terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Extra-Esmoriz III - Geotubos testados nas praias de Cortegaça e Maceda

Solução inovadora testada em Cortegaça/MacedaO objectivo é simples - complementar as protecções naturais, baseando-se na implementação de soluções inovadoras. Por outras palavras, está em causa a protecção das praias e sistemas dunares, além das habitações de quem vive à beira-mar.
A iniciativa original pertence ao Grupo Sicor e Irmãos Cavaco SA que suportam o investimento das obras, testando assim nas praias de Cortegaça e Maceda, uma solução de retenção de areias baseada em geotubos. Há-que travar a erosão costeira, disse o presidente da Câmara Municipal de Ovar - Salvador Malheiro, que aplaude toda esta acção multi-funcional, além de agradecer a colaboração daquelas duas entidades.
Efectivamente, há esperanças evidenciadas pelos autarcas locais de que esta solução poderá produzir alguns resultados interessantes, contudo faltará saber qual o seu real grau de eficácia, que será certamente analisado nos próximos tempos.
De qualquer das formas, há-que reconhecer a necessidade de se proceder a novas experiências, de forma a procurar, pelo menos, atenuar o avanço marítimo que tem sido muito evidente nos últimos anos nesta região da Costa Portuguesa

Foto: OvarNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário