segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Grupo de Teatro Renascer abriu Festival com um Drama e poderá ter conquistado um Padrinho Activo

O Grupo de Teatro Renascer abriu oficialmente, no passado sábado, o XVIII Festival de Teatro de Esmoriz. O padrinho da nova edição deste mega-evento cultural seria Heitor Lourenço, actor português cuja carreira recheada resulta de uma participação alargada em séries e novelas exibidas nos principais canais televisivos portugueses.
Heitor Lourenço agradeceu, desde logo, o carinho do público esmorizense, chegando ao ponto de não se achar digno de semelhantes elogios, visto que no seu entender foi o Grupo de Teatro Renascer quem esteve ao mais alto nível naquela noite aquando da estreia da sua nova peça "O Silêncio das Horas". Além de repartir os louros do sucesso da abertura do festival com os demais protagonistas, Heitor Lourenço admitiu que se sentiu em casa porque o próprio teatro fez reavivar o início da sua prodigiosa carreira. Heitor disponibilizou-se ainda a voltar a Esmoriz e a oferecer qualquer tipo de colaboração ao Renascer, desejando ser um padrinho activo. 
Ao todo, mais de cem espectadores assistiram à abertura do festival que decorreria no auditório do Renascer (Castanheiros). Além da presença de Heitor Lourenço, é de realçar a apresentação da peça "O Silêncio das Horas" - um drama encenado por Vera Gomes em que uma amante vê o seu sofrimento a ser desmultiplicado por três personagens (Vera Gomes, Ana Ribas e Rita Marinheiro), enfrentando a dura realidade de perder o seu amado para a esposa deste. O amor chega a ser obsessivo e doentio, fazendo com que a depressão se apodere do destino de quem não se sente correspondido. A ilusão resultante da espera de um telefonema que nunca mais chega faz com que a amante, então protagonizada em simultâneo por três actrizes, se martirize ainda mais, procurando na bebida e na loucura os seus perigosos refúgios. A morte acabará por chegar, e sinistramente o telefone acabará por tocar poucos minutos depois. Teria sido o amado arrependido de não voltar para as suas mãos? Ou seria mais um engano a perpetuar a sua ilusão? 
Por outro lado, o evento ainda contemplou baptismos para os novos membros e colaboradores do Renascer. Seguiu-se a sessão solene que juntou alguns dos principais protagonistas. Destacamos em especial a intervenção de João Gomes, presidente da colectividade, que relembrou os 25 anos de existência da colectividade e os 18 anos consecutivos de realização de festival, missões que exigiram sempre uma elevada dinâmica e sentido de responsabilidade. João promete mais um festival com peças das mais diversas naturezas (dramas, comédias, musicais, peças infantis, etc) e anunciou, com alegria, que o X Fórum Permanente de Teatro (destinado à formação em inúmeros painéis inerentes à arte da representação) irá voltar ao seu berço - Esmoriz, prevendo-se a sua realização em Março de 2018. 
Por fim, decorreria um concerto musical por parte de uma jovem banda daquela colectividade, pontificando as vozes de Rui Pedro Tavares e Ana Carolina Ribas que cantariam assim algumas músicas portuguesas e estrangeiras da moda. 
O festival prosseguirá com mais peças de teatro e outras surpresas, devendo terminar a 25 de Novembro.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário