segunda-feira, 6 de julho de 2015

Arraial da Barrinha despediu-se em grande!

O dia 5 de Julho (este Domingo) marcou a data de encerramento do Arraial da Barrinha, momento festivo inserido na comemoração dos 22 anos da elevação de Esmoriz à categoria de cidade. 
Foram 11 dias imbuídos de muita animação musical e teatral, de diversidade em termos de oferta gastronómica e artesanal, de boa disposição, convívio popular e de agradáveis surpresas que assinalaram mais uma etapa marcante da urbe esmorizense. Mas o último dia das festividades prometia ser o mais longo de todos porque as novidades então reservadas haveriam de ser muitas, prometendo levar à cidade ao delírio. Mas vamos por partes!
De manhã, decorreu o hastear das bandeiras, a tradicional missa e a célebre sessão solene que juntou, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, os principais actores políticos das cidades de Esmoriz e Ovar, e da ville de Draveil. Todos os representantes assumiram o compromisso, ou pelo menos, o desejo de ver a Terra da Tanoaria na senda do progresso. Elogiou-se ainda o papel dinâmico das colectividades que se revelaram essenciais para o desenvolvimento da comunidade ao longo das últimas décadas e, neste caso em concreto, para a viabilização das actuais festividades do Arraial que perfumaram a Avenida da Praia com um "charme" irresistível que fez mobilizar inúmeros esmorizenses e habitantes das freguesias ou regiões vizinhas. O auditório da Junta de Freguesia, como se pode constatar pelas imagens, estava lotado de cidadãos que seguiram atentamente as incidências da cerimónia. Esmoriz está vivo, bem vivo, e com saúde para vender! Os seus 22 anos citadinos asseguram-lhe uma "juventude" que, embora simbólica, faz com que tenha muitos adeptos e seguidores. 
Foram ainda entregues diplomas de mérito a pessoas individuais ou colectivas, cujo reconhecimento foi prontamente reconhecido pela Junta de Freguesia de Esmoriz. Destacamos ainda a homenagem a Virgílio Vasconcelos, fundador da Bi-Silque, que foi agraciado com a honrosa Medalha de Ouro da Cidade de Esmoriz.
Esmoriz é uma terra de obreiros, de trabalhadores natos, de gentes que venceram as mais terríveis adversidades e que tornaram aquilo que outrora foi uma aldeia perdida à beira-mar numa cidade onde é possível viver com amor à camisola e orgulho de ser esmorizense. Encerrava-se assim uma manhã bastante produtiva, porém o dia ainda tinha muito para oferecer, como já tínhamos acabado de referir anteriormente. 
De facto, o melhor momento deste derradeiro dia festivo estava reservado para as 22 horas da noite, aquando da actuação majestosa dos GNR de Rui Reininho que levou a cidade à euforia generalizada. Era só uma das bandas mais reconhecidas a nível nacional, e todos aqueles que estiveram presentes puderam usufruir dum concerto gratuito. 
Naturalmente, o limite poente da Avenida da Praia abarrotou-se de multidões: ali sim estavam seguramente milhares de pessoas para usufruir do irrecusável privilégio de ver aqueles ilustres convidados a actuar com distinção naquele palco gigantesco que havia sido montado recentemente. Mais em baixo, os palheirinhos continuavam a ser muito frequentados pelos inúmeros visitantes, e houve mesmo alturas, em que os seus responsáveis não tiveram mãos a medir, tal foi o volume de requisições ou pedidos de natureza gastronómica. 
O concerto durou cerca de duas horas, recheado de alegrias, recordações e emoções. Muitos acompanhavam  as canções que foram entoadas. As pessoas divertiram-se com os seus familiares e amigos. Uns estendiam as mãos no ar, outros dançavam ou curtiam o som. 
Não vale a pena negar que a Cidade de Esmoriz era por estes dias uma das localidades do país com um dos cartazes mais atractivos, mesclando várias iniciativas de âmbito cultural que não só dignificaram o aniversário da terra, como a dotaram de uma maior visibilidade.

Por fim, as festividades não poderiam cessar sem uma notável demonstração de fogo de artifício. Há-que reconhecer o papel incansável da Junta de Freguesia de Esmoriz, Câmara Municipal de Ovar e , acima de tudo, das colectividades locais que deram o melhor de si para o bem comum. A união faz a força, e quando todos remam para o mesmo lado, alcançam-se os melhores resultados e todos ficam a ganhar com a experiência. Foi esta a principal lição que conseguimos extrair destes últimos 11 dias. Neste momento, confesso que já tenho saudades do Arraial que ontem terminou. Não tenho outro remédio senão esperar mais um ano!


Autoria das Fotografias Utilizadas - As três primeiras fotos que se reportam à sessão solene são da autoria de Normando Ramos (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz), já as três derradeiras que nos remetem para o concerto dos GNR e fogo de artifício são da autoria de José Fangueiro. A cobertura fotográfica do evento igualou assim o mesmo nível de qualidade evidenciada nas festividades. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário