sábado, 17 de março de 2012

O Banditismo continua na nossa região...

Neste sábado (dia 17 de Março), o Padre Fernando Campos teve o cuidado de transmitir uma comunicação da Guarda Nacional Republicana (GNR) que é do interesse de toda a comunidade esmorizense. O texto refere que existem indivíduos que, com uma habilidade malvada, se fazem passar por elementos da Segurança Social. Estes podem mesmo mostrar cartões falsos para tentar ludibriar as potenciais vítimas, maioritariamente idosas. Os estratagemas destes oportunistas podem assumir variados contornos! Por um lado, podem pedir às pessoas que lhe forneçam o cartão de crédito mais o código, alegando que o actual já se encontra desactualizado e por isso, necessitaria de ser substituído. Outra mentira poderá passar pela necessidade de trocar determinadas notas que já não são válidas. Tudo isto são falsidades, sendo que os vigaristas não hesitarão em fugir com o dinheiro ou o cartão de crédito, logo que tenham essa oportunidade. Em alguns casos, estes criminosos podem ser perigosos, podendo ameaçar fisicamente e psicologicamente a vítima que teria de lhes dar objectos de valor da sua casa. 
O apelo da GNR passa por alertar as pessoas, normalmente de idade mais avançada, para que não se deixem levar por estes esquemas desonestos. Não confiem em desconhecidos, mesmo que estes aleguem já se conhecerem. Não abram a porta a estranhos e façam passar a ideia de que estão acompanhados nos vossos lares. Caso verifiquem alguma irregularidade, não hesitem em comunicar as autoridades (para isso, tenham os números de telefone à mão!).
Infelizmente, estes energúmenos utilizam, de forma habilidosa, o dom da palavra para finalidades erradas e aproveitam-se da fraca memória e da inocência de muitas pessoas de bem para se apropriarem daquilo que não lhes pertence. Por isso, caros esmorizenses tomem as devidas precauções porque este tipo de actos tem sido comum em Aveiro, nestes últimos tempos (e daí o aviso da GNR).
Por fim, lamentamos também que, para além dos assaltos passados ao cemitério e à paróquia de Esmoriz, tenhamos agora carros com vidros partidos que estacionam no redor destes locais. Por vezes, os larápios apenas roubam um ou outro objecto de valor modesto, mas nem por isso deixam de causar danos nas viaturas. Por isso, as pessoas que frequentam estes locais de adoração devem ter também algumas cautelas. 


 

Imagem de Banda de Desenhada que personifica o típico ladrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário