quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O elogio natural dos partidos

Hoje este artigo terá a particularidade de elogiar algumas posturas recentes dos cinco principais partidos cá do burgo. Felizmente, acabaram-se as picardias e voltamos a ter algum conteúdo político relevante.
Começamos pelo PSD, partido dominante a nível local. Gostei, em primeiro lugar, de ter reparado que o parque infantil situado no Jardim do Ancoradouro, na Praia de Esmoriz, foi retirado para futuramente dar lugar a um equipamento mais moderno. Penso que esta é uma medida acertada e que poderá ser uma mais-valia para o entretenimento dos mais novos. Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, e António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, parecem agora estar atentos a este dossier concreto dos parques infantis que, conforme alguns partidos da oposição frisaram e bem, constitui uma carência que subsiste na localidade. Ao nível da concelhia do PSD, sabe-se que o agora vereador da autarquia, Pedro Coelho, não deseja recandidatar-se à liderança daquele organismo, e neste momento, o sucessor mais bem posicionado é Henrique Araújo que já admitiu total disponibilidade. Goste-se ou não do perfil do actual assessor do Presidente da Câmara Municipal de Ovar (o seu nome pode não ser consensual para muitos), a verdade é que Henrique apresentou trabalho e um militarismo activo em prol do seu partido. E esse será o principal trunfo da sua candidatura. No passado, fora director das campanhas bem-sucedidas de António Bebiano e Salvador Malheiro, respectivamente candidatos às posições que hoje ocupam, pelo que é natural que seja visto como o sucessor mais natural. No entanto, essa é uma decisão que terá de ser tomada pelos militantes do seu partido.
No PS, tenho apreciado a postura de Vítor Amaral que, ao contrário dos seus antecessores, procura utilizar as redes sociais para difundir a sua visão sobre a política concelhia, exibindo diante dos seus leitores e seguidores as decisões adoptadas pelo seu partido. Nos dias de hoje, não se pode subestimar o papel da internet e das redes sociais no panorama político, e parece que Vítor Amaral já se apercebeu disso, dando o seu testemunho e propondo projectos para o concelho. O Partido Socialista de Ovar tem de saber utilizar e potenciar as ferramentas electrónicas para atrair mais visibilidade.
O CDS-PP também se pode orgulhar da participação de Fernando Almeida. Eleito para a Assembleia Municipal, Fernando tem sido, para já, coerente com as posições que havia adoptado durante a campanha eleitoral. A prova disso é a sua recente posição acerca do IMI. Durante o tempo de propaganda, o representante centrista tinha alertado para a necessidade de se diminuir esta taxa para aliviar o peso económico sobre as famílias. E na mais recente sessão da Assembleia Municipal, Fernando Almeida não traiu a sua posição, discursando e votando contra a manutenção da Taxa de IMI praticada no concelho de Ovar que é considerada a terceira maior a nível distrital. Infelizmente, o seu voto não foi suficiente para proceder à alteração necessária, mas a sua voz fez-se ouvir.
No PCP, é de elogiar a serenidade com que os seus representantes analisaram os resultados autárquicos do seu partido no concelho. Tiveram a humildade de reconhecer que deveriam ter colhido mais votos, mas prometem continuar a pugnar pelos direitos dos munícipes, procurando o debate incondicional nas matérias mais relevantes que afectem o status quo autárquico.
Por fim, no BE, vislumbra-se alguma preocupação em torno do actual estado do Hospital de Ovar, e tenho de admitir, por outro lado, que a sua preocupação pela sustentabilidade ambiental é algo que deve ser levado a sério, não só no concelho de Ovar, como no restante país.
Em suma, é de elogiar este multipartidarismo activo, é excelente termos os cinco principais partidos com direito a voz na Assembleia Municipal porque só assim será possível congregar várias perspectivas que poderão ser úteis no âmbito do desenvolvimento económico, cultural e social do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário