segunda-feira, 31 de julho de 2017

Plebeus Avintenses brilharam no encerramento do VII Encontro de Teatro

Após ter sido proporcionado um interessante cartaz de espectáculos de teatro que vigorou durante mais de dois meses, o VII Encontro de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo D’Arte e Cultura dos Arautos, chegou ao fim no passado dia 3 de Junho.
No evento de encerramento, o grupo convidado seria os Plebeus Avintenses, cuja vocação para a arte da representação já era consideravelmente apreciada em Esmoriz, visto que já aqui actuaram por mais do que uma ocasião.
A colectividade natural de Avintes (Vila Nova de Gaia) apresentaria a peça humorística “Aqui há fantasmas”. O enredo desenvolvia-se a partir de um palácio alegadamente assombrado, onde os móveis se arrastavam bizarramente e as portas se abriam sozinhas. Todavia, os “fantasmas” não eram verdadeiros, mas apenas interpretados por personagens, sendo que as encenações virtuais poderiam ter dois fins diferentes a atingir. Dentro deste contexto, o Professor Hermes recorreria ao ardil dos fantasmas para testar cobaias (como viria a ser, por exemplo, o imprevisível Chico Mota), visto que o cientista ansiava criar uma pílula contra o medo, além de ter a intenção de demonstrar que o medo era apenas um preconceito dos nervos. Contudo, também o procurador Cardoso, representante da proprietária do palácio, recorreria a tais métodos fantasmagóricos dissimulados, de forma a tentar convencer desonestamente a dona de que o palácio estava a ganhar uma péssima fama, pelo que a vasta propriedade deveria ser vendida o mais depressa possível, com Cardoso a reservar discretamente para si uma parte choruda dum futuro contrato já alinhavado com um presumível comprador.
Contudo, Chico Mota que seria a cobaia contratada para apanhar sustos conseguiu, em breve, chegar à conclusão de que os fantasmas eram apenas seres humanos que assim se equipavam para causar o medo de quem por ali passava. De raciocínio rápido e perspicaz, e com o apoio de duas inspectoras, o protagonista da peça acabaria por resolver o dilema e desvendar de forma corajosa os jogos de bastidores ali implícitos. 
Após a apresentação desta peça, é de realçar o discurso final de Silvino Gomes, Presidente da Direcção dos Arautos. Este recordou que a sétima edição do Encontro de Teatro de Esmoriz proporcionou oito sessões de teatro repletas de qualidade. Prestou agradecimentos aos grupos convidados que actuaram no festival e às entidades indispensáveis na concessão dos apoios necessários, como por exemplo, a Câmara Municipal de Ovar, a Junta de Freguesia de Esmoriz, a Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e a Foto GrafiReflexo. 
Depois de mais uma programação cultural bem-sucedida, os Arautos esperam agora voltar em força, participando no arranque de mais uma edição do Arraial da Barrinha.






Nota-extra - Artigo retirado da edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário