segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Joaquim Simões venceu o seu terceiro concurso internacional de guitarra

Apesar da sua ascendência familiar esmorizense, Joaquim Santos Simões é natural de Coimbra. Contudo, viria durante a sua juventude a conhecer uma relação próxima com a nossa terra. Estudaria na Escola Florbela Espanca bem como na Secundária de Esmoriz. Conheceu ainda uma passagem prolongada pela Academia de Música de Espinho.
Com dotes musicais pouco comuns e revelando magia sempre que o seu sopro ecoa por uma guitarra, Joaquim Simões, de 22 anos, começou por vencer, em 2015, o Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães (2015), tendo em Setembro de 2017, vencido igualmente o III Festival Internacional de Guitarra de Amarante, onde lhe fora atribuído um prémio de cinco mil euros.
Mas o seu feito mais brilhante aconteceu cerca de cinco meses depois, quando em Fevereiro deste ano de 2018, triunfou no 33º Certamen Internacional de Guitarra Clássica "Andrés Sagovia", em Espanha. Joaquim foi o primeiro português a alcançar a proeza de vencer este derradeiro concurso prestigiado, o que solidifica o seu percurso prodigioso.
Este jovem músico estuda já há quatro anos guitarra na Universidade Robert Schumann, em Dusseldorf, na Alemanha, onde decorre a sua licenciatura sob a orientação do renomado guitarrista e professor Joaquín Clerch.




Imagem nº 1 - Joaquim Simões tem conseguido triunfos sucessivos em diversos concursos internacionais de guitarra.
Foto - Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário