quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nova nota de imprensa da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Conforme anunciado publicamente, a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro reuniu ontem com a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV). Esta reunião destinou-se a abrir o diálogo entre a Comissão e a Administração, a discutir os problemas que de forma recorrente têm afetado a prestação de cuidados de saúde na região e a perceber a perspetiva da Administração sobre estes problemas, as suas causas e caminhos para a sua resolução. Desta reunião saíram um conjunto de aspetos considerados muito positivos pelos representantes da reunião.

Em primeiro lugar, é de destacar a intenção de um maior contacto entre Comissão de Utentes e a Administração do CHBV no sentido de melhorar o acompanhamento de diversos aspetos relacionados com as orientações e o funcionamento do Hospital. Esta colaboração incluirá a realização de uma visita da Comissão ao Hospital de forma a permitir uma maior familiarização com o funcionamento do mesmo, que será agendada brevemente, bem como a realização de reuniões semestrais. Ficou ainda aberta a possibilidade da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro poder usufruir de um espaço dentro do Hospital de Aveiro para atividades próprias, numa lógica de maior proximidade com os utentes. A administração do CHBV comprometeu-se ainda a enviar à Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro o Plano Estratégico.


A reunião serviu também para fazer o ponto de situação relativamente a outros assuntos mais específicos igualmente importantes. Desta forma, foram debatidas, entre outros aspetos, a questão da segurança, num quadro em que o pessoal respetivo ficou reduzido apenas a dois seguranças, um em cada entrada, a questão da hematologia, da capacidade de internamento, tempo e listas de espera de consultas, cirurgias, exames diagnóstico entre outros, além do constrangimento verificado ao nível do serviço de urgência. No caso da consulta de hematologia, questão premente que tem estado na atualidade das notícias, ficou a promessa das listas de espera desta especialidade serem eliminadas até ao final do corrente mês, tal como foi anunciado pelo Ministro da Saúde. Relativamente à necessidade de criação de um verdadeiro serviço de hematologia, questão reivindicada por esta comissão, as respostas foram mais evasivas, remetendo para o Plano Estratégico ainda em fase de aprovação. A falta de pessoal, com impacto na elaboração da escala, bem como a questão da gestão da capacidade de internamento e da gestão das camas disponíveis têm, segundo as palavras do presidente do Conselho de Administração do CHBV, merecido um grande esforço na procura de uma gestão mais eficaz dos recursos. Estas são questões que esta Comissão de Utentes não deixará de acompanhar, correspondendo assim à sua missão de procurar defender o que realmente importa, ou seja, a qualidade do serviço público e a sua acessibilidade.


Aveiro, 20 de Março 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário