quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Seis anos depois!

São já seis os anos de existência deste blogue, mais de 2500 artigos publicados, e mais de 900 000 visualizações. Recordamos que este não foi um trajecto fácil. Nem sempre foi fácil lidar com as críticas e as pressões nefastas a que fomos sujeitos, e até mesmo conciliar o projecto com as ocupações laborais que desempenhamos desde então. Mas o blogue, então criado em 2012, sobreviveu a todo o tipo de obstáculos, e hoje é um site livre, espontâneo e sem estar comprometido com qualquer força política. O seu autor procura ser imparcial e isento. Sabemos que muitas vezes os leitores poderão não estar de acordo com as nossas opiniões, mas a democracia e a liberdade de expressão são mesmo isto, e se há coisa que este blogue trouxe de bom à cidade foi, sem dúvida, a necessidade de incutir novos debates sobre o presente e o futuro da nossa comunidade.
Este blogue lutou, desde o início, por uma Barrinha melhor e pela reabilitação do Esmoriztur. Demos voz a essas causas. Por outro lado, procuramos também enaltecer o trabalho até então desenvolvido pelas colectividades, sem nunca termos recebido nada em troca. Em simultâneo, atribuímos mais visibilidade aos nossos artistas locais e às iniciativas inéditas então aqui realizadas.
O balanço destes seis anos é globalmente positivo. Assumimos que houve falhas, imprecisões e até alguma desactualização de conteúdos (situações talvez motivadas pela ocupação laboral que nos "furta" demasiado tempo), mas mesmo assim, continuamos empenhados neste rumo de informar os esmorizenses e de fazer com que estes tenham orgulho nas suas raízes, tradições e bairrismo.
O Cusco é só uma pessoa, simples e sem grandes pretensões de ascensão social, mas representa talvez a vontade colectiva de um povo que deseja caminhar para um futuro mais promissor, moderno e dinâmico. É um símbolo modesto de combate ao alheamento e à desinformação que por vezes afecta todos aqueles que não costumam seguir a actualidade local.
Da nossa parte, continuaremos a realizar o trabalho que começou, por ser apenas uma brincadeira, em 2012, e que ganhou contornos de crescimento nos anos subsequentes.
Claro que esperamos ser merecedores da confiança dos nossos assíduos leitores, os quais agradecemos desde já toda a atenção e paciência que nos têm depositado.
No que depender de nós, Esmoriz continuará a ter uma voz que defenda as suas causas no exterior e valorize tudo o que de bom ou de mal tem sido feito até então.



Imagem relacionada

Imagem nº 1 - O blogue "As Cusquices de Esmoriz" assinala hoje seis anos de existência. O projecto havia nascido no dia 21 de Fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário