domingo, 25 de março de 2012

Galeria de Imagens sobre as espécies que visitam a Barrinha

Apresentamos, de seguida, um conjunto de fotografias sobre a diversidade ecológica que caracteriza a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. Actualmente, os registos existentes apontam para a existência de 170 espécies de aves (que visitam todos os anos este espaço natural), um número ainda razoável de peixes (que ainda resistem à poluição), répteis e outros animais. Também a flora se pauta pela variedade. Exposta esta breve introdução, deliciem-se então com a nossa galeria de imagens!



1- Aves



Imagem nº 1- Fotografias tiradas na Barrinha que espelham a existência da Águia de asa redonda, do Falcão Tagarote, do Grou Pequeno, do Pato Mandarim, de Gaivotas e do Papa-Ratos. 
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz na Feira da Primavera realizada na Escola Florbela Espanca a 17 de Março de 2012. 


Imagem nº 2 - Uma pequena expedição de jovens realizada na Barrinha que teve o privilégio de observar uma Garça-Real (devidamente ampliada nesta fotografia).
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz na Feira da Primavera realizada na Escola Florbela Espanca a 17 de Março de 2012.  

Lista com o nome de algumas Aves que visitam frequentemente a Barrinha - Alvéola-branca, Andorinha, Cartaxo-Comum,   Estorninho, Fuinha dos Juncos, Gaivotas de diversas espécies, Garça-Real, Pato Real, Pato Mandarim, Petinha dos Prados, Pilrito das Praias, Pisco de Peito Ruivo, Rouxinol...

Lista de Aves que visitam a Barrinha, embora o façam de forma menos vulgarizada - Águia Sapeira, Águia de asa redonda, Falcão Tagarote, Grou Pequeno, Milhafre, Moleiro... (Em relação ao Milhafre, não podemos deixar de referir que é uma espécie que procura alimento nas lixeiras e que resiste bem à influência nefasta do homem sobre os espaços naturais).

Dados retirados de: http://www.avesdeportugal.info/sitesmoriz.html, (24-03-2012); Exposição sobre a Barrinha na Feira da Primavera na Escola Florbela Espanca (17 de Março de 2012) que contou com a colaboração do Movimento Cívico Pró-Barrinha encabeçado pelo sr. Arménio Moreira.



2- Peixes 
(Ao contrário do caso das Aves, estas imagens não foram tiradas na Barrinha)


 


Imagem nº 3 - Uma enguia, peixe muito comum na Barrinha



 
Imagem nº 4 - Exemplar duma taínha que pode ser observada em algumas das partes menos poluídas da Barrinha.


Lista dos Principais Peixes que existem na Barrinha: Enguias, Lampreia de Riacho (espécie de Lampreia que se distingue das mais vulgares!), Taínhas e Solhas. 
Lista de Peixes que viveram no passado e cuja existência pode ter sido comprometida pela poluição actual: Mugens, Linguados e Robalos.

Dados retirados de: AMORIM, Aires de - Esmoriz e a sua História. Esmoriz: Comissão de Melhoramentos, 1986, p. 253. Informações concedidas pelo Sr. Arménio Moreira, presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha.


3- Répteis e Anfíbios
(Imagens não tiradas na Barrinha)

 

Imagem nº 5 - A rã pode ser encontrada na Barrinha e já tivemos o privilégio de ver uma, aquando da visita recentemente realizada em Fevereiro de 2012.
Retirado de: http://olhares.sapo.pt/ra-de-focinho-pontiagudo-foto2200895.html, (24-03-2012; Fotografia tirada por Alberto Maia).


 

Imagem nº 6 - Fotografia tirada em Guimarães que exibe uma cobra. Existem relatos e inclusive, fotografias de cobras achadas junto a afluentes da Barrinha de Esmoriz. Não sabemos se poderão ser cobras de água ou de outro tipo de espécie. Todavia, cremos que sejam inofensivas, embora não possuamos dados científicos.


Lista de Répteis e Anfíbios existentes na Barrinha: Cobras, Lagartos, Sapos, Rãs...



4 - Vegetação da Barrinha



Imagem nº 7 - Cardo Marítimo, espécie frequente nas zonas costeiras.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz na Feira da Primavera na Escola Florbela Espanca.



Imagem nº 8 - Tábua Larga (Typha latifolia), frequente também no meio envolvente da Barrinha.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz na Feira da Primavera na Escola Florbela Espanca 


Tipos de vegetação na Barrinha: Árvores Caducifólias, Carrajó, Cardo MarítimoJasione Lusitanica (rara no mundo!), Orquídeas, Prados de Spartina, Prados salgados atlânticos, Tábua larga, Trevos...

Informações retiradas de: http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/5769B7A3-74D6-4992-BCE7-B31D1F12A531/0/SIC_Barrinha_Esmoriz.pdf, (24-03-2012; Plano Sectorial da Rede Natura 2000 com a participação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade); Informações concedidas pelo sr. Arménio Moreira, presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha. 


5- Imagem de eleição sobre a Barrinha Paradisíaca


Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz na Feira da Primavera na Escola Florbela Espanca  


PS: Esta lista é ainda provisória, visto que poderemos, a qualquer momento, completar este inventário com o nome de novas espécies.



Um comentário:

  1. As imagens respectivas às aves e vegetação foram tiradas na Barrinha. Por seu turno, as outras que se referem aos répteis e peixes foram retiradas de outros sites, embora a sua existência seja também testemunhada no espaço aqui abordado!

    ResponderExcluir