quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Especial Resultados Autárquicas V - PSD vê a sua hegemonia ser ameaçada no Distrito de Aveiro


Resultado de imagem para autárquicas 2017



Em 2013, Ulisses Pereira era o Presidente da Distrital do PSD de Aveiro. Na altura, o então deputado social-democrata regozijava-se do resultado obtido pelo seu partido a nível distrital, quando o descalabro tinha sido terrível para o PSD naquelas autárquicas (e como veio a suceder-se novamente em 2017, motivando o anúncio recente de não-recandidatura de Passos Coelho à liderança do partido). O PSD mantinha a hegemonia no distrito com mais câmaras conquistadas, varrendo a oposição. Mas os bons resultados não foram suficientes para garantir a sua continuidade na liderança do partido a nível distrital. 
Em Março de 2016, e no âmbito de umas eleições muito conturbadas e polémicas, Ulisses Pereira não conseguiu manter-se à frente do cargo de Presidente da Distrital do PSD Aveiro, tendo sido derrotado por Salvador Malheiro que, desde cedo, prometeu conquistar mais câmaras municipais nas próximas eleições autárquicas.
Tal não veio a acontecer. Os socialistas não só mantiveram quase todas as câmaras municipais que já antes detinham (excepção talvez feita a Águeda que caiu para uma lista autónoma de cidadãos), como conquistariam mais duas. O CDS-PP bem como alguns grupos de cidadãos independentes também cresceram no distrito, somando vitórias que não podem ser subestimadas. 
Comparando com 2013, o PSD perdeu ao todo três câmaras no distrito. Como factos concretos: São João da Madeira e Oliveira de Azeméis caíram com estrondo para o Partido Socialista enquanto que Oliveira do Bairro passou a ser liderada pelo CDS-PP.
Tudo somado em 2017, encontramos esta nova realidade geo-política para o Distrito de Aveiro:


  • PSD - Espinho, Santa Maria da Feira, Ovar, Estarreja, Murtosa, Aveiro, Ílhavo, Vagos. (Tanto em Aveiro como em Estarreja, em coligação com o CDS-PP). Ao todo: 8 autarquias (2 em coligação com o CDS-PP).
  • PS - Castelo de Paiva, Oliveira de Azeméis, Arouca, Sever do Vouga, Mealhada, São João da Madeira. Ao todo: 6 autarquias.
  • CDS-PP - Vale de Cambra, Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha. Ao todo: 3 autarquias (mais 2 em coligação com o PSD já citadas em cima).
  • Listas Independentes - Águeda e Anadia. Ao todo: 2 autarquias.



Salvador Malheiro reage que Passos Coelho não tem condições para continuar

Logo após os resultados verificados, Salvador Malheiro, Presidente da Distrital do PSD Aveiro, afirmou que o partido precisava de um forte abanão a nível nacional, admitindo que Passos Coelho já não tem sequer condições para continuar à frente do partido, apesar de ter reconhecido o seu contributo enquanto estadista durante o tempo em que foi primeiro-ministro.
No entanto, e na nossa interpretação, Salvador Malheiro tentou empurrar, com estas declarações, a responsabilidade dos resultados menos bons do PSD no distrito de Aveiro (e observados igualmente no restante país) para a inoperância actual dos líderes máximos nacionais do seu partido. Na verdade, esta é uma justificação que pode explicar, em parte, o insucesso do PSD nas autárquicas, mas é redutor responsabilizar apenas Passos Coelho por todo o mal que aconteceu nestas eleições. Nem todas as escolhas dos candidatos municipais passaram por ele, como é lógico. É certo que Passos Coelho já não tem condições para continuar, no nosso entender, até nunca deveria ter sido primeiro-ministro tal como José Sócrates. Foram erros de casting! Mas daí a responsabilizarem exclusivamente Passos Coelho por umas eleições em que não era candidato é um erro. Conheço centenas, senão milhares, de pessoas que votaram no PSD sem se reverem no agora líder cessante do PSD nacional. Nas autárquicas, vota-se essencialmente nas pessoas e nos projectos.
E no distrito de Aveiro, o escândalo de corrupção que teve o epicentro em Oliveira de Azeméis foi, a nosso ver, o principal motivo que levou ao retrocesso social-democrata nos municípios interiores do distrito. Oliveira de Azeméis, um dos principais baluartes sociais-democratas do distrito, foi completamente vergado pelos socialistas com uma derrota histórica. Escusado será dizer que alguns dos nomes visados pelo polémico processo foram apoiantes de relevo da lista distrital que derrotou a candidatura de Ulisses Pereira.
Oliveira do Bairro caiu de surpresa para as mãos do CDS-PP, e nem o deputado social-democrata Paulo Cavaleiro conseguiu inverter a remontada socialista de Jorge Sequeira em São João da Madeira.
Em Anadia, uma lista dissidente (pelo menos, assim foi na sua génese) do PSD formou há anos um movimento independente e arrasou com o candidato escolhido pelo PSD oficial (o qual curiosamente havia sido anteriormente um dos fundadores do referido movimento independente agora liderado por Teresa Cardoso), tendo somado praticamente o dobro dos votos. Terão sido estes resultados da responsabilidade exclusiva de Passos Coelho? Não nos parece uma justificação legítima. A Distrital do PSD Aveiro (já para não falar das concelhias!) também teve que tomar decisões e deveria ter estado mais atenta ao panorama político da sua região. 
Salvador Malheiro pode afirmar com, total razão, que tem mais câmaras do que qualquer outro partido e que a sede do Distrito de Aveiro permanece nas mãos dos sociais-democratas. Mas essa é também uma análise incompleta que pode ser facilmente contra-argumentada. No concelho de Aveiro, Ribau Esteves é talvez a figura política do PSD com mais currículo a nível autárquico, gozando de uma enorme influência e popularidade a nível social e nas esferas do próprio partido. Por isso, a sua vitória, em coligação com o CDS-PP, era já esperada e, por isso, em pouco se deveu à influência da Distrital do PSD Aveiro, mas sobretudo à capacidade notória daquele que é, no nosso entender, o autarca mais poderoso do distrito. Por outro lado, o PSD apesar de ainda ter mais câmaras do que os restantes adversários políticos, a verdade é que já não detém uma espécie de "maioria absoluta". Se em 2013, os sociais-democratas dominavam 11 dos 19 municípios, hoje só dominam apenas 8 (sendo 2 em coligação!). Ou seja, as restantes forças partidárias (PS, CDS-PP e Independentes) dominam agora 11 dos mencionados 19 concelhos.
Salvador Malheiro tem razões para estar eufórico e orgulhoso com os resultados históricos do seu partido no concelho de Ovar, mas a nível distrital, deve demonstrar alguma apreensão, visto que existe agora praticamente um empate técnico. Basta para isso salientar que o PSD teve no distrito 31% dos votos contra 30% do PS, e ambos elegeram "individualmente" 47 vereadores para o total de câmaras no distrito de Aveiro.
O PSD Aveiro tal como o PSD Lisboa ou o PSD Porto precisa também de uma reflexão estrutural profunda.



Resultado de imagem para joaquim jorge oliveira de azemeis

Imagem nº 1 - Joaquim Jorge foi uma das estrelas das recentes eleições autárquicas. O candidato do PS à autarquia de Oliveira de Azeméis terminou com uma era prolongada de liderança social-democrata que ali remontava a 1976 (isto é, 40 anos com presidentes sociais-democratas).

Um comentário:

  1. 2013 - PSD consquista 107 autarquias a titulo próprio;
    2017 - PSD conquista 79 autarquias a título próprio...
    É um problema nacional, não distrital...

    ResponderExcluir