quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Fernando Cardoso “Tenho orgulho no trabalho feito por esta enorme equipa”

Fernando Cardoso, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, foi a derradeira personalidade a ser entrevistada na edição de Dezembro do Jornal A Voz de Esmoriz, após ter estado no Programa "Expresso da Barrinha" (Rádio Voz de Esmoriz) então conduzido pelo locutor José Carlos Macedo.

Fernando Cardoso relembrou o empenho incansável dos bombeiros voluntários de Esmoriz nos tempos do Gabinete de Crise, salientando que assim foi possível salvar vidas humanas no concelho.

Atendendo à actual conjuntura, pediu mais ajuda do Estado, sobretudo para a necessidade da aquisição de equipamentos. Espera igualmente que a Autoridade Nacional venha a ceder mais meios técnicos.

Recordou o papel incansável dos nadadores-salvadores dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz na faixa costeira de todo o concelho de Ovar que evitaram qualquer afogamento fatal, no decurso da última época balnear.

Quanto aos projectos prioritários, ao nível da comunicação, procedeu-se ao lançamento de um novo site e de uma nova app para o telemóvel, falou da forte campanha de angariação de sócios e na aposta em parcerias com empresas de forma a proporcionar mais benefícios para quem é sócio ou quem ajuda os bombeiros.

Neste momento, a Associação Humanitária tem cerca de 3500 sócios, embora, no seu entender, a entidade deveria merecer um número maior de associados, e daí a necessidade de um serviço de maior proximidade para com as populações.

Fernando Cardoso tem também um projecto para requalificar o antigo quartel, hoje utilizado pelo Grupo de Teatro Renascer e pelo Grupo Coral de Esmoriz, de forma a proporcionar melhores condições.

Por outro lado, a valorização do potencial museológico da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários é outra meta em cima da mesa, segundo relatou Fernando Cardoso à nossa rádio. O objectivo passa por contar uma história a todos os que visitem o espólio histórico da corporação. Nesse sentido, pretende enaltecer os testemunhos de muitos membros que integram o Quadro de Honra da instituição e que serviram no passado, com bravura e coragem, a sociedade.

Fernando valorizou igualmente as valências da piscina (que está aberta ao público desde 31 de Agosto deste ano e que tem uma vasta oferta de modalidades: hidroginástica, hidro sénior, aqua bike, natação, hidroterapia, regime livre; tem sido requisitada por alunos de várias escolas) e dos serviços da clínica.

Frisou igualmente a visibilidade que a comunicação da Associação Humanitária tem vindo a conquistar no Facebook (já com 17 mil seguidores) e no Instagram, páginas que podem ajudar a captar mais jovens para o projecto da instituição.

Elogiou ainda a sua equipa da direcção que é coesa e que, a custo zero, tem dado o seu melhor. Diz que o projecto é motivador, desafiante e gratificante. Também demonstrou reconhecimento aos membros da corporação que, sem temer os riscos de contágio da pandemia, continuam a fazer autênticos “milagres” no terreno.

Apesar dos momentos difíceis, a Associação Humanitária tem honrado o pagamento de salários a funcionários e a fornecedores, e procura fazer com que a verba restante sirva para algumas melhorias do ponto de vista estrutural. Fernando Cardoso salienta, desde já, melhorias assinaláveis no funcionamento da piscina e do campo de treinos situado na Feira da Revenda.

Desejou por fim que o estado de saúde de Óscar Alves, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, evolua favoravelmente, depois de um acidente de viação sofrido por aquele elemento em Outubro do ano passado.




Direitos da Foto - Jornal A Voz de Esmoriz & Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário