sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Calvário de José Godinho...

José Godinho acaba de ser sentenciado a 17 anos e meio de prisão efectiva, também o seu sobrinho Hugo Godinho apanhou 5 anos e meio de cadeia. Armando Vara e José Penedos foram castigados com 5 anos. Estas foram as condenações mais sonantes do Tribunal de Aveiro (ao todo 16 arguidos foram punidos) o qual, na leitura da sentença, considerou como provada a existência duma rede tentacular de interesses obscuros. 
Não obstante a presença de manobras reais de corrupção no Processo Face Oculta, as quais devem ser evidentemente punidas de acordo com o código legal, cremos que a condenação do esmorizense José Godinho foi claramente excessiva ou pesada. Na minha perspectiva, 17 anos e meio é uma pena normalmente imposta a assassinos, pedófilos, violadores, sequestradores... José Godinho nunca chegou felizmente a esse patamar extremo, muito pelo contrário, promoveu acções de apoio aos mais carenciados, ajudou os Bombeiros Voluntários de Esmoriz e sempre se interessou harmoniosamente pelo desenvolvimento da sua terra. Daí muitos o designarem como um benemérito da cidade. 
Independentemente da culpabilização do arguido, a pena é desproporcional, quando comparadas com outras que, embora igualmente efectivas, foram bem mais leves. Esperemos que numa instância de recurso, a sua penalização seja consideravelmente reduzida, embora o cenário de absolvição esteja praticamente excluído, pois parece que José poderá mesmo vir a ser o bode expiatório do processo.
Quanto às restantes penas mais leves, não me vou pronunciar, mas estarei atento, pois as mesmas podem passar a suspensas (ou até poderemos ter absolvições) numa segunda instância. E então aí, ainda haverá a possibilidade de José Godinho ser o único arguido a ser enviado para o cativeiro.
Mas para já, só me resta concluir que a pena aplicada a José Godinho é excessiva e até demasiado humilhante.


Godinho condenado a 17 anos e meio de prisão

Imagem nº 1 - José Godinho dificilmente escapará a uma pena longa de prisão efectiva.



Imagem nº 2 - Armando Vara foi condenado a 5 anos de prisão efectiva.

2 comentários:

  1. deu aquilo que não era dele, mas sim de todos nós

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Não conheço o Acórdão, por isso não me vou pronunciar sobre o «peso» das penas aplicadas aos arguidos do Processo Face Oculta. No entanto, sempre me educaram a que os fins não podem justificar os meios e, por muito benemérito que José Godinho, filho de Esmoriz, possa ter sido, ao que parece esse dinheiro, de limpo pouco tinha....

    É sempre mais fácil, dar aquilo que pouco ou nada nos custou a ganhar....no limite, e a ser verdade o rol de acusações que levaram á condenação de José Godinho, os beneméritos de Esmoriz, foram-no á custa dos Portugueses e não de José Godinho, uma vez que o Estado foi, e muito, prejudicado pelos seus «negócios».

    Tenho pena do Ser Humano....o mesmo não posso dizer do «comerciante»...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir