segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Que mais pode ser feito para ajudar o comércio local em 2021? (Artigo de Opinião)

A polémica mais recente prende-se com o investimento de cerca de 130 mil euros para fins de iluminação e decoração natalícias em Ovar. É uma verba que me parece algo excessiva, mas acredito que, após um ano conturbado, a autarquia tencione oferecer algum consolo e alento, embora anímico neste caso em concreto, aos seus cidadãos, apostando no reforço das iluminações natalícias. Estas poderiam ser importantes se conseguissem chamar mais gente ao município e aos seus estabelecimentos, no entanto, e tendo em conta o seu impacto essencialmente nocturno (porque as "luzes" só brilham à noite), a verdade é que tal coincide com horários em que o confinamento social deve ser observado. Caso contrário, poderia ser um factor atractivo. 
Ainda assim, não creio que a iluminação natalícia tenha de ser o cerne da questão porque a mesma é necessária, e já reivindiquei, noutras circunstâncias, um tratamento similar para a cidade de Esmoriz que, em anos anteriores, tardiamente avançava para a decoração natalícia, a qual assentava quase sempre em moldes pouco expressivos. Mas lá está, este é um assunto que não considero prioritário ou urgente. É apenas uma questão de estética ou de valorização da época festiva. 
Na verdade, a principal questão do momento centra-se no estado conturbado do comércio e da restauração locais e o que mais pode ser feito para aliviar os prejuízos causados pela terrível conjuntura pandémica. A Câmara Municipal de Ovar apresentou um orçamento para 2021 com menos impostos para empresários e cidadãos, e isso já é, sem dúvida, uma boa notícia. Mas será que chega? 
Na nossa opinião, está na altura de se planificar um mega-projecto de sensibilização a favor do comércio local, sobretudo quando a vacina chegar a Portugal a partir do próximo ano. Pensamos que, em 2021, deveriam ser exibidos outdoors em todas as freguesias, promovendo o comércio, a restauração, as lojas e as tradições locais, pedindo às pessoas para que apostem prioritariamente nos "nossos". É preciso criar uma cultura de "Made in Ovar" e de "Made in Esmoriz", divulgando o melhor que cada comunidade tem para oferecer a si mesma e aos outros que a visitam. E aqui a imaginação pode fazer a diferença através de slogans apelativos. 
Já que para o ano não vamos ter Carnaval, que tal investir o dinheiro inicialmente previsto para a festividade em mais apoios para os comerciantes/empresários? Porque não atribuir prémios ou bolsas de formação (cursos de vendas online, marketing, comunicação comercial, gestão...) aos pequenos e médios empresários/comerciantes? Porque não realizar workshops por cada sector económico de forma a aferir ou auscultar as reais necessidades dos seus responsáveis? Porque não fazer eventos (mesmo em videoconferência) para que se debatam ideias para novos potenciais apoios a considerar?
Também inevitavelmente o Governo terá de assumir a atribuição de apoios mais ambiciosos para reerguer a economia. Aliás, o Primeiro-Ministro António Costa sabe que a continuidade do seu elenco depende dessas "pontes" tanto para a esquerda como para a direita que devolvam alguma prosperidade ao país já no próximo ano. 
Não é fácil estar na pele dos decisores políticos locais/nacionais e dos comerciantes/empresários porque esta conjuntura era inesperada e é bastante difícil lutar contra ela. Podemos escrever muita coisa, mas não há uma receita milagrosa que resolva todos os problemas de uma vez. Mas quando as vacinas começarem a fazer a diferença, é altura da classe política apostar fortemente na recuperação/revitalização económica. 
O nosso papel será o de respeitar o confinamento sempre que possível, mas comprar prioritariamente cá dentro (Esmoriz, Ovar e outras freguesias do município).
Está na hora de todos praticarmos um verdadeiro "altruísmo comercial" em prol dos nossos, sem comprometer, claro está, todas as nossas economias familiares. 





Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://ganemospalencia.com/

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