quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O Natal em vários países do Mundo - Símbolos e Tradições (texto de Ana Roxo)

Pequena introdução sobre as origens do Natal – Para nós, cristãos, o Natal significa «Nascimento de Jesus» e celebramos o Natal para assinalar este acontecimento. Aliás, o nascimento do Salvador marca o início do ano 1 para os povos ocidentais. Porém, só se começou a festejar o Natal como hoje conhecemos no ano 354 pelo Papa Libério. E será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de Dezembro? Segundo os estudos, não. Os pagãos celebravam o solstício de Inverno no dia 25 de Dezembro e a Igreja para cristianizar as festas pagãs, adopta este dia para a celebração do Natal. Os primórdios das festividades natalícias, são, portanto, pagãs. Não proibiram as festas pagãs mas introduziram-lhes símbolos cristãos.
Deste modo, o dia 25 foi adoptado para coincidir com a festividade romana dedicada ao «nascimento do deus Sol invencível», onde se comemorava o solstício de Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
A Festa do Natal foi-se espalhando por todo o mundo e, cada país tem as suas tradições e gastronomias próprias. Aqui serão retratadas as tradições e as comidas dos seguintes países: Portugal, Brasil, Espanha, França, Suíça, Itália e E.U.A.
Comecemos pelo nosso país. O Natal no nosso país tem sofrido influências de várias culturas. Hoje, os presépios coexistem com a Árvore de Natal. A Missa do Galo ainda está presente em algumas localidades, mas está a cair em desuso. O Menino Jesus, praticamente, foi substituído pelo Pai-Natal.
O prato mais característico da consoada é o bacalhau cozido com batatas e couves. O bolo-rei é o doce mais comum; há também as rabanadas, os sonhos, a aletria, arroz-doce, frutos secos, azevias, leite-creme, doces feitos com batata-doce, polvo, uma grande variedade de assados: peru, cabrito, leitão, borrego…Varia muito de região para região…
No Brasil as prendas são entregues dia 24 pelo Papai Noel. No que se refere às tradições gastronómicas, os brasileiros comem peru assado na ceia da meia-noite; antes comem uma churrascada e bebem cerveja. Come também Lombo Assado à Califórnia e pernil assado, farofa. Como doces têm o panettone, chester, rabanadas. Têm a tradição do «Amigo Secreto» e do «Inimigo Secreto»; neste último, os presentes são para a brincadeira. Outro costume é darem de presente uma mensagem telefónica. As pessoas telefonam para a operadora e escolhem a mensagem paga: dão o nome e o contacto da pessoa, para depois a mensagem ser enviada.
Na Alemanha, os pratos típicos são: salsichas com saladas frias, nomeadamente de batata: além de ganso ou pato com bolas de pão. Weisswurst (salsichas com vitela e bacon), Leberkäse – também conhecido como “Fleischlaib” rolo-de-carne. Como sobremesas Bretzel , Christstollen (bolo com frutos secos e frutas cristalizadas). Os presentes são entregues depois do jantar. A tradição de se colocar uma árvore de Natal dentro de casa e enfeitá-la, provavelmente, nasceu na Alemanha em 1530 e está relacionada com Martinho Lutero. A história conta que numa certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvores na sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares uma aproximação do que tinha testemunhado na floresta.
Fazem o Adventskalender (onde há um chocolate desde o dia 1 ao dia 24 de Dezembro.
No Reino Unido come-se peru assado com batatas e cherovias assadas enroladas em bacon, stuffing(enchimento de assado, que, por vezes, comem à parte); triffle (sobremesa feita com bolo de fruta, gelatina e custard; mince-pie (pequena tarte doce com uma mistura de carnes picadas, fruta, canela, carne, cravo e noz-moscada.
Na França as ostras, o foie gras, os escargots e o salmão fumado são os grandes mestres da Ceia de Natal na França. O prato principal por excelência é o peru assado acompanhado de castanhas cozidas. O peru é recheado com uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravos –da-Índia. Também comem frango. Como sobremesas há a Bûche de Noël, crepes, Berauwecka (bolo de frutos secos).
Têm a tradição e ir à Missa da Meia-Noite.
Nos E.U.A bebem cidra, eggnog (bebida alcoólica com leite ou natas, açúcar, ovos batidos e brandy, rum ou uísque), chocolate quente. Comem tartes variadas (maçã, abóbora, batata doce e outros, bengalas de Natal e peru assado.
Em Espanha a noite de consoada chama-se noche buena. As iguarias espanholas nesta quadra são: presunto Pata Negra – Jámon Ibérico, marisco, borrego no forno ou peru, peixes, cordeiro assado. Como sobremesas: Roscón de Reyes . parecido com o Bolo-rei; turrón (bolo de mel, açúcar, amêndoas, clara de ovo e recheio); chocolate, rocambole, marzipan. As prendas só são entregues dia 6 de Janeiro – dia de Reis. Às crianças que se portam mal durante o ano dizem que vão receber carbón.
Na Suíça, no dia 24 de Dezembro, a caminho da Missa da Meia-Noite, é costume, entre os jovens, a visita a nove fontanários, bebendo goles de água em cada um. A lenda afirma que se o fizerem encontrarão a cara-metade à porta da Igreja. Como em muitos países europeus, na Suíça alimenta-se a superstição de que o gado é capaz de falar à meia-noite, em honra dos seus antepassados, junto à manjedoura de Cristo.
Os mercados de Natal são comuns. As crianças brincam na neve, andam de trenó. Antes da chegada do Pai-Natal as crianças recebem saquinhos com uma laranja, chocolate ou pão doce.
Não existe nenhum prato de Natal específico: o importante é que haja muita comida e que não falte carne. As tradições dependem muito das influências culturais e, por isso, variam de cantão para cantão.
No Cantão alemão – comem a Bernerplatte (carnes de porco –costela, toucinho, salsichas, incluindo repolho cozido e batatas; Schüffeli (presunto fumado que depois é enrolado e servido frio. Os doces são semelhantes às especialidades alemãs e austríacas, sobretudo tortas.
No Cantão Francês sofrem influências francesas. Comem fondue chinês (leva também queijo, mas juntam carnes, legumes e molhos.
Em Itália as cerimónias religiosas têm muita importância. Na véspera jejuam e oram à volta do presépio. Os presentes são dados no Dia de Reis. As crianças não esperam pelo Pai-Natal mas pelas Bruxa Befana. Befana é, tal como o Pai-Natal ou os Reis Magos, uma das personagens que distribuem presentes, estando associada às festas natalícias.
Befana pertence ao folclore italiano e faz a sua distribuição na noite de 5 para 6 de Janeiro, dia que, nas festividades da Igreja Católica, assinala o momento em que os Reis Magos visitaram o Menino Jesus. A lenda conta que os Reis se perderam quando iam a caminho de Belém e pediram ajuda a Befana. Esta não quis ajudá-los, mas, mais tarde arrependeu-se e percorreu todas as casas procurando os três reis e deixando rebuçados como dádiva. Ano após ano, distribui presentes para expiar a sua culpa.
Em Milão comem panetone, no Vale do Pó – tortellini; no sul – o mais tradicional é a enguia. Também comem peixes frescos, massas recheadas de pomodori sechi ou creme fresco com queijo. Também vão à Missa do Galo.



Artigo da autoria de Ana Roxo
(Prosadora, poetisa esmorizense)





Texto e imagem retirados do blog da própria escritora esmorizense que vale a pena consultar  em - https://angelsinmyinspiration.files.wordpress.com/2014/12/natal.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário