à costa, sendo muitos deles pescadores com escassos recursos financeiros. Todos eles procuram evitar estragos nas suas modestas habitações e zelam ainda pela sua própria segurança. 
De acordo com uma notícia recente do Diário de Notícias, apenas 20% do investimento nacional previsto para este problema (que não afecta só Esmoriz e Cortegaça, mas também outros espaços como a Costa da Caparica, Ílhavo, Loulé...) foi devidamente aplicado. Por outras palavras, a Crise actual impediu que os restantes 80% fossem canalizados para este projecto de resistência face ao avanço do mar. 
A defesa costeira foi, portanto, pouco incentivada pelas autoridades competentes, embora o actual secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, tenha frisado recentemente que esta será uma prioridade, a breve prazo, do actual governo (será mesmo?).
É claro que não podemos evitar eternamente o avanço impiedoso do mar, mas podemos obviamente adiar esse desfecho inevitável e, por isso, defendemos que os pescadores, bem como outras pessoas que levam uma vida humilde, merecem, pelo menos, essas garantias de apoio e segurança.
O Mar não pode ser subestimado, muito menos em Esmoriz, onde já absorveu inúmeros edifícios, entre os quais uma casa fiscal e a antiga Capela da Praia que se localizariam na Praia Velha, caracterizada hoje pela ausência quase total do seu areal.



Fotografia de Fevereiro de 2012 que ilustra a Praia Velha de Esmoriz - O areal é completamente inexistente nesta fase do ano. (Imagem da autoria do Cusco de Esmoriz)

Fontes consultadas para a elaboração deste texto: 


Um comentário:

  1. Caro Amigo,
    Publicamos seu post em nosso blog com os devidos créditos. Veja em www.marcolyra.com.br
    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir