quinta-feira, 29 de março de 2012

Resultados da Sondagem - O que faz mais falta em Esmoriz?


Como os nossos visitantes estarão seguramente recordados, lançamos há cerca de um mês e meio uma sondagem que visava determinar as principais necessidades da nossa localidade. A afluência ao voto foi, antes demais, positiva. Foram reunidos 51 votos, o que para a nossa primeira sondagem corresponde até a um resultado razoável, esperando que das próximas vezes consigamos atrair ainda uma participação mais intensa no nosso blog. 
As conclusões retiradas desta sondagem foram então as seguintes:

  1. Necessidade de obra e investimento em Esmoriz. Dos 51 votantes, apenas 4 (correspondendo a 7%) discordam desta ideia, sendo que todos os outros (equivalem a 93%) seleccionaram a importância de algumas obras para traçar um rumo de desenvolvimento para o nosso espaço. Por isso, fica no ar a ideia de que ainda há muito a fazer por Esmoriz. 
  2. Políticas prioritárias face ao avanço do mar e com vista à despoluição e requalificação da Barrinha. Os nossos visitantes optaram por seleccionar a importância duma aposta forte nestas duas finalidades. Por um lado, a ameaça marítima é um problema já crónico em Esmoriz que pode colocar em causa a segurança e os bens dos pescadores que habitam nos espaços costeiros. Não menos importante, o regresso da Barrinha de Esmoriz ao glorioso passado poderia atrair mais turistas o que se traduziria na entrada de mais investimento na nossa localidade. Isto já para não referir que este espaço poderia, de novo, oferecer diversos recursos a pescadores e agricultores. Cada uma destas opções recebeu 15 votos, correspondendo a 29%. Assim sendo, o somatório dos votos angariados para estas duas causas atingiria um total de 30 votos, correspondendo a 58% do total obtido.
  3. A necessidade dum Parque de Dimensões consideráveis para fins recreativos. Esta opção recebeu ainda 10 votos, constituindo 19% em termos percentuais. Um espaço de lazer seria também bem vindo, apesar de não ter merecido um destaque tão elevado como as causas avançadas no tópico anterior. Diga-se, em abono da verdade, que está em processo de construção um novo parque paisagista que se situará perto da área do Buçaquinho e que servirá  as necessidades dos habitantes de Esmoriz e Cortegaça.
  4. Casa da Cultura, Novo Bairro para os Pescadores e Outro tipo de investimentos não parecem ser prioridades urgentesAo todo, receberam 6 votos o que totaliza uns decepcionantes 11%. As questões culturais nem o novo bairro para os pescadores mereceram uma atenção essencial por parte da maioria esmagadora dos votantes.
                                                                                          

Possíveis necessidades
Votos recebidos
Percentagem arredondada
Parque com fins recreativos
10
19%
Casa da Cultura
1
1%
Bairro para os pescadores
4
7%
Limpeza e reabilitação da Barrinha
15
29%
Investimento contra o avanço do mar
15
29%
Outro
2
3%
Não temos necessidade de nada
4
7%
  Tabela nº 1 - Afixação dos resultados obtidos da Sondagem - O que faz mais falta em Esmoriz?


Em suma, as prioridades, segundo os votantes, deveriam ser as seguintes:




Despoluir e Reabilitar a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos




Travar o avanço ameaçador do mar


Fotos da autoria do Cusco de Esmoriz


Por fim, agradecemos a participação crucial de todas as pessoas que colaboraram na referida sondagem. Muito em breve, lançaremos outra que já temos em mente e que decerto moverá muita discussão.   


Um comentário:

  1. Olá
    Em tempos não muito idos, falou-se da «passagem» de Esmoriz, do Concelho de Ovar para o Concelho de St. Maria da Feira.

    Esta sim, parece-me uma medida que poderia trazer benefícios para as gentes de Esmoriz. Afinal a Ovar o que não faltam são praias, já a St,ª Maria da Feira...

    Cumprs

    Augusto

    ResponderExcluir