quarta-feira, 5 de julho de 2017

Estação de Ovar justifica intervenção urgente

Não adianta expor mais imagens do estado degradante e até perigoso em que se encontra a actual estação de caminhos-de-ferro de Ovar. A falta de visionamento da chegada dos comboios (derivado do facto da estação se localizar na sequência de uma curva) bem como o estado de abandono nas imediações da central da estação já são assuntos mais que batidos.
No entanto, hoje iremos aqui deixar uma sugestão construtiva aos autarcas de Ovar e à REFER. Aqui há uns dias atrás tive a oportunidade de me deslocar até ao distrito de Viseu através de comboio, e pelo caminho, observei vários apeadeiros e estações bem estimadas. Mas a paragem que mais me chamou à atenção foi, sem dúvida, a da Régua. Bem tratada, sem qualquer tipo de degradação.
Um jardim pontificava ali, reunindo palmeiras, pinheiros e outras árvores enquadradas naquele contexto natural. No meio desse jardim, maquinarias antigas dos caminhos-de-ferro reclamavam interessante destaque. 
Esta era pois uma ideia para a reabilitação estética da estação de Ovar. Retirar todo o entulho e material abandalhado na parte nascente da estação, e transformar aquilo num jardim com árvores atractivas e material antigo da CP (o qual seria cedido então pela REFER). Também é muito importante manter os azulejos bem preservados, até porque esta é uma tradição do concelho vareiro.
Não cremos, por isso, que a medíocre situação ornamental referente à estação de Ovar seja muito difícil de resolver, ao contrário da instalação de meios físicos que possam permitir maior segurança.
Em baixo, deixamos duas fotos da estação da Régua. Para as visualizar devidamente, deverá clicar em cima das mesmas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário