sábado, 27 de setembro de 2014

Sobre a subida do salário mínimo...

Antes demais, gostaria de deixar bem assente este ponto prévio: o aumento do ordenado mínimo é, efectivamente, uma vitória, mais do que merecida, para o povo português que teve de suportar vários sacrifícios nos últimos anos. Por isso, a decisão do governo deve ser elogiada, embora existisse quem tivesse defendido um maior aumento para a casa dos 515 euros. Ficou-se então nos 505 euros - não é muito dinheiro, mas é indiscutivelmente melhor que 485 euros. Uma economia forte e competitiva não pode assentar em ordenados demasiado baixos, como muitos especialistas já salientaram. E este aumento salarial, que só peca por tardio, vem ajudar a combater a inflação (aumento do custo de vida) dos últimos anos. A TSU desceu ainda dos 23,75% para os 23%, o que representa um ligeiro alívio deste encargo para o patronato. 
Todavia, é importante salientar que esta medida é tomada numa altura em que estamos a chegar ao ano eleitoral de 2015, com legislativas e presidenciais, nas quais se prevê um forte braço-de-ferro entre sociais democratas e socialistas, o que deverá comprometer qualquer aspiração de maioria absoluta para cada um dos principais partidos na Assembleia da República.
Passos Coelho e Paulo Portas jogaram agora uma importante cartada para atrair mais popularidade, todavia ainda há muito para alcançar, e não basta só aumentar o ordenado mínimo, é necessária uma política consistente no combate ao desemprego que, mesmo estando a reduzir ligeiramente nos últimos tempos, continua em números excessivamente elevados. E já agora quando é que decidem colocar um tecto às reformas milionárias, como fazem na Suiça?




Imagem nº 1 - Passos Coelho e Paulo Portas tomaram uma decisão importante juntamente com os parceiros sociais, mas ainda não chega...
Foto de Daniel Rocha in O Público

Um comentário:

  1. Já se fala há muitos anos atrás em subir o ordenado ,outros partidos não o fizeram , agora criticam , apesar de eu ser a favor de um ordenado minimo á volta dos 750 euros, estamos na união Europeia é necessario tentar igualar os ordenados já que os nossos politicos auferem ordenados equivalentes a Paises da cee, chega de pagar só impostos ,acabem de vez com as reformas douradas , há muita coisa a mexer é necessario atacar os que têm patrimonio milionário, estou a referir-me a grandes empresas, contudo ao aspecto do ordenado minimo sei que há quem não possa pagar mas as grandes multinacionais que auferem lucros milionarios ao fim do ano deviam de pagar melhor, mas enfim estamos em Portugal numa ditadura socialista dememocratica...

    ResponderExcluir